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Mensagens - powerPT

#1
Obrigado a todos  :green:
Agora...venha uns tremoços e umas loiras  :assobio
#2
Área Técnica / Re: Lavagem do carro
31 de Janeiro de 2009, 02:40
Existem vários tipos de detalhe. Cada pessoa saberá o que deseja efectuar, neste caso apenas referi a lavagem pois segui o título do tópico.

Podemos enumerar assim como base alguns tipos de detalhe como: detalhe exterior, detalhe interior, detalhe motor.
Em cada um deles pode-se fazer x passos, tudo depende do objectivo pretendido.

Falando no detalhe exterior, eu costumo ter por base isto:
- Lavagem profunda das jantes e respectiva selagem
- pré-lavagem geral
- lavagem geral
- descontaminação da pintura e vidros
- correcção da pintura (o vulgar polimento) envolvendo quantas fases forem necessárias
- Polimento de cromados
- Limpeza e condicionamento de plásticos e borrachas
- Selagem de vidros
- Aplicação de selante e/ou cera (apenas lido com ceras de carnauba)

Em cada um destes passos também as coisas variam de carro para carro!

Muito haveria a falar sobre o detalhe...mas mais que palavras as fotos dizem muita coisa, não todo porque podemos omitir certos defeitos mas lá está, posso fazer demonstrações e logo vêm  :green:

Um dos passos, o de correcção da pintura é algo muito complexo e a segurança é muito importante!

Mas eu cito mais uma coisa:

CitaçãoTodas as etapas seguem certas metodologias e os produtos utilizados são da mais elevada qualidade, comprovada e testada a nível mundial, daí que as marcas utilizadas sejam referência a nível profissional e de elite.

Explicando a segurança numa das etapas mais importantes de um detalhe, a correcção de pintura vulgarmente chamada de polimento.
A primeira coisa a fazer é retirar os contaminantes, por meio de uma "plasticina" lubrificada que arranca os mesmos e torna a pintura suave ao tacto. Vejam a imagem que ilustra a descontaminação em pormenor em versão ampliada:




A descontaminação é uma fase muito importante, assim posteriormente não estamos a corrigir sobre lixo, estamos sim sobre uma superficie limpa, suave e pronta a ficar impecável.

Segue-se então a fase de isolar todos os pontos críticos, borrachas, plásticos, basicamente todo e qualquer local sujeito à passagem de esponjas, aquando do polimento.

Feito isto, todo o automóvel é medido em termos de espessura de pintura. Para tal é utilizado uma ferramenta denominada de Paint Thickness Gauge (PTG), partes ferrosas e não ferrosas como o caso do alumínio.
Poderão ver algumas medições nestas imagens:





(mostro apenas as miniaturas)

Nunca removo mais de 10 microns e apenas em casos extremissimos, habitualmente situo o corte entre 3 a 5 microns. Como podem ver na imagem da contaminação, podemos generalizar um pouco a espessura das camadas e dizer que a camada de verniz, segundo os estudos já efectuados, possui entre 80 e 90 microns, agora façam as contas a quantos cortes agressivos poderemos fazer...

Agora sim, estamos aptos a corrigir a pintura da melhor maneira, sendo ou não repintura. Efectuamos sempre uma correcção essencial, nunca exagerada a não ser que seja expressamente pedida pelo proprietário mas até hoje nunca tal aconteceu. Portanto, vou até ao necessário, apenas e só.
Na fase de polimento poderão ser usadas várias fases, cada caso é um caso, cada corte será feito tendo em conta o estado, a idade e as pretensões e estamos constantemente a efectuar medições com o PTG. Apenas refiro o corte pois é a fase que remove mais verniz, a fase de polimento e acabamento serão só para suavizar a superficie e conferir um acabamento à minha maneira.

