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Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:06

Título: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:06
Boas amigos!

Vou iniciar um tópico apenas dedicado à industria japonesa nos ramos que mais gostamos, o motorizado, seja ele automobilístico, aéreo ou naval .

Tive algumas dificuldades em escolher onde colocar o tópico, se acharem que não se enquadra aqui peço que o mudem de sítio.

Ando a investigar umas coisas para mim e resolvi partilhar algumas histórias de realce e que são no mínimo engraçadas...

O tema escolhido deveu-se ao facto de eu andar a investigar o passado da Prince, abriu-me o apetite saber umas coisas acerca da marca e não é que me dou quase a investigar desde a aviação, aos comboios, aos barcos etc...

Entrem comigo nestes episódios e digam lá se não é delicioso.

Abri um canal do FB denominado Datsunbat Channel...vou actualizando lá e cá...eheheh
Espero que gostem e sempre que haja dúvidas digam-me, ok!

Vamos a isso?
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:07
A Nissan inicia a sua participação no Rally Safari em 1963, portanto na décima primeira edição.

Nesta primeira entrada, utilizaram o Bluebird 312 e o Cedric G31.

Já em 1966, sendo esta a quarta participação, o Bluebird alcançou o primeiro de muitos feitos, ganhou a sua classe, e foi o primeiro carro japonês a fazê-lo.

Na décima quarta edição, e com as condições climatéricas a puxarem em demasia pelos participantes, apenas 9 carros terminaram a prova, sendo que 2 deles eram os Bluebird 411.

Já no ano de 1969 (17ª edição) o novo Bluebird (510) ganhou a classe e o prémio de melhor equipa.

Mas foi na 18ª edição (1970) que a Nissan com o seu Datsun 510 venceu à geral, à classe e por equipa, sendo este apenas o primeiro conseguido nesta mítica prova.

Este carro da foto, que teve o número 4, foi conduzido até à meta por E. Hermann / H. Schuller.

De salientar que no ano seguinte o mesmo feito foi alcançado, venceram à geral, à classe e por equipa, mas desta vez em Datsun 240z.


(http://s29.postimg.org/a5vqspctj/10246827_551413264979758_7909318918173772570_n.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:08
O Datsun Bluebird (510) foi um dos produtos mais inovadores na história da Indústria automóvel japonesa.

É um carro que prova com realidade a excelência da engenharia Nissan.

Foi sim um automóvel que provou a performance, estilo e qualidade, abrindo as portas a um novo segmento de automóveis.

Com características diferenciadas dos concorrentes, este 510 oferecia suspensão totalmente independente, motor OHC, bancos reclináveis, fora os acessórios que eram oferecidos em catálogo e que qualquer um poderia escolher.

Mais de 1,3 milhões de exemplares foram vendidos apenas em 4 anos, tornado-o o primeiro automóvel Japonês a ser considerado o grande sucesso da indústria Automóvel Japonesa...

(http://s28.postimg.org/6osb3h96l/Untitled_1.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:09
Há uma lenda que existe na História Motorizada Japonesa...Ela existiu, é verdadeira, alterou o rumo da Indústria Motorizada Japonesa e vai perdurar para sempre...

Em 1964, a Prince Motorsport participa no segundo Grande Prémio do Japão na categoria GT-II. Entrou no circuito de Suzuka com um modelo muito especial, o Skyline GT com um motor de 2 litros.

Este Skyline GT competiu com o Porsche 904 GTS, um carro desenvolvido na Alemanha Ocidental e com características puras de aerodinâmica, de desenvolvimento de motor e entre muitos outros processos de evolução.

Contudo, uma volta bastou para o Skyline o ultrapassar...

Numa época em que se pensava que a Indústria Automóvel Japonesa, e as suas técnicas de evolução motorizada estavam muito atrasadas quando comparadas com o resto do mundo, o momento em que o Skyline ultrapassa o Porsche fez a audiência gritar, saltar, enlevar o feito dentro da pista.

Mas o que realmente estava a acontecer no mundo era muito maior...foi o motor de propulsão para aquilo que hoje conhecemos...Skyline...
Podemos afirmar com toda a certeza, que o Skyline é hoje uma associação desportiva, visto como uma fonte de performance desportiva, um carro cuja imagem é associada a velocidade, e tudo isto devido a este grande episódio...

A Lenda Skyline...

(http://s27.postimg.org/gvr3aqhw3/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:10
Pela marca Nissan, o primeiro Skyline foi lançado no ano de 1969.

Este carro representava que representava o modo "touring" mas de uma forma tecnológica sem precedentes, foi configurado com características de competição que herdou do seu mano mais velho o Prince R380 (Nissan R380).

O Nissan (Prince) R 380 era um protótipo que continha toda a tecnologia disponível na época, tais como as 4 válvulas 4 DOHC, suspensão independentes e motor aligeirado.

Foi "O" carro da época, e o GT-R reinou as corridas japonesas, vencendo um total de 52 corridas em apenas 3 anos.

É este DNA criado no seio da competição que faz com que o Skyline evolua como nunca dentro do seio Nissan...

(http://s13.postimg.org/5gneuwrif/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:11
A Nissan trouxe para o mundo dos automóveis desportivos grandes inovações...inovações que começam e acabam em "Z"... o Datsun 240z ou Fairlady (conforme os mercados).

