AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

O Clube => O que é o AJA (missão, enquadramento, como se tornar sócio) => Tópico iniciado por: Toylex em 16 de Março de 2016, 08:21

Título: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Toylex em 16 de Março de 2016, 08:21
Alguns poderão achar estranho este tópico, mas a verdade é que eu tenho dito que às vezes mais parece que nem há fórum, é que a tão baixa participação que se tem vindo a verificar particularmente em alguns dias e até dias seguidos sem que alguém coloque mensagens, é pelo menos para mim uma situação triste.

Continuando a expressar a minha opinião e orque já alguém disse que era um sujeito emotivo e não se enganou, eu sou realmente um dos que gosta muito de JA´s sendo também uma pessoa que se sente isolada na região onde me encontro por não ter entusiastas na minha terra e conviver sozinho com os meus JA´s sinto muita necessidade de vir aqui conviver com a malta e partilhar com orgulho as minhas coisas, essa é talvez a razão principal por eu achar que às vezes as coisas por aqui andam meio "apagadas"

Mas todos os dias de manhã recebo o email do AJA-Team a informar-me da actividade do dia anterior e às confirmo que nada se passa ou passou, isso entristece-me, mas quando vejo movimentação como abaixo indico do dia de ontem que até nem foi dos dias mais movimentados mas que já tem algum relevo, fico agradado, partilhem e troquem as Vossas opiniões por cá e claro não quer dizer com isso que deixem os Faces etc...

Ora o email com a atividade de ontem, pelo menos 36 posts, muito bom   :thumbsup


ToyLEX,

Em baixo está um resumo de toda a atividade de hoje, nos quadros e tópicos que subscreveu no AJA - Amigos dos Japoneses Antigos. Para remover a subscrição, por favor visite o link em baixo.
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=profile;area=notification;u=411 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=profile;area=notification;u=411)

Foram adicionadas respostas aos seguintes tópicos:
-----------------------------------------------
11 respostas em "24º Encontro Informal AJA Norte - Porto - 13 de Março de 2016"
8 respostas em "Alguém daqui tem JA novo - 2ª edição de 2016"
2 respostas em "Fotos da internet"
2 respostas em "Fotografias ao Domingo de manhã"
2 respostas em "Qual é para si o melhor JA para usar no dia a dia?"
6 respostas em "restauro celica ta22"
1 resposta em "Datsun 1200 4 Portas - 1971 [AndreP]"
1 resposta em "Mazda 1800 05/1973 "
1 resposta em " Anúncios no OLX"
2 respostas em "Cromagem de para-choques problemática"


Até breve,
A equipa de AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

   

Edit - Correção erro ortográfico no título.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Vtwin em 16 de Março de 2016, 09:19
Boas toylex, sendo eu um "maçarico" aqui pelo forum, devo de admitir que ontem realmente foi um dia extraordinário em termos de posts e se não estou em erro o mais concorrido desde que aderi ao AJA.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: FC em 16 de Março de 2016, 12:38
Boa tarde,

O forum somos nós todos que fazemos andar, o combustível necessário só nós  o conseguimos colocar.

Realmente tudo aqui anda muito parado, não é de agora há já algum tempo que estamos nesta situação, mas estou convicto que muito em breve, todos juntos iremos resolver esta situação.

Peço desde já e em nome do AJA a todos os que lerem este tópico para agirem como se da primeira vez se tratasse e iniciassem novos tópicos, tais como por exemplo:

          .Apresentação das suas viaturas, com fotos e até uma breve história como foi a aquisição.
 

Este é um exemplo de muitos outros que podem colocar.

Não se esqueçam que " TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES"

Abraço para todos
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: mizé em 16 de Março de 2016, 18:30
Há momentos, como tudo na vida.
Mas estou convencidíssima que vamos avançar
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: rpm em 16 de Março de 2016, 18:40
É problema geral dos fóruns. As pessoas agora preferem interacções mais rápidas e superficiais (leia-se Facebook).
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Vtwin em 16 de Março de 2016, 19:15
Mas ai o mal ja nao é so nosso (leia-se aqui do site) mas da sociedade em si. Basta ver quantas pessoas puxam do telefone enquanto estao em conversa com alguem, ou pior ainda, quando estão á mesa. Mas isso acho que não é assunto para discutir neste forum. Apenas a minha opiniao :thumbsup
(atençao que nao tenho nada contra qq tipo de redes sociais)
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 16 de Março de 2016, 21:06
Percebi agora que o título tem um erro, corretamente é "interação" 

Os faces às vezes recebem as novidades em 1ª mão, isso é quase aceitável, ex. sobre o evento passado FDS houve dezenas de fotos colocadas no FB do que no fórum, mas isso por força dos participantes que as colocaram e alguns deles por não estarem inscritos no fórum.

Não defendo a publicação nas redes sociais de imagens dos n/ carros, os restauros, o lazer com eles etc... penso serem assuntos mais reservados e aqui é o sítios ideal que não estando 100% protegido do alheio, pelo menos está menos exposto, isto é um das várias razões que podem fomentar a atividade no fórum  :thumbsup


Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Vtwin em 16 de Março de 2016, 21:13
Eu tenho a ideia que as pessoas são livres de escolher aquilo que devem fazer, ou as opções a tomar, mas acho que essa questão de restauros e questões mais técnicas, sejam expostas nos sites próprios e nao em redes sociais, mas é a minha opinião e vale o que vale.
Agora também tenho a certeza que o site AJA ou outro qualquer mais direccionado ao que quer que seja, tenham perdido muito com a chegada do face e outros assim.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 24 de Março de 2016, 21:52
Vamos lá ver se consigo escrever tudo sem me esquecer de nada... (posso sempre editar depois... ::) )

O Forum do AJA tem mais importância e mais objetivos que "encontrar-mo-nos" aqui todos os dias. Sim, é verdade que o forum era o local onde todos os dias todos nós vínhamos deitar o olho, trocar "piropos" e deixar as novidades. Sim é verdade que o facebook veio estragar esse status quo pelo imediatismo que apresenta e pela facilidade de comentar, colocar fotos, etc.
O Forum do AJA é muito mais que um facebook à moda antiga.
É o repositório de todo o acervo que se foi juntando ao longo dos anos. É o sitio onde voltamos para pesquisar, para procurar, para conhecer, para saber como fez o outro para que nós ganhemos tempo com isso ou que evitemos erros.
Algum de vocês costuma ir ao facebook procurar informação sobre restauros?, informação técnica? Acham que é fiável? (ok, há meia dúzia de locais que são).
Se virmos as estatisticas de mensagens, verificamos que quem está na linha da frente ainda são os moderadores e fundadores. Era uma altura em que todos nós tínhamos tempo e disponibilidade para escrever aqui. Para terem uma ideia, os primeiros 10 membros mais ativos representam 64% das 97000 mensagens registadas no fórum (o Toylex está em 9º).

