Ora viva a todos!!
É com enorme prazer que abro este tópico! A aquisição do 240Z no passado dia 14 de Agosto foi o concretizar de um sonho! Antes de mais quero agradecer ao meu grande amigo Mário Macedo toda a paciência e dedicação que teve e na ajuda que me deu a concretizar este sonho! :)
Já andava de olho nos Z's há muito tempo, mesmo antes de ter o SSS e o 1200! Vi muitos nestes anos, mas por algum motivo ou por outro nunca se concretizou! Foi agora! :)
O carro é um Datsun 240Z de 1973. A nível histórico e pelo o que consegui apurar foi carro de Stand da Nissan em Amarante. Há cerca de 2 anos foi adquirido por um membro do forum de Lisboa (não digo o nome, porque não sei se estou autorizado!); regressou ao Porto e foi adquirido por mim. O carro foi pintado em tempos, mas não restaurado, pelo que me dá a parecer. Assim mesmo parece-me muito bom! A nível de interiores está praticamente novo, tendo em vista um carro com 40 anos!! Pena é a jantes não serem as de origem... mas até que gosto de o ver com estas do 280Z (penso eu).
A ideia será restaurá-lo no futuro, mas para já, quero é disfrutar da máquina! :)
Estamos a efectuar uma revisão mecânica, o normal, como:
- Mudança de óleo de motor e filtro (com limpeza de carter)
- Afinação de válvulas
- Mudança de velas
- Mudança de cabos de ignição
- Mudança de valvolinas da caixa e diferencial
- Verificação dos travões (estão óptimos)
- Verificação de rolamentos de rodas
- Os pneus são novos
- Afinações gerais
O principal problema reside na afinação do motor. Depois de tudo revisto, o carro denota uma mistura muito rica... Depois de várias tentativas de afinação, sem sucesso (note-se que, modéstia à parte, o meu irmão é muito bom nisto!), decidimos desmontar os carburadores e verificar peça por peça. Não foi necessário ir muito longe para perceber que as agulhas estavam mal montadas e para além disso denotam desgaste excessivo. Assim e visto que em Portugal se torna difícil arranjar as agulhas de origem (N54 ou N27), encomendamos aqui no Porto, 2 tipos de agulhas semelhantes, mas dos carburadores SU. As agulhas SM (muito usadas em Z's, principalmente com motores alterados) e agulhas SA, em tudo semelhantes às SM, mas que permitem menos riqueza na mistura. Caso continue rico, o problema será desgaste excessivo dos "nozzles" (casquilho onde joga a agulha). Ainda não testamos por isso não posso ainda referir as conclusões! A ver se o fazemos no fim de semana! Atenção, o carro anda e bem! Eu quero é a máquina "no ponto"!! :) Tivemos ainda que mandar fazer no "nosso" torneiro uma "needle valve"! Ficou impec! De referir que cada carburador usa uma diferente! Pormenores... mas que fazem toda a diferença! :)
Deixo-vos algumas fotos!
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-01%2017.48.59.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.22.14.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.22.23.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.22.26.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.22.32.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.22.45.png)
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(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.23.05.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.23.08.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.23.10.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-08-04%2014.23.13.png)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-12%2000.24.54.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-12%2000.30.32.jpg)
Um dos problemas dos carburadores... A válvula da cuba de gasolina (needle valve) ficou sem rosca... partiu!!!
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-09-28%2013.18.05.jpg)
O grande mestre dos carburadores e das afinações!!! O meu irmão Bruno!!! Sem ele, estaria desgraçado! :)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-09-15%2015.20.36.jpg)
Posso adiantar que no sábado dedicamo-nos à instalação das agulhas SM (SM needles)! No curto teste efetuado, posso afirmar que acima das 3500/4000 rpm, o carro corresponde muito melhor, logo vão ficar estas. Está mais do que provado que as que o carro trazia estavam uma lástima! Mesmo tendo ficado melhor, de forma a ficar com o conjunto novo, vamos agora tratar dos "nozzles"! :) Desta forma, sobre os carburadores estamos conversados!