O Z é conhecido mundialmente com o carro desportivo mais produzido em série em todo o mundo.

O 240z foi elogiado pelas suas linhas desportivas e estilo atraente, e consequentemente por ser um carro de alta performance desportiva a um preço bastante acessível, elevando-o ao níveis de praticalidade e uso diário, como se fosse um carro completamente normal que qualquer pessoa usava para ir para o emprego ou passear simplesmente.

Até ao surgimento do Z pode dizer-se que nenhum outro carro desportivo fora assim...

Pode dizer-se que este carro transformou o "sonho" anteriormente ambicionado, elevando as expectativas e nível requerido do carro denominado desportivo, tornado-o em "algo que é pertença de todos"

("something that belongs to everyone")

(http://s24.postimg.org/76vd5w7hh/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:12
Quando o estilo e o espaço são um só...

Em 1972, a Nissan lançou um "hard top de 4 portas", o Cedric / Gloria (modelo 230), conforme o mercado assim era denominado.

Com um desenho completamente inovador em que o desaparecimento do pilar da janela central representava o estilo coupé, e diga-se de passagem que foi um grande feito, pois um carro dessas dimensões sem pilar central ainda hoje em dia é difícil de se conseguir.

Ora, sendo um coupé e de 4 portas simultaneamente, o espaço interior saiu premiado, até nos bancos traseiros houve a atenção de requinte e toque original, tornado-os completamente exclusivos.

Este "4 portas hard top" rapidamente saiu da estrada e se iniciou na competição, dando origem a uma nova tendência.

É este o carro "4 portas hard top" que combinando o estilo coupé com um formato de 4 portas, que continuou a monopolizar o segmento de carros de luxo por mais de 30 anos após o seu lançamento.


(http://s30.postimg.org/6b9utz9k1/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:14
As histórias de Amor nasceram do automóvel...

E assim foi com este pensamento que a Nissan em 1969 iniciou a sua campanha de marketing " Skyline of Love" (o Skyline do amor).

É curioso o facto de que esta campanha é das que mais marcou o povo japonês, e aquela que mais permanece ainda na memória hoje em dia, factor indicador que se expressou na quantidade de unidades vendidas na 3ª geração (C10), que não é o da foto que aqui acompanha este texto, mas sim o seu antecessor...

Em 1972, com o novo Skyline (C11 - o da foto), portanto a 4ª geração, a campanha evoluiu para uma nova "novela"...e passou a designar-se "Ken & Mary".

Fui um grande sucesso e teve inúmeros vídeos promocionais, criando no mundo automóvel uma sequência entre modelos.

Foi assim apelidada de Fenómeno Social...

Mais tarde voltarei a pegar no "Ken & Mary" e desenvolver pequenos textos, por agora chega de informação.

Espero que continuem a gostar...

(http://s2.postimg.org/4zv7ox8ax/image.jpg)

NISSAN STORIES: Love stories are born from cars / ラブストーリーはクルマから生まれる。 (http://www.youtube.com/watch?v=vcHd4Rtn3iU#)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:16
"O motor que tornou o impossível possível"

(The engine that makes the impossible possible)

E foi mesmo o que aconteceu em 1979 quando a Nissan lançou o Cedric/Gloria - modelo 430, que foi o primeiro sedan japonês de grande exclusividade que incluiu e disponibilizou o motor turbo.

Mas este feito teve um início, e esta ideia do turbo já pairava no ar desde o início da década de 70, porque devido ás grandes restrições de níveis de poluição a as tomadas de posição de políticas ambientais de combate à poluição, a industria automóvel teve que procurar novas soluções e adaptar-se, pois queria-se potência a todo o custo e ao mesmo tempo economia.

Sob o tema dos motores mais pequenos e com grandes potencias, a Nissan desenvolveu o motor turbo, afirmando sempre que não seria necessário termos motores "enormes" para produzir potência qb, assim como também afirmou que com o desenvolvimento deste género de tecnologia, o consumo de combustível poderia ser mais baixo, o que levaria à marca a obter um certificado governamental de empresa ecológica e no rumo certo na pesquisa da tecnologia.

(http://s29.postimg.org/xx067xjc7/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:17
Roupa, comida e abrigo...um em cada casa...DATSUN

A Nissan foi a marca que iniciou a produção em série/massa de toda a indústria japonesa automóvel, e foi iniciada onde hoje precisamente é a Fábrica de Yokohama.

Alcançou a produção anual de 10.000 automóveis por ano, e foi em Yokohama que se produziram os carros mais baratos e acessíveis da marca.

A missão da marca à época foi a de "Enriquecer a qualidade de vida das pessoas", e nesta perspectiva a Nissan conseguia manter os objectivos iniciais da marca.

Com o crescimento da marca a dar-se mais tarde, a Datsun viu muitos dos seus modelos a serem fabricados em diferentes continentes, caso dos USA e Europa.

(http://s24.postimg.org/iak18lz39/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:18
"Ficar com o palco" - A Liderança de um Produto...1935 - Nissan

A inovação da Nissan pode ser vista não só na tecnologia, mas também na comunicação de marketing e em todas as campanhas que foram realizadas para o lançamento dos novos produtos.

A Nissan colocava frequentemente os automóveis Datsun e Nissan "no palco" (na perspectiva física propriamente dita e na perspectiva de campanha).

