Já à algum tempo que ando aqui pelo fórum, e acabei por perceber que a idealogia do fórum está virada para a originalidade dos modelos, e tal como comentei com o Pedro M. no último encontro informal em Cascais "São os membros que se têm de adaptar à idealogia do fórum/clube e não o contrário", daí nunca ter apresentado o carro. Depois de uma conversa com o Pedro M. lá insistiu para que o apresentasse e me sentisse à vontade, então aqui vai:
Passo a apresentar o meu Datsun 1200 Sedan 4 Portas, já é o 3º que tenho (Os outros 2 estão apresentados aqui no fórum) e este já acarreta com largos melhoramentos e algumas alterações, todas relativamente de época e respeitando a integralidade do modelo. (In)felizmente sou bastante auto-didacta e tenho um gosto e prazer enorme em fazer eu as próprias coisas, aprender e mexer eu próprio, considero-me um verdadeiro "DIY" (Do It Yourself), orgulho-me de certa maneira ao dizer que o carro desde que está nas minhas mãos nunca passou por um mecânico ou oficina para tratar algo mecânico, tudo o que foi feito no carro foi feito por mim e/ou com a ajuda de amigos chegados! Alguns já me conhecem do "DatsunPT", mas quando me dizem "És o rapaz do DatsunPT?" eu prefiro responder "Sou o rapaz dos clássicos!", pois ao fim ao cabo somos todos uma grande e enorme família! Ora seguem-se algumas fotos recentes, seguidas da lista de alterações:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20150723_203123_1.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/iPhone%20-%20Photo%202015-07-23%2018_51_29_1.jpeg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20150723_182009_1.jpg)
A nível de melhoramentos/alterações já foi intervencionado (Por ordem cronológica):
- Lip frontal
- Espelhos no Guarda Lamas (Réplicas dos que eram equipados no Japão e Austrália nos Datsun 1200 GL (Uma edição mais luxuosa com vários extras à escolha)).
- Cubo e Volante Nardi (Réplica)
- Linha / Escape Troféu
Restauro leve de motor levando:
- Cabeça em melhor estado (A outra estava toda comida) toda limpa e faceada
- Kit de Juntas do motor
- Velas, Termostato, Válvula da Temperatura, Óleo do Motor/Valvulina/Líquido Radiador, Filtro de Óleo/Gasolina/Ar, Correia da Bomba de Água
- Bomba de Água
- Decoração "Rising Sun" em Vinyl na parte de dentro do capot
- Carburador todo restaurado c/ Kit Reparação (by. Mr Umtali!!!)
- Jantes Hayashi Street Racing 13" + 4 Pneus Maxxis (Teve de levar pernos frontais mais compridos)
- Bomba de Gasolina Kyosan Denki
- 2 Ópticas frontais novas
- Restauro do Símbolo frontal
- Terminais de Direcção + Rótulas Exteriores e Interiores
- Bomba Principal + Secundária de Embraiagem
Restauro total ao Sistema de Travagem (Peças novas):
- Bomba Principal de Travão
- Discos Brembo + Pastilhas TRW
- Kit Reparação Pinças da Frente
- Tubos Flexíveis Travão e Embraiagem novos (Embraiagem em malha de aço)
- Bombitos Traseiros
- Maxilas Traseiras Ferodo
- Limpeza e restauro visual de algumas peças do cofre do motor (Bobine, Motor Limpa Para-Brisas, Regulador de Tensão)
- Kit Rebaixamento Grayston Traseiro 2"
- Corte de Molas Frontal (Provisório)
Por curiosidade, ficam aqui uma foto de quando o fui buscar, e uma foto de como está agora!
