Muito bonitas. Muitos Parabéns pela evolução do carro.
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#3
Garagem / Re: Toyota Corolla AE92 GT-I 16 Liftback
11 de Agosto de 2016, 14:41
Força. Devagar lá chegaremos.
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#4
Eventos de outros clubes / Gruta do Ali-bábá no Japão.
05 de Agosto de 2016, 15:00 #5
Eventos de outros clubes / Coisas de Japoneses - Japan Retro Car Festival
05 de Agosto de 2016, 11:03 #6
Eventos de outros clubes / Mitsubishi Group B.
05 de Agosto de 2016, 10:45
Curioso : Mitsubishi Group B.
https://youtu.be/QoAytzUZgfg
https://youtu.be/QoAytzUZgfg
#7
Eventos de outros clubes / Re: Reunion Club Nacional Nissan Bluebird España 13-14-15 de Mayo
05 de Agosto de 2016, 10:36
Guapíssimos
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#8
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
05 de Agosto de 2016, 09:52
Boas a todos.
Reparação do ALB, ( vulgo ABS ).
É muito comum nestes automóveis o ALB deixar de funcionar, devido á idade. Este sistema só funciona quando existe um potencial bloqueio de rodas numa travagem mais brusca. O que pode passar anos sem tal acontecer. A mudança de óleo de travões deste circuito é descorada e deteriora-se com o passar dos anos, criando resíduos. Grande parte dos proprietários destes veículos, retiram o sistema de ALB ou a luz do tablier, pois o carro continua a travar, mas sem sistema anti - bloqueio.
Como grande apaixonado pela mecânica, não queria abdicar deste sistema, sendo um dos primeiros a aparecer e diferente dos actuais, pois o circuito de óleo de travões do ALB é completamente independente do circuito de óleo de travagem.
Depois do grande trabalho pela Europa a arranjar as borrachas para a reparação do meu ALB ( abs ).Foi tempo de sujar as mãos.
O sistema é composto por:
Motor e Bomba – responsável por introduzir óleo de travões em um acumulador que por sua vez está pressurizado com nitrogénio, de forma que o circuito de óleo de travões
do ALB atinja uma elevada pressão.
Acumulador – Depósito em forma de esfera, dividido por uma membrana de borracha. De um lado óleo de travões, de outro lado nitrogénio.
Modulador – Composto por 3 selenóides ( electro - válvulas ) que abrem ou fecham, accionando 4 pistões que fazem com que o óleo do ALB a alta pressão, feche o circuito de
óleo normal de travagem, momentaneamente e repetidamente ( milissegundos ). Aliviando as bombites de travão e empurrando o pedal para cima, não deixando
assim bloquear as rodas.
Sensores de roda – Envio de sinal eléctrico à centralina dedicada somente ao ALB.
Centralina – gere electrónicamente o sistema do ALB.
A centralina do ALB tem um led que pisca consoante o tipo de erro existente no circuito.
Esse led deu a indicação de falta de pressão no circuito.
Já é um começo, mas algo vago. Poderá ser de a Bomba estar gripada e não conseguir puxar óleo para o circuito, poderá o Acumulador ter perdido o nitrogénio e o circuito não ganhar alta pressão, poderá ser a membrana do Acumulador estar furada ou deteriorada e o nitrogénio foi-se. Poderá os selenóides do Modulador estarem queimados e não abrirem ou poderá os selenóides estarem encravados na posição aberta e o óleo do circuito voltar pelo retorno ao vaso de expansão, estando o circuito aberto e não ganhando pressão.
Para dificultar mais a tarefa, existe um sangrador quadrado, que só se consegue utilizar com uma chave especial da Honda que contém um reservatório para o óleo que sai em alta pressão, ( cerca de 3000 psi ).
Levei o automóvel a uma oficina em que o dono tinha trabalhado na Honda e tinha essa chave. Na tentativa de sangrar o circuito, o único que conseguiu foi tirar óleo do circuito, mas ele não ganhava pressão. Será escusado dizer que a sua 1º reacção e ultima foi desistir.