Os musicais sempre foram uma forma de entretenimento no Japão, e a Nissan era muitas das vezes o patrocinador oficial, porque primeiro era fotografados e simultaneamente personagens, depois porque apareciam em diversas revistas, fora os comentários que eram feitos pelos espectadores.

A Datsun usou diversas actrizes famosas como imagem de marca no início dos anos 1930, caso da foto que acompanha este pequeno texto.

Podemos facilmente perceber que a Nissan desde sempre foi bem conduzida, sendo mesmo inovadora em diversos campos, neste caso, na divulgação de um produto...

(http://s23.postimg.org/c35fgpxvf/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:19
Evoluir a performance de condução a cada prova...

Em 1936, a Nissan participou numa primeira série de eventos do desporto Japonês, sendo um dos mais emblemáticos o chamado "All Japan Automobile".

Como a estratégia de publicidade funcionava para o público "comum", a Nissan pensa então em algo diferente e direccionado para um tipo de clientela diferente, assim a Nissan criou um carro especial para a corrida "All Japan automobile", o "Datsun NL-75", que ia estrear a última tecnologia disponível na época, um motor DOHC com compressor.

O fantástico desta pequena história é que esta tecnologia funcionou exactamente como esperado, e a Nissan alcançou a vitória nesta prova, feito muito importante e que não só estimulou os departamentos de cariz mais desportivos da marca, mas que também originou desenvolvimentos noutras áreas e noutras marcas japonesas.

Este episódio tem ainda uma outra história, mostra que a Nissan era uma empresa avançada para a época e desde o seu início...

(http://s29.postimg.org/3wf6doffr/image.jpg)

[MS HISTORY] Tama river Datsun Race (http://www.youtube.com/watch?v=2BwuoW1pK0Y#)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:24
Em Novembro de 1924 a Ishikawajima Shipyards (empresa naval) funda uma empresa subsidiária, a Ishikawajima Aircraft Manufacturing Company.

Como o próprio nome indica, companhia dedicada à aviação.
(faz o seu primeiro avião de treinos que é muito conhecido, o Red Dragonfly)

12 anos mais tarde, em 1936 a Imperial Japanese Army adquire a empresa e muda-lhe o nome para Tachikawa Aircraft Company Ltd.

Daqui para frente, a Tachikawa constrói inúmeros aviões de tipos variados, e vão desde aviões de treinos, a caças e zeros exclusivamente para a IJA (Imperial Japanese Army).

Dos aviões mais conhecidos ficam na história os KI-9, KI-36, devido a serem produzidos em massa, assim como alguns protótipos, caso do KI-77 que fez um voo directo de Tokyo a Nova Yorke (avião de longo alcance).

Em 1940, a Tachikawa Aircraft Company Ltd vê-se autorizada na produção de um Lockheed Model 14 Super Electra, avião de diversos usos, que que seria construído exclusivamente para o transporte de tropas.

Curiosidade: Este avião, foi usado muito em Moçambique, era operacional da DETA (LAM - Linhas Aéreas de Moçambique).

Mas a Tachikawa não só produzia os seus próprios aviões como também produzia para outras grande companhias aéreas, por exemplo a Mitsubishi e o seu mais famoso avião, o Zero Fighter.

Em Agosto de 1945, com a rendição do Japão ás forças aliadas, toda a indústria japonesa é afectada, fechando mesmo a produção em algumas áreas, e mais concretamente a da aviação.

As instalações da Tachikawa Aircraft Company foram severamente bombardeadas durante os conflitos, a guerra quase a destruiu por completo, mas o que restou, o caso das pistas de aviação, o enorme terreno que estava demarcada, foram imediatamente ocupadas por forças militares americanas, tornado-se na Tachikawa Air Base.

Com este enquadramento, muitos dos engenheiros que estavam ligados à aviação e que criaram soluções de desenvolvimento espacial durante décadas foram recrutados pela industria automóvel, o caso da Nissan e da Toyota.

A Prince Motor Company, é assim o filho directo da Tachikawa Aircraft Company Ltd...e é fundada em 1952...

- A História continua amanhã...vamos ainda fazer uma viagem atrás antes de prosseguirmos nesta maravilhosa jornada...

- Espero que continuem a gostar deste tipo de História...está a dar-me um prazer enorme rebuscar as origens...

(http://s16.postimg.org/txwg0zh5x/image.jpg)

HD - Dogfight: Nakajima Ki-43 Oscar Hayabusa & Ki-21 - Imperial Japanese Army Air Forces Attack 1941 (http://www.youtube.com/watch?v=1BXo-jWcGnw#)

Nakajima Ki-27 WW II Aircraft "Identification of Aircraft Japanese Fighters 96 & 97" 1942 US Army (http://www.youtube.com/watch?v=rpfKGjqAqlM#)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 00:28
E por agora actualizado...

Todos os dias insiro um novo episódio...e o de amanhã será a continuação do anterior...PMC...
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 22 de Abril de 2014, 16:19
Tal como tinha prometido ontem, hoje iria dedicar este post à Prince.

Assim, e em forma de resumo, a Ishikawajima Shipyards (empresa naval) funda a Ishikawajima Aircraft Manufacturing Company, mais tarde esta é convertida na Tachikawa Aircraft Company Ltd e em 1945 esta devido à 2ª guerra mundial é praticamente destruída e transformada na Tachikawa Air Base, ocupada pelos Americanos.