Um sonho que eu adorava realizar. :redface
Parabéns pela aquisição, parece impecável!! :thumbsup
:clap: :clap:
Grande máquina, parabéns pela aquisição e bons passeios!!
Grande aquisição, estes carros são fabulosos :thumbsup.
Parabéns pela aquisição!!! :clap: :clap: :clap:
Parabéns mais uma vez Gustavo ... L I N D O :clap: :clap: :clap:
Grande máquina :D
Excelente aquisição, um carro fantástico.
E gosto particularmente da cor.
Será para fazer manutenção e andar ou vem aí restauro ?
Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários! :) Espero poder desfruta-lo por muitos anos!
Citação de: RuiX-8 em 16 de Outubro de 2013, 14:32
Excelente aquisição, um carro fantástico.
E gosto particularmente da cor.
Será para fazer manutenção e andar ou vem aí restauro ?
Caro Rui,
Neste momento, a ideia será ir fazendo pequenos ajustes e reparações, mas quero é andar com ele! :) Até porque o investimento foi grande! O carro foi pintado, mas não restaurado, logo estou à espera de mais cedo ou mais tarde que apareça algo indesejado! Mais tarde a ideia será restaurar, mas para já nem penso nisso! :)
Abraço,
Gustavo
Realmente não parece precisar nem parece que venham a surgir surpresas desagradáveis.
Desfrute-o muito e vá partilhando imagens da vida com a máquina.
Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)
De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-29%2022.12.24.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-29%2022.12.58.jpg)
Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D
O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.37.24.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.37.47.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.38.26.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.39.43.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.39.54.jpg)
O aspecto final depois de montado é este:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-08%2020.53.59.jpg)
Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-09%2019.54.10.jpg)
Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-06%2019.08.48.jpg)
Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!
Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS.
Aqui fica ainda um vídeo com o material usado e de seguida com a máquina, após ter pegado! :)
Datsun 240z new nozzles and SM needles (http://www.youtube.com/watch?v=lZQ2Ge-XlEw#ws)
Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL
Belo Som, :thumbsup
Excelente trabalho! Estas são aquelas intervenções que dão dores de cabeça mas no final oferecem um gozo brutal! :thumbsup
Grande máquina, parabéns!
E já agora, onde é que arranjamos um "irmão" desses? :green:
Obrigado a todos pelos comentários!
É bem verdade que isto dá bastante trabalho e é um trabalho minucioso, um trabalho de paciência! Mas é essencial se queremos ter as nossas máquinas afinadinhas! :)
Sky, irmãos destes realmente são dificeis de encontrar! Sou um sortudo! :) :thumbsup
Parabéns pela máquina.
Só tenho uma palavra para ela...LINDO :clap:
Parabéns pelo Z :thumbsup
Parabéns Guga!
Pude ver o 240 de perto no último encontro e de facto está muito bom!!
Continua a preservar essa maquina ;)
Dito isto, será caso para pensar, falar: quem me vende um?!?!? :excited: ... só me faltaria agir.... :lol
Obrigado Malta! Vocês deixam-me todo vaidoso! :)
Num ano fiz cerca de 4000 km com o Z! Fui a Viana, a Nisa, Pombal, etc, etc!! :) É de facto um carro que dá imenso prazer de conduzir!
Foi a semana passada à inspecção e passou com distinção! :)
Vou aproveitar este tempo e vou-lhe fazer uma revisão à transmissão: está a precisar de cruzetas (não é grave, mas está a precisar no meu entender), assim como vou abrir a caixa e reparar o necessário.
Entretanto já tinha feito uma boa revisão aos travões (bomba central nova e bombitos traseiros novos), levou ainda bomba central de embraiagem nova e bomba auxiliar. Para além da boa revisão que fiz aos carburadores!
Tudo porque quero ir com o carro a qualquer lado sem ter grandes preocupações! ;)
Carros, mesmo clássicos, são para andar!!! :dance: :dance: :dance:
Muitos parabéns pela aquisição.
Para muitos amantes de Japoneses antigos, esse carro é aquele que têm sempre um cantinho especial na garagem de cada um.
:clap: