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Área pública => Garagem => Tópico começado por: Vitor Veiga em 05 de Janeiro de 2013, 14:47

Título: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 05 de Janeiro de 2013, 14:47
Bem, inscrevi-me no forum à poucos dias, já fiz a minha apresentação e agora está mais do que na hora de vos dar a conhecer o meu GT.


Antes de mais, vou justificar o motivo pelo qual tenho o carro.
Actualmente, ando a estudar Engenharia Mecânica Automóvel no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e para eu ganhar mais alguma prática para além da que usufruo do curso, decidi comprar um carro para "estudar" nele. Como o meu carro diário é recente e de tracção dianteira, decidi comprar um carro completamente diferente, ou seja, um carro antigo e de tracção traseira  :D , pois assim tenho uma panóplia minimamente distinta e alargada em casa.

Após várias semanas de procura, e com 5 carros potencialmente adequados para eu adquirir, foi apenas o meu GT que estava para venda sem avarias nem acidentado (apesar de ser um carro de trabalho do antigo proprietário). Pois, um Fiat 128 estava todo podre a um preço de 700€, um BMW E30 sem motor também pelo mesmo preço, e mais 2 E30 acidentados por 400 e 500 € respectivamente (apesar que, comparados ao meu GT, os E30 são muito bons em termos de motor, chassis, resistência, etc, etc...).

Mas querem saber a melhor parte?
Para além do meu GT estar minimamente impecável, pois tinha inspecção e seguro até meio ano anterior à minha compra, tive de desembolsar 150€ do meu bolso para efectuar a compra.

Data em que o comprei : 24/12/2010
Fim da ultima inspecção : 05/06/2010
Fim do ultimo seguro : 26/05/2010



Agora sim, o B.I do carro :

Matrícula : GT-26-40
Ano : 1979
Marca : Toyota
Modelo : Corolla 1200 4Door Sedan KE20 - LF
Motor : 3K - 7442734 - 1166 cc / 71.2 cv
Quadro : KE20-1856770
Cor : R:7-048-906 (Verde)
Trans : K40 U282
Plant : Z-53

Antes de partilhar convosco o estado actual do GT, deixem-me vos dizer que as fotos são quase todas de hoje e que seriam exactamente iguais se as tivesse tirado no dia em que o comprei, pois ainda não fiz absolutamente nada no GT.


Querem ver fotos ? Querem ? Então aqui vão elas ...

Fotos gerais :

(http://img7.imageshack.us/img7/2825/fotografia1215.jpg)

(http://img715.imageshack.us/img715/9363/fotografia1051.jpg)

(http://img20.imageshack.us/img20/8077/fotografia1053.jpg)

(http://img716.imageshack.us/img716/7848/dsc02016wi.jpg)

(http://img90.imageshack.us/img90/1930/dsc02013m.jpg)

(http://img829.imageshack.us/img829/3039/fotografia1130.jpg)

(http://img5.imageshack.us/img5/9352/dsc0491yb.jpg)

(http://img14.imageshack.us/img14/1918/dsc0492ci.jpg)

(http://img194.imageshack.us/img194/9486/dsc0504f.jpg)


Agora vou mencionar os pormenores negativos do carro :

Linha de escape furada
Buzina avariada
Bateria sem capacidade de arranque
Interior degradado, mas operacional
Borrachas e batentes das portas ressequidos (entre agua ao lavar o carro)
Cantos de fixação do pára-brisas com mau aspecto
Motor a fazer um barulho esquisito a médias rotações (suspeito ser cambota empenada ou os bronzes das bielas e cambota gastos)

Tinta estalada nas portas
(http://img689.imageshack.us/img689/4280/dsc0493jv.jpg)

Bolhas no tejadilho
(http://img594.imageshack.us/img594/8747/dsc0494xg.jpg)

(http://img268.imageshack.us/img268/5444/dsc0509k.jpg)

Tinta estalada no capôt e junto ao vidro e tablier estragado
(http://img5.imageshack.us/img5/3974/dsc0497bx.jpg)

Capa de pisca partida
(http://img850.imageshack.us/img850/5675/dsc0499mm.jpg)

Para-choques arranhado e ferrugem debaixo da óptica
(http://img217.imageshack.us/img217/4964/dsc0500kd.jpg)

Pormenor partido
(http://img210.imageshack.us/img210/8134/dsc0501af.jpg)

Sem símbolo da Toyota :(
(http://img84.imageshack.us/img84/2290/dsc0502np.jpg)

