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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Guga16V em 18 de Novembro de 2013, 10:03

Título: Carburadores 240 Z - Instalação de Novos Casquilhos (Jet Nozzles) e Agulhas
Mensagem de: Guga16V em 18 de Novembro de 2013, 10:03
Apesar desta informação já fazer do tópico dedicado ao meu 240Z ( http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9061.0 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9061.0) ), decidi colocá-lo também aqui para que tente ajudar quem precisar! :)

Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)

De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-29%2022.12.24.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-10-29%2022.12.58.jpg)

Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D

O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.37.24.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.37.47.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.38.26.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.39.43.jpg)

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-05%2021.39.54.jpg)

O aspecto final depois de montado é este:

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-08%2020.53.59.jpg)

Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-09%2019.54.10.jpg)

Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:

(https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/2013-11-06%2019.08.48.jpg)


Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!

Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS! ;)

Aqui fica ainda um vídeo com as fotos do material e quando o carro pegou. :)

http://youtu.be/lZQ2Ge-XlEw (http://youtu.be/lZQ2Ge-XlEw)

Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL