... a semana Toyota a decorrer no curbsideclassic.com!
Aliás penso que é um site que todos os que se interessam por carros deviam seguir, sempre.
Fica a dica.
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Um teste comparativo de época com o Toyota Celica (e o Mazda RX-2): http://www.curbsideclassic.com/vintage-review/vintage-comparison-test-1971-super-coupes-car-and-driver-evaluates-a-new-class-of-small-sporty-cars/ (http://www.curbsideclassic.com/vintage-review/vintage-comparison-test-1971-super-coupes-car-and-driver-evaluates-a-new-class-of-small-sporty-cars/)
Adorei o comparativo, mas julgo que os carros japoneses perderam pontos por isso mesmo, por serem japoneses :thumbsup
Imprensa britanica no seu melhor...(tendenciosos)
Apenas a minha opiniao, e atenção que ja tive dois capri um 1.6 e um v6
Gostei do facto da GM anunciar motores wankel dois anos depois do mazda rx-2 :)
O comparativo não é Britânico, é Americano. E não me pareceu tendencioso, até porque os carros Americanos ficaram ambos em último.;)
Mas eles falam em teste no circuito bridgehampton...foi ai que me induzi em erro..
retiro o que disse (nao sobre o facto dos jornalistas britanicos serem tendenciosos)
Era uma pista em Nova Iorque, entretanto transformada num campo de golfe...
O Celica fica em primeiro no teste de estrada, pena a afinação demasiado mole que penaliza o comportamento. Mas já deu para aprender alguma coisa sobre o modelo.
Li o teste na diagonal, mas o Celica em teste parece-me ter o motor 8R.
Já fiz quilómetros suficientes num Celica TA22 e num RA21 (que usa o 18R que é a evolução do ano seguinte do Celica) para poder dizer que, apesar do motor do 18R me parecer cansado, mesmo dando um desconto leva um baile de potência do 2T-B.
As relações de caixa e transmissão do RA21 são demasiado longas, o que só piora a situação. Em termos de consumo, o meu TA22 praticamente consome metade do que o RA21. Por tudo isto, os valores de performance do teste para um RA20 parecem-me optimistas.
Gincanas (esqueci-me do nome em Português) não são a praia do Celica, nem entendo bem porque é que a malta mete este carro nessas coisas. A direcção não sendo nada de interessante não me parece que comprometa tanto como a análise da revista. Agora, comparar o Capri com o Celica... :eusa_boohoo:
Na data deste ensaio já devia haver em stock a versão de 72 do Celica com as melhorias do motor e travões.
No texto diz que todos com excepção do Capri são modelos de 1972.
O motor do Celica tem 1860cc, talvez ajude a identificar.
A Car and Driver é uma revista para entusiastas, parece-me bem que tenham testado os limites em pista. Não fizeram gincana, gincana é o que costuma chamar em PT de perícia...
Slalom, era a palavra que queria usar. O Celica não me parece um bom carro para estas coisas.
Se é o 1860cc então é mesmo o RA20 com o motor 8R, só foi comercializado no primeiro ano do carro. A data da revista é de Dezembro de 1971, daí os carros serem modelos de 72. No mês seguinte já seriam modelos de 73! Americanices...
No segundo ano de comercialização do Celica (1972), o motor foi substituido pelo 18R, foi introduzida a caixa de 5 velocidades mais para meio/final do ano, os travões mudaram (não me recordo se a bomba também), os bancos passaram a ser integralmente em pele sintética em vez de pele/tecido como os TA22. Na Europa, creio que os pneus mudaram de Dunlop para Bridgestone RD76, mas no mercado americano não sei. Não tenho a certeza desta última parte.
Edit: Jay Leno´s Garage - 1971 Toyota Celica ST RA21
https://www.youtube.com/watch?v=KqzhfjbnXg0 (https://www.youtube.com/watch?v=KqzhfjbnXg0)
Apesar de ser um dos piores condutores que vi até hoje (não neste caso em particular), acho que ele faz uma boa análise. Melhor que a dos gajos da Toyota. Se alguém quiser participar num quizz: qual é a cor do carro? :-)
Não sei se haverá algum erro no artigo, normalmente o carro do model year x sai na segunda metade do ano x-1. Por exemplo os carros model year 1972 deveriam estar à venda mais ou menos de Agosto de 1971 a Julho de 1972, mais mês menos mês. :thumbsup
É isso mesmo, daí a minha estranheza pelo modelo ainda ser um RA20.
Em termos do produção, o RA20 deixou de ser montado em Agosto de 1971 dando lugar ao RA21. Foram montados um total de 15.000 RA20´s, o mesmo número de RA21´s que foram montados de Agosto a Dezembro de 1971. 8)
A caixa de 5 velocidades afinal só saiu em 73.
Foi bom confirmar isto porque assim percebo que a caixa de 5 que montaram no RA21 de 72 que conduzi, vinha de origem com um diferencial 3.9 e foi montada no diferencial de 72 que é um 3.7
Por muito imparciais que fossem os jornalistas, acabamos por ter 2 produtos Ford e 2 produtos GM.
Ao colocarem esse Celica neste comparativo só vem coadjuvar com o que disse, os Japoneses não partiram em pé de igualdade e mesmo assim deram sova neles...
Os mercados Europeu e Americano tentaram tudo para impedir a chegada dos Japoneses, mas foi inevitável. (possivelmente teriam medo que a economia deles fosse á viola) pois não acredito que se tivessem vendido tantos morris marina como se venderam em Portugal, se não fossem as "restriçoes" da altura..
Estás equivocado, nos EUA nunca houve restrições à importação de ligeiros de passageiros.
Tinha quase a certeza que sim, tanto que o grande "bum" dos Japoneses deu-se precisamente aquando da crise do petróleo para a frente...
Um voluntariado forçado???
https://en.wikipedia.org/wiki/Voluntary_export_restraints
Tem razão.;)
Posso estar enganado mas tenho na ideia que apenas em Africa Australia e Nova Zelandia tirando a Asia, foram os unicos sitios que receberam "bem" os japoneses, apenas pelo facto de serem mercados onde se encontram os mais variadissimos modelos...por ex: mitsubishis...
Europeus e Americanos so quando ja nao conseguiram evitar mais..
CitaçãoEuropeus e Americanos so quando ja nao conseguiram evitar mais..
Por acaso sempre tive a ideia que em Portugal até foram muito bem recebidos, tanto que foram aqui montados inúmeros modelos de marcas japonesas...mas até posso estar enganado :thumbsup
Julgo terem sido " bem" recebidos apenas depois do 25 de abril...
Este documento explica o caso Português: http://in3.dem.ist.utl.pt/msc_04history/aula_8_a.pdf (http://in3.dem.ist.utl.pt/msc_04history/aula_8_a.pdf)
Só em 1988 houve liberalização total do mercado.
Os CKD montados em Portugal (Japoneses e não só) não o eram por afinidade mas por obrigação...
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Agora duas notas gerais sobre o artigo:
- Tão coloridos que os carros eram nos anos 70!
- Que pena esta classe de carros ter desaparecido!
- Super divertido ver como encaravam o motor rotativo como o futuro (à data da publicação a GM estava a desenvolver um e todos pensavam que viria a tornar-se standard na indústria). Parece que ainda não compreendiam os problemas de consumo de óleo e combustível inerentes ao desenho.