O forum está efetivamente pouco frequentado mas, e eu não sei pois só estou inscrito neste, todos os outros foruns estão às moscas. Como vai o Datsunpt?... e o Celicas Clube? (este até fechou, não foi? Só existe no facebook...) E o AE86PT? estamos pior? ou igual?

Eu entendo que o José Manuel esteja longe e sem massa critica representativa à sua volta e que precise do forum todos os dias. Mas não sei se podemos fazer muito mais...  :duh:

Eu próprio não venho aqui todos os dias... há dias que estou cansado, sem paciência, sem motivação...

Se eu adivinhasse o futuro... diria que um dia o FB vai decrescer com o aparecimento de outra treta qualquer... instagram?... Mas o forum do AJA vai continuar aqui, com informação válida, histórica.

Eu não estou a par das novas tendências ou aplicativos mas um dia é possível que o forum evolua para outro tipo de plataforma informática que possa acolher com mais facilidade os comentários e a colocação de fotos. Por falar nisso, foi alargada a capacidade de colocação de fotos por post, fotos maiores!

Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 25 de Março de 2016, 09:12
Nem de propósito, fica aqui um exemplo das misturas no FB... e este tópico ainda foi colocado ontem. Imagino que vão existir mais comentários.

https://www.facebook.com/groups/toyotistas/permalink/1151175524895577/?comment_id=1151539208192542&notif_t=group_comment_reply (https://www.facebook.com/groups/toyotistas/permalink/1151175524895577/?comment_id=1151539208192542&notif_t=group_comment_reply)

E já agora, este é outro exemplo de um forum que desapareceu...
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: rpm em 25 de Março de 2016, 14:26
É privado SS, não se consegue ver.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 25 de Março de 2016, 22:26
Para quem não tiver acesso ao grupo.
Fiz copy past dos comentários no Grupo Toyotistas / FaceBook

João Rocha da Silva
Ontem às 17:25 · Porto, Portugal
Acho que este grupo se está a tornar um OLX... Se querem vender metam nas publicações de venda e não na discussão geral. Claro que podem dizer "Se não gostas não vejas"... mas era só para chamar a atenção dos administradores, porque para mim clicar no "Sair do grupo" é fácil e não chateava ninguém... Só não melhorava é nada neste grupo que até é interessante.
Saudações Toyotistas
Gosto Mostrar mais reações Comentar


Pedro Meixedo
Pedro Meixedo Ainda te dás ao trabalho! ... Emoji wink
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 23:21

Vasco Casanova
Vasco Casanova Aproveitando o teu comentário ao qual não fiquei indiferente aproveito para agradecer o facto de denotar a existência dois pesos e duas medidas. Uns posts são OLX mas outros não. Talvez isto seja um grupo elitista. Se são toyotistas então tentem não ser toyotistas tunnings. Quem gosta de um puro Toyota mantém-no fiel ao que ele é de origem. E obrigado por apagarem o meu post.....parece que era o único OLX ou então não....fica a dica
Gosto · Responder · 1 · 20 h

João Rocha da Silva
João Rocha da Silva Vasco, há duas secções no grupo, a "Discussão" e as "Publicações de Venda". Se o teu post estava na "Discussão" e o teu objectivo era vender alguma coisa, lamento dizer mas temos pena (não, eu não sou administrador mas há que respeitar e tem que haver igualdade de critérios). Para a próxima tenta fazer como os outros participantes que colocam as vendas nas vendas e as discussões nas discussões.

Quanto a esses juízos de valor relativamente a "tunnings" ou "origem", para mim tanto me faz como se me fez, sinceramente. Eu tenho o meu gosto, tu tens o teu mas isso nem sequer é questão aqui. Na secção "Publicações de Venda" podes ver mais de uma centena de anúncios, e certamente todos não agradarão a toda a gente. Cada um come do que gosta, origens, restauros, até às fibras e fumarentos... apenas me faz impressão quando se inunda a discussão com anúncios quando o objectivo principal dessa secção é a troca de conhecimento, entreajuda de mecânica ou apresentação de novidades da marca. Se o negócio for bom as pessoas entram em contacto, não se preocupem... não ocupem é o espaço de quem quer discutir a marca e os tópicos com ela relacionados... Emoji smile
Gosto · Responder · 2 · 20 h · Editado
Telmo Ferreira
Telmo Ferreira Muita paz e tranquilidade.... Toyota/Lexus sempre!!! O resto é histórias....
Gosto · Responder · 1 · 38 min

Escreve um comentário...
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: rpm em 25 de Março de 2016, 22:30
Obrigado Toylex. De rir, é o típico egoísmo...

Na página do FB do AJA tivemos de desactivar os comentários porque quase todas as semanas havia alguém a querer vender alguma coisa. As pessoas só se lembram dos grupos quanto precisam de ajuda ou querem vender algo, ou claro, afagar o ego através dos likes (já repararam que no FB parece que toda a gente está sempre a fazer grandes viagens, comprar grandes coisas, super feliz, etc?  ::) ).
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Cortina Team em 29 de Março de 2016, 21:55
Tenho de concordar que o "movimento" do forum está muito longe do registado à 7/8/9 anos e contra mim falo. No início, era tudo novidade... era "muito fácil" criar tópicos porque ainda estava tudo por fazer, por dizer e por conhecer. Todos os dias havia registo de novos membros, novos carros, novas histórias, dúvidas técnicas, etc., etc...
Com o amadurecimento do AJA e com o acumular de toda a informação, torna-se cada vez mais difícil apresentar assuntos novos, ficando reservado quase em exclusivo para mostrar as novas aquisições e os eventuais restauros. Como existem outras plataformas para divulgar fotos e processos, o forum serve "apenas" para consultar informação e esclarecer dúvidas muito específicas, fruto da experiência e conhecimento que se acumulou ao longo dos anos.

Outra coisa que também tem muito peso é o facto de "antigamente" os membros precisarem do forum para comunicar. Neste momento, grande parte de nós já se conhece pessoalmente, já temos e-mail, telemóvel e até já jantámos lá por casa e, mais uma vez, deixámos de precisar do forum para comunicar.

Para terminar, e mais uma vez falo contra mim, a não actualização dos tópicos da manutenção e restauro deve-se por vezes às críticas que aborrecem e desmotivam o esforço que cada um faz pelo seu projeto e, por isso mesmo, mais vale não mostrar o que se vai fazendo lá por casa ao fim de semana.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: rpm em 29 de Março de 2016, 22:31
Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Cortina Team em 30 de Março de 2016, 10:49
Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.
Talvez sim, talvez não. Por vezes são banalidades, por outras são coisas tão específicas que só interessam a 3 ou 4 pessoas e o tópico encerra-se a ele próprio passados 5 ou 6 dias. Não é uma crítica mas uma constatação e dou o mérito a quem ainda tem capacidade para criar temas novos e interessantes.  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 11:33
Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.

Um pouco a minha opinião.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 12:36
Então:

DIGAM!

PERGUNTEM!

APRENDAM!

ENSINEM!

CRITIQUEM!

APLAUDAM!

A obrigação de manter o forum ativo não é de 2 ou 3... é de todos!

E essa questão da "vontade" tem  muitas outras coisas por trás... tempo, cansaço, outros afazeres, rotina, etc... Normalmente leio os tópicos todos mas nem sempre comento... e devia?... se calhar...
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: rpm em 30 de Março de 2016, 14:07
Estamos a pregar para o coro SS. Quem respondeu a este tópico é quem responde a todos os tópicos. A maioria de quem se fala nem cá põe os pés (a não ser quando precisam de algo...  :shhh: ).
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: FC em 30 de Março de 2016, 15:51
Com menos conversa já se tinha começado a fazer o que sugeri.

É como se começássemos do zero, VAMOS COLOCAR TUDO DE NOVO.

OS NOSSOS CARROS UM A UM, AS MOTAS UMA A UMA, E ASSIM MUITAS MAIS COISAS.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 15:59
Fausto:

FAZ! Os outros te seguirão!  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: fredcor em 30 de Março de 2016, 16:42
meus amigos

Este problema não se passa só no nosso forum, em geral todos os forum perderão o interesse por varias razoes.
As redes sociais, são a maneira mais fácil de mostrarmos os nossos clássicos, mas só isso pois não aprendemos nada uns com os outros; por outro lado temos o habito de não perguntar quando não sabemos e esconder o que fazemos para o vizinho não copiar.........
Para muitos os fóruns só servem para aproveitar ideias e não contribuem em nada para o enriquecimento de todos.
Como sabem o nossa terra e um pais do futebol e de mexericos.
Penso também ser um problema cultural, alem de que julgo não somos muitos os realmente aficionados.
Acompanho fóruns espanhóis e a contribuição de todos é diária o que dá muito prazer participar.
Tenho acompanhado outros fóruns em portugal mais ligado aos Volkswagen e o problema é ainda maior.
VAMOS MANTER O FORUM ACTIVO.
abraço

fred

 
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Vtwin em 30 de Março de 2016, 20:40
Eu no meu caso até preferia que começassem a fazer novas "apresentações", pois como "maçarico" não conheço o portfolio aqui da malta, á excepção dos com quem me encontrei nos encontros a que assisti. Conheço os carros, algumas caras, mas nomes, nicks, e os carros/motas que lhes pertencem ainda não sei (embora admita que acho piada ir descobrindo pelo caminho) como ao inicio não sabia que o SSgarage estava associado ao Santos Silva. :tijolos
O fórum só morre se todos nós deixarmos, embora tenha reparado que de vez em quando aparece por aqui alguém, que nem apresentação faz e começa logo a expor duvidas, e se alguem as esclarece, ou até demoram algum tempo a responder, veem logo com criticas (como já presenciei) nunca mais por aqui aparecem.
Eu particularmente gosto bastante do espirito e temas discutidos no forum, nao tenho redes sociais, mas fui bisbilhotando os toyotistas e etc, e vi que não tenho espirito, nem paciencia para tantos "temas de conversa".
Apenas a minha opinião (gostaria de adicionar que não sou fanatico de JA`s mas fanatico de carros antigos com preferencia para os JA`s) á e como carro do dia a dia tenho um Land cruiser que adoro (bem se calhar ate sou fanatico de maquinas Japonesas) mas não sou tendencioso, e sei admitir que até aquele corolla ee88 se nao estou em erro, deve bastante á beleza.
Desculpem o testamento  :wall
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 21:18


Tenho de concordar que o "movimento" do forum está muito longe do registado à 7/8/9 anos e contra mim falo. No início, era tudo novidade... era "muito fácil" criar tópicos porque ainda estava tudo por fazer, por dizer e por conhecer. Todos os dias havia registo de novos membros, novos carros, novas histórias, dúvidas técnicas, etc., etc...
Com o amadurecimento do AJA e com o acumular de toda a informação, torna-se cada vez mais difícil apresentar assuntos novos, ficando reservado quase em exclusivo para mostrar as novas aquisições e os eventuais restauros. Como existem outras plataformas para divulgar fotos e processos, o forum serve "apenas" para consultar informação e esclarecer dúvidas muito específicas, fruto da experiência e conhecimento que se acumulou ao longo dos anos.

Outra coisa que também tem muito peso é o facto de "antigamente" os membros precisarem do forum para comunicar. Neste momento, grande parte de nós já se conhece pessoalmente, já temos e-mail, telemóvel e até já jantámos lá por casa e, mais uma vez, deixámos de precisar do forum para comunicar.

Para terminar, e mais uma vez falo contra mim, a não actualização dos tópicos da manutenção e restauro deve-se por vezes às críticas que aborrecem e desmotivam o esforço que cada um faz pelo seu projeto e, por isso mesmo, mais vale não mostrar o que se vai fazendo lá por casa ao fim de semana.