Como vêm, os métodos são bem diferentes do habitual, das oficinas ditas banais onde são removidas grandes quantidades de verniz e um sinal super simples e empírico que podem constatar da veracidade disto é: vejam os hologramas ("manchas", "clarões") na pintura quando bate o sol. Isto deve-se a quê? A um corte excessivo e mal feito, novamente microscopicamente temos um verniz desnivelado e consequentemente provoca uma reflexão refracionada, se é que posso assim chamar.



E muito muito mais...  ;)

Podem ver fotos nos vários fóruns dedicados.
#3
Temos de combinar um cafézito, adorava mesmo ver o "animal"  :green:

Não é só pelo motor que comprava o carro, é todo o conjunto!
Para mim, para muitos, o melhor FWD construído até hoje!

Desde que li sobre a distribuição de peso no projecto fiquei KO, um dos pormenores é a fina película de vidro frontal, em que eles mudaram algumas vezes para melhorar a performance. Já nem falo no motor, com os cilindros polidos à mão, etc.
#4
Ai é? Está feito ao bife que já não sai da minha garagem  :lol


Agora a sério, é uma paixão que nem sei explicar, então quando passa algum por mim e aqui na minha zona existem 3, eu páro completamente!
Fora os vídeos, DIYs, toda a história do modelo, manuais, etc etc. que tenho no meu computador e com uma cópia de segurança num DVD e guardado na gaveta.
#5
Área Técnica / Re: Lavagem do carro
29 de Janeiro de 2009, 20:08
Vão-me crucificar mas paciência...vou explicar um pouco do conceito detalhe automóvel, mais propriamente em termos de lavagens.

Fiz um artigo para um website meu e exponho aqui parte:

Lavagem e Secagem
Este processo é o mais importante para se manter a viatura com bom aspecto. É mesmo o inicio de um bom detalhe e de manutenções bem feitas.
Deve-se comprar dois baldes, pequenos, algo de 5 litros chega perfeitamente.
Num dos baldes colocar uma tampa e meia ou duas de Einszett Exclusiv Glanz e colocar água até perfazer os 5 litros mais ou menos. No outro balde colocar apenas água limpa.

Sobre o processo, simples, primeiro de tudo lavar as cavas das rodas. Podemos levantar um pouco o carro caso o espaço entre o pneu e a cava seja curto e com uma escova do género da Viking Wheel & Fender Brush ou até uma de lavar costas (de banho). Basicamente molhar e esperar 1 minuto, depois borrifar com Einzett Car Star e esfregar com a escova anteriormente referida (ou similar). Depois passar novamente por água. Poderá desejar o aspecto natural e para isso utilize a diluição de Meguiar´s HyperDressing com diluição 1:4.

Após isto lavar as jantes. Basta colocar num balde champô e água (veja o nome do champô no parágrafo anterior) e depois com a escova Ez Detail Brush molhar na água e na jante. Algo normal. Por fim com uma luva de microfibras (podemos comprar em qualquer superfície comercial) lavar o exterior da jante (mesma coisa de passar pela água com champô). Caso seja necessário, com um pincel lavar as cavidades dos pernos.
Depois passar água na jantes e por todo o carro, deve-se evitar lavar ao sol. A superfície convém estar sempre molhada. Com uma luva de pêlo de ovelha natural (pode ser a profissional e assim não molha as mãos), enxagua no balde com o champô e passa numa secção de 70cm x 70cm (mais ou menos, se o automóvel estiver muito sujo a secção diminui) e depois passar pela água limpa. Novamente meter a luva no champô e passar na secção, depois água limpa. Fazer isto intercaladamente e porquê? Porque assim evita-se que a luva fique com impurezas e sobretudo que a água com champô se mantenha sempre limpa. A água do outro balde, caso esteja muito suja pode ser mudada por nova.

Também atenção para não deixar secar a espuma, ou seja, ir molhando os painéis. Por fim secar com uma toalha microfibras waffle weave, basta estender a toalha e puxar pelas pontas. Tanto na lavagem como aqui na secagem não pressionar, sempre suavemente.

