Já vem um pouco tarde do que o pretendido, mas já diz o ditado, "Mais vale tarde do que nunca", ora então aqui fica o post que servirá para ir mostrando e ir pedindo ajuda (maioritariamente) com os trabalhos a cargo do meu Datsun 1200.
É um Datsun 1200 Sedan de 4 portas, branco, datado de 1971 com matrícula "BB" :assobio
Antes de mais, e para ajudar a perceber um pouco aquilo que eu pretendo deste carro, passo por acrescentar ao tópico algumas informações: Tenho 19 anos e sou Estudante Universitário (caloiro do curso de Engenharia Automóvel, no Instituto Politécnico de Leiria), entenda-se por isto, por tanto, algumas coisas claras: Escassez de dinheiro, Escassez de conhecimentos, Muita vontade de aprender e algum pouco tempo. :lol Quanto à escassez de conhecimentos, acho que me podem dar uma ajuda; quanto ao tempo vai-se arranjando; o problema é o dinheiro eheh :-X
Devido um pouco a toda a situação que engloba este carro, eu não pretendo inteiramente fazer um restauro a curto prazo, nem de perto! O que eu pretendo primeiramente é pôr o carro a andar, e assegurar-lhe as condições mínimas de segurança e de mantimento. Depois de acabar o curso, com mais conhecimentos e, espero eu, com mais possibilidades financeiras embarcar para um restauro mais profundo e completo! Sendo portanto a minha ideia à priori, que este seja um projecto para a vida, para ir trabalhando e melhorando ao longo de vários anos indefinidos eheh
Tal como referi em cima, eu sofro de uma grande lacuna no que toca a conhecimentos de mecânica, pelo que este post servirá maioritariamente para tirar dúvidas e esclarecer questões que me ajudem na reparação do Datsun.
Começo então por postar algumas fotos do carro nos primeiros dias que os tive! Nos posts a seguir irei pondo fotos mais actualizadas do trabalho que vou fazendo, e esclarecendo algumas dúvidas:
(http://distilleryimage9.ak.instagram.com/c084125226c411e2880f22000a1f9ca7_7.jpg)
(http://distilleryimage11.s3.amazonaws.com/6ba2ae522b2d11e2a9ed22000a1fb773_7.jpg)
(http://distilleryimage7.s3.amazonaws.com/412015d2343511e2ad1922000a1cbd31_7.jpg)
(http://distilleryimage5.s3.amazonaws.com/5f1fe71c7fce11e2ac8422000a1fbf16_7.jpg)
Comprei o carro sem documentos, sem chave.
Estado actual do carro (à data 09.05.2013):
O carro não pega. Depois de alguns despistes (e utilizando ligação directa no canhão, por causa do facto de não ter chave) notámos que não chega faísca ao distribuidor, o que impossibilitará de o carro pegar. A embraiagem também está nas "lonas" não ganhando pressão por nada (esperemos que seja apenas sujidade) e as rodas estão bastante presas! Vêm ainda com um extra, de um ninho de ratos enorme por baixo do banco traseiro :lol
Trabalhos realizados (à data 09.05.2013):
Fui hoje tratar dos documentos, e por uma quantia absurda de 182€ (pelo facto de estar em nome de outra pessoa e nao haver documentos), terei o carro oficialmente em meu nome daqui a 15 dias.
O carro já está sem os bancos, sem a bateria velha "morta", com algumas limpezas ligeiras só para não estar carregado de pó.
Este será o tópico que irei fazendo actualização das fotos que vou tirando com o passar do tempo! Aqui ficam algumas fotos de como o carro está actualmente na garagem!
http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y (http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Photo09-04-13181413.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/Photo09-04-13181413.jpg.html)
Apesar da tua falta de experiência não deves ter grandes dificuldades em devolver este carro à estrada em pouco tempo:
- Primeiro ponto a teu favor a mecânica muito simples e grande facilidade em arranjar material.
- Os sintomas que apresentas é de um carro parado há muito tempo e a precisar de uma boa revisão geral.
- Começa por tratar do motor e pô-lo a trabalhar - depois tratas da restante mecânica.
- Pelos fotos parece estar completo e com poucos podres - uma polidela e já não envergonha ninguém.
Boa sorte com o projecto e sabes que podes contar com a nossa ajuda ...
Exacto! Além de ser fácil de arranjar em termos mecânicos (o que é óptimo para começar a ganhar experiência), o material é fácil e relativamente barato de se arranjar!
Quanto aos podres têm alguns, mas pelo que tenho visto por aqui, não parece ser nada de grave!
Na segunda feira já meto mais fotos detalhadas! :D
Para começar, deparo-me já com um problema algo grande e que precisava do vosso apoio:
As rodas estão bastante presas! Como podem ver pelas fotos, estou numa garagem em que o carro precisa de estar MESMO dentro das riscas (devido à circulação dos outros), o que acaba de ser um inferno cada vez que tenho de o chegar à frente para ganhar espaço para trabalhar nele!
O que poderei fazer para aliviar as rodas? (Provavelmente os discos que estão "colados"... As rodas rolam, mas com um esforço tremendo!).
A dica que me tinha sido dado era: Na parte de dentro do tambôr, desapertar o parafuso e deixar sair algum óleo dos travões (premindo o travão de dentro do habitáculo), para aliviar a pressão, depois desmontar a roda, abrir o tambor e aliviar manualmente (já que estas devem estar presas) as "pinças" do travão (penso ter sido este o nome que lhe foi dado)...
Será este a maneira mais fácil e aconselhável para pôr este menino a rodar mais "aliviadamente"?
CitaçãoO que poderei fazer para aliviar as rodas?
Tenta retirar os tambores das rodas de trás (terás que usar alguma persuasão ...) e voltas a meter as rodas sem os tambores ... :assobio
Devo admitir que fiquei um pouco confuso com a tua resposta ::) Não sei se estás a falar a sério ou não :lol
André,
Vai encontrar seguramente muita ajuda por aqui.
Como já deve ter percebido, existem membros com grande conhecimento técnico que o podem orientar.
Eu diria mesmo, com conhecimento especializado em alguns modelos.
Bom trabalho com esse menino
CitaçãoDevo admitir que fiquei um pouco confuso com a tua resposta Não sei se estás a falar a sério ou não
Estou a falar muito a sério ... atenção que depois o travão não funciona e também não convém carregar no pedal do travão :thumbsup
Será esta a maneira mais simples de "desbloquear" as rodas do carro? é que para ser sincero nunca tirei nem sei à partida como tirar os tambores do carro ::)
Permitam-me que tente ajudar. Também tenho poucos conhecimentos, mas vou desmontando e aprendendo pela prática.
Troquei à pouco tempo as maxilas de travão da minha Renault 4L, penso que o sistema deverá ser o mesmo para tirar os tambores.
Iniciamos o processo com o desaperto das rodas traseiras, antes de elevar o chassi.
(http://imageshack.us/a/img13/4282/dsc01452kq.jpg)
Seguidamente eleva-se o chassi e remove-se a roda, ficando à vista o tambor de travão.
Aqui podemos observar a capa que protege o cubo de sujidade, e onde se encontra a porca de aperto
do mesmo ao braço traseiro.
(http://imageshack.us/a/img716/9234/dsc01453e.jpg)
Remove-se a capa, com a ajuda de um alicate, suavemente para não a amolgar, rodando para a
esquerda e direita até se soltar.
(http://imageshack.us/a/img831/5184/dsc01456qa.jpg)
De seguida remove-se o troço, com a ajuda de um alicate para unir as extremidades abertas e puxa-
lo para fora do eixo. Retira-se depois a capa da porca e a própria porca
(http://imageshack.us/a/img404/7364/dsc01458fm.jpg)
Aqui podemos ver as primeiras peças retiradas.
(http://imageshack.us/a/img834/8210/dsc01461rz.jpg)
Depois deste procedimento retira-se o tambor exterior de travão. Poderá ser necessário umas
pancadas leves de dentro para fora, com um martelo, no sentido de soltar a peça que poderá estar presa.
Verificamos depois o interior onde se encontra o bombito na parte superior e as duas maxilas, onde
numa delas se fixa o cabo do travão de mão na zona inferior. Nesta foto ainda se verifica a
avaria, o calço de travão descolado da maxila.
(http://imageshack.us/a/img32/7540/dsc01464ky.jpg)
Agradeço imenso a ajuda e as fotos tornaram bastante mais esclarecedor o procedimento, tenho apenas uma dúvida. Quando o "Umtali" referiu tirar os tambores, de seguida a ter a descoberto o interior do travão o que será o próximo procedimento a fazer (mais ou menos) para tirar o tambor para fora?