Antes:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/2013-12-14163428.jpg)
Agora:
(https://igcdn-photos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t51.2885-15/11373794_744034809038292_1131298341_n.jpg)
Num futuro próximo tenho ainda em vista as seguintes tópicos:
- Meter o carro no bate-chapas
- Consola Central com Conta-Rotações, Pressão de Óleo e Medidor de Tensão
- Arranjar uma caixa de velocidades (que a minha marcha-atrás já foi às couves)
- Mandar lacar a tampa das válvulas e caixa do filtro de ar para completar o aspecto da baía do motor! (Só ainda estou na dúvida entre a cor de origem e o preto)
- Afinações e mudar algumas peças gastas (ex: Regulador de tensão, Forras das potas, borrachas de apoio do capot...)
A médio prazo pretendo ainda:
- Trabalhar os amortecedores
Não está original, está diferente, está ao meu gosto!
André, ainda bem que conversaste com o Pedro e apresentaste a tua máquina.
Não há dúvida que aqui defendemos, tanto quanto possível, a originalidade das viaturas
Mas se olhares bem para as máquinas que nos acompanham, nem sempre estas estão completamente originais. Muitas sofrem modificações a gosto dos donos, outras por falta de peças, enfim, uma panóplia de razões.
O que normalmente não apreciamos é o desfigurar completo da viatura. É o desvirtuá-la do seu tempo. Digamos que eu não sou muito adepta de tuning nos JA´s.
Se o dono introduzir algumas modificações (como jantes), mas ajustadas à máquina e à sua era, nós somos capazes de ser bastante eclécticos :lol
Sabes, o facto de investirmos tempo nas nossas viaturas é metade do prazer que temos com elas.
Por exemplo, acho que essas jantes ficariam muito bem no meu Corolla :assobio
Obrigado Mizé! Exactamente, tal como referi, ele está com algumas alterações, mas a maior parte delas de época ou pelo menos "passam despercebidas" como sendo de época!
As Jantes são um icon JDM, os espelhos "idem aspas aspas". O lip é assim um bocadinho mais "off topic"! Mas pronto, ainda bem que não há problema!
Vtwin, estas jantes foi um sonho tornado realidade (mais cedo do que esperava)! Vieram importadas do Japão e o pouco mais de 1 mês que tive à espera delas foi uma completa tortura! ahah :lol
Gosto, acho que está bastante bonito.
As jantes já se sabe, são na minha opinião das mais bonitas JDM e os espelhos são à época. Só não gosto mesmo é do lip frontal, aquela "borracha" parece não encaixar no conjunto que está bastante agradável. Mas são gostos.
O interior ficou original?
André,
Continua está cada vez mais bonito e ao teu gosto :thumbsup
Jonas, percebo bem o que diz! Idealmente preferia pôr um lip JDM em fibra da cor do carro, ficava menos "agressivo" mas os preços ainda não me permitem a colocação já! Quanto às jantes e espelhos, obrigado pelo elogio!
Varandas, obrigado pa! O teu também vai de vento em popa! Força nisso!
O teu datsun esta Top amigo essas jantes sao brutais
O Datsun está lindíssimo, continua o bom trabalho...
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Muito obrigado Bandinas e Palas! Depois de tanta dedicação é bom ver que o pessoal gosta do carro!
Mas devo confessar, que com estas belíssimas jantes poucos são os carros que parecem "maus"! :lol
Já te disse que vou tirar ideias do teu 1200 para o meu? =)
Ainda não, mas estás a vontade! No que puder ajudar estás também à vontade!
Quanto ao projecto, já sofreu algumas alterações:
Coilovers ajustáveis frontais e os 4 amortecedores trabalhados, para rebaixar um bocado mais e dar-lhe uma melhor consistência e resposta de curva (Já que os outros amortecedores tinham ido às couves...)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160307_200056.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160307_200142.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160307_200850.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160226_161411.jpg)
Entretanto mecanicamente tive de mudar o Rotor, tampa do distribuidor, condensador e bobine, devido a uma falha que ele me deu!