A base da discussão está quase por completo expressa neste post.

Retifico o seguinte :
- Falta de novidades : Não é razão para falta de participação, as novidades somos nós que as criamos, com novas aquisições, melhorias ou restauros e só este último faz correr muita tinta.

- Criar novos tópicos : É sempre necessário criar novos tópicos, quem que ainda não se apercebeu que os 80´s já são JA´s  ! ?  Até à 7/8 anos só achávamos os 60´s e 70´s como JA´s logo o tempo anda e novos assuntos são necessáriamente desenvolvidos

- Eu já percebi à muito que nunca vou publicar "vícios" e gostos nas redes sociais, fotos de JA´s publicadas com acesso por parte de milhões, não é aconselhável, e se os membros passaram a conhecer-se melhor e a privar, não precisam de partilhar nas redes sociais aquilo que é visto por milhões.

- Como já tive oportunidade de comentar, o fórum não pode ser alimentado por 3 ou 4 elementos, devemos ser todos, mas há alguns poucos elementos com um know how acima da média que podem lançar a discussão, e com vontade todos podem interagir.

- Por último e pegando ainda no caso concreto do post citado, não me apercebi de uma única crítica no fórum aos trabalhos efetuados, pois se como se admite não são partilhados, também não são conhecidos, logo não podem ser criticados, a não ser que sejam criticados e avaliados pelo tal grupo de amigos que já trocou contactos e priva entre eles, portanto não vejo onde se possa aplicar esse ponto de vista.

E termino como comecei, este post é o prognóstico real do estado atual que estamos a discutir, mais coisa menos coisa.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 21:32
Só para dizer que achei piada à ideia de criar novos tópicos de apresentações, só pode ser mesmo piada...

No meu caso concreto tenho os meus carros apresentados (salvo um ou dois que no meio de mais de uma dúzia...)  e devidamente documentadas as melhorias e restauros, as quase 3000 mensagens não foram saco roto, valem o que valem mas foi com muito interesse que coloquei, se em 2007 quando me apresentei porque adquiri um KE25, devo ao fórum AJA o facto de ter quase 20 carros e serem todos exclusivamente japoneses, foi o AJA que me levou a excluir os não JAP e se à 9 anos atrás me perguntassem se eu iria ter tantos carros, nem eu acreditava ser possível, mas foi o AJA que me levou a tal e já muitas vezes me questionei se eu não estaria "doente" por tal loucura, mas foi mesmo o AJA, de outra forma nunca teria tantos JA´s


Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 21:43
Estão aqui tantas sugestões que me parece que só falta pô-las em prática:


- Re-apresentações - este parece-me bastante interessante, ir buscar a apresentação dos que já cá estão há 5, 6 7, 8 e mais anos e acrescentar o que já evoluimos.

- Apresentação dos veículos de cada um com breve história - podes começar Fausto... tens muito por onde postar!

- Postar os restauros - mostrar o que se tem feito em vez de se mostrar só aos amigos vizinhos

- Fazer um esforço por comentar algo nos tópicos dos outros - não digo que se coloque apenas um "Like" mas fazer ver aos outros que vimos e apreciamos

Não me importo de estar a pregar para o coro. Não vou deitar a toalha ao chão. Se fosse para isso não tinha aceite continuar a representar o AJA com a responsabilidade que tenho. Mas tenho consciência que sozinho não posso nada.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 21:45
Foi quase ao mesmo tempo que colocamos os posts Toylex mas eu acho muito bem que nos voltemos a apresentar aos mais novos, aos que aqui chegaram há pouco tempo. Não vejo onde isso possa ser uma piada...
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Vtwin em 30 de Março de 2016, 21:52
Só para dizer que achei piada à ideia de criar novos tópicos de apresentações, só pode ser mesmo piada...

No meu caso concreto tenho os meus carros apresentados (salvo um ou dois que no meio de mais de uma dúzia...)  e devidamente documentadas as melhorias e restauros, as quase 3000 mensagens não foram saco roto, valem o que valem mas foi com muito interesse que coloquei, se em 2007 quando me apresentei porque adquiri um KE25, devo ao fórum AJA o facto de ter quase 20 carros e serem todos exclusivamente japoneses, foi o AJA que me levou a excluir os não JAP e se à 9 anos atrás me perguntassem se eu iria ter tantos carros, nem eu acreditava ser possível, mas foi o AJA que me levou a tal e já muitas vezes me questionei se eu não estaria "doente" por tal loucura, mas foi mesmo o AJA, de outra forma nunca teria tantos JA´s

Bem tinham razao, temos de combinar uma visita ao museu Toylex  :assobio
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: FC em 30 de Março de 2016, 21:54
Toylex

Faça como entender, eu acho que me exprimi bem, este é um exemplo de muitos que se podem fazer.

Se tem os seus carros apresentados ainda bem, poderá haver pessoas que não os conhecem e a si também não, porque 2007 já foi á 9 anos e muita coisa mudou e muita coisa se transformou.

E eu por norma não faço nem digo piadas, pois não trabalho em nenhum circo.

Lamento que tenha recebido assim a mensagem
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Umtali em 30 de Março de 2016, 22:08
Já escrevi e já apaguei a minha resposta várias vezes pois não sou pessoa de muitas palavras (escritas) pois nem sempre me consigo expressar devidamente.  :redface

- Já disse a alguém (e escrevi algures) que as redes sociais são a razão principal pelo declínio dos fóruns mas como tudo, são uma moda e as modas passam.
-Também a crise económica e o preço da gasolina limitou muitos de nós nos últimos 5 anos, projectos foram abandonados (e até vendidos) e as pessoas deixaram de aparecer ...
- Por fim, as nossas vidas mudam dia para dia e nem sempre temos a disponibilidade que desejava-mos.

