Boas tardes a todos, tal como dito irei em reve restaurar uma Datsun Sado, a carrinha vai servir para os mais determinados fins mas irá ser estimada o mais possivel tal como o resto da frota cá de casa.
A ideia será retirar a cabine para reparar os podres e retirar tambem a caixa de carga para pintar os ferros das taipas e envernizar as mesmas.
Para já tem se retirado o que nao vai fazendo falta para se começar a dar avanço na mesma.
As forras das portas, tapetes e os bancos já estao a receber mimos apenas ficou o banco do condutor para se poder deslocar a carrinha.
(http://img845.imageshack.us/img845/4071/y5eg.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/845/y5eg.jpg/)
(http://img201.imageshack.us/img201/2737/54fx.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/201/54fx.jpg/)
(http://img822.imageshack.us/img822/5184/2bq8.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/2bq8.jpg/)
(http://img4.imageshack.us/img4/4165/1chb.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/4/1chb.jpg/)
(http://img5.imageshack.us/img5/7535/j1ix.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/5/j1ix.jpg/)
(http://img837.imageshack.us/img837/9302/dhe9.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/837/dhe9.jpg/)
As fotos até agora tiradas sao apenas estas espero que dêm para perceber o estado da burra :green:
Gostaria desde já deixar uma pergunta pois na casa de peças nao aparece em catalogo.
O filtro de ar desta carrinha saiu em mais algum carro?
As dimensoes sao as seguintes:
ext.-205x130 int.-155x75 alt.-70
(http://images04.olx.pt/ui/28/40/27/Fotos-de-Filtro-ar-datsun-sado_444663327_1.jpg?x=1382781190)
Não parece estar muito má. Boa sorte :thumbsup
Bate chapas ja a viu ontem, e para o mes que vem já começa a mexer nela :green:
Diz que tem trabalho para 1 fim de semana, apenas precisa de levar chapa nova no cimo do vidro, esta semana ainda mando quinar a chapa nova para lhe aplicar.
Hoje irei tirar fotos do podre que estou a falar mais em pormenor.
Relativamente ao filtro de ar, segundo o senhor que ficou de o mandar, vir diz que apenas saiu para este carro.
Como pela regiao existem algumas a rodar ficou de mandar vir uns quantos para o preço ficar mais baixo.
Logo ja cá meto fotos. :thumbsup
Ela já é simples de chaparia, e se não está podre é num instante.
Tendo possibilidades é desmonta-la toda, aproveitar que é uma máquina simples e ir ao osso.
Seja como for o importante é ser estimada e que traga muitas alegrias.
Apenas tem o cimo do vidro podre.
Hoje houve um bocadito de tempo e la se tirou o vidro.
Entretanto ficou de noite e como nao levei a maquina, acabei por tirar com o telemovel as fotos pouco se vêm. :duh:
Aqui ficam:
(http://img571.imageshack.us/img571/456/3mdf.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/571/3mdf.jpg/)
(http://img51.imageshack.us/img51/5960/wxoe.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/51/wxoe.jpg/)
Falta agora retirar o vidro de trás. A nivel de bate-chapas irá com a cabine montada, depois irei a retirar para dar uma limpeza por baixo e ser pintada sozinha. :green:
O filtro de ar deve ser igual ao da Vanette C20 e será talvez mais fácil de comprar em Espanha onde as Vanettes eram fabricadas .
Se mandar vir mais filtros , fico com um .
Se souber onde consigo arranjar o emblema Sado (alguém que encontre á venda em feiras de peças ) estou interessado .
Pergunte o que quiser que deste modelo sei qualquer coisa .
Já agora dou-lhe um conselho : retire a cabine do chassis que é muito fácil e pinte-a cá fora sem nenhum componente mecanico nem cablagem . Fica outra coisa .
MRS
Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 10:44
O filtro de ar deve ser igual ao da Vanette C20 e será talvez mais fácil de comprar em Espanha onde as Vanettes eram fabricadas .
Se mandar vir mais filtros , fico com um .
Se souber onde consigo arranjar o emblema Sado (alguém que encontre á venda em feiras de peças ) estou interessado .
Pergunte o que quiser que deste modelo sei qualquer coisa .
