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Área pública => Garagem => Tópico começado por: ceed em 28 de Setembro de 2016, 21:28

Título: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 28 de Setembro de 2016, 21:28
Ora boas noites. Antes de mais espero estar a criar o tópico no sitio certo.

Como descrevi na minha apresentação, encontro-me a restaurar um carro que consegui trazer de volta a casa e que foi o primeiro carro do meu pai.
O carro encontrava-se parado já há alguns anos e estava sem motor, sem caixa e o capot não corresponde ao carro. A caixa apesar de não estar montada o dono tinha-a em sua posse, assim como o respectivo capot. Fica então a faltar-me um motor.

Neste momento o carro encontra-se em fase de desmontagem para posteriormente ser tratada e pintada a chapa. Como é de esperar os 43 anos, alguns deles, passados na rua não perdoaram o aparecimento de alguns (leia-se bastantes) podres.

Ora e cá vão as fotos:

O estado em que o carro foi encontrado.
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Já na garagem.
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Interior parcialmente desmontado, existe um podre com alguma dimensão na zona dos pés do passageiro.
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Uns podres que foram remendados à moda do Manel GT, com bastante betume.
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Zona do pneu suplente a necessitar de ser toda reconstruída.
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Embaladeiras em bastante mau estado junto à roda dianteira.
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Resta-me dizer que o carro encontra-se bastante mau a nível de chapa, não fosse o valor sentimental do carro e nunca me teria metido em tal trabalho. Conto com a vossa ajuda para me esclarecerem acerca de algumas dúvidas que vão surgindo e da minha parte também estou disponível no que for possível. :)
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Kaizen em 28 de Setembro de 2016, 22:12
Estes projectos de valor sentimental são os que têm maior rentabilidade  :thumbsup
Boa sorte com o processo de restauro.

Qual é a tua experiência em automóveis ou restauro? Ajuda muito quando se tem inclinação para este hobby.

Um conselho que costumamos dar é o de investir primeiro nas peças que têm de ser substituídas  (borrachas, casquilhos, ponteiras, tubos de água etc) e restaurar as peças que o podem ser (radiador etc) antes de avançar com a chapa e pintura. Ganhas tempo para conhecer melhor o carro, processos etc.

Mantém o tópico actualizado  :thumbsup

Edit: aí em Viseu tens o um associado do AJA que é dos mais conhecedores do modelo, o Earthp.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 28 de Setembro de 2016, 22:39
Tenho experiência com automóveis, são o meu trabalho, no entanto é o primeiro restauro que vou fazer, daí surgirem algumas dúvidas.

Curiosamente, tinha pensado fazer o contrário, tinha pensado em despachar logo a chapa pois sei que é aquilo que me vai sair mais caro. Como ainda vai levar tempo, ia aproveitando para limpar e restaurar as peças que retirei do carro. Pelos vistos já estou a cometer um erro.

Vou pesquisar por tópicos do Earthp, é sempre bom conhecer malta conhecedora do modelo. Já foi uma boa ajuda.  :)
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: RT em 29 de Setembro de 2016, 16:58
Boa sorte nos trabalhos :thumbsup
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: rpm em 29 de Setembro de 2016, 17:42
Boa sorte no restauro! Sem dúvida que as peças novas são fundamentais pois são complicadas de encontrar e sem elas não consegue acabar o carro. Chapa/pintura faz-se em qualquer altura.


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Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 09 de Outubro de 2016, 19:16
Depois de uns dias sem novidades, passo por aqui deixar mais uns desenvolvimentos. E que não são nada animadores.

O carro já se encontra todo desmontado e já foi visto por um bate-chapas.
Aqui é que começa a parte má, o senhor frisou que o estado do carro é muito mau e disse-me que está num estado quase irrecuperável. Sem dar nenhum orçamento, falou-me que o serviço nunca ficaria em menos de 7000€.

Mesmo sabendo que o estado do carro não é o melhor e que a mão de obra destes serviços é caro, nunca pensei que ascendesse a estes valores.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Umtali em 09 de Outubro de 2016, 19:43
CitaçãoMesmo sabendo que o estado do carro não é o melhor e que a mão de obra destes serviços é caro, nunca pensei que ascendesse a estes valores.