Por isso o forum do AJA é aquilo que nos resta pois aqui existe um espólio de informação que foi construído ao longo de muitos anos, por muitos membros que porventura até já não fazem parte do forum. Novos tópicos, sim, mas desafio aos novos membros (p.ex. Vtwin) para ir ao "fundo do baú" e desenterrar muitos tópicos interessantes que ao longo do tempo ficaram esquecidos. Será interessante re-ler algumas afirmações feitas nessa altura ...  :assobio

Já agora aproveito para deixar algumas dicas:
- Deixem-se de postar anúncios de JAs à venda (actualmente já existem sites de venda suficientes que toda a gente pesquisa) a não ser que sejam modelos raros, ou verdadeiros negócios.
- Ao contrário de outros grupos, vamos-nos concentrar no que é "nosso" ou "nacional" ... canso-me de receber "informação" com fotos de carro noutras partes do mundo!!!
- Cada vez que fizerem um "like" no FB, tirem um minuto para passar no NOSSO forum e fazem um "gosto" nos tópicos dos nosso colegas.


Finalmente quero dizer que alguns membros do AJA já são a minha segunda família e posso correr Portugal inteiro e encontrar-me com eles a qualquer dia e hora que sou sempre bem recebido. Para aqueles que ainda não fazem parte desta familia, não tenham receio e cheguem-se à frente, participem e apareçam!  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 22:13
Acabei de me re-apresentar

Sigam o meu exemplo e vamos ver...
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 22:43
Toylex

Faça como entender, eu acho que me exprimi bem, este é um exemplo de muitos que se podem fazer.

E eu por norma não faço nem digo piadas, pois não trabalho em nenhum circo.

Lamento que tenha recebido assim a mensagem

Se o objetivo for criar movimento e no fórum com especulações, lamento, não vou poder contribuir, pois acho esta resposta suficientemente e injustificadamente agressiva para decidir não especular, FC tive oportunidade agradável de conhecer e trocar umas poucas palavras no passeio de Viseu, e por isso surpreende-me a forma expressa.

Piada, não foi forma que utilizei para chamar seja quem for de trabalhador de circo, não sei onde pode estar tanta ofensa, e piada tem a ver mesmo com o comentário de que vamos reapresentar-mo-nos novamente quando todos já o fizemos (se tal for para frente, os moderadores que criem o forum versão 1.1 ou II) e se alguém anda cá à 9 anos, basta participar e ler o forum q.b. para passar a conhecer e a dar-se ao conhecimento, precisa sempre de se andar a apresentar a novos membros.

Vamos deixar de coisas e perder tempo com coisas que se vêm onde não há nada para ver, porque é com cenas destas que muitos fóruns ficam às moscas, piada, quem é que chamou seja quem for de piadolas, fui eu, bom já chega, não vou criar conflito algum, pois como é verdade já são muitos anos e ninguém me viu públicamante em conflito com ninguém aqui no AJA.

Um abraço FC e espero que tenhas percebido melhor o sentido de "piada"   
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 22:52
Foi quase ao mesmo tempo que colocamos os posts Toylex mas eu acho muito bem que nos voltemos a apresentar aos mais novos, aos que aqui chegaram há pouco tempo. Não vejo onde isso possa ser uma piada...

Para si que nos conhecemos melhor, porque além do fórum já tivemos oportunidades de falar pessoalmente várias vezes, e no seguimento do meu raciocínio num poste anterior, tenho a dizer-lhe que o sentido de piada e no meu entender tem mesmo a ver com o absurdo, se achar(em) menos ofensivo, de voltar a abrir-se novos tópicos para mostrar aquilo que já está à muito no visível no fórum, pois a confusão de um novo membro a ver apresentação mais antiga e agora dar-se conta de uma nova apresentação da mesma pessoa, isso no meu entender é confuso, ou então dar tempo aos moderadores para ser criado novos campos no menu principal para as novas situações aqui faladas, tipo  "A re-apresentação dos antigos e dos novos membros" é tudo uma questão de organização do fórum, e este é provávelmente um dos mais bem organizado.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 23:01
Toylex,

Antes demais, não se aborreça nem com o meu comentário nem com o do FC (que normalmente leva muito a peito as coisas! é muito entusiasta! E ainda bem). Ou somos livres de comentar e trocar ideias ou então mais vale irmos embora.

Alguma vez ao abrir este tópico pensou que podia chegar aqui? Ter tantas palavras aqui escritas?
Se a ideia não foi agitar as águas e pôr a malta a pensar e a atuar então não valia a pena ter iniciado...

Eu aproveitei tudo o que aqui se escreveu e como mote já desenterrei a minha apresentação que estava na página 42... quantos novos membros se terão dado ao trabalho de procurar a apresentação dos mais antigos?

Fiz mal? Não me parece mas pelo menos já iniciei alguma coisa.
 
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Toylex em 30 de Março de 2016, 23:18
Não se trata de aborrecimento algum, mas no caso do FC fui confrontado com afirmações injustas sobre o sentido da palavra "piada" e quanto ao Santos Silva nem vou comentar porque já sabe o que eu acho mas, repito, é dos elementos com quem tenho mais à vontade e percebo a sua forma de estar.

Ás vezes é preferível questionar antes de atacar, mas vamos colocar um ponto final sobre o assunto, respeito as decisões tomadas pelos moderadores para o futuro deste fórum, se proferi alguma palavra menos bem entendida, também expresso as minhas desculpas.

Vamos em frente  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 23:30
Estamos todos do mesmo lado!  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: Datsunbat em 30 de Março de 2016, 23:53
Depois de ler todas as páginas (ufa) cheguei a essa mesma conclusão que todos chegam...as redes sociais estão realmente a atingir na transversal todos os foruns e mesmo páginas de net de empresas e etc....

Mas é precisamente aí que nós entramos...onde há tanta informação partilhada acerca dos nossos jap's?
Onde é que todos podemos partilhar aquilo que fazemos aos nossos jap's e pedir opiniões? Onde é que existe uma base de dados tão completa de modelos, de explicações etc, como aqui?

Apesar de haver pouco movimento, o que já tinha até referido a alguns elementos aja há bastantes anos, há que continuarmos em força...

Foi nesta casa que aprendi Tudo, repito, tudo sobre o meu Datsun 1200,,,e foi precisamente aqui que resolvi e me foi explicado tudo, repito, tudo em termos de dúvidas que tive com os meus carros...portanto, que outro lugar é isto possível?

Além de que, e como diz o Umtali, posso percorrer Portugal de Norte a Sul que não fico uma noite na rua...criei amizades aqui...hoje muitas delas são amigos próximos...

