Boas a todos!
Há coisa de 1 mês comprei uma dogleg para aplicar no meu SSS...ela é um 63A, está num estado irrepreensível e era apenas caixa de substituição para um outro carro...portanto poucos km's tem.
Vou dar-lhe uma revisão e fazer uma limpeza a fundo!
Esta que adquiri é um pouco mais comprida que a nossa de 4 velocidades, e já li em diversos fóruns que sem cortar o carro, se pode instalar, é questão de arranjar uma manete tipo "s"...alguém sabe alguma coisas disso?
Eu não gosto nada de alterar os carros, mas neste caso é mesmo pelo consumo e por poder poupar motor! Além de ficar mais giro depois! E só mudo porque as relações de caixa são as mesmas da de 4 e em 5ª fica a fazer 0,854...que é fantástico.
Aqui as fotos...
(http://s12.postimg.org/6fc4wz0f1/CAM04301_1.jpg)
(http://s12.postimg.org/wkyslrrh9/CAM04303.jpg)
(http://s12.postimg.org/sd8lqrffh/CAM04304_1.jpg)
Sobre a questão que colocas não sei responder.
Apenas comentar que a 5ª ter uma relação 0,813 me parece demasiado longa... Tipicamente, daquilo que conheço, esses valores rondam os 0,86~0,87.
E o que interessa isso, perguntas...
Bom, o que acontece é que vai ser mais difícil aguentar uma 5ª a baixa rotação do motor e só vai servir para andar em velocidade cruzeiro.
Mas isto sou eu a falar.... nada como experimentar!
Obrigado SS....tens toda a razão!
A ideia é por o carro um mais adequado às nossas estradas, nada mais! Porque de resto não me queixo muito!
Sei que vou ganhar no consumo e que assim vos posso ir visitar mais vezes porque vou na A1 a velejar...ehehehe
Deixa-me só colocar umas coisa, que eu penso que me enganei nas relações de caixa...
510 Sedan F4W36L
4 spd "A" type - 1ªv - 3.382 2ªv - 2.013 3ªv - 1.312 4ªv - 1.000
5 spd FS5W63A - 1ªv- 3.382 2ªv - 2.013 3ªv - 1.312 4ªv - 1.000 5ªv -0.854
Aqui estão as relações de caixa!
Aqui mais detalhadamente...
http://www.datsuns.com/Tech/datsun_transmissions.htm (http://www.datsuns.com/Tech/datsun_transmissions.htm)
A verdade é que tu ficas com uma 5ª que te será sempre muito mais útil a ti do que a qualquer um de nós cá em cima no norte.
Devido às "planuras" nem pneus e travões gastas :D
Outro pormenor que tens de ter em conta é a relação da cx. com a relação do diferencial e se houver uma boa combinação a relação da 5ª até pode nem ser muito longa.
Se colocar aqui as relações finais faço-lhe um gráfico velocidade-rotação para ficar com uma ideia mais exacta.;)
Boas!
Obrigado pelas respostas!!!
As relações são as que inseri acima:
510 Sedan F4W36L - A original do carro
4 spd "A" type - 1ªv - 3.382 2ªv - 2.013 3ªv - 1.312 4ªv - 1.000
510 sedan FS5W63A - A dogleg que comprei e que quero aplicar
5 spd - 1ªv- 3.382 2ªv - 2.013 3ªv - 1.312 4ªv - 1.000 5ªv -0.854
Mesmo fixe!
As primeiras 4 velocidades são exactamente iguais, sendo a 5ª quase um overdrive no meu entender! É muito bom porque poupo muito motor! A malta anda tudo à procura desta caixa, e nos sites estrangeiros a malta não diz como fez, mas se eu o fizer faço um tópico detalhado!
RPM: Era muito fixe mesmo! Se for preciso mais dados eu dou! Tenho um diferencial 219 que não sei a relação, penso que 3.9.
Toylex: é verdade mesmo, aqui dá um grande jeito...vou em 5ª para todo o lado!!! ehehe!!! Penso que ganho só a poupar no motor do carro!
Peço desculpa mas esqueci-me de perguntar o outro dado importante que é a medida de pneus usada. Podia dizer-me por favor?
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Boas,
Sim, claro que sim RPM, e obrigado pela ajuda!