Após a dissolução da Tachikawa Aircraft Company Ltd em 1945, e dos engenheiros terem sido recrutados por diversas marcas, caso da Nissan e Toyota, a companhia muda de nome, e funda-se assim ainda no mesmo ano a Fuji Precision Industries.

Esta empresa diversificou a sua área, deixando a aeronautica e intervindo em projectos diversos. Foi assim que desenvolveu a motorizada Fuji Rabbit, alguns microcarros, e o maior feito da companhia foi a produção do TAMA, o carro eléctrico Japonês.

Este carro era construído em Madeira, viajava electricamente cerca de 100 km's e atingia uma velocidade de perto dos 60 km's/h.

Tudo isto de deveu ao facto de a electricidade ser a fonte de energia que o Japão mais tinha após a guerra, pois era um país com poucos recursos no momento.

6 anos mais tarde, em 1952 a Fuji Precision Industries muda então o nome, e inicia o grande legado, estava formada a Prince Motor Company.

(curiosidade: A Fuji Heavy Industries era a Subaru - Departamento da Fuji Precision)

Esta mudança está associada ao Príncipe Akihito's pela sua coroação (10 Novembro de 1952) e era assim uma forma de o homenagear atribuindo um título ao carro.

Mas a Prince apenas ia durar dois anos, e em 1954 muda novamente para Fuji Precision Industries.

A razão da mudança foi o facto de a Prince estar dedicada aos automóveis e a Fuji, empresa dominante desenvolver produtos noutras áreas.

Assim, e em 1961, finalmente a Prince é cimentada como marca automóvel e serviria agora de marca apenas para o automobilismo, com qualidade, motor, luxo e exclusividade.

Veja-se o caso do Skyline e do Glória, para não mencionar prémios adquiridos noutros automóveis, que são sucessos inequívocos mundialmente.

Mas em 1966, e como estratégia de mercado japonês, a Prince era remodelada novamente, e a fusão da Marca acontece com a Nissan. (houve nesta época a fusão de grandes marcas, as que conhecemos hoje, Toyota, Mazda, Subaru, Isuzu etc todas elas adoptaram marcas existentes - As mais fortes adoptavam as mais fracas e tornavam-se muito fortes)

O Nissan Laurel foi assim o primeiro produto Nissan-Prince apresentado em 1968...mas que tinha sido iniciado o seu estudo muito antes da fusão...e que sucesso...

Amanhã há mais...

Mas a Prince desapareceria em breve...até ao dia de hoje...

Espero que não seja uma seca...ok!

Se for digam!

(http://s27.postimg.org/n3dvaa983/image.jpg)


Tama EV's Aerodynamic Heritage (http://www.youtube.com/watch?v=rnfmR5Ya1Sk#ws)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 24 de Abril de 2014, 01:23
Parte 3

Em Maio de 1965, Ishibashi (proprietário das Prince), Hidehiko Ogawa (Presidente da Prince) e Katsuji Kawamata (Presidente da Nissan) assinam o memorando de cooperação. Estavam lançados os dados para a fusão.


Mas a Prince antes da fusão com a Nissan em 1966, tinha começado o desenvolvimento de um pequeno carro para concorrer directamente com o Toyota Corolla e o Nissan Sunny.

Mas após a fusão, e com a partilha de projectos e estudos, o carro foi apresentado em 1970 como Nissan Cherry, um veículo com tração dianteira, que curiosamente, era assim o primeiro carro Nissan de tracção dianteira, e contrapunha a filosofia da tracção traseira.

Este modelo foi conhecido na Europa como Datsun 100A (E10), e na sua versão coupé como 120A Coupé.

Foi precisamente aqui que na europa, a marca Datsun se começava a divulgar e a ser usada regularmente nos modelos comercializados pela Nissan, exemplo do Datsun 1000, Datsun 1200, Datsun 1600 etc...

Mas não só a Prince tinha desenvolvido e estudado futuros modelos. A Prince teria o Cherry e a Nissan teria o Sunny (1000).

Assim sendo, A Nissan em 1966, no ano da fusão lança o Sunny (B10) e inicia a tradição que seria o modelo mais vendido da marca até finais de 70.

Curiosidade: Nos Estados Unidos, a Nissan tinha diversos pontos de venda dos modelos Datsun, e nós já percebemos que os modelos vendidos no japão tinham outros nomes, por exemplo:
-Nissan Sunny - Datsun 1000 ou 1200
- Nissan Cherry - Datsun 100A/120A
- Nissan Bluebird - Datsun 1300/1400/1600/1800/2000

Então a Datsun tinha lojas apenas dedicadas a cada modelo...por exemplo: A loja Sunny só vendia Sunnies...a loja Cherry só vendia Cherries e a loja Bluebird só vendia Bluebirds...era assim uma estratégia de ter mais stands abertos sendo ao mesmo objectivos no que a marca queria...a expansão da sua rede de concessionários.

Amanhã continuamos...mas vamos recuar novamente...ehehhe

(http://s23.postimg.org/75zmdmlzf/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 24 de Abril de 2014, 21:36
A Prince Motor Company sempre tentou estar à frente dos seus rivais, tanto foi que as carrinhas produzidas eram de todas as disponíveis para venda, aquelas que mais extras estavam disponibilizados.