Do que li na Internet, o mais comum era os selenóides do Modulador ficarem encravados na posição aberta devido às impurezas e detritos do óleo de travões com muitos anos.
1º passo, retirar o Modulador, abrir, limpar, testar o funcionamento dos selenóides e substituir todas as suas borrachas.
No Modulador, todos os selenóides funcionavam, as borrachas tinham bom aspecto, mas estava altamente contaminado de óleo ressequido e de resíduos.
![](https://lh3.googleusercontent.com/BnTtQrj1xlN9j0hJ-iJ3bP3gcX6vg-FNsoWwIIcqScTkRs1uJRtENClc-YfQik28O6KLaKZm5ulLI8LVNQC6_ACxaYkbPUHnFEqxybDRJ3qU7eUpY0cDhciUSUSAKTDi7g2cyZEe1QpOGgMw9TaAOwvXObdGBYkL9QlQMha09xpnTf1UbMeuVqdKym-KlNJjK5kaMwqFko7YBC8OSKiiA5R1JRPnPw-ReLxJCSgbshQWMp3-qCDqd0oAt9zjkPJUij10CVAKM0bs-RcsyerRzUBnlZgUNSG9vGRLWfsbvSh8iJKjy0omD3UVXDNAi6tduCGx67EI5OG2RMLvzcuJV4EXkRSNr-8ApwP5Xg0SVo5siPDFMaTk0pIFx208CJr5YXg09fZPtrKV-zLLf7o-t7wZZqZ5fhmxAbjcuXdROqgAoa4bnPXFVIdPeN9u-AcXBiuT78ZIbCa_CZ4W1PXhmQ3xiRzZ4otrbGULTYXQ1tSKwspki6bkiu7YPagHQBnjhM8AYUhWnCkCNfSK7uBk_OZvY2cjDLs60uLWlenJMdm_WOHybz5waAit7yV_euHmJ0e0s7TTTfY9NWX9OPNcOF0bWPWYbms=w480-h270-no)
- Vista geral do Modulador, selenóides muito ferrugentos por fora e Modulador cheio de residuos e óleo ressequido que entopem todo o circuito.
- Limpeza total, sempre com óleo de travões e esfregão verde da loiça. À direita, Modulador desmontado, vendo-se os pistões a azul, já com borrachas novas.
![](https://lh3.googleusercontent.com/UEjR88RmI0JprthNlrcl9xx6IvLCDB_JpY6ky3eKYfOYx82VLmm1wghf8Z5rJuqyWZAWsjSE9jvuMQT-wwmIcnUNguuArDso2bG-VpAcSdw3ZAo0qg2SBKKNY1vsxKvWwg0RSr8X8yrRLwoBaa2xspnbnFSSSkDwtUUDTJNv36bBDptZNzpVSqMaHn0zxpDqZ9FUoCIkeNPNdIV0_ZDMEQydQY7sGAIMEN0V_LuJXL7CauiHGPZR-jEF__2wzWMda6lQDAEyuWMspgOaYa-mJPeWcgHQjoKB12DoEb7kmez63jvnbP-3PJgTAoNDwKFco846GxLJ_YdWXdW9nw8V36-FR3ASo3stEV__5eDJzNZjOozdWopOX4FJr1ApPC78Djxbv_rb3n3fKCnfe784RKlNAvU3okd4VnR5V_gqH266AS2GkLGI9sm1C0uy9SbvhBiQpVAONfXTnVDu2Afz9hbCOhzNhsVAOumbgUzkT8t7NlORvwaZIFLSKZRFfPIZiLo3esiI6UyMi96-wS-T5wdfijeGrdqWS0DeTe3nu9DUt9t8tJiBv9zaPG0hBKXlE1zWRvI_7JNkYVaqkVvOXrm5xOkqRQY=w480-h270-no)
- Vista do Modulador com o trabalho já terminado.
2º passo, retirar a Bomba, limpá-la e verificar o seu funcionamento.