Entretanto aqui ficam umas novas fotos do carro, ANTES, de lhe trabalhar as suspensões:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20ass%20lowkey%201%20of%201.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20capa%20de%20cd%20%201%20of%201.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20capa%20de%20cd%202%201%20of%201.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20face%20lowkey%201%20of%201.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20side%20lowkey%201%20of%201.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/datsun%20side%20lowkey%20color%201%20of%201.jpg)
Está potente! :D :thumbsup
Este Datsun tem evoluído muito bem - as jantes então ... :assobio
Obrigado Ethos!
Umtali, eu digo-o abertamente e sem qualquer problema... o que faz este carro é sem dúvida as jantes! :thumbsup
O carro está simplesmente fantástico, e olha que não são só as jantes, esse rebaixamento dá um look ui ui...
Obrigado ICOMATI!
Realmente sempre foi algo que eu achei que faltava no carro para lhe dar um look mais simples e conforme aquilo que eu queria!
Agora para um futuro próximo pretendo apenas colocar-lhe ignição electrónica e meter-lhe outra caixa (que esta está sem marcha-atrás praticamente), e fica completo com aquilo que queria! Depois é atacar o motor como deve ser, mas isso será já será só lá mais para a frente!
Essa suspensão está como a minha, que também gostei bastante, embora no eixo dianteiro talvez o conjunto mola/amortecedor não seja o ideal em estradas sinuosas (como o acesso ao parque dos encontros do DatsunPT) :green:
Quais são os teus amortecedores traseiros? :thumbsup
Pelo contrário BlardY! É em estradas sinuosas que se nota o upgrade da suspensão! :D Realmente a questão do acesso terá de ser resolvida de uma vez por todas ahah
Os amortecedores de trás são os originais que foram trabalhados (mas não me perguntes como que eu não sei!) eheh
Ontem fui com o meu amigo tirar umas fotos ao Datsun para experimentar a nova lente que ele comprou! O resultado saiu brutal!
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Dtasun%20Sintra%20001.jpg)
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Para quem estiver interessado em fazer sessões na zona de Cascais/Lisboa, ele está a fazer promoção nas sessões automóveis! :thumbsup
Rafael Ferreira
929 106 315
https://www.instagram.com/rafaelferreiraphotograpy/ (https://www.instagram.com/rafaelferreiraphotograpy/)
As fotos estão boas, mas sem o Datsun 1200 não eram a mesma coisa, nota-se bem que é a estrela :thumbsup
Brutal brutal é o teu carrito.... :thumbsup
O ambiente global é lindo... harmonia total entre natureza e viatura
Tenho dado um pouco de atenção à baía do motor, e por isso mudou-se:
- Colectores de Admissão Polidos a Jacto de Areia / Colectores de escape polidos a jacto de areia e pintados de preto (alta temperatura)
- Bobine "Red Bull Edition" eheh
- Cabos de Velas "homemade" 8mm Silicone
- Tampa das Válvulas lacada de vermelho
- Tampa do Filtro do Ar Pintada de Preto e rodada 90º para fora
Mudei ainda o interior do distribuidor e meti um kit de ignição electrónica!
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160323_012140.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160323_202515.jpg)
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(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160401_194039.jpg)
Resultado final:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160402_173105.jpg)
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:thumbsup :thumbsup
Citação de: AndreP em 13 de Março de 2016, 00:02
Obrigado Ethos!
Umtali, eu digo-o abertamente e sem qualquer problema... o que faz este carro é sem dúvida as jantes! :thumbsup
André desculpa discordar contigo neste teu comentário, mas o que faz o carro é o dono e não as jantes..
Não consigo deixar de olhar para ele..Está mesmo bonito
Obrigado pelas palavras Vtwin! Realmente penso que finalmente atingi o aspecto visual dele que sempre quis! Cada vez o bichinho entranha-se mais e tenho um orgulho enorme no carro!