Os motores e alguns desenvolvimentos viriam da competição, onde a Prince apostava muito porque acima de tudo acreditava que era possível evoluir o bastante para chegar á perfeição.

E assim foi...uma lenda foi criada...o Skyline...

Estávamos no ano de 1955 quando a Prince Motor Company - empresa fundada três anos antes pela Tama Electric Car Company, fabricante de veículos elétricos (Ver posts anteriores para melhor compreensão) lançou a primeira versão do Skyline, o modelo ALSI-1. Tinha um motor da Fuji Precision Industries de 1,5 litro, produzia 60 cv a atingia os 140 km/h. Este modelo entra em produção dois anos mais tarde, em Abril de 1957.

Logo no ano seguinte (1958) a Prince alterou o carro mudando-lhe a frente, que passa agora a ter dois faróis por lado em vem de um, passando a designar-se Skyline  ALSI-2.

Mas o grande salto em termos de design estava para breve em foi com Giovanni Michelotti em 1963 que se viu o Skyline  BLRA-3 fazer um grande sucesso, pois foram vendidas muitas unidades, e é hoje em dia um dos automóveis mais caros da Prince.

Mas foi em 1964 que nascia o marco da Prince, o Skyline 2000 GT (S50). Automóvel produzido para pistas de alta competição, berço do motor alongado para albergar motores maiores. Das actualizações feitas ao modelo, que passaram pelos Skyline S54 e S57 ainda pela Prince, apenas eram alterados os detalhes, por exemplo as opticas traseiras, os para-choques e ao nível mecânico, eram experimentadas evoluções de motor, mas sem alterações profundas.
Como já tínhamos visto em artigos anteriores, em 1966 o governo japonês sugeria a criação de grandes empresas para competir no mercado internacional, o que levou a Prince a fundir-se com a Nissan.

Dois anos mais tarde, em 1968, e por haver já desenvolvimentos no sucessor do S57, aparece o que marcaria a linhagem para sempre, o Skyline C10 (que é o automóvel que me fez criar esta canal e iniciar a minha pesquisa relativamente à Prince). Foi com este mesmo automóvel que os símbolos Prince desaparecem dos automóveis, sendo substituídos pelos símbolos Nissan.

Facto curioso era que os Skyline eram vendidos nos stands Prince exclusivamente, e era-lhes atribuído o nome de "Prince Channel of Nissan". Mas ainda mais curioso é o facto de a sede de marketing da Prince não se ter mudado para as instalações da Nissan, ficando na mesma em Mita – Tokyo.

Várias versões foram produzidas com esta carroceria, desde 4 portas, coupés, vans, variações de cilindradas, desde os 1500cc até 2400cc, e a lenda, o GT-R...

O GT-R aparece em Fevereiro de 1969, conhecido como Hakosuka, e o seu motor e desenvolvimento mecânico esteve sempre a cargo dos engenheiros da Prince, o que incluía o famoso motor S20 que foi até utilizado no 240z 432.
Este GT-R foi um campeão de pistas, recebendo louvores de muitos dos engenheiros japoneses, era tecnologia de ponta ao seu mais alto nível, tanto que a filosofia viria da linha traçada a Prince...da pista para a estrada.

O nome Skyline já estava completamente integrado no panorama automobilístico japonês e representava muito para os japoneses quando, em 1972, surgia a nova geração C110, que incluía os potentes 2000 GT-X  e GT-R.

Este Skyline C11, ficou mundialmente conhecido por "ken & Mary", e penso que até já tinha falado nisso no meu facebook, era uma estratégia de publicidade, em que um casal jovem apreciava o campo e a estrada ao volante de um Skyline de 4 portas (240K).

Este anúncio, por ser representado por pessoas jovens e reproduzido a cores fez com que chamasse a atenção de todos e tornou-se num sucesso comercial de vendas.

A sigla GT-R desaparecia em 1977...curiosamente, no ano que nasci...ehehe!!! E esta????

E agora para finalizar...

O ano de 1989 seria o ano de ...e adivinhem...em que a sigla GT-R voltava.
Foi precisamente com o Skyline R32, e foi denominado de Godzila por fazer alusão a um desenho animado japonês...eheheh

Desculpem o texto, mas ainda escrevia muito mais, pois muito há a dizer e este texto não faz juz ao Skyline...mas penso que a abordagem está bem feita e que dá para compreendermos o evoluir histórico da Prince-Nissan.

Cumps.
Mário Macedo

PS: no próximo artigo falarei de um Prince muito especial...



(http://s13.postimg.org/8ii21v4xz/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Toylex em 25 de Abril de 2014, 08:52
Muito bom, estou a acompanhar e espero pelos novos capítulos  :thumbsup
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 25 de Abril de 2014, 16:15
Ora vamos lá...

Estávamos em 1950 e a Tama produzia já em grande mas limitada escala diversos tipos de automóveis eléctricos, mas tudo isso de devia ao facto de a gasolina ter preços muito elevados, estávamos no período do pós guerra e tudo era ainda controlado por forças estrangeiras, caso dos aliados.