Caro não significa bem feito ... já vi trabalhos feitos nesse valor e já estão a ganhar ferrugem!!  :wall  :wall  :wall
Apesar de ter algum trabalho a fazer não é nada de especial, semelhante a muitos outros e acredito que pode ser feito por metade do valor. Para facilitar o trabalho sugiro a procura de um dador sem documentos  :thumbsup

Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Vtwin em 09 de Outubro de 2016, 19:47
Eu acho que ele "atirou" esse valor mesmo para não pegar no trabalho, e se fosse para lhe pegar que fosse bem pago..
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: mizé em 09 de Outubro de 2016, 20:51
Nada como pedir outras opiniões e orçamentos.
O preço,  como diz o Umtali (e ninguém como ele para saber disto), não é tudo. Caro não é sinónimo de qualidade.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Kaizen em 10 de Outubro de 2016, 02:10
Esse valor foi para não pegar no serviço, não desmoralizes. Talvez tenha sido bom no sentido de considerares as experiências que têm sido aqui transmitidas.

Quando puderes coloca boas fotos do cofre do motor, frente, corta fogo, pilares e chão do carro. Tira também às longarinas.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Camry 2200 em 10 de Outubro de 2016, 10:41
Antes de mais, bem vindo ao AJA e parabéns pelo projecto.

Eu também tenho um KE20, comprado há 10 (dez) anos, ainda não está pronto. Portanto não desmoralizes na primeira dificuldade.

O valor que te deram para a reparação está mais que inflacionado. Como já foi dito, deram-te esse preço para não pegar no trabalho.

No meu caso:
- duas embaladeiras feitas de novo
- os cantos das cavas de roda foram feitos novos
- metade do corta-fogo foi feito novo
- metade dos guarda-lamas foram feitos de novo
- dois buracos no chão fora remendados
- uma porta foi remendada


O trabalho de pintura, vai iniciar-se brevemente e o orçamento já com o trabalho de chapa ainda não ultrapassou metade do orçamento que te deram.

Podes ver o tópico do meu KE20 aqui: KE20 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=2607.msg57848#msg57848)

Força com os trabalhos!  :thumbsup
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 10 de Outubro de 2016, 18:52
A mim pareceu-me que ele queria fazer este trabalho, mas também queria ganhar bem a parte dele. Disse que mais ninguém pegava neste carro senão ele, que já não se restauram carros piores que este, etc., etc..


A acrescentar às que já tinha, de momento estas são as melhores fotos que tenho aos podres do carro:

Cofre do motor, tem um pequeno buraco na travessa inferior do radiador e na longarina esquerda por baixo da bomba dos travões (este podre foi originado por uma fuga de óleo dos travões). O corta fogo tem que ser aberto, apesar de não de ver nada de anormal.
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Painel Lateral Esquerdo, junto à roda traseira. O lado direito encontra-se em igual estado.
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Interior da mala, lado esquerdo, uma das zonas que irá dar mais trabalho, isto deve-se ao facto de um pequeno acidente que o carro teve.
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Lado exterior:
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Zona do tampão de combustível, existem mais dois podres idênticos junto aos cantos inferiores do vidro da frente.
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Embaladeira esquerda, não tão má como a direita.
[attach=5]

Não tenho fotos aos fundos, no entanto encontra-se uma zona podre na zona dos pés do passageiro. A porta do passageiro terá de levar um painel de porta novo.

Estas são as zonas mais criticas da carroçaria do carro, fora isto poderá existir mais um ou outro remendo que seja necessário mas nada de tão alarmante como estes. Acham que é trabalho para 7000€?


Camry 2200, já tinha visto o seu tópico, pena algumas fotos já estão offline. Fiquei admirado com a qualidade e o rigor do trabalho! Quando se faz algo com aquela qualidade não importa se está demorado ou não. O meu objectivo seria algo deste género.

Obrigado pelas vossas respostas.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Umtali em 10 de Outubro de 2016, 21:38
CitaçãoAcham que é trabalho para 7000€?


Acho que já te demos a resposta ...


Citaçãoacredito que pode ser feito por metade do valor

Citaçãoo orçamento já com o trabalho de chapa ainda não ultrapassou metade do orçamento que te deram.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Kaizen em 10 de Outubro de 2016, 23:34
Na região de Viseu arranjas quem te faça a chapa toda por menos de 2000, tens de ir à procura. Em Mangualde tens bons exemplos de bons restauros.