Pormenor do tablier estragado e capas nos bancos
(http://img15.imageshack.us/img15/2408/dsc0503bl.jpg)

Ponto amassado e com tinta estalada
(http://img11.imageshack.us/img11/1576/dsc0505z.jpg)

Só dá uma coluna, e ligada a um rádio actual
(http://img694.imageshack.us/img694/1171/dsc0506b.jpg)

Tinta estalada na porta do condutor e passageiro
(http://img22.imageshack.us/img22/628/dsc0508r.jpg)

(http://img10.imageshack.us/img10/4724/dsc0510rn.jpg)

Porta atrás do condutor arranhada e canto amassado com alguma ferrugem
(http://img832.imageshack.us/img832/8466/dsc0511aa.jpg)

Compartimento do motor
(http://img834.imageshack.us/img834/4483/dsc0512ff.jpg)

(http://img525.imageshack.us/img525/9205/dsc0515rm.jpg)

(http://img27.imageshack.us/img27/1016/dsc0513ul.jpg)

(http://img856.imageshack.us/img856/4566/dsc0514j.jpg)

Tablier
(http://img43.imageshack.us/img43/4711/dsc0517nw.jpg)

Motor com quase 68.000 kms
(http://img201.imageshack.us/img201/624/dsc0516a.jpg)

Qual a vossa apreciação global ?
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: rpm em 05 de Janeiro de 2013, 17:39
Parece bem, força na recuperação! :)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Earthp em 05 de Janeiro de 2013, 17:54
Boa base de restauro...parabéns pela máquina :thumbsup

O pior parece ser mesmo o tejadilho...é estranho, mas é um problema que se costuma ver nos últimos Corolla E. :-[
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: toyota1000 em 06 de Janeiro de 2013, 14:03
Algum trabalho pela frente se for para restaurar  :angel:

Bela máquina de mecânica simples e intuitiva, boa para se aprender  :)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 06 de Janeiro de 2013, 14:30
O "projecto" que tenho planeado para o carro actualmente é conserva-lo e manter tudo
minimamente operacional.
Fazer com que o carro passe na inspecção e fazer um seguro barato (150€) e fazer uns
quilómetros ao fim de semana se não chover.
Quero fazer um restauro 100% pela minha mão, à excepção de chaparia e pintura, mas
tal coisa só será possível daqui por meia dúzia de anos muito provavelmente
O trabalho de chapeiro e pintura mando o meu mecânico / chapeiro fazer, pois ele trabalha
muito bem.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: RT em 06 de Janeiro de 2013, 14:37
Infelizmente parece daqueles que levaram bastante betume para disfarçar certas coisas e às vezes uma pequena bolha transforma-se num buracão :lol  Ainda assim no geral parece bem :clap:

Gosto da cor!! Em algumas zonas nas fotos nota-se falta de tinta e um verde mais escuro por baixo. Será que é o verde de origem?

Boa sorte no restauro. :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 06 de Janeiro de 2013, 16:10
A cor já está um pouco "comida" do sol, mas não está muito diferente da original que está por dentro do carro,
dentro da mala e debaixo do capôt.
Essa cor mais escura é a de origem...
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 06 de Janeiro de 2013, 20:57
O carro parece bastante recuperável.
Em termos de carroçaria tens aí meia dúzia de pontos a precisar de cuidados breves mas a maioria não inspira cuidados urgentes.
As peças que tens estragadas ou partidas aranjam-se com facilidade  :shhh:

Quanto à cor, é bonita (sou suspeito). É engraçado como antigamente os carros eram muito mais alegres!

Atenção que a cor no interior do habitáculo do motor é diferente da de fora, não tem bicamada, isto é, não tem brilho pois não era preciso... não está à vista!   
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 06 de Janeiro de 2013, 20:58
Quanto à mecânica, se a ideia é repará-la para aprender, apoiado, se for preciso um motor para por o carro a andar, avisa  :assobio
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 06 de Janeiro de 2013, 21:13
Actualmente o carro anda.
Apenas precisa de 1 bateria + 1 buzina para passar na IPO.
Depois, fazer um seguro e está apto a circular na via pública.
Apenas o motor não me inspira muita confiança.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: toyota1000 em 07 de Janeiro de 2013, 10:12
Caro Vitor,

Como o carro é antigo, se tiver outro em seu nome, pode fazer um seguro de clássico e paga na volta dos 50 euros, sem qualquer tipo de restrição ou quilometragem.