Mas e para clarificar, antes da guerra na Coreia, em que a Coreia do Sul era apoiada pelas Nações Unidas e a Coreia do Norte estava sozinha, a gasolina era também controlada pelas forças, atingindo preços muito elevados e a Tama vendia assim para a Coreia os seus carros eléctricos, mas, com este conflito a terminar em 1950 (ele dura 2 anos - 1948-1950), o processo invertesse, assim a produção das baterias era muito mais elevado que o preço da gasolina...estava aberta uma frecha para a Prince...porque a Tama tinha que parar a produção do veículo Eléctrico.

Em Setembro de 1950 a Tama decide a produção de um carro a gasolina e logo em Novembro desse mesmo ano é encomendada à Fuji Precision Industries (que era uma das empresas que tinha surgido com o desmantelamento das companhias de aviação, vejam os posts anteriores para perceberem melhor) um novo motor, o motor a gasolina.

Em Outubro de 1951 a Tama recebe assim o primeiro motor a gasolina (em Setembro de 1951 a Tama tinha terminado por completo a produção dos carros eléctricos).

Este motor, tinha como base o motor do Peugeot 202, carro que era pertença de Shojiro Ishibashi (nome que vou explorar em breve, era o dono da Bridgestone, fundador da Tama, da Fuji Precision etc...nome de peso na industria japonesa). Este mesmo motor vai ser alterado e modificado até 1968. Mas estas evoluções todas tiveram sempre por base a paixão automóvel, tanto que é este mesmo motor altamente avançado já na fase final que era o motor do Skyline S50, tinha 1500cc.

Jiro Tanaka, Takuya Himura e  Shinichiro Sakurai são 3 dos nomes importantes durante este período que relato, e chamo aqui a atenção porque em breve vou também referir-me a eles, sendo que o  Shinichiro Sakurai de todos foi aquele que evoluiu os Prince na competição.

A Prince, estava na altura preocupada com a questão da gasolina, e assim nasce em 1952 o Prince Sedan AISH-I e em 1956 surge o Prince Sedan Special AMSH. Estes sedan's que foram o início da tradição Prince, eram muito avançados, imaginem na época termos suspensão independente, caixa de 4 velocidades, 90 km/h e um conforto qb...era sem dúvida uma obra de uma base inigualável, que distinguiu a Prince como uma das melhores no Japão...sabiam sem dúvida construir automóveis.

Um ano mais tarde, em Abril de 1957 surge a substituição destes 2 modelos pelo  Prince Skyline ALSI – I.


Cumps.
Mário Macedo


(http://s29.postimg.org/st7dz5cjr/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 01 de Maio de 2014, 15:26
Shojiro Ishibashi era um empresário que apostou sempre tudo no desenvolvimento da indústria automóvel japonesa, mas que começou a sua vida a fazer solas para sapatos... que teve uma grande ideia...iniciar a produção de pneus...

Tudo isto envolvia iniciar uma nova fábrica, mexer com a indústria, e entrar num novo ramo de negócio que simplesmente era quase inexistente no Japão na década de 30.

Como ele era um visionário, e acreditava nas suas ideias e para mais acreditava ainda no futuro dos transportes motorizados, em 1929 ele dedica uma área da sua fábrica de solas de borracha apenas para construção de pneus, que estava situada em Nipon Tabi, usando maquinaria importada dos Estados Unidos.

Os poucos pneus que fabricava eram apenas para uso interno e apenas produzia para o Japão. O engraçado é que os automóveis japoneses apenas usavam pneus Dunlop e que eram produzidos em pequena escala, mas que usavam muitos importados, sobretudo Ingleses, Americanos e Franceses... Shojiro Ishibashi preocupado com a dependência do Japão nesta área, e querendo provar a qualidade dos produtos japoneses decide fundar a....fica para mais tarde e mais abaixo no texto...mas a companhia de pneus começa pela letra B. Na época da segunda-guerra mundial esta foi a companhia principal no abastrecimento de pneus para toda a "máquina" de guerra japonesa, desde aviões, camiões, carros e mesmo na própria indústria.

Ele é o fundador da Prince Motors Company que surge depois da Tama, sendo que Shojiro Ishibashi anteriormente era um dos responsáveis da Tama.

Este grande homem em 1949 financia a Tokyo Electric Car Company que nesse mesmo ano muda o nome para Tama Electric Car Company, tornando-se no Presidente do Conselho, cargo que foi exercido com muita dignidade e que lhe deu tempo para desenvolver estudos relativos a futuros investimentos.

Em breve, e estávamos agora no ano 1951, ele faz mais um investimento, compra a maioria das acções da Fuji Precision Industries e tornou-se também Presidente do Conselho.

Com estes dois investimentos, em 1952  Shojiro Ishibashi funda a Prince Motors Company, que ocorre derivado de mudar o noma à Tama Motor Company.
Depois o resto já sabem...a Prince muda de nome novamente para Tama, e depois reaparece em 1961...e por fim em 1966 é adquirida pela Nissan.

Em resumo,  Shojiro Ishibashi além de ter sobre a sua tutela duas empresas, e de ter tido um passado bastante importante na indústria japonesa...eis que é também o fundador da Bridgestone Corporation (a sua 3ª empresa)...isso mesmo...é exactamente o que estão a pensar...a empresa de pneus (assunto com que iniciei este post)...e que foi fundada no ano de 1930 na cidade de Kurume, Fukuoka, Japão, tornando-se numa das empresas de pneus com mais relevo a nível mundial.