Penso que acima de tudo, a dinamização do clube tem que partir de nós, e a ferramenta que nos está a chatear pode até servir como catapulta, ora vejam por exemplo num tópico. Se eu criar um tópico, porque não partilhar por exemplo no FB, mas em vez de colocar as fotos todos e etc, usamos o link e está...quem tem curiosidade vem e aparece e regista-se...penso que é uma boa estratégia...

Ainda há uns anos, o Rui me disse assim "onde andas? era melhor que deixasses de escrever no FB e escrevesses no forúm"...

E assim vai ser...

Abraço
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua intereação !
Enviado por: blardY em 31 de Março de 2016, 21:12

 Bolas... foi duro ler isto tudo, mas sem isso não conseguia também participar.

 Adorei o tópico, porque efectivamente todos os que participaram têm como eu "Sede de JA´s"  e não se esqueçam que é isso que nos reúne, e é isso que nos move!

 Odeio quando dizem que eu gosto de carros ou pior, que eu percebo de carros!! Eu não gosto de carros, gosto sim de carros japoneses antigos, e não percebo de carros, conheço bem determinados modelos dentro dos japoneses antigos. Sou elitista? Não, estou bem definido nesta matéria, e por isso procurei quem pensa como eu para que não pareça louco.

 A prova de que o Fórum do AJA dura quando muitos já foram, e que vai continuar muito embora as redes sociais sejam mais "user friendly", são as respostas todas que aqui li. Todos precisamos disto, infelizmente o tempo nem sempre chega para o alimentar.

 Eu não frequento outro fórum, já fui dependente do fórum como hoje já não sou (3 dias sem ver aguentam-se) mas uso-o para partilhar o que faço com os meus JA´s, para ajudar como no início quem tem os seus JA´s, e para falar sobre tudo o que me surpreende ou gosto referente aos JA´s. Já não o uso para conviver com os amigos que aqui fiz, que conheço há muitos anos e que para mim são da minha família, a família AJA da malta que é verdadeiramente como eu no que toca a carros!!! Ao longo dos tempos, sempre assistimos a novas entradas e de muita gente que infelizmente só há pouco nos encontrou.

 Confesso que não me preocupa ver fotos dos meus carros com a matrícula à vista na net mas não alimento isso, daí que não use as redes sociais para os mostrar. Falo sobre eles convosco, e não me importo de mostrar que só limpei os tapetes e meti gasolina.
Sobre as as críticas que em tempos me chegaram a fizer demasiada confusão, hoje são um suspiro e um sorrido. Desejo sim que se divirtam com os JA´s como eu tento fazer todas as semanas, pois para olhar, olho para as fotos dos vossos. Se nos pudermos divertir juntos ainda melhor, e para isso existem os Eventos do AJA  :green:

 Alimentem no fórum o que entenderem por bem, porque de certeza que haverá sempre alguém do outro lado a responder  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: rpm em 01 de Abril de 2016, 17:22
Eu não concordo com essa postura. Não percebo como é possível gostar por exemplo de um Cedric 430 sem se gostar de um Cadillac Seville, que tanto o inspirou. Nem percebo como é possível gostar de um AE86 e não gostar de um GT86, só porque o último é novo e o primeiro é antigo.

Para gostar verdadeiramente de carros, independentemente das preferências, temos de reconhecer valor em todas as nacionalidades e idades. Não é sendo fundamentalista que se vai trazer reconhecimento aos carros Japoneses.

Sinto que este tipo de ódios deriva apenas de desconhecimento. Quem for "automobilisticamente culto" terá certamente uma perspectiva bem mais abrangente das coisas.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: blardY em 01 de Abril de 2016, 19:54
 Rui vou tentar expor melhor o meu ponto de vista para que o percebas, não precisas de concordar com ele e se achares que está errado, ficas a saber que é o meu.

 - Um Cedric e um Cadillac Seville não têm nada a ver em termos mecânicos, esteticamente existem poucas semelhanças e apenas porque à base de um japonês foram acrescentados alguns traços por forma a facilitar a sua inserção noutro mercado. Não queria um Seville nem dado, mas não digo que seja mau porque nem o conheço, simplesmente não gosto, nem perco tempo a perceber as suas características.
 - Eu não disse que não gostava de um GT86. Gosto como gosto do novo MX5 ou de um S14 ou de um S2000, R35 etc... serão futuros JA´s e não acredito que existam amigos dos japoneses antigos que não sejam amigos dos japoneses novos, simplesmente os últimos não são o principal foco destes entusiastas em específico.
 - Não só reconheço valor aos não japoneses como aprecio alguns e não me importava de os ter, simplesmente para ter um não japonês já teria de ter todos os japoneses que ainda não tenho.
 - Por ter especificamente o gosto que tenho e por fazer o trabalho que faço em prol do reconhecimento dos JA´s, não preciso de dizer mal dos que não o são ou ter ainda de os comparar. Falo bem dos JA´s pelas suas características simplesmente.
 - No teu último ponto foi onde vi que estás redondamente enganado sobre o que escrevi. Não nutro qualquer sentimento de ódio pelos carros não japoneses e até lhes reconheço imenso potencial, algum que inspirou até muitos JA´s que aprecio. Agora se perco tempo com eles? Adorei conduzir um 1602 e achei claramente superior a um SSS (em termos mecânicos são semelhantes) e com isso procurei informação para conhecer melhor o modelo, agora salvo carros que me surpreenderam ou que descobri que têm características interessantes, não tenho interesse em saber.

Para se ser Amigos dos Japoneses Antigos basta ter um carro comprado ao acaso mas que por sinal, até suscitou algum carinho no dono que o mantém. Com isso surge a necessidade de partilhar isso com quem também o faz. Se são ou não "automobilisticamente cultos" isso é outra questão e como tudo na vida, quem o ambicionar ser, basta trabalhar para isso, não é difícil  :thumbsup

Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Santos Silva em 03 de Abril de 2016, 12:14
Entendo o Blardy... e entendo o RPM.

Em geral, gostamos (os portugueses) de saber de tudo, ser o homem dos 7 instrumentos, ser os McGiver, ter opnião sobre tudo (4 portugueses 5 opiniões como costumo dizer) mas a verdade é que, em geral, quem sabe um pouco de tudo, não sabe muito de nada. Esta será a perspectiva do Blardy que prefere especializar-se numa marca e perceber o mais que puder nela, do que tentar perceber de todas e ficar pela rama.

