Os faróis redondos são uma das marcas dos JAs.
Alguém conhece algum que não os tenha?
Eu presumo que a motivação por trás disto seria o facto dos faróis selados terem sido obrigatórios nos EUA de 1940 a 1984. Alguém sabe mais sobre o assunto, confirma ou desmente?
Se quiserem, partilhem umas fotos dos modelos que acham terem lidado melhor com esta limitação.
O Mazda 818 é engraçado que começou com faróis rectangulares e na segunda fase mudou para faróis redondos! :thumbsup
Para mim os JAs mais bonitos continuam a ser os modelos de 4 faróis redondos ... :angel:
Bem lembrado o Mazda com duas frentes. :thumbsup
Era uma táctica bastante usada na época para diferenciar os modelos entre mercados (mais a nivel de grelhas e assim).
Nem de propósito, ainda esta semana me veio à ideia a forma como as pick-up´s e van´s dos anos 80 e 90 de todas as marcas japonesas vinham todos com ópticas retangulares, ex. Hiace, Nissan Pick-up, Mitsubishi L300 L200, Mazda etc... etc...
Já os Ja´s das décadas de 60 e até meados de 70 era usual terem todos opticas redondas individuais de maiores dimensões, ex. KE20, Datsun B10 e Honda Civic mk1 etc...
Depois desta séria de ópticas redondas maiores e individuais, proliferou as redondas mais pequenas aos pares somando 4 ópticas, ex. Celica ta22 Datsun 51o etc...
Na minha opinião não vejo isto como o cumprimento de alguma exigência legal, mas sim mais como uma imagem simples de marca, os japoneses sempre gostaram de luzes e luzinhas, é notável a instrumentação e luminosidade dos paineis de instrumentos comparados com os europeus em todas as épocas de 60 a 90 e se reparem nos farolins traseiros de um Datsun 1200 o brilho de um stop ao travar é 20 vezes superior ao de um Escort ou Fiat da época, mas isto é já outro assunto.
Quem usou mais e até mais tarde as luzes de presença separadas, vulgarmente chamadas de mínimos ? Os japoneses claro, é raro encontrar modelos de ópticas redondas ou retangulares de médios e máximos que incluam a luz de mínimos como faziam os europeus.
Acho que faz mesmo parte da imagem e cultura japonesa.
Um exemplo, repare-se no Cedric H430 com várias opções a satisfazer os gostos nipónicos.
Em 1969 a Honda começou com faróis redondos nos 77 e 99 e no fim da produção, talvez em 1973, fez um restyling técnico e estético e alterou as ópticas de redondas para quadradas.
Mais engraçado é o Civic em 78/79 e o Carina em 77 com aros quadrados à volta das ópticas redondas, claramente a querer mudar a percepção da coisa. Em 1980 mudaram mesmo para os rectangulares. O Celica também mudou para dois rectangulares em 1980, pelo padrão, deve ter sido qualquer normal legal nos EUA que permitiu estas alterações. No entanto, o Corona mudou de redondas para rectangulares em 1979.
A Hilux mudou de redondas para rectangulares em 1981 com o facelift.
Encontrei!
http://www.carid.com/articles/brief-history-of-sealed-beam-headlights-in-us.html (http://www.carid.com/articles/brief-history-of-sealed-beam-headlights-in-us.html)
De 1940 a 1974 tinham de ser selados e redondos.
De 1975 a 1984 tinham de ser selados também mas podiam ser rectangulares.
Quanto a mim é mesmo este o motivo. Para modelos que eram para vender nos EUA, fazia todo o sentido evitar fazer duas frentes.
De repente percebemos que os faróis são todos iguais nos JA's. Desde viaturas de trabalho a desportivos! :lol
Que me lembre, Quadrados:
Toyota: Starlet KP62, KP61, Corolla KE70, Hilux RN20, 30, Hiace, Celica TA40, TA60, MR2 AW11
Eu acho que os farois redondos tiveram mais a ver com a epoca em que os veiculos foram fabricados, assim como os farois quadrados, pois pelo que me apercebi, até ao final dos 70s utilizavam-se muito a tipologia de farois redondos, e 80s e 90s, mais os quadrados. Existindo excepções á regra é claro.
Tenho a opinião que se deve ao custo de produção, "todos" os faróis redondos são iguais ( diâmetro = 7" ), em "todo" o mundo, isso reduz drasticamente o custo de produção.
Em alguns modelos quadrados, também se aplica o mesmo princípio.....