Posto isto, como o carro é para ficar podias decapá-lo à mão de forma a que todas as zonas que precisem de remendo sejam tratadas e não "esquecidas". Poupas dinheiro e trabalho.

As fotos não são elucidativas, mas as únicas zonas de trabalho chato são o corta fogo e os pilares A. Tudo o resto é trabalho diário para qualquer bom chapeiro. As embaladeiras, por exemplo, podes ser tu a mandar fazer em Viseu. Se alguma porta ou painel estiverem maus, tiras do dador sem documentos.

Espero que tenhas ficado elucidado acerca desse orçamento e do caminho inverso que te falámos no início do tópico.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Santos Silva em 10 de Outubro de 2016, 23:43
Eu estou com o Umtali:

Encontras na sucata um KE20 em melhor estado de chapa que esse.
Esse restauro vai ser bem demorado e vai ser caro sim mas nunca para valores da ordem dos 7000€ como te pediram.

Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 11 de Outubro de 2016, 20:20
Conseguiram mesmo dar-me uma nova esperança, já andava a desanimar com o raio do carro.

2000€ foi o orçamento inicial que estabeleci para o trabalho de chapa. Não me sabem indicar ninguém na zona de Viseu, que seja de confiança, que possa fazer este trabalho?
Não aconselham o jacto de areia? Decapar à mão é um processo melhor?

Fiquei muito mais elucidado, obrigado.

Além de procurar um chapeiro, vejo que tenho de procurar tb um KE20 dador.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Umtali em 11 de Outubro de 2016, 21:23
CitaçãoNão me sabem indicar ninguém na zona de Viseu, que seja de confiança, que possa fazer este trabalho?

O Earthp é da zona e poderá ajudar ...  :thumbsup


Citaçãoão aconselham o jacto de areia? Decapar à mão é um processo melhor?

Nos meus restauros uso ambos os métodos - primeiro o jacto de areia no fundo, cofre do motor e nas "grossuras" e decapar à mão os paineis para não ficarem ondulados  :thumbsup
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 11 de Outubro de 2016, 21:49
Enviei uma MP ao Earthp.  :)
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Earthp em 14 de Outubro de 2016, 13:55
E o Earthp já te respondeu :lol

Realmente os valores falados são totalmente irreais, nem o orçamento para o meu Bellett chegava a esses valores. O KE20 está mau de chapa? Sim, está mau...mas tal como o Kaizen diz, nada que um bom chapeiro não faça, até porque os podres são nos locais crónicos e bastante fáceis de resolver, sendo que o que poderá dar um pouco mais de trabalho é a mala.

Força aí no restauro...sendo um carro com valor sentimental tudo sabe melhor :thumbsup
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 14 de Outubro de 2016, 18:12
Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Pois a mala é um dos meus medos também, até porque engloba os painéis exteriores também.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 23 de Outubro de 2016, 20:15
Ora bem, mais uma vez tenho novidades. Ainda não muito animadoras.

O carro foi visto por outra pessoa que me fez um orçamento de chapa e pintura por 6000€. O senhor garantiu-me que por este valor se encarrega de me deixar o carro pronto a montar, já incluindo custos de reboque e de jacto de areia. Acham que já começa a ser um valor razoável?

Caso eu quisesse só o trabalho da chapa ficaria em 3000€.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Santos Silva em 23 de Outubro de 2016, 20:23
Se o trabalho for bem feito, começa a ser um valor aceitável pelo trabalho que há para fazer na carroçaria.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 24 de Outubro de 2016, 20:09
Sim, os 3000€ eu até acho que já é um valor justo. Mas 3000€ por uma pintura acho que ainda está um bocado carito.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Umtali em 24 de Outubro de 2016, 20:34
CitaçãoMas 3000€ por uma pintura acho que ainda está um bocado carito.


Um valor aceitável para esse carro são 2000€ (para baixo ...)  :thumbsup

Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: rpm em 24 de Outubro de 2016, 20:46
Pode ser muito caro ou muito barato, tudo depende da qualidade do serviço.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Santos Silva em 24 de Outubro de 2016, 23:37
Umtali:

6000€ para deixar "aquele" KE20 pronto a começar a montar... jacto de areia, corta e cose (muito!!!) preparação de pintura e pintura total... não sei se é demasiado...
Já viste bem a quantidade de chapa que tem aqueles buracos?  :lol
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 25 de Outubro de 2016, 20:35
Eu vi alguns trabalhos realizados por esta casa e pareceram-me bons trabalhos. Estão neste momento a restaurar um BJ40 que 50% deve ter sido transformada em ferrugem. Eles receberam este jipe supostamente pronto a pintar, já tinha sido pseudo restaurado por alguém. Até arames enrolados tinha a segurar o betume.