Fico super contente de ver bom feedback de outras pessoas e a darem força ao projecto! Muito obrigado! :thumbsup
Estive a ler agora este tópico e dou-lhe os parabéns pelo Datsun que está bastante bonito. Tem alterações a seu gosto, mas que em nada descaracterizaram o modelo. :thumbsup
Obrigado PBombaça pelas palavras! Exacto, sempre o quis tornar meu com algumas alterações a meu gosto sem nunca desvirtualizar o carro por completo!
Sábado uma parte de mim morreu... Não sei bem ainda como reagir ou o que fazer
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São coisas que acontecem... :tijolos
Agora é levantar a cabeça, é só chapa tudo se resolve... haja saúde e espero que os danos tenham sido só "chapa".
Força, não tarda está melhor do que antes :thumbsup
Que azar :( mas não desanime tudo se vai resolver e vai ficar ainda melhor do que estava.
Lamento o que aconteceu, acredito que seja doloroso ver o bixinho assim, mas tudo tem solução, não me parece que seja irrecuperável. Coragem e sabedoria não me parece que te faltam, põe as mãos na massa que a máquina rapidamente volta a brilhar como antes.
Eu diria que o primeiro impacto é terrível.
Passado esta primeira imagem, é começar a recuperar do estrago.
No fim vai ficar bem.
É uma angústia incomparável olhar para o carro e vê-lo assim...
Foi frustante porque isto aconteceu EXACTAMENTE no dia que fiz o "Roll fender" dos guarda lamas, para conseguir rebaixar mais 1.5cm à frente e nivelar o rebaixamento à frente e trás... Quando chegasse a casa ia apenas limpá-lo, encerá-lo e tirar umas fotos para comemorar o carro estar, finalmente, EXACTAMENTE como queria de exterior...
Sei que os danos não são tão maus quanto aparentam, mas vai ser complicado l€vá-lo de volta à forma que estava... No sábado vou desmontar tudo, avaliar danos, avaliar material que se consiga recuperar e material que vou ter de arranjar de novo.
A vida é cheia disto mesmo, agora é levantar a cabeça sacudir o pó do "pêlo" e seguir em frente, sei que é mais fácil dizer do que fazer mas vê por este prisma, acabas-te de adquirir novos objectivos a concretizar com o teu DATSUN.
Desejo-te boa sorte na recuperação da máquina :thumbsup
Mas que má sorte pá :thumbdown: :thumbdown:
Se puder ajudar em alguma coisa não hesites em pedir
Recuperar / Restaurar carros é uma tarefa dificil e muito trabalhosa, tal como tantas outras coisas da vida.
Por isso estes imprevistos têm sempre de acontecer, fazem partem do percurso e da dificuldade da nossa paixão.
De tantos degraus que se tem de subir para ter um clássico como queremos, não é por descer um que não vamos continuar a subir.
Sempre para a frente...
Auchhhhh, puxa vida... Mesmo pouca sorte mesmo, mas levantar a cabeça com a esperança de vê-lo novamente no seu esplendor, é esse o teu mote e a tua motivação, força para mais um desafio.
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Conforme já foi dito, Custa ver e "sentir" o que estás a sentir. Eu já sofri o mesmo...
Mas tens que racionalizar! É só chapa e esse material é relativamente fácil de encontrar, novo e usado.
Vais ver que logo logo está pronto.
Já agora, a alteração que fizeste não poderá estar na base do problema? É que os rebaixamentos podem provocar uma alteração no Roll Center e a direção ficar com resposta diferente... ::)
Pah, passei pelo mesmo há pouco tempo...não é uma situação nada fácil de digerir, mas tenta pensar positivo pois não te magoaste. Agora é tentar arranjar o material com calma e ir fazendo os arranjo calmamente...para o Datsun 1200 não é complicado arranjar material. No meu caso foi complicadíssimo arranjar a grelha, mas com tempo lá consegui...por isso, tens de ter paciência :thumbsup
Esta é das questões negativas que eu abordo quando me refiro ao uso diário de um clássico, tem de se conduzir com muita calma e de forma defensiva, principalmente em trânsito citadino...porque não deixa de ser um carro antigo, sem os sistemas de segurança dos carros mais recentes. No meu caso foi de noite, uma pessoa entrou na passadeira, dois carros à frente travaram de repente, ainda travei a fundo mas vi o carro a ir bater no da frente em slow motion sem poder fazer nada, ainda consegui desviar-me um pouco mas bati que quina...com um carro recente nunca teria batido, pois teria facilmente travado a tempo. Por isso, para quem usa clássicos no trânsito urbano, condução defensiva e ainda mais precaução com chuva.