Informe-se em www.vitorinos.pt (http://www.vitorinos.pt)

Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Camry 2200 em 07 de Janeiro de 2013, 11:55
Citação de: Santos Silva em 06 de Janeiro de 2013, 20:57
Quanto à cor, é bonita (sou suspeito). É engraçado como antigamente os carros eram muito mais alegres!

Li algures que a cor do parque automóvel de um país tem relação com o estado de espírito dos habitantes. Porque será que hoje em dia só se vê carros pretos e cinzentos?

Quanto ao restauro, está aí uma boa base. Trata-o bem e se precisares de ajuda é só dizer! :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 07 de Janeiro de 2013, 14:46
Relativamente ao seguro, eu tenho menos de 3 anos de carta, menos de 25 anos de idade e é o único veiculo em meu nome.
Será muito complicado um seguro por menos de 100€ nestas condições, penso eu.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 10 de Janeiro de 2013, 18:58
Bem, decidi fazer uma lista de algumas peças que pretendo adquirir sem pressa alguma, devido a custos ou estado do material.

Quem sabe se alguém no forum tem ou saiba quem tenha as ditas peças e que até me venda a preço LOW COST, ou quem sabe,
até me ofereça.  :assobio


nº0 : Matrículas clássicas  ADQUIRIDO


nº1 : 1 Símbolo da Toyota na grelha da frente  ADQUIRIDO

(http://img826.imageshack.us/img826/7397/71692649.jpg)



nº2 : 2 Vidros de Mínimos / Pisca da Esq./Dir.da frente ADQUIRIDO
nº3 : 2 Vidros de Pisca da Esq./Dir.do guarda-lamas ADQUIRIDO
nº4 : 2 Capas de canto dos guarda-lamas

(http://img338.imageshack.us/img338/7043/91006035.jpg)

(http://img42.imageshack.us/img42/7626/98592584.jpg)


nº5 : 2 Colunas da chapeleira

(http://img203.imageshack.us/img203/3513/36471480.jpg)



nº6 : 2 Borrachas circulares dos batentes do capot
nº7 : 2 Tampas do topo da torre de suspensão ADQUIRIDO
nº8 : 1 Tampa do radiador ADQUIRIDO

(http://img837.imageshack.us/img837/5560/86099161.jpg)



nº9 : Almofada restaurada ADQUIRIDO

(http://img28.imageshack.us/img28/3641/56257573.jpg)

(http://img195.imageshack.us/img195/6797/31204129.jpg)



nº10 : Borrachas / Vedantes das 4 janelas ADQUIRIDO

(http://img839.imageshack.us/img839/6933/14363962.jpg)

(http://img818.imageshack.us/img818/6295/43686403.jpg)



nº11 : 1 rádio (ADQUIRIDO) e 1 painel de plástico entre o painel do porta-luvas e painel de quadrante

(http://img812.imageshack.us/img812/7718/97533767.jpg)



nº12 : 1 buzina ADQUIRIDO

(http://img267.imageshack.us/img267/1111/98735272.jpg)

(http://img29.imageshack.us/img29/8556/48468401.jpg)

(http://img707.imageshack.us/img707/969/77732555.jpg)



nº14 : 1 Puxador interior de plástico da porta do condutor (igual a este) ADQUIRIDO

(http://img7.imageshack.us/img7/5953/57237586.jpg)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Kaizen em 10 de Janeiro de 2013, 22:15
Devias numerar cada peça que precisas para ser mais fácil comentar.
Exemplo:

4. Peça x
5. Peça y
6. Peça z

O que chamas "capas" são os vidros de pisca lateral e vidros de pisca/mínimo. Nas automobilias arranjas isso por 1€, mas tens de procurar senão pagas 5€.

Tudo o que procura existe novo.

As colunas da chapeleira e a buzina não são originais.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 11 de Janeiro de 2013, 07:40
Obrigado pela sugestão, kaizen.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Kaizen em 11 de Janeiro de 2013, 11:47
7, 8 e 9 é preferível comprar novo.
É barato, não corre o risco de se estragar e fica arrumado.

No teu lugar, eu gastava a nota já a comprar a forra do tablier. Nem que fique guardada alguns anos.
Depois dos aspectos estéticos que mencionas, investia em peças de mecânica e restauro de peças de mecânica.

