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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: metralha328 em 21 de Agosto de 2013, 14:38

Título: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 21 de Agosto de 2013, 14:38
Pessoal, preciso da vossa ajuda.

Como alguns sabem, tenho um Honda Civic 1.5iLS e qual não é o meu espanto, estava a fazer a minha viagem de iníco de férias a uns modestos 150 km/h (estava a ultrapassar) quando reparo que o ponteiro da temperatura aproximou-se do vermelho.

Imediatamente levanto o pé, e a temperatura só estabilizou quando circulava a 80km/h e assim que tentava acelerar o ponteiro subia novamente.
Encostei abro o capot e tinha líquido de refrigeração espalhado em todo o lado (o depósito estava vazio). Com um pano tentei abrir o tampão do radiador e imediatamente saltou vapor e líquido (depreendo que ainda havia líquido no radiador e/ou circuito).
Deixei arrefecer, enchi o depósito com água e inicio marcha até à bomba mais proxima a baixa velocidade, e a caminho a temperatura dispara novamente (sem nunca ir ao vermelho).

Parei na bomba, deixei arrefecer e voltei a encher o depósito e o radiador também levou alguma água. Entretanto reparo que estava a pingar junto ao tubo que entra no radiador em baixo, vindo do motor. Como eram 23h, liguei ao mecânico e explicando a situação ele disse-me que podia fazer a viagem devagar, rodando o tampão do radiador para a posição 1 (na qual fica preso mas não faz vácuo) e assim não fazia pressão no circuito, ficando a água mais tempo no circuito e assim conseguia circular.

Assim fiz, andei mais cerca de 40 kms e voltei a verificar o nível, o depósito estava novamente vazio e levou mais água no radiador. Fiz o resto da viagem (cerca de mais 50 kms) verifiquei o nível e estava ok. No dia verifiquei que durante a noite não perdeu água, rodei o tampão do radiador para a posição 2 (fecha em vácuo), andei um pouco com o carro para tentar perceber de onde perdia água, e o nível manteve-se. Passaram-se 15 dias, fiz cerca de 600 kms, o nível manteve-se inalterável e o carro não voltou a aquecer.

Isto é, para mim, no mínimo esquisito!

Já aconteceu algo semelhante a alguém? O que posso/devo fazer? Aguardo sugestões.
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Crashed em 21 de Agosto de 2013, 16:06
Metralha pode ser o termostato que tenha ficado colado e entretanto descolou ou assim
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Kaizen em 21 de Agosto de 2013, 21:46
Esses últimos 600kms foram em percursos curtos?
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Santos Silva em 21 de Agosto de 2013, 22:29
Não conheço o modelo mas pode ser que houvesse ar no circuito e tenha sangrado entretanto.

Outra hipotese é o que refere o Kaizen, se os percursos são pequenos, não dá para aquecer!

Mas se isso apareceu do nada, pode ser junta da cabeça queimada, bomba de água fraca, roptura de algum tubo, furo no radiador... etc.
Leva o carro a uma oficina... :assobio
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 22 de Agosto de 2013, 07:45
Citação de: Crashed em 21 de Agosto de 2013, 16:06
Metralha pode ser o termostato que tenha ficado colado e entretanto descolou ou assim
É uma hipótese... é algo usual neste modelo/motor? Desconheço.

Citação de: Kaizen em 21 de Agosto de 2013, 21:46
Esses últimos 600kms foram em percursos curtos?
Não, fiz 300 kms vindo do Algarve e sem nunca baixar dos 120 km/h e chegando a 180 km/h (estava atrasado para chegar ao estádio do Bonfim  :green: :green: :green:).

Citação de: Santos Silva em 21 de Agosto de 2013, 22:29
Não conheço o modelo mas pode ser que houvesse ar no circuito e tenha sangrado entretanto.

Outra hipotese é o que refere o Kaizen, se os percursos são pequenos, não dá para aquecer!