No caso do meu KE20, se o trabalho for bem feito até será um preço justo. Apesar de saber que tem muito trabalho tentei pedir um desconto, o senhor respondeu-me que para baixar teria que "roubar" em algum lado, comprometeu-se foi a incluir também a pintura do charriot, do diferencial e a oferecer a mão de obra quando fosse para montar o motor. Penso que já não perco tudo.

Outra questão que me surgiu foi ele ter-me falado numa massa de alumínio que usa para nivelar a superfície antes de aplicar primário, como não tenho ouvido falar disto fiquei na dúvida se será a forma certa de fazer a coisa. Alguém sabe que massa é esta e se é o melhor material para aplicar?
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Umtali em 25 de Outubro de 2016, 20:44
Citaçãocomprometeu-se foi a incluir também a pintura do charriot, do diferencial e a oferecer a mão de obra quando fosse para montar o motor. Penso que já não perco tudo.

Sendo assim nada a dizer ... está em conta e ficas apenas com os detalhes para terminar  :thumbsup


CitaçãoOutra questão que me surgiu foi ele ter-me falado numa massa de alumínio que usa para nivelar a superfície antes de aplicar primário, como não tenho ouvido falar disto fiquei na dúvida se será a forma certa de fazer a coisa. Alguém sabe que massa é esta e se é o melhor material para aplicar?

É perfeitamente normal hoje em dia e uma forma de evitar camadas muito grossas de "broa" ...  :assobio
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 25 de Outubro de 2016, 21:06
Citação
É perfeitamente normal hoje em dia e uma forma de evitar camadas muito grossas de "broa" ...  :assobio

Na minha ideia pensava que apenas um aparelho de enchimento era suficiente, tenho muita coisa a aprende ainda...  :assobio
Mas essa dita massa é uma melhor opção ao betume normal?

Acabei de ver o seu tópico do Datsun 1600 SSS, para além de estar a decorrer a um bom ritmo, o resultado está a ficar muito bom :D. Parabéns!
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: mizé em 25 de Outubro de 2016, 21:24
Todos os trabalhos do Umtali ficam muito bons.
Ele sabe o que diz e o que faz.
E tem dado conselhos gratuitamente. É aproveitar.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 26 de Outubro de 2016, 17:57
Daquilo que vi só tenho de concordar!  :)
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 29 de Outubro de 2016, 19:49
Boa noite.

Vou começar a comprar algumas peças em falta para a chaparia e surgiu-me um dúvida. Os guarda lamas do KE20 são iguais para todas as versões? O meu é a versão deluxe e tem um friso cromado, à excepção das furações obviamente, é tudo igual?
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Santos Silva em 29 de Outubro de 2016, 22:10
É tudo igual.
Só muda da primeira geração para a 2ª.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 30 de Outubro de 2016, 17:48
Obrigado.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 21 de Fevereiro de 2017, 19:52
Boa noite.

Venho aqui tentar esclarecer uma dúvida. Estou a negociar um motor 3K para o meu KE20, no entanto o motor saiu de um KE30. Alguém me sabe dizer se há alguma diferença entre motores, assim como alguma interferência na ligação à caixa de 4vel., ou é plug&play?
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 24 de Fevereiro de 2017, 19:40
Ninguém pode dar uma ajudinha por favor?
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Vtwin em 24 de Fevereiro de 2017, 20:07
Boas Ceed, eu goatava de te ajudar mas nao tenho conhecimentos para tal, desta vez :tijolos
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: Santos Silva em 24 de Fevereiro de 2017, 21:23
Sendo 3K é igual ou intermutável. Pode ter um ou outro pormenor mais atual mas é tudo igual.
Título: Re: Restauro KE20 Deluxe (1973)
Mensagem de: ceed em 25 de Fevereiro de 2017, 21:03
Muito obrigado pela ajuda. Vamos ver como se desenvolve o negócio.