Os frisos da grelha (5) se não estiverem podres, podes desmontar, lixar e pintar que ficam quase perfeitos. Quando fizeres isto, pinta também os cantos dos parachoques (4), grelhas do escoamento da água, braços das escovas do parabrisas e aros dos farolins que são peças na mesma cor de cinza. Se quiseres podes usar o mesmo processo para o macaco e manivela, não é assim que se faz mas o resultado é muito bom face ao custo. Isto tudo custa uma folha de lixa fina + uma lata de tinta!
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 11 de Janeiro de 2013, 18:09
Não sei se gaste primeiro o dinheiro nestas peças que pretendo substituir, se gaste primeiro num seguro e inspecção.
O ideal era as 2 coisas o mais rápido possível, mas não é possível.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Janeiro de 2013, 20:04
Vitor,

Quando der jeito, combinamos e eu arranjo-te a maior parte dessas peças, usadas mas em bom estado, a um preço mesmo low, low.
Este fim de semana vou procurar algumas e na próxima semana levo-as para o ISEP. Vou ver o que tenho. :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 13 de Janeiro de 2013, 14:30
Combinado.....se estiverem em bom estado e a low cost, quase de certeza que haverá negócio  :dance:
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitorino Coelho em 14 de Janeiro de 2013, 22:27
Já agora Vítor, manda fazer umas matrículas pretas, que não me caiem bem essas no KE20. :)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: daniel.120y.van em 14 de Janeiro de 2013, 22:48
 :thumbsup

Citação de: Vitorino Coelho em 14 de Janeiro de 2013, 22:27
Já agora Vítor, manda fazer umas matrículas pretas, que não me caiem bem essas no KE20. :)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 14 de Janeiro de 2013, 23:14
Citação de: Vitorino Coelho em 14 de Janeiro de 2013, 22:27
Já agora Vítor, manda fazer umas matrículas pretas, que não me caiem bem essas no KE20. :)

Já estão nos planos deste mês  :D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 15 de Janeiro de 2013, 12:50
Já tenho alguma coisa de lado! :assobio :assobio
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 24 de Janeiro de 2013, 09:30
Bem, se passarem na pagina anterior, na lista das peças que pretendo adquirir, já há novas aquisições. :D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 24 de Janeiro de 2013, 18:33
Vitor,

É mais fácil colocares novo post com as atualizações... a malta não gosta muito de voltar atrás :assobio
Qualquer coisa como isto:

Já adquiri:

buzina
borrachas dos vidros das portas
....
...

e se possivel com umas fotos :thumbsup

De qualquer modo o que interessa é que estás no bom caminho 8)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 24 de Janeiro de 2013, 20:36
Citação de: Santos Silva em 24 de Janeiro de 2013, 18:33
Vitor,

É mais fácil colocares novo post com as atualizações... a malta não gosta muito de voltar atrás :assobio
Qualquer coisa como isto:

Já adquiri:

buzina
borrachas dos vidros das portas
....
...

e se possivel com umas fotos :thumbsup

De qualquer modo o que interessa é que estás no bom caminho 8)

Eu entendo bem que sim, mas no entanto, isso faz despender algum tempo para cessão fotográfica e não é a melhor altura para isso devido á época de  exames em que me encontro.
No entanto, lá para meados de Fevereiro já está planeado o que acabou de sugerir.
:D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 24 de Janeiro de 2013, 21:07
EhEhEh... eu desconfiei da razão! :lol
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 25 de Janeiro de 2013, 08:35
Citação de: Santos Silva em 24 de Janeiro de 2013, 21:07
EhEhEh... eu desconfiei da razão! :lol

Pois...
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 26 de Janeiro de 2013, 19:36
Alguém me pode tirar uma dúvida?

Eu quero tirar a almofada do tablier, e pelo que vejo, esta encontra-se por baixo da chapa que é assinalada no ponto onde esta a seta vermelha sem preenchimento.
Eu tenho de levantar a chapa assinalada pela seta vermelha com preenchimento para depois poder tirar a almofada?
Se sim, como é que eu desaperto 3 parafusos mesmo a 1 cm do para-brisas, sem ter de tirar o para-brisas do sitio?