Mas se isso apareceu do nada, pode ser junta da cabeça queimada, bomba de água fraca, roptura de algum tubo, furo no radiador... etc.
Leva o carro a uma oficina... :assobio
Ruptura não pode ter porque não voltei a pôr água desde 02-Agosto; junta da cabeça queimada, ele deveria ter aquecido na viagem de volta; bomba de água fraca é uma hipótese... A ideia é levá-lo ao meu mecânico, mas ele ainda está de férias e preciso do carro, daí não querer correr muitos riscos... e como já apodia ter acontecido a alguém aqui... entretanto ando com um garrafão 5 lts na mala, "just in case"

:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: blardY em 24 de Agosto de 2013, 12:13

Não estará na altura de mudar a bomba de água?
Acho que podias começar pelo termostato, é barato e ficavas logo descansado com essa parte  :thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 26 de Agosto de 2013, 14:40
Novidades: falei com o mecânico e ele diz que tem um cliente com um Honda semelhante que de 2 em 2 anos leva um termostato. Vou tratar de substitui-lo e ver como me safo, à partida resolverá o problema.

Segundo a explicação dele, por vezes se a tampa do radiador (que tem a função de termostato) fica presa, não abre o orifíco para iniciar a refrigeração, e então o liquido em pressão sai... por onde houver abertura (no meu caso pelo respirador do vaso de líquido de refrigeração).
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 26 de Agosto de 2013, 14:57
O meu em 16 anos não levou nenhum termóstato nem nunca aqueceu, nem em pista.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Crashed em 26 de Agosto de 2013, 14:59
Eu quando falei em termostato falei por experiência, o meu já aqueceu num dia de muito calor com o ac ligado numa viagem para castelo branco e o problema veio a ver-se era do dito
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 26 de Agosto de 2013, 15:22
Isso é normal. Trocar de 2 em 2 anos é que é absurdo.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 27 de Agosto de 2013, 21:24
Pois... eu não faço ideia se o meu carro alguma vez levou um termostato, portanto vou começar por aí... e esperar que não seja preciso mais nada!
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 19 de Fevereiro de 2014, 16:51
Citação de: metralha328 em 26 de Agosto de 2013, 14:40
Novidades: falei com o mecânico e ele diz que tem um cliente com um Honda semelhante que de 2 em 2 anos leva um termostato. Vou tratar de substitui-lo e ver como me safo, à partida resolverá o problema.

Segundo a explicação dele, por vezes se a tampa do radiador (que tem a função de termostato) fica presa, não abre o orifíco para iniciar a refrigeração, e então o liquido em pressão sai... por onde houver abertura (no meu caso pelo respirador do vaso de líquido de refrigeração).

A foi a partir daqui se instalou a confusão na minha cabeça...  tampa do radiador vs termostato  :wall
Enfim... de qualquer modo na altura não fiz mais nada e por burrice minha deixei andar... até que em Janeiro (quando comprei a sonda) aconteceu o mesmo. Fui experimentar a nova sonda lambda e o carro aqueceu um bocadito, tendo novamente espirrado água pelo reservatório. No dia seguinte com o carro ligado liguei uma mangueira ao bocal do radiador e desapertei a válvula para fazer uma limpeza. Ao início a água (sim ainda andava com a água que coloquei em Agosto) tinha uma cor acastanhada, mas quando a água começou a sair limpa fechei o circuito. Repeti o processo mais duas vezes e agora queria colocar anti-congelante, pois à partida o circuito estaria limpo. No entanto se calhar é melhor substituir primeiro o verdadeiro termostato... não?  :hum:

Aceito sugestões
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 19 de Fevereiro de 2014, 17:13
Troca de mecânico...

A tampa do radiador actua com pressão, não com temperatura. Se a pressão no circuito ultrapassar os 1.1 bar, abre. Pressão e temperatura estão relacionadas (PV=nRT), mas não são a mesma coisa.