Já agora dou-lhe um conselho : retire a cabine do chassis que é muito fácil e pinte-a cá fora sem nenhum componente mecanico nem cablagem . Fica outra coisa .
MRS
Quanto ao filtro nao fica esquecido :)
Relativamente ao simbolo muitos pelo que tenho visto tiravam, tenho a sorte de ainda ter todos. Se por acaso vir em algum lado direi algo :thumbsup
A cabine em principio será mesmo para sair para pintar mas como por baixo nao tem ferrugem irá assim para o bate-chapas pois evita o facto de andar a montar e desmontar sem necessidade ;)
Vou deixar aqui as perguntas que tinha feito no topico de apresentação pois fica mais coeso.
Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 11:07
Um pouco de hiatória :
-O Sado tem duas homologações ,já que a segunda série tem a carroçaria mais comprida .Tal nota-se no painel a seguir ao fim das portas ,mais estreitos na primeira série e mais largos (acho que cerca de 5/10 cm) na segunda série .
-Esta alteração foi efectuada a pedido dos concessionários nacionais , pois os condutores mais gordos /grandes , ficavam com pouco espaço entre o volante e a barriga o que dificultava a condução .
-O desenho original era para o "japanese male" ,sendo que o "português male" é um pouco maior .
-A diferença nos ofícios de homologação nota-se na caixa de carga (comprimento) maior na primeira série e mais pequena na segunda série .
-A introdução da "chaufage" é portanto uma terceira série , sendo que só existiu na carroçaria maior .
MRS
Muito obrigado pelo esclarecimento caro MRS.
Desconhecia de facto essa diferença entre a 1ª e 2ª série.
Já agora e aproveitando a deixa, deixo mais 2 perguntas.
A nivel de livrete todas elas sairam de 3 lugares correcto? Estou a perguntar isto pela seguinte duvida, no Dua vem la como sendo de 2 lugares, coisa que estranhamos tendo em conta que a nivel de numeração e modelo está correcto, ate a nivel de motor pois tambem nos foi entregue o livrete mas nao é perceptivel os lugares.
A nivel de caixa de carga está lá descrito como "quadro", supondo que é de caixa aberta nao deveria vir descrito mesmo caixa aberta? ::)
Cumprimentos
Penso que na altura todas sairam com 3 lugares ,mas a minha também só tem 2 lugares .As regras actuais são diferentes dos anos 70 ,talvez por isso tenha havido alguma alteração no DUA .Para ter 3 lugares á frente tinham de medir 30cm do centro do volante á porta esuqerda e e 90 cm do centro do volante á porta direita .Pode medir sff.
É normal trazer quadro , mas depois passa para o que tiver em cima , caixa aberta , com ou sem toldo ,contentor ,etc. Se fôr ás IPO e tiver quadro lá escrito e tiver montada uma caixa aberta , eles não fazem a inspecção e mandam alterar o DUA.A mim já me aconteceu com o meu .
MRS
Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 17:55
Penso que na altura todas sairam com 3 lugares ,mas a minha também só tem 2 lugares .As regras actuais são diferentes dos anos 70 ,talvez por isso tenha havido alguma alteração no DUA .Para ter 3 lugares á frente tinham de medir 30cm do centro do volante á porta esuqerda e e 90 cm do centro do volante á porta direita .Pode medir sff.
É normal trazer quadro , mas depois passa para o que tiver em cima , caixa aberta , com ou sem toldo ,contentor ,etc. Se fôr ás IPO e tiver quadro lá escrito e tiver montada uma caixa aberta , eles não fazem a inspecção e mandam alterar o DUA.A mim já me aconteceu com o meu .
MRS
Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento caro MRS.
Relativamente ao numero de lugares, nao fazia ideia de que teria de obedecer actualmente a essas medidas. mas torna-se estranho o facto de la ter os bancos e nao lhe poder-mos dar uso :D
A nivel da caixa pensie eventualmente nessa situação, mas tambem estranho o facto de ela ter tido inspecção ate ao de 2006 sem qualquer tipo de anotação (provavelmente uma inspecção muito rigorosa...) ::) vai na volta e nunca teve a caixa "legalizada", mais um problema :green:
Edit: Tirei fotos da distancia das portas ao centro do volante tal como solicitou, de ambos os lados dá um pouco mais do que disse.