Bem, hoje foi dia de trabalhos no Datsun.
Devido ao problema que tinha em mover o carro de sítio à mão (já que ainda não anda) para trabalhar nele, comecei por abrir os tambores, lixar a ferrugem dos tambores e passar algum WD40 para suavizar as coisas. Depois de fazer o mesmo nas 2 rodas de trás, retirei o banco da frente do pendura que ainda não tinha saído e tentei tirar o banco de trás (mas parece que o parafuso da direita quer dar alguma luta...). Tentei ainda começar a cerrar o parafuso do canhão (para o tirar para fora), mas parece que da maneira que o estava a fazer não ia longe.
Acabei por aproveitar para fazer uma apresentação completa e mais detalhada do carro. Um pouco cansado dos posts só com fotos e fotos (carradas delas) que acabam por baralhar e confundir um pouco acabei por fazer 2 coisas: As tradicionais fotos e gravar um vídeo onde mostro e vou falando do carro!
Acho que acaba por ser mais fácil para quem vê, pois ao mesmo tempo que está a ver o carro em melhor pormenor, vai ouvindo falar nele e as coisas que falta, dúvidas, etc etc etc... Acho que seria uma boa ideia a adoptar neste tipo de "reportagens" nos vários estágios do carro eheh! Sem mais demora, aqui fica o vídeo e as ditas fotos:
http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y (http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3515.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3515.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3516.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3516.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3517.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3517.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3518.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3518.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3519.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3519.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3520.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3520.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3521.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3521.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3522.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3522.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3523.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3523.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3524.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3524.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3525.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3525.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3526.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3526.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3527.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3527.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3528.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3528.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3529.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3529.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3530.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3530.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3531.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3531.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3532.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3532.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3533.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3533.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3534.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3534.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3536.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3536.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_3537.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/IMG_3537.jpg.html)
A "reportagem" com o Renault 4 foi bem intencionada, mas penso que acertou ao lado :lol
O carro é de tracção à frente, de modo que o eixo traseiro é só vai a reboque e tem os rolamentos apertados no cubo.
Se o Datsun for como na Toyota (tenho quase certeza que é), os rolamentos estão dentro dos próprios semi-eixos, de modo que o tambor está "solto" (exceptuando um parafuso minúsculo); isto é, são os pernos que apertam a roda que fixam o tambor na sua posição.
Mas se os travões estão colados, solto é coisa que não se vai ver... ::)
Ehehe realmente bem me pareceu que era diferente, mas nem me lembrei desse pormenor! ehehe mas ajudou o suficiente para ter uma ideia do que iria encontrar :thumbsup
:tijolos Pois igual não poderia ser, Japonês é Japonês :thumbsup
Ainda bem que ajudou, e assim sempre permite mover o carro com mais facilidade.
Abraços
Eu retirei a jante, tirei a tampa do tambor, retirei o óleo todo de travões que lá estava (até porque já estava podre - cheirava mal que se fartava e nem parecia óleo de travões), acontece que as maxilas não se mexeram sequer 1 cm para dentro :(
Alguém tem uma ideia do que poderá ser? Desconfio que seja do bombito (penso que seja assim o nome) que já poderá estar com ferrugem lá por dentro e não retrai as maxilas! (O travão de pé não fazia as maxilas mexer 1 mm que fosse, só mesmo o travão de mão).
Alguém tem aí fotos ou alguma reportagem na net de como poderei fazer uma recuperação do bombito?
Olá
Eu não serei o mais esclarecido meânico, mas sendo esse um carro antigo sem as "mariquices" dos atuais, o facto do óleo de travões estar esragado e o carro preso, significa que terás de verificar todo o circuito - tubagens, sistema de purga, bomba central e cilindros dos tambores - para perceber o que se passa. Naturalmente, tudo precisará de borrachas novas.
Quanto ao retirar os tambores, certamente haverá um parafuso de segurança e depois com umas pancadas ele acaba por sair. As bombas ou bombitos, terão um parafuso na parte traseira da antepara onde estão os calços e o sistema e depois é só empurrar para fora.