(http://img545.imageshack.us/img545/7329/dsc0498lo.jpg)

Grrr !!
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Camry 2200 em 27 de Janeiro de 2013, 00:06
Eu tirei o meu depois de tirar o vidro, mas julgo que com uma chave roquete das pequenas consigas desapertar.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 27 de Janeiro de 2013, 13:10
Não chega lá.
É um parafuso em chave de estrela, mas está mesmo quase em cima da borracha do para-brisas. :(
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 06 de Fevereiro de 2013, 09:40
Bem, forçando para cima um pouco a chapa na frente, deu para retirar a almofada.
Já está para o estofador.
Também já há novas alterações e aquisições low cost, como por exemplo :
> 1 puxador da porta do condutor
> rádio original
> consola que liga o tablier ao travão de estacionamento
> vidro da luz do retrovisor
> isqueiro a funcionar
> grelha frontal em cinzento
> 2 tampas do topo da torre de suspensão
> luz do rádio e sofagem a funcionar
> matrículas clássicas

Relativamente a fotos, deduzo que daqui por 10 ~15 dias possa vir a colocar. :)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 06 de Fevereiro de 2013, 09:46
Alguém me sabe explicar porque motivo agora o ponteiro do velocímetro não é constante e agora anda aos saltos? :(
Isto aconteceu após ter retirado o cabo do velocímetro para retirar o quadrante.
Eu já verifique várias vezes e esse cabo está bem conectado e apertado.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 14 de Fevereiro de 2013, 16:26
Bem, como prometido, vou colocar novas fotos atuais e bem fresquinhas (do dia) onde será possível ver todas as alterações efetuadas até à data.

Para começar, fotos gerais do exterior, onde se pode constatar que já alterei o seguinte:
> Matrículas clássicas
> Símbolo + grelha da frente em cinza
> Vidros de Mínimos / Pisca da Esq./Dir. da frente
> Vidros de Pisca da Esq./Dir. do guarda-lamas

(http://img32.imageshack.us/img32/2559/86565173.jpg)

(http://img832.imageshack.us/img832/7610/52109299.jpg)

(http://img607.imageshack.us/img607/6031/16682763.jpg)

(http://img200.imageshack.us/img200/1315/63439392.jpg)

(http://img163.imageshack.us/img163/795/35857043.jpg)



Relativamente ao interior, já alterei o seguinte:

> Novo puxador da porta
> Buzina
> Borrachas das 4 janelas


> Restauro da almofada do tablier
(http://img692.imageshack.us/img692/8592/65248587.jpg)



> Consola central inferior apenas colocada no respectivo local (nada instalado)
(http://img254.imageshack.us/img254/6374/37387486.jpg)



> Rádio original + isqueiro a funcionar + luz de leitura de mapas a funcionar (continua a faltar o painel desta consola)
(http://img543.imageshack.us/img543/3221/80942608.jpg)



> Aplicação daquele conta-quilómetros onde é possível recolocar a zeros
(http://img571.imageshack.us/img571/5832/67809195.jpg)



> Tampa nova do radiador
(http://img5.imageshack.us/img5/4076/20499280.jpg)



> Tampas do topo da torre de suspensão
(http://img855.imageshack.us/img855/9020/61020426.jpg)

(http://img16.imageshack.us/img16/73/87241539.jpg)



Finalmente ganhei coragem para levantar os tapetes e tirar as forras dos bancos para ver como estão relativamente ao seu estado.
O resultado é o seguinte:

> Vista geral do tablier (faltam aquelas peças de plástico que forram o tablier por baixo)
(http://img705.imageshack.us/img705/2209/11272292.jpg)



> Chão do passageiro + condutor
(http://img43.imageshack.us/img43/6870/61469097.jpg)

(http://img827.imageshack.us/img827/4659/81496437.jpg)



> Estado dos bancos + alcatifa
(http://img267.imageshack.us/img267/192/57839620.jpg)

(http://img5.imageshack.us/img5/2569/41044111.jpg)

(http://img832.imageshack.us/img832/3923/15173532p.jpg)

(http://img526.imageshack.us/img526/6038/81337959.jpg)

(http://img221.imageshack.us/img221/6802/71201934.jpg)

(http://img833.imageshack.us/img833/7594/27943195.jpg)



> Estado do teto   (+ vidro da luz do retrovisor)
(http://img831.imageshack.us/img831/3229/57825583.jpg)

(http://img842.imageshack.us/img842/5585/96031275.jpg)



Actualmente, ainda pretendo adquirir o seguinte:

> O canto do guarda-lamas da frente do lado do condutor
> Os batentes circulares do capot
> As peças de plástico que forram o tablier por baixo
> Coluna original com ficha para o rádio original
> O painel central da consola do rádio + "sofagem"
> Borracha para as 4 portas (não para as 4 janelas)

Depois o próximo passo talvez seja mandar estufar os bancos, bem que precisam :(

O que me dizem deste post?
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Camry 2200 em 14 de Fevereiro de 2013, 21:39
Por fora já está com outro aspecto  :thumbsup