De resto se fosse eu limpava bem sistema e metia um termóstato e radiador novos. Não percebo como saiu água castanha pois tanto o motor como o radiador são em alumínio. Algo não deve estar bem.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Camry 2200 em 19 de Fevereiro de 2014, 18:54
Se sai água castanha é porque o carro andou muito com água da torneira. Embora o bloco, radiador, cabeça etc. sejam de alumínio, há outros componentes por onde passa o refrigerante feitos de materiais ferrosos, por exemplo o rotor da bomba de água, um ou outro tubo... com o tempo e com água da torneira vão oxidando.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 19 de Fevereiro de 2014, 23:53
Citação de: RPM em 19 de Fevereiro de 2014, 17:13
Troca de mecânico...
A tampa do radiador actua com pressão, não com temperatura. Se a pressão no circuito ultrapassar os 1.1 bar, abre. Pressão e temperatura estão relacionadas (PV=nRT), mas não são a mesma coisa.
De resto se fosse eu limpava bem sistema e metia um termóstato e radiador novos. Não percebo como saiu água castanha pois tanto o motor como o radiador são em alumínio. Algo não deve estar bem.
O gajo disse que fazia a função de termostato, devia estar a referir-se a essa situação da pressão. Por um termostato novo parece plausível, para radiador é uma av€ntura dif€r€nt€...  :assobio

Citação de: Camry 2200 em 19 de Fevereiro de 2014, 18:54
Se sai água castanha é porque o carro andou muito com água da torneira. Embora o bloco, radiador, cabeça etc. sejam de alumínio, há outros componentes por onde passa o refrigerante feitos de materiais ferrosos, por exemplo o rotor da bomba de água, um ou outro tubo... com o tempo e com água da torneira vão oxidando.
Por burrice minha o carro anda com água da torneira desde o Verão... já devo ter feito porcaria!
A bomba de água foi mudada quando mudei o kit distribuição. Se calhar arrisco no termostato e líquido de refrigeração do motor e vemos o que dá, parece-vos bem? Devo usar algo para limpar a possível ferrugem que esteja no sistema?
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 26 de Fevereiro de 2014, 12:47
Novidades: no sábado passado coloquei um produto para limpeza do sistema de refrigeração (da STP) e encomendei o termostato, que entretanto já chegou. Sábado mudo o termostato, coloco líquido refrigeração no sistema e... logo dou notícias.
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Flyingtiger em 26 de Fevereiro de 2014, 15:45
Acho que vais no caminho certo  :thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 03 de Março de 2014, 13:55
Novidades: no sábado mudei o termostato (estava preso na posição "aberto") e coloquei o novo líquido refrigerante.
Resultados: o ponteiro da temperatura já sobe com naturalidade e a luz do ECONO acende! Parece-me que está tudo ok por aqui, mas vamos esperar 1 semana para dar feedback.
Obrigado a todos pelas dicas (especialmente as "off-record" do Flyingtiger)  :green:
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Flyingtiger em 03 de Março de 2014, 14:09
Vitor já vais ter o "quentinho" a funcionar ás mil maravilhas  :green: :thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 01 de Abril de 2014, 15:21
Bem, vou deixar o feedback sobre este assunto: passado um mês de ter substituído o termostato e efectuado a limpeza do circuito de refrigeração, o carro porta-te às mil maravilhas, aquece normalmente e está a fazer consumos bem mais de acordo com o esperado.

Obrigado pela vossa ajuda.  :thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 07 de Abril de 2014, 20:21
Infelizmente falei cedo demais...  :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:

Este fim de semana a caminho de Évora e decidi esticar um pouco o motor ao carro, para não andar preso (em Lx ando sempre bastante devagar). Circulava calmamente na A2, sozinho na estrada, o ponteiro a nos 180 km/h (e de vez em quando descia um pouco) e... ponteiro da tempertura dispara!

Reduzi, encostei, deixei arrefecer, abro o capot e... líquido refrigerante em todo o lado!
O sistema ganhou pressão e o liquido saíu pelo tubo que liga o deposito de água ao radiador. Por acaso tinha um garrafão de água no carro, ainda coloquei uns 2 litros no radiador, arranco e sempre sem passar dos 100 km/h passados uns 30 kms o carro aquece novamente.

Repeti o processo e desta vez deixei a tampa do radiador na posição 1 (fechado mas não vedado). Aguentou o resto da viagem sem problemas.