Também eu não sou de fundamentalismos e "gosto de carros" sejam eles de que marca ou modelo forem. Será deformação profissional, sim deve ser. Gosto de um AE86 como gosto do GT86. Claro que é mais fácil ter dinheiro para um mais antigo que para um mais moderno e por isso focalizo-me naqueles em que posso almejar a possuir. Mas também sou fundamentalista ao ponto de dizer que há modelos para os quais não tenho paciência... e a culpa é dos donos que os "deformam" e alteram ao seu belo prazer. E para que não restem dúvidas: 4L não me diz nada e já conduzi; Carocha tive aulas de condução num e chegou...; 2 cv é mesmo só para mostrar mas mecânicamente não me satisfaz; Mini já tive um mas é demasiado pequeno e minimalista, encontrar um original é raro. Fiat 600 teve a sua época e importância e adormeci muitas vezes dentro de um quando era bebé, mas é apenas um meio de transporte lento e desconfortável. Em suma, aqueles que toda a gente gosta, eu faço por não gostar!

Na perspetiva do RPM, o conhecimento de todos serve para perceber quais os melhores e quais as diferenças para poder ser isento nos seus comentários. É um exemplo, de exceção, de alguém que procura o conhecimento de tudo mas que sabe ir mais fundo e conhecer bem quase tudo. Mas o RPM também tem a sua marca de eleição como todos nós. E o Fiesta lá de casa é "O" Fiesta! E o 100A faz-lhe "comichão" como a mim que, se tivesse €spaço talvez quisesse ter um Fiat 600 ou um MG1300 que foram os carros do meu pai quando eu era puto.

Penso que a opção de "gostar" de uma marca ou outra e de alguma forma nos "fecharmos" em torno dessa marca é apenas uma racionalização. Uma forma de podermos estar focalizados em algo sem nos perdermos na vastidão das marcas e modelos que existem e existiram em todo o mundo.

   
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: rpm em 07 de Abril de 2016, 20:16
Lamento a demora na resposta, na altura em que vi não tinha tempo e depois passou-se-me.

Sem me querer alongar muito acho que as nossas perspectivas na realidade não estão tão distantes quanto isso.
Na minha interacção com Japoneses sempre me impressionou a forma como respeitam a cultura e produtos estrangeiros, que depois incorporam e alteram à sua maneira. E desta forma reconheço o hamburger de camarão do McDonalds Japonês e o Datsun Cedric como duas manifestações do mesmo fenómeno (nestes dois exemplos incorporação da cultura Americana, executada num estilo Japonês). Penso que esta mesma abertura e interesse por tudo o que se passa no mundo (automóvel) nos fará bem também. Eles não têm aquele orgulho cego "o que nós fazemos é que está bem e não quero saber dos outros", aplicam antes o "olha, observa, aprende e faz melhor". ;)
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Toylex em 07 de Abril de 2016, 21:26

Na minha interacção com Japoneses sempre me impressionou a forma como respeitam a cultura e produtos estrangeiros, que depois incorporam e alteram à sua maneira. E desta forma reconheço o hamburger de camarão do McDonalds Japonês e o Datsun Cedric como duas manifestações do mesmo fenómeno (nestes dois exemplos incorporação da cultura Americana, executada num estilo Japonês).

De referir que o Cedric 430 foi desenhado por italianos.


E aproveitando o 1º post deste tópico, queria registar que deixei de receber por email o resumo de atividade no fórum. Curiosamente foi depois de ter aberto o tópico e referido que recebia diáriamente o resumo, houve alterações pela moderação  ???
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: rpm em 07 de Abril de 2016, 21:31

De referir que o Cedric 430 foi desenhado por italianos.
De acordo com o chamado "sheer look" introduzido pela Cadillac em 1976.;)
Do 330 para o 430 há uma mudança radical de Coke Bottle para Sheer Look e foi precisamente o Seville que desencadeou isso no meu entender.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: RuiX-8 em 07 de Novembro de 2017, 08:28
É interessante encontrar um tópico com este tema depois de ter deixado de vir ao forum (e à internet em geral) e agora regressar.
No meu caso foi mesmo a vida que se atravessou à frente. A partir do momento que volto a ter tempo e disponibilidade volto a participar, a comentar, a perguntar, com o mesmo entusiasmo, com a mesma paixão pelos clássicos e com a mesma vontade de aprender e de partilhar o pouco que sei.
Na minha opinião o que tem matado os foruns são as redes sociais, neste caso o facebook e o instagram.
Nada mais.
Não concordo que seja a vida que leva os foruns a ter menos participação. Sempre existiram casos em que alguém deixa de aparecer, como foi o meu caso, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta que perde o entusiasmo e vende os carros, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta assídua que entretanto tem um filho e passa a vir espreitar apenas uma vez por semana, e o forum continua.
Mas nunca tinha existido algo em que seja tão fácil ter páginas sobre temas que nos interessam e que ao mesmo tempo nos estimulam tanto o comodismo e a letargia como o facebook e o instagram.
Em qualquer grupo de clássicos do facebook, desafio-vos a apontarem quantos amigos se fazem.
Desafio-vos a encontrarem uma história em que dê para seguir um carro numa família, ou um achado, ou um restauro.
Não há. São posts isolados.
Desafio-vos a tentar aprender algo num grupo de facebook. Exceptuando uma ou outra partilha de algum link e uma ou outra ideia que se tira, também não dá.
Desafio-vos a encontrarem muitos posts com mais que uma curta frase.
Nada. Zero conteúdo, mas também zero esforço.
E é isto que atrai as pessoas, um comodismo viciante de ter pouco trabalho a ler, menos trabalho a escrever e nenhum trabalho a pensar.
Dava uma tese de sociologia. Eheh
Gosto dos foruns e continuarei a gostar enquanto durarem, e até mesmo depois, se ficarem arquivados. Eheh
Apesar de tudo acredito que seja apenas uma má fase. 
Portanto, para a frente com o nosso AJA.
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Umtali em 08 de Novembro de 2017, 08:29
Este ultimo post expressa claramente aquilo que venho a dizer desde o inicio (do FB) mas gostava de acrescentar apenas que o FB é uma moda (como já existiram outros no passado) que um dia passa e os foruns ficam ....  :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Vtwin em 09 de Novembro de 2017, 17:20
É interessante encontrar um tópico com este tema depois de ter deixado de vir ao forum (e à internet em geral) e agora regressar.
No meu caso foi mesmo a vida que se atravessou à frente. A partir do momento que volto a ter tempo e disponibilidade volto a participar, a comentar, a perguntar, com o mesmo entusiasmo, com a mesma paixão pelos clássicos e com a mesma vontade de aprender e de partilhar o pouco que sei.
Na minha opinião o que tem matado os foruns são as redes sociais, neste caso o facebook e o instagram.
Nada mais.
Não concordo que seja a vida que leva os foruns a ter menos participação. Sempre existiram casos em que alguém deixa de aparecer, como foi o meu caso, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta que perde o entusiasmo e vende os carros, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta assídua que entretanto tem um filho e passa a vir espreitar apenas uma vez por semana, e o forum continua.
Mas nunca tinha existido algo em que seja tão fácil ter páginas sobre temas que nos interessam e que ao mesmo tempo nos estimulam tanto o comodismo e a letargia como o facebook e o instagram.
Em qualquer grupo de clássicos do facebook, desafio-vos a apontarem quantos amigos se fazem.
Desafio-vos a encontrarem uma história em que dê para seguir um carro numa família, ou um achado, ou um restauro.
Não há. São posts isolados.
Desafio-vos a tentar aprender algo num grupo de facebook. Exceptuando uma ou outra partilha de algum link e uma ou outra ideia que se tira, também não dá.
Desafio-vos a encontrarem muitos posts com mais que uma curta frase.
Nada. Zero conteúdo, mas também zero esforço.
E é isto que atrai as pessoas, um comodismo viciante de ter pouco trabalho a ler, menos trabalho a escrever e nenhum trabalho a pensar.
Dava uma tese de sociologia. Eheh
Gosto dos foruns e continuarei a gostar enquanto durarem, e até mesmo depois, se ficarem arquivados. Eheh
Apesar de tudo acredito que seja apenas uma má fase. 
Portanto, para a frente com o nosso AJA.


