Boas,
Venho salientar a importância das certificações nas nossas viaturas.
Em Maio de 2015 um dos meus toyotas sofreu um acidente, seguiram-se os trambitos normais.
No decorrer do processo chegou o dia D , ou seja o dia da peritagem.
O perito dirigiu-se á oficina responsável pela reparação e quando lá chegou não estava nem de perto nem de longe de acordo com o orçamento, alegando ser uma viatura velha e sem qualquer valor.
Foi quando o certificado de viatura antiga saltou para cima da mesa, nem queria acreditar, foi como se trata-se de uma outra viatura e não aquela velha e sem valor.
O orçamento que ali se discutia rondava os 2500€, o perito de imediato fez um telefonema e ordenou de imediato a reparação do velho toyota.
O que me aconteceu poderá acontecer a um de vocês.
É muito importante que estejamos defendidos, eu aconselho vivamente a certificarem os vossos carros
Obrigado pelo conselho :thumbsup
Muito bom tópico!!! :thumbsup
Muito bom!
Já agora e, para quem não sabe como eu, como se pode pedir esse certificado?
:thumbsup
Existe um acordo entre o AJA e o Museu do Caramulo, todos os sócios poderão usufruir de desconto.
Caso queiram não me importo de ajudar nas marcações com a pessoa responsável pela certificação.
Já propus algumas vezes fazer-se um evento que tivesse como destino o Caramulo e a certificação dos nossos carros lá.
Ainda não fiz nenhuma certificação por desleixo, mas reconheço que é tão importante quanto ter seguro.
Se for assim simples, preciso de fazer isso pelo menos à Stout, nem quero imaginar-me envolvido num acidente, 1º porque não vou ter peças de substituição, 2º aparecer um parite que me avalia em 250Eur porque já tem 44 anos e ainda acha que lhe fico a dever favor, e os 250Eur é porque tinha a pintura + ou - :tijolos
À Stout, ao AE86, à 1000 pickup etc.
A única desvantagem que vejo nestas certificação é a duração do certificado. Tal como as IPO´s, acho que devia ser a cada 2 anos.
Não chega ir lá pagar a cada 4 anos Rui (é essa a duração do certificado actualmente)?
Se for, é uma excelente noticia que eu desconhecia.
Fiquei com a ideia que era anual. Há informação aqui no fórum em O Clube e o Fórum, mas agora não posso ir verificar.
Ah ok, pensava que dizias o oposto, que gostavas que fossem mais frequentes.
A informação está aqui: https://www.acp.pt/classicos/certificacao-de-classicos (https://www.acp.pt/classicos/certificacao-de-classicos)
IMO é uma boa maneira de ganharem dinheiro sem fazerem quase nada. Mas pronto, em certas circunstâncias como a relatada pode ser útil como factor persuasor, apesar de duvidar que tenha qualquer valor legal. Isto é, se fosse a tribunal não sei se valia de alguma coisa.
E também não percebo porque é que um carro sujeito a IPO precisa de ser inspeccionado pelo ACP, uma vez que o que eles vêm também é visto numa IPO. Faz sentido apenas para carros muito antigos isentos de IPO (não me lembro do ano de corte).
As certificações tem um período de 4 anos, em nada tem a ver com as IPO.
Servem para ver a originalidade da viatura ou com extras de época.
Quanto às IPO e na minha opinião acho que para viaturas com mais de 40 anos inclusive deveriam ser feitas de maneira diferente e com um prazo mais alargado de pelo menos 4 anos.
Claro que este prazo seria para viaturas certificadas.
Estive a procurar e parece que a data de corte para as IPOs é 1960. Assim sendo, parece-me bem que exista esta inspecção do ACP para viaturas pré 1960.
Mas para as outras não faz grande sentido. Nas IPOs verificam-se exactamente a mesmas coisas (e até mais): o bom estado e funcionamento da viatura, e a sua originalidade (carros modificados não passam na IPO). Por isso torna-se redundante ter uma inspecção extra. Passar na IPO deveria ser prova suficiente do estado do carro.
Validade de 4 anos é excelente.
Era bom clarificarmos as certificações do AJA via Museu do Caramulo. Quando digo clarificar é isso mesmo, jamais trocar o serviço e apoio ao Museu do Caramulo.
Li o tópico atentamente, mas para vocês estarem a referir a certificação do carro o seguro que se faz ao carro também tem de ter algo que salvaguarde o carro, ou pode ser qualquer?
A apólice tem que ter alguma coisa?
(Não sei se fui explicito)
Não entendi bem Nuno!
O seguro tens de o ter, certo? Se te mandarem um fardo no Celica GT é bye bye carro, dão-te 250€ se tiveres sorte.
Com a certificação, e o teu advogado, pagam-te um restauro à maneira.
O que ele pretende saber é se o seguro deve ter alguma particularidade (algo relacionado com a referida certificação) ou se pode ser um seguro qualquer.
:thumbsup
Pode fazer um seguro de clássico normal, e não tem de mencionar nada relativamente ao certificado.
Ok, então o certificado é mesmo o garante que me pagam um restauro?
Desculpem estas minhas perguntas todas, mas já andei à procura disso escrito e não encontro.
Os certificados de clássicos não são obrigatórios nem legais, como é que isso passa a ser válido para as seguradoras?
Desculpem as perguntas mas não sei mesmo e tenho o mesmo problema que vocês, é que, eu até confio em mim a conduzir, não confio é nos outros...
E é pelos outros que estes certificados existem.
Conforme escrevi
CitaçãoCom a certificação, e o teu advogado, pagam-te um restauro à maneira.
sem o certificado... o teu advogado tem de ser mesmo bom e mesmo assim não sei, depende da interpretação. Dos casos que tomei conhecimento, com o certificado as companhias de seguros não complicaram muito.
Aqui pelo fórum tem de haver informação!
Não creio que tenham qualquer validade legal ou sejam garantia de nada. É apenas um factor persuasor.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Então o que é que aconteceu com o FC?
Edit: Achas que o perito mudou livremente de opinião ou a companhia de seguros não quis avançar para um processo legal?
Apesar de haver informação aqui no fórum, armei-me em tuga e fui perguntar em vez de procurar. Amanhã já devo ter informação que permita esclarecer todas as dúvidas.
Não obtive a informação que esperava, também não insisti, mas o que me foi dito é que se quiser a informação legal que me fazer chegar. De qualquer forma dizem que, como caso de estudo, podemos analisar o caso do... Fausto! :D
Se as certificações não servem de nada, então porque as fazemos?
Porque existem entidades a executarem as mesmas?
Porque é que uma viatura certificada pode entrar em Lisboa nas Zonas proibidas á sua circulação?
Quanto custa certificar?
Ai esta juventude preguiçosa...
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=7120.0 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=7120.0)
É preciso ter as quotas do AJA em dia, senão há um acréscimo de 2016% :lol
:redface
Boa, já vi que há um decreto lei a regulamentar a actividade ;) vou ler.