Por dentro é que ainda tens de trabalhar mais... aos poucos vai lá! Força nisso! 8)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 15 de Fevereiro de 2013, 20:27
 :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: mizé em 15 de Fevereiro de 2013, 21:49
Claramente em evolução  :thumbsup

Agora é manter o ritmo e passar ao interior
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 19 de Fevereiro de 2013, 01:18
Deixou de haver ritmo monetário.....mas qualquer cêntimo que vá para o esquerdo, é para aplicar no toyota.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 19 de Fevereiro de 2013, 01:20
Actualmente estou à espera dos folares da Páscoa para ir arranjando ou fazendo mais alguma coisa com esse "ajuntamento inesperado" de $$$
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Kaizen em 19 de Fevereiro de 2013, 11:35
Apesar dessas limitações, podias fazer outras coisas. Por exemplo, ir a centros de abate ou sucatas e procurar lá material em melhor estado.

Eu faria o seguinte: Conversor de ferrugem + tinta hammerite (dos portões) no interior e parte de baixo do carro onde  onde tem ferrugem/podres; Metia uma capa qualquer em cima dos bancos; deitava a consola central fora; e ia fazer a IPO (se os pneus estiverem em bom estado).

Pior do que está não fica. Se reprovar, ficas a saber quais são as prioridades.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: metralha328 em 19 de Fevereiro de 2013, 12:40
Citação de: Kaizen em 19 de Fevereiro de 2013, 11:35
Apesar dessas limitações, podias fazer outras coisas. Por exemplo, ir a centros de abate ou sucatas e procurar lá material em melhor estado.

Eu faria o seguinte: Conversor de ferrugem + tinta hammerite (dos portões) no interior e parte de baixo do carro onde  onde tem ferrugem/podres; Metia uma capa qualquer em cima dos bancos; deitava a consola central fora; e ia fazer a IPO (se os pneus estiverem em bom estado).

Pior do que está não fica. Se reprovar, ficas a saber quais são as prioridades.

Fala quem sabe!  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: EthosTA22 em 19 de Fevereiro de 2013, 14:21
Bem dito, palavras sábias  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 21 de Fevereiro de 2013, 10:46
Citação de: Kaizen em 19 de Fevereiro de 2013, 11:35
Apesar dessas limitações, podias fazer outras coisas. Por exemplo, ir a centros de abate ou sucatas e procurar lá material em melhor estado.

Eu faria o seguinte: Conversor de ferrugem + tinta hammerite (dos portões) no interior e parte de baixo do carro onde  onde tem ferrugem/podres; Metia uma capa qualquer em cima dos bancos; deitava a consola central fora; e ia fazer a IPO (se os pneus estiverem em bom estado).

Pior do que está não fica. Se reprovar, ficas a saber quais são as prioridades.


Sim, tem de se pensar bem nas coisas...
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 13:04
Bem, vou passar a mostrar as minhas mais recentes aquisições (feitas hoje) :

Espelho completo (tinha interesse no módulo da luz)
(http://img27.imageshack.us/img27/6118/dsc0537xa.jpg)


Frente para painel do rádio (a minha estava partida)
(http://img585.imageshack.us/img585/9105/dsc0539kd.jpg)


Cantos dos guarda-lamas
(http://img401.imageshack.us/img401/9816/dsc0540sr.jpg)


Molduras das portas de trás
(http://img839.imageshack.us/img839/5241/dsc0541nn.jpg)


Coluna
(http://img705.imageshack.us/img705/8774/dsc0542va.jpg)


Um par de reflectores laterais traseiros (suplentes)
(http://img5.imageshack.us/img5/8671/dsc0543hr.jpg)


Um par de cantos para para-choques traseiro (suplentes)
(http://img211.imageshack.us/img211/9509/dsc0544mr.jpg)


Aquela chapa que segura a meio uma borracha (batente) no capô junto ao para-brisas
(http://img203.imageshack.us/img203/9697/dsc0546w.jpg)


Tampa TOYOTA para tapar o respectovo buraco na consola
(http://img838.imageshack.us/img838/4584/dsc0547ea.jpg)


Dois batentes circulares do capô
(http://img547.imageshack.us/img547/986/dsc0548u.jpg)


KIT de moldura para parte inferior do tablier
(acabamento a condizer com os plásticos da parte superior do tablier)
(http://img543.imageshack.us/img543/1760/dsc0550pk.jpg)



O próximo investimento é desmontar os bancos do carro e mandar para um estofador para coloca-los "novos" .