 :clap: :clap: :clap: belo ponto de vista. Concordo plenamente
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Umtali em 13 de Dezembro de 2017, 09:28
Este ultimo post expressa claramente aquilo que venho a dizer desde o inicio (do FB) mas gostava de acrescentar apenas que o FB é uma moda (como já existiram outros no passado) que um dia passa e os foruns ficam ....  :thumbsup


Facebook e outras redes sociais estão a destruir a sociedade

Que as redes sociais vieram mudar muita coisa disso ninguém tem dúvida. No entanto, e na opinião de Chamath Palihapitiya, ex funcionário do Facebook, as redes sociais são uma máquina que “exploram vulnerabilidades na psique humana” e estão a destruir a sociedade.

Chamath Palihapitiya chegou a ser vice-presidente do Facebook para a área da expansão de utilizadores. Hoje sente uma culpa tremenda por ter ajudado a criar uma máquina que está a ajudar a destruir a sociedade. De acordo com Palihapitiya, as redes sociais estão a “programar” o cérebro dos cidadãos de uma forma que “elimina o discurso civil e a cooperação, fomentando a desinformação e a mentira”.

Relativamente ao uso das redes sociais, Palihapitiya revela que “não usa essa ‘m…’ e não deixa que os filhos as usem também”. A todos os cidadãos aconselha que façam uma pausa a sério na utilização das mesmas (não apenas do Facebook, mas de todas).

Palihapitiya considera ainda que os comportamentos que os utilizadores das redes sociais têm estão a ser programados e avisa que os “efeitos de curto prazo, de libertação de dopamina, que está na origem de ciclos que estão a destruir a forma como a sociedade funciona”.

Como exemplo da “manipulação” que as redes sociais permitem, Palihapitiya relembrou o que se passou na Índia onde foram mortas 7 pessoas por ter havido um conjunto de mensagens falsas no Whatsapp, que faz parte do Facebook, e que fizeram várias pessoas acreditarem que um grupo de visitantes eram raptores de crianças.

Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: metralha328 em 04 de Julho de 2018, 09:21
PAra que (h)AJA mais interacção, podiam comentar a minha publicação na ÁREA TÉCNICA sobre a gasolina a usar nos veículos...  :assobio  :assobio  :assobio

Epa aqui está um tópico bem desenterrado... eu uso os seguintes combustíveis:

KE20 - s/chumbo 98 (sem qualquer aditivo)
EE90 - s/chumbo 95 (às vezes a 98 só para "limpar o sistema", mas nota-se bem a diferença de uma e de outra principalmente em subidas, é a diferênça entre rodar em 3ª ou 4ª);
Civic - s/chumbo 95 (às vezes a 95 aditivada ou a 98 só mesmo para "limpar o sistema");
RZ 50: s/ chumbo 98 (senão a mota não anda nada);
CBR e XT350: s/ chumbo 95 (e elas não se queixam);
XR600: s/chumbo 98 (já experimentei a 95 e para andar no mato não dá rendimento nenhum, e a mota não carbura tão bem).

A minha questão: faço bem? Opiniões divergentes? O que mais me preocupa é mesmo o combustível a usar no KE20, nas motas controlo bem, todas elas estão preparadas para uma ou outra, é uma questão de rendimento vs €conomia.

 :thumbsup
Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Kaizen em 06 de Julho de 2018, 02:52
Uma dica: Instalei a versão mais recente do Tapatalk no meu "celular" e a utilização do fórum através do telemóvel tornou-se tão ou mais fácil do que através do pc.

Funciona exactamente como uma rede social, incluindo a facilidade de carregamento e redimensionamento de fotos. Ainda não experimentei video.

Dá para participar "na hora", sem ter de fazer login sempre que se quer participar.
É bastante intuitivo também.

Há um ou outro detalhe que perde para o computador, mas são coisas irrelevantes.

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Título: Re: Entusiastas, Amigos e a sua interação !
Enviado por: Crashed em 06 de Julho de 2018, 09:08
há anos que digo isto  :assobio :assobio