As borrachas exteriores saem facilmente e verifica se há sinais de ferrugem e se o embolo mexe. Caso contrário, muito WD-40 e vai-lhe dando pancadinhas a ver se mexe. Quando mexer, é desmontar e verificar as borrachas. Mas parece-me que também esses bombitos terão de ser substituídos.
Seja como for, a tarefa não é hercúlea e verás que depois do primeiro, os outros são "canja".
Sei bem que o dinheiro é coisa que não abunda, a quem o dizes, mas para que não haja surpresa na altura de precisar dos travões, muda o sistema todo.
No meu ponto de vista, é uma questão de segurança.
Espero ter ajudado
Abraço
Com o sistema todo montado podes dar umas marteladas nas maxilas, junto ao bombito e verificar se este se mexe. É provavel que o bombito esteja preso devido aos anos que esteve parado.
Mas a solução do JMCStarlet é boa; mais completa e será mais eficaz.
Já tentei meter WD40 e isso das marteladas, mas nada ::) portanto deve mesmo ser o bombito preso!
Então,
Desmonta o bombito (retira-o do carro) desapertando o tubo do fluido de travões e desapertando os parafusos que o seguram e a seguir,
......
pega no bombito
......
e...
deita-o fora!!! :lol
É o melhor. Entre 15-20 euros e compras 1 par de bombitos. E trocas logo para as 2 rodas.
Eu aconselhava também a trocar as maxilas e comprar um kit de reparação da bomba de travões que é fácil de arranjar e deve-te de te ficar uns 35 euros, e trocar o óleo de travões por completo
Apoiado!
Projecto vendido.
... vais para outro!?
Parecias motivado.
Sim para outro. Mas felizmente a andar, já com IPO e tudo! :thumbsup
Infelizmente os conhecimentos e os meios ainda não são suficientes para restaurar o carro (Mesmo um que não tivesse, à partida, muito trabalho como este). Por isso prefiro começar já com um em razoável estado e a andar, e ir-lhe dando uma manutenção/restauro, pouco-a-pouco!
Bem visto!
Já tenho o novo ehehe
É branco também, também de 4 portas, é de 1973, veio de Moçambique, e foi convertido para o lado esquerdo. Está com o motor em bom estado (nao tá preso nem tem poços) e tem o diferencial soldado :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:
Fica aqui uma imagenzinha dele:
(https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/601677_10201313006175835_342985349_n.jpg)
Citaçãotem o diferencial soldado
Trata de trocar o diferencial antes de apanhares algum susto :assobio
Gastei todo o dinheiro no carro, por isso por algum tempo vou ter de andar com este diferencial (ainda antes disso tenho de meter discos de travão e pastilhas, que está ferro com ferro...), depois tenho de passar o carro para meu nome (tenho 30 dias para o fazer), e depois aí, começo a juntar para um diferencial! eheh Até la...
(https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/580473_10201332161334702_331800269_n.jpg)
FUN FUN FUN :lol
"Let the good times roll"
cuidado com o "drift" !!!
claro que é muito fixe, mas pode correr mal num ápice... muda esse diferencial quanto antes, pois se apanhares uma parede ou um poste ficas sem carro !
Eu preferia encostar a maquina um mês ou dois e depois rolar em segurança :thumbsup
Para a semana já tem diferencial bom :) ehehe, o carro também não anda muito que a gasolina tá muito cara e o € apertado ehehe
Já agora, enquanto não abro um novo tópico para o outro carro deixo aqui uma questão:
Como é que se pode fazer o acerto do Conta-Quilómetros? Hoje, liguei o GPS e reparei que quando o conta-km marcava 100Km/h no carro, estava a corresponder uma velocidade real de 70Km/h no GPS! Alguém sabe como se pode fazer este acerto de velocidade?
Verifica as dimensões dos pneus... se o diametro nao estiver correcto (neste caso se for menor que original) vai marcar mais velocidade do que a real.
Tens que contar tambem que todos os carros têm erros de leitura, é so uma questao de diminuir o erro, nao queiras acertar pelo gps...
Não tenho conhecimentos tecnicos em relação aos velocimetros, pode ser que alguem com tais conhecimentos dê uma ajuda :D
Sim, já verifiquei e os pneus são das larguras de "Stock"! Apenas liguei pelo GPS para tentar perceber mais ou menos o erro que estaria associado!