Alguém consegue perceber o que é que está mal neste filme??? Toda a ajuda é benvinda.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 07 de Abril de 2014, 22:19
Uma bomba de água e um radiador talvez. Se calhar começava por aí.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 08 de Abril de 2014, 14:37
Citação de: RPM em 07 de Abril de 2014, 22:19
Uma bomba de água e um radiador talvez. Se calhar começava por aí.

Desculpa a minha pergunta, mas:

1 - Se for bomba de água é porque a tenho de trocar certo? Tendo em conta que levou uma bomba de água nova em Nov-12 (cerca de 15.000 kms atrás), não volto a comprar desta marca!

2- Se for o radiador, o que pode ser? Estar entupido? Ainda outro dia fiz a limpeza do circuito!

Não entendo!  :hum:
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 08 de Abril de 2014, 18:07
Lá por teres tentado uma limpeza não quer dizer que tenha ficado limpo... Andaste com água no circuito, saiu água castanha, algo não está bem!

Com um Honda (se calhar com os outros Japoneses também, nunca tive nenhum) a receita para o sucesso é fácil porque o carro tem uma engenharia fantástica: material original e boa manutenção. Nada de material aftermarket, nem anti-congelante que não o correcto, etc etc.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 16 de Abril de 2014, 00:51
Teste: o carro aqueceu, verifico as tubagens e o tubo de saída do radiador está a escaldar, o tubo de entrada (que vem do motor) gelado. Bomba de água???
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Flyingtiger em 16 de Abril de 2014, 08:39
Vitor, desmonta o radiador e manda limpar numa casa de especialidade, podes ter alguns alveolos entupidos e não estares a dissipar bem o calor do liquido do circuito de refrigeração. (se quiseres ajuda apita).
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: CelicaGTI em 23 de Abril de 2014, 13:49

Se precisares de alguma coisa, apita!  :thumbsup

Tenho muita experiência em refrigeração!  :thumbsup

Na questão da refrigeração, tem que se considerar muitas variantes, mas sem dúvida que é a primeira coisa que faço quando restauro um carro.

- Verificar o estado da Bomba de água vs termóstato (às vezes é preferível tirá-lo);

- Até o estado das borrachas tem interferência (borracha rija vs borracha mole e elástica);

- O própria tampa do radiador pode estar avariada e não fazer o retorno;

- No meu Celica, estive 3 dias a mandar água para o bloco e só ao fim do 3º dia é que já saía limpa  :green:...

- Para o radiador não estar a refrigerar é preciso ter os favos muito danificados;

etc...




Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 26 de Junho de 2014, 13:56
Boa tarde a todos!

Quanto a este problema, conforme o RPM sugeriu, retirei o radiador e... estava cheio de porcaria e com favos danificados. Face à diferênça entre reparar o radiador e comprar um novo, optei por comprar um novo.
Já "apertei" com o carro e a verdade é que a temperatura não sobe! Parece-me que o problema do sobre-aquecimento está resolvido.

Quanto ao sub-aquecimento... voltei ater o problema anterior (carro a demorar a aquecer e a luz ECONO sem acender).
O que acontece é o seguinte: nestes dias quentes o carro aquece bem, nos outros o carro demora muito a aquecer e quando aquece (mantendo-se nas rpm que permitem estar em "modo ECONO"), deixo de acelerar ou paro num sinal e a temperatura vem por aí abaixo. Resultado: aumento do consumo de combustível.

Desmontei o termostato e... já estava marado! É o que dá usar peças da concorrência! Seguindo os sábios conselhos (obrigado RPM) já encomendei o termostato de origem e aguardo a sua chegada. Quando estiver montado dou feedback.
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 26 de Junho de 2014, 16:57
Usa o também o anti-congelante da Honda para garantires a longevidade do sistema. O meu EK já tem 17 anos e tendo usado sempre este anti-congelante, ainda não precisou de trocar absolutamente nada. :thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 04 de Julho de 2014, 13:45
O da esquerda é original Honda, o da direita é da concorrência. Diferênças?
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 11 de Janeiro de 2015, 23:33
Boa noite a todos

Não voltei a dar notícias aqui, mas a verdade é que depois de mudar o não voltei a ter qualquer problema... e a prova é que hoje o ponteiro passou os 200 (ok, a descer, mas com gasolina s/chumbo 95) e o ponteiro nem mexeu!!!

:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 12 de Setembro de 2016, 11:49
Bom dia a todos

Decidi aproveitar este tópico para colocr uma questão sobre uma situação com que me deparei.
No passado domingo o CIVIC começou a aquecer, encostei e verifiquei que o tubo que sai da cabeça do motor (atrás do distribuidor) até à ligação do radiador da sofagem estava furado. Isto fez-me atrasar a viagem para o norte, mas 2ª de manhã comprei um tubo e €10,33 depois estava montado e segui viagem.

A minha questão: o carro é de 1999, e o tubo em causa não estava em contacto com uma superfície que o pudesse rasgar/furar, portanto é desgaste de uso. Já alguém estudou/sabe o período de vida útil da tubagem da refrigeração num carro? Pus-me a pensar queisto aconteceu ao pé de casa, resolvi tudo sem problemas, mas... e se não fosse o caso? Se calhar valia a pena investir e mudar a tubagem toda, o carro vai fazer 17 anos.

Algum comentário?
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 12 de Setembro de 2016, 14:11
Depende de muita coisa, não é fácil dar um prazo. O meu é mais antigo e ainda não precisou de nada. Vê como estão os apoios de motor, se estiverem estragados esforçam os tubos.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Vtwin em 12 de Setembro de 2016, 19:48
Na minha opiniao, tem muito a ver com o que passa dentro do tubo, se agua, se liquido refrigerante. Julgo que com liquido refrigerante durará mais um pouco. Outra situaçao que julgo incomodar bastante estes tubos, é o facto do carro passar grandes temporadas sem andar.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 12 de Setembro de 2016, 21:03
Credo, agua e' matar o motor. Honda Coolant Type 2!
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: metralha328 em 14 de Setembro de 2016, 00:24
RPM calma  :green:
Agora mais a sério, não há prazos previstos/estudados para a durabilidade da tubagem certo? Isto acontecem com o tubo X, devo substituir os outros  para não acontecer  com o tubo Y?
:thumbsup
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 14 de Setembro de 2016, 00:56
Nao vejo motivo para mexer no que esta bom. Os tubos nao fazem parte do plano de manutencao programada. Quando se estragarem, mudam-se. Ate o meu Ford, que tem uma qualidade pessima, tem os tubos de origem com 27 anos e ainda nao racharam.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: mizé em 14 de Setembro de 2016, 18:40
O meu Cedric mudou o ano passado foi um tubo com 33 anos
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Kaizen em 16 de Setembro de 2016, 20:25
Citação de: RPM em 14 de Setembro de 2016, 00:56
Nao vejo motivo para mexer no que esta bom. Os tubos nao fazem parte do plano de manutencao programada. Quando se estragarem, mudam-se. Ate o meu Ford, que tem uma qualidade pessima, tem os tubos de origem com 27 anos e ainda nao racharam.


:icon_eek:

Atencao alienigenas que raptaram o RPM: DEVOLVAM O RAPAZ que ele faz muita falta aqui!  :mad01:

:assobio como-descobrir-quando-e-o-verdadeiro-rpm-a-escrever! (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9762.0)
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: Santos Silva em 16 de Setembro de 2016, 21:32
 :lol :lol :lol :lol :lol

:lol :lol :lol :lol :lol

Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: mizé em 16 de Setembro de 2016, 22:45
Ai Jesus.
RPM, se me estiveres a ler lá no lugar para onde te raptaram, por favor tem cuidado que esta malta do AJA é mais perigosa que os alienígenas.
Título: Re: Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor
Mensagem de: rpm em 17 de Setembro de 2016, 13:04
 :lol

Sou coerente, nunca fui apologista de mexer no que está bom. A única coisa que pode diferenciar é que o que alguns acham que está bom, eu posso achar que não está. ;)