E foi este o meu ultimo Up-date....agora só falta ir montando as coisas com o pouco de tempo que eu tenho disponível.

Que comentários merece este post?
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: mizé em 28 de Abril de 2013, 13:28
Lentamente, ao ritmo possível, vai tomando forma...
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: bieira em 28 de Abril de 2013, 15:28
Muito bom trabalho até agora !
como alguem disse antes (desculpem mas ja nao lembro quem foi), devias tratar a carroceria de modo a evitar que continue a degradar-se , pois podes fazer isso com poucos euros e ficas a conhecer melhor os pontos fracos que ja existem...
tambem concordo com quem dissse que esta muita miseria tapada com betume e de futuro vais ter que tratar disso.
parabens pela força de vontade e boa continuaçao de restauro !  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Kaizen em 28 de Abril de 2013, 16:00
Quando fores ao estofador, insiste para manter a napa central ou substituí-la por napa igual.
Esse padrão é característico do modelo.  :D

Se ele disser que não dá, walk away. Há quem faça bem feito.  :thumbsup


Para perceber melhor o ponto de situação, o que te está a impedir de fazer IPO ao carro? (qualquer razão é válida, mas se percebermos a situação talvez possamos ajudar)  :D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 17:33
Citação de: mizé em 28 de Abril de 2013, 13:28
Lentamente, ao ritmo possível, vai tomando forma...
É esse o espírito :D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 17:35
Citação de: bieira em 28 de Abril de 2013, 15:28
Muito bom trabalho até agora !
como alguem disse antes (desculpem mas ja nao lembro quem foi), devias tratar a carroceria de modo a evitar que continue a degradar-se , pois podes fazer isso com poucos euros e ficas a conhecer melhor os pontos fracos que ja existem...
tambem concordo com quem dissse que esta muita miseria tapada com betume e de futuro vais ter que tratar disso.
parabens pela força de vontade e boa continuaçao de restauro !  :thumbsup

obrigado pelo apoio :D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 17:40
Citação de: Kaizen em 28 de Abril de 2013, 16:00
Quando fores ao estofador, insiste para manter a napa central ou substituí-la por napa igual.
Esse padrão é característico do modelo.  :D

Eu até estou a pensar comprar outros estofos originais para o KE_20 e depois aproveitar os tecidos de ambos para concertar os meus estofos para manter o tecido de origem (tirar de uns parar os outros)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 17:55
Citação de: bieira em 28 de Abril de 2013, 15:28
devias tratar a carroceria de modo a evitar que continue a degradar-se , pois podes fazer isso com poucos euros e ficas a conhecer melhor os pontos fracos que ja existem...
tambem concordo com quem dissse que esta muita miseria tapada com betume e de futuro vais ter que tratar disso.
parabens pela força de vontade e boa continuaçao de restauro !  :thumbsup

Concordo plenamente com a ideia de que há "muita miséria tapada com betume e de futuro" vou ter que tratar disso, mas muito sinceramente não acho que haja nada de especial que obrigue a tratar da carroçaria nos próximos anos. Contudo ando sempre de olho nele e entendo bem se há pontos críticos ou não. Tenho o objectivo de fazer um restauro ao carro em que a carroçaria terá de ficar impecavelmente bem tratada, sem dúvida.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 28 de Abril de 2013, 18:08
Citação de: Kaizen em 28 de Abril de 2013, 16:00
Para perceber melhor o ponto de situação, o que te está a impedir de fazer IPO ao carro? (qualquer razão é válida, mas se percebermos a situação talvez possamos ajudar)  :D

Nada de especial, apenas não dependo deste carro para me deslocar, por isso todos os trocos que junto estão a ser para comprar peças em que as que estão montadas no carro estejam más ou estragadas. Actualmente só me falta reparar os estofos, a alcatifa e os tapetes para que reste apenas a carroçaria como "o único problema que falta tratar no carro". Quando faltar apenas a carroçaria depois vejo se avanço com o restauro ao ponto de desmontar o carro todo, ou se a carroçaria fica assim mais uns anos e faço Seguro e IPO para andar por aqui e ali...:D
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 11 de Junho de 2013, 12:09
Bem, eu sei que este meu "projecto" anda um pouco  parado.
Como sou estudante universitário e não trabalho, o restauro anda conforme as poupanças.
Eu tenho adquirido material para substituir principalmente no tablier e umas grelhas e tal.... (o material do meu ultimo post com fotografias na página anterior)
Como as aulas acabam a meio de Julho, depois começo a montar esse material.
Assim que eu concluir estas "transformações" venho logo cá colocar fotos com tudo montadinho :D
Depois espero que gostem.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 19 de Outubro de 2013, 17:17