Terá portanto dentro das "regras" actuais, o que pode significar que os 3 lugares serão permitidos na mesma?
Da porta do condutor ao centro do volante:
(http://img856.imageshack.us/img856/5610/ucn4.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/856/ucn4.jpg/)
Da porta do pendura ao centro do volante:
(http://img837.imageshack.us/img837/277/eh6n.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/837/eh6n.jpg/)
De porta a porta (chapa) dá 141cm, tirando 1 cm para cada lado para grossura das forras daria cerca de 139cm.
Portanto aos 38cm +/- tirando 1cm dá 37 e no lado oposto 103cm-1cm= 102cm.
Cumprimentos
Boas malta,
Hoje houve mais um tempinho livre e lá se fez mais qualquer coisa. Retirou-se a caixa de carga e ainda bem que se o fez ::) Umas das travessas do chassi tem um ponto de corrosão e ja fez buraco. Não tirei foto em pormenor porque com o telemovel nao dava para ver muito bem. Assim que possivel irei tirar com a maquina que mais uma x por esquecimento ficou em casa :lol
Caixa de carga "out"
(http://img31.imageshack.us/img31/2652/obo6.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/31/obo6.jpg/)
(http://img850.imageshack.us/img850/8243/3fbu.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/850/3fbu.jpg/)
O podre inferior do vidro:
(http://img823.imageshack.us/img823/9031/yh1l.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/823/yh1l.jpg/)
E a parte superior do vidro toda podre:
(http://img822.imageshack.us/img822/359/xs62.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/xs62.jpg/)
Para o próximo fim de semana a carrinha irá para o bate-chapas se tudo correr como planeado para tratar dos podres antes irá mudar de local para que desmanche tudo quanto possivel para verificar a existencia de mais surpresas :green:
Por agora é tudo :thumbsup
Bom dia
As medidas para os 3 lugares eram as da altura .Não sei se agora nas homologações de novos ainda se regem pela mesma teoria .
MRS
À primeira vista não parece muito má :thumbsup
Obrigado malta pelo incentivo :green:
Voltando aos trabalhos:
Após aguardar que secassem, as taipas foram todas lixadas e devidamente envernizadas com verniz maritimo.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/845/n35a.jpg) (https://imageshack.com/i/nhn35aj)
Enquanto isso os ferros foram todos a jacto de areia e devidamente zincados para nao enferrujar enquanto aguardam pintura.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/855/lyvo.jpg) (https://imageshack.com/i/nrlyvoj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/571/lslu.jpg) (https://imageshack.com/i/fvlsluj)
Entretanto e como tive um tempinho livre, pus-me de volta da matricula traseira, que para já irá ficar a mesma. Não tenho fotos do antes mas os numeros estavam a desfazer-se e bastante detiorados, ficaram melhor mas nao perfeitos.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/24/vtrh.jpg) (https://imageshack.com/i/0ovtrhj)
Por agora é tudo, o bate-chapas tem atrasado tudo pois ainda nao deu uma data definitiva para fazer o serviço, assim e como a carrinha ainda vai ter de mudar de sitio pelos proprios meios nao nos é possivel tirar muito mais.
Espero em breve tirar as jantes originais para as levar ao jacto de areia tambem.
Gostaria de pedir aos entendidos sobre que veiculos usariam a mesma panela de escape que a sado.
A original esta bastante podre e gostaria de colocar uma devidamente igual ;)
Pois a mim a matrícula, sendo a original, parece-me óptima
Citação de: mizé em 20 de Janeiro de 2014, 16:19
Pois a mim a matrícula, sendo a original, parece-me óptima
Pois a questão é mesmo essa, as actuais os numeros sao bastante diferentes e sendo esta original e como ate ficou com bom aspecto para já irá ficar, depois se verá :green:
Os trabalhos continuam polies todas rectificadas bombites revistos e calços "cheios"
A cruzeta do diferencial tinha folga, como tal saltou fora, até aqui tudo bem, fui buscar uma para o Datsun 1200 convencido que seria igual mas há diferença no tamanho.
Depois da busca por um filtro de ar, agora a saga é de uma cruzeta :tijolos