Malta,
desculpem desde já se esta matéria já foi discutida.
Compensa ter um filtro K&N num KE20? Ou que outra maneira de o por a respirar um bocadinho melhor (sem resvalar para a chunguice, claro)?
Obrigado.
Tendo o carro de origem, duvido que ter um K&N de caixa faça muita diferença para o original. Normalmente em carros sem alterações, esses filtros de caixa são usados porque são laváveis, ao contrário dos originais que têm que ser comprados de x em x tempo.
Eu experimentei no meu carro os dois tipos de filtro da K&N. Não é um KE20 mas devem-se aplicar os mesmos princípios.
Primeiro meti um daqueles tipo panqueca que substituem a caixa original. O carro ficou com um belo som quando se calcava a fundo mas também perdeu nitidamente potência em situações de carga parcial. Penso que tenha ficado com a mistura pobre devido ao excesso de ar. Não consegui resolver afinando o carburador. Penso que teria mesmo de trocar os gliceurs. Tentei várias vezes mas nunca o aguentava mais do que um par de dias. Acabei por o vender.
Uns anos mais tarde instalei um filtro K&N dentro da caixa original. Não acho que a performance tenha melhorado mas também não me pareceu ter piorado. Ficou a fazer ligeiramente mais barulho a fundo, mas uma coisa muito ligeira, nada comparado com o filtro de panqueca. A principal vantagem a meu ver é esse barulho extra e o facto de ser lavável praticamente "ad eternum", mantendo a viatura o seu aspecto original. Com este fiquei satisfeito.
Obrigado!
Efectivamente, Rui, eu não estou a contar com nenhum aumento de potência 'notável'... mas se melhorar levemente o som, já será positivo.
Lembro-me que tive um filtro K&N na minha antiga StarVan 2.0D, e só pela mudança do som (sem ser nenhum 'basqueiral', que isso não quero) já me satisfazia. O facto de ser lavável acaba também por rentabilizar o investimento.
Acho que vou optar por aí, pelo filtro para a caixa original do KE20.
Uma perfeita perda de tempo e dinheiro.
Se meteres os pneus à pressão tens logo mais potência.
Se é por causa do som de admissão, pega numa caixa de filtro de ar original e faz-lhe um corte na lateral que fica virada para o corta fogo. Tipo 2cms de altura por 10cms de largura.
É mais barato e parece menos...
Edit: e podes sempre repor a caixa original quando te fartares.
Porra...
Realmente. É o que dá saber... ou não saber, no meu caso. Obrigado!
:)