Uso a jante de origem, jante 13 e tenho pneus 195/60.
Mesmo fixe!
Já andei a fazer medições na caixa e vou ter que adaptar o veio de transmissão!
Portanto um trabalho de corte e costura!
Terei que cortar um veio de transmissão de origem e volta a solda-lo com as medidas certas, e no final mandar calibrar.
A ver se encontro uma casa que faça isso!
Cumps.
Mário
Ora aqui fica. Bastou fazer um conjunto de linhas pois as relações são iguais até 4a. Ter a caixa de 4 é como se eliminasse a linha da direita.
Parece-me de facto um upgrade essencial. Nem quero imaginar o que será fazer uma viagem longa com a caixa de 4 a fazer 3700 rpm a 100 Km/h.
eh pá....grande obrigado RPM...o máximo mesmo!!!
Portanto fica mesmo porreiro!!!
Agora tenho que sacrificar o túnel do carro e cortar o veio de transmissão, mas penso que se consegue!
Se fosse uma curta seria concerteza mais fácil, mas tudo se faz...e nem quero imaginar no que poupo em motor e em combustível!!!
É realmente uma grande diferença!
Abraço
RPM, que lindo gráfico!
Quem me dera percebê-lo ! :green: :green: :green:
Logo eu que vejo gráficos todos os dias, e com várias cores...
Mas ainda bem que vocês perceberam e traduziram os dados :D
ehehe...Mizé, é fácil de interpretar..
as linhas verdes são as relações entre as velocidades, (1ª, 2ª,3ª, 4ª e 5ª) e por baixo as velocidade em km's que é complemento com as rpm do lado esquerdo.
Por exemplo, onde antes a 100 km's hora em 4ª, que é a caixa de velocidades que tenho e que equipa os 1600 SSS, fazia 3700 rotações, ou seja o motor ia muito enérgico e muito acelerado. Com a nova caixa, e em 5ª, faço agora na mesma velocidade 3100, ou seja, o carro faz menos esforço e torna-se mais adequado para por exemplo circular em auto-estradas e etc, com a vantagem de que com as relações da nova caixa ficar exactamente com as mesmas da de 4...ou seja...tenho um carro original só que com uma 5ª...
Vai valer o esforço!
RPM, obrigado mais uma vez, mas confirmei à pouco que o diferencial que tenho no SSS é um 3.7! Não te importas de fazer novamente um gráfico comparativo?
Abraço
Mário
Vêem???
Depois de explicado, é muito fácil.
Obrigada Datsunbat. Compreendi perfeitamente. :thumbsup
Aqui fica a correcção pedida:
Boas novamente!
Obrigado RPM...fica mesmo porreiro...qual a sua opinião? vai valer o esforço?
A ver se arranjo uma foto onde se veja o meu km's em andamento depois! E está garantida uma voltinha para experimentar!
OK!
Grande Abraço
Do ponto de vista do utilizador parece-me muito bom de ter mas como não conheço as dificuldades de adaptação/instalação não posso opinar sobre se vale a pena ou não. O Umtali e o SS devem ser os melhores para aconselhar a esse nível. ;)
Bolas, tantos desenvolvimentos aqui... e eu só agora cá vim!
Afinal eu tinha razão quanto à relação da 5ª! :D
Assim já faz sentido e poderás usá-la mais vezes.
Entretanto, quanto ao diferencial duvido que tenhas um 3.7....
O normal nos SSS é o 3.9 se não estou enganado.
Boas SS,
eu também pensava que era mesmo 3.9, mas é 3.7.
Esta tabela da foto foi o Gustavo que me arranjou, tem as relações do 1300, 1400 e 1600.
O Z possivelmente será 3.9, mas tenho que confirmar também.
Assim que eu alterar o carro fica aqui prometida uma visita à Invicta e com direito a testes...eehhe, mas é como dizes SS, vou de certeza usa-la mais vezes!
Penso que irá funcionar tipo como overdrive, mas isto sou eu a falar...mantenho até à 4ª tudo igual e depois descanso o motor em 5ª...na A1 vai ser testada à farta...ehehe!!!
Abraço e obrigado
(http://s1.postimg.org/8p9k463vj/image.jpg)
As promessas são para cumprir. ..