Só para terminar, porque este assunto vai ser relatado em mais pormenor mais tarde, o nome Bridgestone, surge assim: "Ishibashi" apelido de Shojiro foi dividido em duas partes, portanto "Ishi" (que em inglês significa "Stone" – Pedra) e "Bashi" (que em inglês significa "bridge" – Ponte), tínhamos assim "ponte de pedra" – Bridgestone...

Digam lá que não é fixe descobrir estas coisas todas....

Como curiosidades:

1 - A Firestone foi comprada pela Bridgestone em 1988;
2 - A Bridgestone é o segundo maior fabricante de pneus do planeta, atrás apenas da Michelin.


Cumps.
Mário Macedo

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Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 08 de Maio de 2014, 16:24
E sai mais uma da Prince...sempre na descoberta!

Lambda foi a designação dada a uma série de foguetes lançados pelos Japoneses após a II Guerra Mundial. Foram desenvolvidos diversos estudos acerca deste tipo de tecnologia, e diversificaram-se por inúmeros modelos, os casos do Lambda 2, LS-A, LSC-3, Lambda 3, Lambda 4 and LS-C.

Resta dizer, que, e como já vimos anteriormente em diversos posts que publiquei, a Nakajima Aircraft Company e Tachikawa Aircraft Company eram duas companhias directamente ligadas à aviação, tinham estudos concretos de aerodinâmicas, evoluções de componentes mecânicos e uma panóplia de soluções com vista ao futuro da aviação, caso dos sucessos produzidos, o Zero Fighter e o Hayabusa.

Com a rendição do Japão, vimos que as empresas foram desmanteladas e que se formaram novas pequenas empresas ligadas a dezenas de novos ramos empresariais, caso da Fuji Precision, que em 1951 tem o seu nome mudado para Prince Motor Company devido a um novo investimento, também ele derivado de estudos já realizados. Esta companhia vê o seu futuro negado quando muda novamente de nome, e denomina-se de Tama, era a aposta clara no desenvolvimento do carro eléctrico, mas mais tarde, e com os preços dos combustíveis a baixarem drasticamente, a empresa torna a chamar-se Prince Motor Company.

E é precisamente na Prince, que o Lambda ganha a sua forma, primeiro porque esta companhia teve sempre ligações à aviação, depois, porque desenvolveu o carro eléctrico, e ainda porque tinha agora experiência no motor de combustão.

Com a fusão em 1966 da Prince com a Nissan, e porque os estudos relativos ao Lambda4 estavam concluídos, a Nissan lança assim o seu foguete com estudos feitos no Instituto do Espaço e da Ciência Aeronáutica que tinha a sua sede em Tokyo.

Este Lambda era assim o propulsor mais que testado, e alcança o seu feito a 11 de fevereiro de 1970, o primeiro satélite japonês, Osumi, foi lançado utilizando um foguete Lambda 4.


Curiosidade: O Lambda 4 foi lançado nove vezes, apesar de cinco terem falhado. O primeiro lançamento do foguete Lambda 4S ocorreu em 26 de setembro de 1966 a partir do Centro Espacial de Kagoshima

Cumps.
Mário Macedo

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Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: mizé em 08 de Maio de 2014, 21:06
Estou como o Toylex, a seguir este tópico a desenrolar uma autêntica aula de história  :thumbsup
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 01 de Agosto de 2014, 00:13
Boas a todos!

Faz já algum tempo que não publicava nada no Datsunbat Channel, mas como o que é bom demora algum tempo a aperfeiçoar, aqui dou início à história da Datsun.

Terminei no post anterior com a história e o ramo da Prince, empresa fundamental para se perceber a Datsun e mais tarde a Nissan.

Espero que gostem...

No início da indústria automobilística japonesa, como em qualquer outra indústria, há sempre influências que são tidas em conta, o caso de quem tem o poder, neste caso, e no Japão, falo de famílias com tradições empresariais e que detinham algum poder e influência junto dos presidentes e do Imperador.

Mas foi depois da II guerra mundial que o Japão cimentou a sua indústria automóvel e construiu um futuro sólido, e digo isso porque as várias marcas se uniram tornando-se mais fortes dentro e fora do país e além disso abriram-se oportunidades de negócio em que pessoas que anteriormente não eram muito bem relacionadas tivessem assim a sua oportunidade de fazer aquilo que realmente gostavam e queriam...não é por acaso que os japoneses são os mestres da perfeição.

A Datsun, tem um historial tão longo e completo como a ford...não acreditam?


vamos a isso?

Em 1904 foi apresentado o primeiro automóvel movido a vapor, e essa apresentação esteve a cargo de Torão Yamaba. Este veículo era imponente, seja pela sua forma exuberante e implacável, como pelo facto de poder transportar 10 pessoas, Yamaba e a sua família...estava assim lançada a "máquina a vapor" familiar...

Já o primeiro carro movido a gasolina japonês foi construído em 1907 pela Automobile Trading Co., sendo apelidado de Takuri Destes automóveis apenas foram contruídos 10, e pouco tempo depois esta empresa enfrenta a sua dissolução e fecha.

Estes carros eram 12 cilindros e foram construídos com base num projeto desenvolvido por Komanosuke Uchiyama, o primeiro designer de carros japonês.

Em 1911 a Tokyo Kunisue Automobile Works e a the Tokyo Motor Vehicle desenvolveram em conjunto o primeiro carro de quatro cilindros. Tinha já o motor de 1,3L e era refrigerado a água, possuía já uma ignição magnética e obtinha assim uns belos 16 hp de potência.