(http://img690.imageshack.us/img690/1436/mpwv.jpg)

Uma questão : Onde consigo adquirir este padrão de napa para os estofos ?
O estofador onde levei para estofar o interior, já não consegue arranjar este padrão
:(
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 21 de Janeiro de 2014, 12:25
Bem, a solução que eu arranjei para o meu problema foi a seguinte:
Comprei uns bancos da frente e de trás em que essa napa do meio estava sem defeitos nem ressequida.
Agora tenho o interior todo no estofador (Bancos, carpetes, tapetes, chapeleira e consola opcional) + os bancos que comprei.
O estofador agora vai restaurar aquilo tudo com material novo, à excepção da tal napa central que vai buscar aos bancos que comprei muito recentemente.
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Carlos Sol em 17 de Abril de 2014, 21:20
Vi que este carro foi montado na mesma fabrica de um KE36 que era de meu tio, que fiquei com tudo o que era possivel, pois estava irremediavelmente perdida de ferrugem  :(. Fiquei curioso , pois é a mesma fabrica que a KE36 que é a Plant Z-53 , já o meu KE20 é de outra fabrica que agora não vou jurar qual pois está na garagem . Podem elucidar se faz favor a que código se refere a montagem ?
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: swift1.3gs em 27 de Abril de 2014, 17:41
Boas! Realmente é bom saber que existem ainda pessoas a salvarem estes carros que estão na altura exata da decisão entre de fim de vida ou restauro.

E este é um exemplo disso, mas se a chapa não for no minimo imediatamente descascada e tratada podes estar a correr o risco de gastar os teus euros em acessórios que mais tarde não te vão servir devido ás surpresas que este pode esconder a nível de chapa.

Aconselho a procederes tal como fiz, quando adquiri o meu classico á 7 anos, procedi imediatamente á desmontagem e tratamento da chapa para travar a ferrugem, e só posteriormente á compra dos componentes. Só agora passados 7 anos mandei o carro para o bate chapas e pintor e posso dizer que este conselho foi a salvação do meu carro.

Visita o meu blog: www.projectogs.blogspot.pt (http://www.projectogs.blogspot.pt)
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 09 de Outubro de 2014, 21:52
Citação de: Carlos Sol em 17 de Abril de 2014, 21:20
Vi que este carro foi montado na mesma fabrica de um KE36 que era de meu tio, que fiquei com tudo o que era possivel, pois estava irremediavelmente perdida de ferrugem  :(. Fiquei curioso , pois é a mesma fabrica que a KE36 que é a Plant Z-53 , já o meu KE20 é de outra fabrica que agora não vou jurar qual pois está na garagem . Podem elucidar se faz favor a que código se refere a montagem ?

Plant Z-53 é o código da fabrica que produziu o meu GT. Não sei outros códigos de outras fábricas.
O que queres mesmo saber quando perguntas "a que código se refere a montagem ?" ?
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Earthp em 10 de Outubro de 2014, 14:56
Acho que a Z-53 é Ovar :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Santos Silva em 12 de Outubro de 2014, 01:12
Confirmo!
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 13 de Outubro de 2014, 17:08
 :thumbsup
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: SRO KE20 em 13 de Outubro de 2014, 18:46
Boas também estou a restaurar um ke20 e  estava a tentar ver as fotos que colocaste mas não consigo é normal?
Boas curvas
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 15 de Outubro de 2014, 12:03
Estou triste com isso mesmo  :(
Infelizmente não é mesmo possível ver as fotos porque não sabia que se as apagasse da minha conta do ImageShack que deixava de aparecer nos foruns onde as publiquei. Para piorar a situação, não as tenho guardadas no PC nem disco externo. Ou seja, fotos irrecuperáveis  :(
Contudo, quando arranjar um bom tempo, tentarei tirar fotos idênticas (do que for possível) e "reconstruir" a história.
Lamento a quem segue este "projecto" pela ausência de fotos  :(
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: SRO KE20 em 16 de Outubro de 2014, 11:45
 :(
Título: Re: Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga
Mensagem de: Vitor Veiga em 16 de Outubro de 2014, 16:58
Acontece aos (carros) piores !!!