Se temos pressa para chegar ao trabalho ou assim, o clássico não é o ideal.
Obrigado a todos pelas respostas, motivação e apoio!
Quanto à alteração da suspensão, pelo contrário, até melhorou BASTANTE a direcção e condução do carro!
Desde aí muita coisa mudou no carro. Passou a fazer um apanhado das coisas que foram sido mudadas no carro:
Apesar de batido, continuei com o carro circulável (Raramente claro), até juntar dinheiro para o arranjar.
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Um conta rotações que restaurei para utilizar na consola central que vou fabricar.
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20160808_172206.jpg)
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(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/received_1243064679078528.jpeg)
Motor A15 com cabeça H72 de janelas ovais
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20161011_100841.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20161011_111045.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20161011_111049.jpg)
Neste momento encontra-se todo desmontado. Vai levar bronzes, segmentos e ser todo restaurado. A cabeça vai ser toda trabalhada, vai levar uma árvore de cames nova mais puxada e 2 Dellorto 40. Deve ficar engraçado! eheh
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20161012_144922.jpg)
Felicito-te pela tua dedicação, vi um video teu na www e percebi o quanto curtes e admiras o carro, é assim mesmo que tem de ser :thumbsup
Ele bem merece o dono que tem...
André é avançar com a obra.
Mas não esqueças: não alteres nada de forma irreversível de que um dia te possas arrepender. E acredita que isso acontece.
Por isso, põe o carro a teu gosto, sem o estragar, e leva-o para a estrada que é o que precisa
Nada do que fiz é irreversível, e mesmo o que troquei, arranja-se facilmente de volta o original!
Obrigado a todos pelas palavras!
Gosto muito desses bancos, parabéns. Um dia ainda hei-de ter um ou o par. Foi fácil adaptar as calhas?
Também gostei dos bancos. Qual a sua origem?
Mais uma novidade, desta vez arranjei um A15, de janelas ovais com cabeca H72.
Nao perdi tempo a desmontá-lo!
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(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20161011_113748.jpg)
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(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20161012_133235.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20161012_144922.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20161012_151023.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20161104_152529.jpg)
Agora com o motor todo desmontado vou restaurá-lo todo e fazer-lhe uns quantos upgrades:
Sendo assim vão ser mudados:
- Bronzes Cambota
- Bronzes Bielas
- Segmentos
- Corrente de Distribuição + Tensor
- Relas
- Kit de Juntas Completo
- Bomba de Gasolina
- Filtro de Óleo
- Bomba de Óleo
- Bomba de Água
Em termos de upgrades:
- 2x Carburadores Dellorto 40
- Colector de admissao
- Arvore de Cames Reprofilada
- Cabeca Trabalhada (Abrir admissao, abrir/polir escape, rebaixar um pouco de nada a cabeca para aumentar a taxa de compressao)
- Utilizar o volante de motor do A12 e aligeirá-lo até por volta dos 6.5Kg/7Kg
Isso no teu carrinho vai ficar 5 estrelas. Vai ficar com caixa de 4 ou 5?
Parabens pela compra
Para já uma caixa de 4 vai ter de servir, as caixas de 5 ainda não me compensam o investimento!