No entanto, e com este desenvolvimento todo, esperava-se que a indústria automóvel japonesa evoluísse de imediato, mas a produção destes automóveis era muito baixa e não ultrapassaria as 50 unidades em 1912, um ano depois do início da sua apresentação e construção.

E então surge Masujiro Hashimoto...



Amanhã continuamos!!!

Cumps.
Mário Macedo




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Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 01 de Agosto de 2014, 23:50
Em 1902, Shintaro Yoshida, Presidente da empresa Sorinshokai, empresa esta ligada à produção e distribuição de bicicletas, sediada em Ginza, Tóquio, fez uma visita aos Estados Unidos com o intuito de comprar bicicletas. Mas esta viagem tinha também outro objectivo, fazer uma visita ao 3º Motor Show de Nova Yorke.

Com esta visita, Yoshida cedo percebeu que o Japão estaria prestes a aderir também à moda e à Era automóvel. Assim, e com esta visão ele mesmo adquiriu uma selecção de motores a gasolina, transmissões, eixos longitudinais e outras peças para a construção de um carro.

Assim que ele chegou ao Japão carregado de novidades e com vista à expansão da sua visão, funda a empresa Automobile Shokai que era uma empresa ligada à importação e venda de veículos, especificamente motos, triciclos, assim como também o iniciava a especialização de alguns automóveis, os poucos que circulavam nas estradas do Japão.

Ao mesmo tempo, surge mais um importante senhor em cena, Komanosuke Uchiyama, que enquanto a Automobile Shokai evoluía a passos largos, este se retirava para Vladivostok com o objectivo de estudar engenharia mecânica e assim poder aprender todas as técnicas e aperfeiçoar algumas habilidades no que tocava à reparação de automóveis e mesmo à condução de determinados veículos.

Uchiyama e Yoshida concordam em trabalhar juntos após conversações e têm a ideia de evoluir as reparações automóveis para outro nível. Ora com a experiência que ambos tinham adquirido ao longo do tempo nos dois ramos, é ainda no ano de 1902 que surge o primeiro carro feito por esta parceria.

O engraçado é que este carro foi todo construído usando as peças que Yoshida trouxera de os EUA quando visitou o Motor Show.

Já o segundo veículo foi concebido para ser transporte colectivo, seria um autocarro. Após a sua concretização este foi colocado ao serviço em Hiroshima.

No total, eles construíram 10 veículos de passageiros, que foram inspirados pelo construtor francês Darracq dono da casa de Arisugawa-no-Miya (uma casa secundária da família imperial).

Estes veículos foram apelidados de "Takuri" devido ao chocalhar do motor e ao barulho que eles faziam a trabalhar.

Como curiosidade: Alguns destes Takuri usaram o chassis do Ford A, foram desenhados por Komanosuke Uchiyama e o fabrico da carroçaria era feito por Yamada Tekkojo.

Cumps.
Mário Macedo


(http://s17.postimg.org/4m3j5y8vj/image.jpg)
Título: Re: Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa
Mensagem de: Datsunbat em 26 de Agosto de 2014, 22:07
O Datsun Modelo 10 é o Datsun mais antigo ainda em existência. Tinha uns enormes 495 cc que lhe davam 10 ps / 3700 rpm. Este foi o Datsun original.

Chegou ao mercado em 1931 e cerca de 10 veículos foram produzidos np primeiro ano de venda.

O modelo de 10 tornou-se o modelo 11, e em 1932 cerca de 150 foram produzidos.

Já em 1933, a legislação sobre automóveis estava em mudança, havendo já algumas alterações de base, logo os automóveis japoneses tinham sido alterados com o intuito de poderem continuar a ser vendidos e ao mesmo tempo respeitar as novas regras.
Assim, a cilindrada do Datsun foi aumentada para 750 cc. A gama de opções em torno do chassis também tinham sido alargadas e havia até extras disponíveis que eram suficientes para incluir á produção um sedan de 4 passageiros, coupé, phaeton, roadster, van e um camião para pequenas cargas.

Em 1935, a produção na fábrica de Osaka foi complementada por uma nova fábrica em Yokohama, que praticava a produção integrada do chassi para o corpo do carro. Como resultado, a produção anual chegou a 3.800 unidades, o que era uma façanha de produção em massa para a época.

Os Datsun 10 e 11 ganharam popularidade, pelas seguintes razões:

1) Foi produzido domesticamente;

2) O preço era razoável (¥ 1.350);

3) Era adequado às condições da estrada japonesas;

4) Tinha baixos custos de combustível;

5) Podia ser conduzido sem carta (Naquela época, uma carteira de motorista não era necessária para os carros com uma cilindrada de 750 cc ou menos.)

A demanda para o Datsun aumentou rapidamente para o uso como um carro ou táxi, e o nome Datsun ficou conhecido como sendo sinónimo para um carro pequeno e acessível.

Eles também foram exportados para todo o mundo e  para países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Índia e Brasil.


Curiosidade:
Exportação recorde na época:
-  44 unidades em 1934;
- 53 unidades em 1935;
-  87 unidades em 1936.

Cumps.
Mário Macedo

(http://s1.postimg.org/56rthhexr/image.jpg)