No final os pneus dão aquele toque e portanto, lavar (após lavagem das cavas) com uma escova, poderá ser uma dura daquelas de banho (à venda nos hipers), com champô normal, como se lavasse a pintura. Após isto, para ainda melhorar a limpeza borrifar APC e esfregar com a escova. Secar com um pano microfibras e aplicar condicionadores (no final da lavagem da pintura) como Duragloss Wet Look Tire Shine (para aspecto mate) ou o Mothers FX Tire Shine (para um look mais brilhante), com uma esponja ou aplicador próprio para pneus. Se vir que sujou a jante, um pano microfibras e retire de imediato o indesejável da jante.

Como capricho, poderá utilizar um booster para abrilhantar a pintura, depois do automóvel seco, isto é, vai avivar o look da sua viatura. Isto pode ser feito com o Z-8 Grand Finale Spray Seal. É liquido, borrifa-se numa secção de 50cm x 50cm e remove-se em seguida com auxilio de um pano microfibras. Sempre assim por todo o carro. Utilizar vários panos para que não fiquem vestigios de excessos na pintura.


(1) Einszett Car Star - deve ser diluido numa proporção de 1:1 e colocar num borrifador.
(2) Meguiar´s HyperDressing - poderá ser diluido com água destilada em 1:4, 1:3, 1:2. Quanto mais água for diluída, menos efeito brilhante confere. Portanto, 1:4 dará um aspecto limpo mas mate.
(3) APC - é um produto que se obtém pela diluição do Einzett Blitz com água destilada, proporção de 1 de blitz e 20 de água. Cuidado com diluição mais agressiva, esta é suave e dará para tudo.


Nota: os panos de microfibras para a pintura não se vendem nos hipers nem nada que se pareça, existem lojas dedicadas a produtos de detalhe.


Uma coisa que para qualquer pessoa que pretende aspecto de novo durante anos e anos, é excluir completamente o petróleo das escolhas! Isto danifica as borrachas, plásticos e até o próprio verniz da pintura. Dizem que não mas depois aparecem carros com borrachas meias estaladas, plásticos ressequidos e esbranquiçados, pintura sem brilho. Sobre a pintura depois de lavar com petroleo, sim sim fica linda e porquê? Devido à gordura do mesmo, mas efectuem uma lavagem digna que veremos os resultados, quando essa gordura desaparecer.

Posso acrescentar que tenho pessoas conhecidas, amigos e colegas, aos quais fiz detalhe e após 3 anos os carros com mais de uma dezena de anos parecem novos! Estes só têm cuidado com as lavagens pois nunca mais lhes toquei  :)
#6
Olá pessoal!

Muitos de vocês conheceram o meu nickname, outros até já me conhecem pessoalmente.
Sou um dos administradores do toyotistas, já conheço os AJA há bastante tempo, contudo nunca me tinha registado pois antes o fórum estava aberto a público e também as minhas viaturas não são (por enquanto) clássicas japonesas.

Confesso que sou um nippo maníaco e posso explicar isto numa só frase: estão 50 Ferraris num pavilhão e no meio um singelo Honda Integra Type R, pois bem, eu apenas olho para o Honda!
É um sonho que está cada vez mais próximo de realizar. Para além disto possuo um Toyota Corolla D-4D de Outubro de 2005 e um Toyota Corolla XLi liftback de Janeiro de 1995. Ambos com a qualidade mais que comprovada, o mais recente conta com 90000km, faço 100km diários (no mínimo) e só me chateio de ter de parar nas bombas de combustível porque de resto, é ligar e andar!  :D

Ah, no registo pediram-me a razão do registo, bom, ainda não vou revelar pormenores a público mas tenciono adquirir a breve prazo uma viatura que está quase como clássica.  :shhh:


Cumprimentos a todos!