Já chegaram todas as peças para reconstruir o motor:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20170107_215148.jpg)
Pistons
Segmentos
Bielas
Capas de Bielas
Bronzes da Cambota
Kit de Embraiagem
Bomba de Gasolina
Bomba de Água
Corrente de Distribuição
Esticador da Corrente de Distribuição
Filtro de Óleo
Óleo de Rodagem
Kit de Juntas Completo do Motor
Árvore de Cames Reprofilada 290º
O natal chegou no dia de reis???? :clap:
Boa sorte na montagem :thumbsup
Com tantas prendas dos Reis (há aqui alguma costela espanhola????), é meter mãos à obra
Boas prendas, quando estiver tudo no sítio ficará um motor novo.
Precisava de uns espelhos desses, mas têm de ser com a aste direita, esses têm uma curva logo depois da base, se alguém tiver ou souber, diga-me s.f.f.
Grande máquina e gostei da atenção ao detalhe.
O carro está equilibrado e com esse motor vai ficar outra coisa.
Parabéns pelo projecto.
:thumbsup
No meio desse material, conheço essa t-shirt :green:
Força com o restauro desse motor, vai ficar diferente, como tu queres :thumbsup
Digamos que este ano celebrei em altas o dia dos reis :dance:
Ainda faltam umas quantas coisas até à montagem, mas tem estado tudo a andar!
Sim Massa, sabia que ias reconhecer eheh! "Straight From Japan!"
A cabeça já foi entregue ao torneiro para a trabalhar e o volante de motor para aligeirar!
Entretanto já chegaram os "alimentadores" do motor e o respectivo kit de reparaçao!
2x Dellorto DRLA 40
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20170122_224209.jpg)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20170119_223208.jpg)
Esse carrinho nao podia ter encontrado melhor dono. E esta/ vai ficar o que ja disse anteriormente. Um arraso total :thumbsup
Muito obrigado Vtwin! Vai-se fazendo sempre por isso!
A par do motor ando também a tratar da suspensões, desta vai levar uns "camber plates". Espero meter o camber perto de -1.5º para favorecer as curvas!
Volante de motor retificado para 5.8kg
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/Datsun%201200%20-%20A15%20Engine%20Rebuild/IMG_20170226_183607.jpg)
Caixas de Filtro de Ar para os Carburadores Dellorto DRLA
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/IMG_20170320_220347.jpg)
Esse peso para o Volante do motor foi pensado ou já há experiência ou foi a primeira vez?
Qual o peso original desse volante?
O volante de motor de origem tem 9.5 Kg, o volante de motor do A12 GX tem 6.5Kg... Visto isto ser um A15 e até vitaminado, com um pouco mais de torque e visto a cames não ser demasiada puxada, pensei que ainda dê para chegar aos 5.8 Kg, mas agora só vendo, nunca experimentei este peso noutro carro, a única referência que tenho é um A12 GX com volante de motor a 6.5Kg, mas com uma árvore de cames de competição, tem ralenti as 1500 RPM, por isso penso que o meu, com o volante mais leve mas árvore de cames menos agressiva, fique redondamente o mesmo em termos de ralenti! Mas... veremos! eheh
Também sejamos razoáveis... Não sendo uma peça propriamente rara, dificil de encontrar ou até cara (Compra-se a 10 ou 15€) e sendo de bastante fácil substituição, pensei que podia arriscar um pouco, e caso dê para o torto, meto um standard ou então arranjo outro menos retificado!
Equilibraste o volante em conjunto com a cambota e polia?
Quanto ao peso do volante, e não tendo nenhuma informação técnica cientifica, obtive informação de quem já fez esse trabalho que para que o motor fique utilizável no dia a dia não devíamos tirar mais que uns 30% do peso original.
Mas fico a aguardar comentários depois de experimentar. :thumbsup
Não pode ser só o volante do motor, também terá de se mexer na cambota, e nos carros com cames á cabeça também é necessário mexer.
Mas convém fazer cálculos.
André que tal está a correr a experiência? :thumbsup