Na bomba. Esta tem um motor eléctrico que faz girar um eixo excêntrico dentro de uma cúpula de óleo, este veio faz actuar um mini pistão que injecta o óleo de travões no Acumulador criando assim a alta pressão.
![](https://lh3.googleusercontent.com/YTBFTopL9EcQ4M4UeSICiYrlosdvwme2AbGMa33ompRd4k3Dz45s65gl0ZYZGkPqVkzy9TcX-dLrrNMZ9xXKsnzjkwASLltzO7o1_sq8UHXdJpsfwc1JhAeAWy08CKw9oL_QIM-cVJU1bjeZ7ZAKH4dav9c5wTxw1LAOviNhjP0xP2RxjEZ2l6nPwjdAGupkPwUtIv2reOayqG9upvxR8LOxT9DIEl0KAoybk7kidbZh_umQ8KiDRNE4-5xTBjRyZurZXu7ZZL1LK5yacp3nZ6-_zH5O124JgJLVA57yTjPKsqNAjrUV0W4dLyGORPvpC1cTLxRO22EUh9dTyJdu-oH-eMJ1dROmxRRDZE0SXa62O5GBROV5VnAKK_eBrlx6wYgTKWKWGg3KLNRQAd6TfF0FJ0J94Ddid8uknl2d8lv2S_ougNtth8TwWLzUXnWGzBaWK1bL9jLqYZDsiXAjJ2vQArPNXwoX1uCKlccqij45gF0tYvBjnbB1XsEIN4qDu6Lso31cnqg-A031x3GoIodaq4nWf6shdn9nkVJ9B_x3c2gFZzel1i4OCaW4AbJx6wK5IIf6DjiNaRmJrwFZ-uhjBLS-m2U=w427-h320-no)
- Imagem geral da Bomba, onde se vê o sangrador quadrado, Bomba aberta, esquerda - veio excêntrico, direita - um pequeno pistão que deveria estar mais para fora de forma a ser comprimido pelo veio excêntrico.
A desmontar a Bomba, fiquei com a mola do mini pistão partida em 3 na mão. O aço da mola estava completamente podre, devido ao contacto de 25 anos com óleo de travões.
Tirei as medidas da mola ( diâmetro, comprimento que deveria ter comprimida e na sua posição de repouso ). Fui a uma fábrica de molas, comprei uma semelhante e cortei-a de forma a que a medida em repouso e comprimida desse certo com os meus cálculos.
![](https://lh3.googleusercontent.com/zguGNv2M_Rk3ZZlTQbYOz1cGJCrkb5j6WjXSp-rjnpj7ijHj2P-H3w3QWlfKFZGqKc40CYV3DtUjV98oYfZzcSsgt_y8wzwXZTOTDowIzyhw0Qooqw2AoEMQNfsjiYJp4g2X7uwY1d_tCBnOYpwM1WtvaiNiU28RUYGeBvsXgBfYgT2f3ORUiowE-smb3YxHdjYK1Svyy9AypGe5l3H3ySBrs6bkMeEgR64gov7aqz98CpqW6KM_yVUyt4awhZMXyNox1ujnOAzdBMnOZrHqrJ6u_6inLh1UBdaRLAz3N5pP3kn9v0C9wY6Zwu6dGkj2w732crM0K7QGfqZgsD7MTtElgWVr9Igfe5unk5qSupurNRfYwYw9yeQoUxGEHNiVzpOmbp25-Mknb2gd8Yfw9m3OFK472JX73K7lU5nhDnbgPOFeCZmEfcMu6xGlkhrX-z7O-vqv-T9ZoNXuLg_Andwt4HcIUP3LR-ucNEphG0DEd0Jbg5qsjRFdE51qVwngU2kaJjMy0Ay_QyeuSy3w07D0Oe0mUMmyLI8BL9R8M-OFhpLAVAUghjBhDQu4jzC3GizxoO0tAQr2I46miRofhkhc9jrd_qE=w480-h270-no)
- Nova mola do pistão em Inox, ( talvez dure mais tempo ), Vista geral da Bomba depois de reparada.
Tudo montado e limpo. Faltava agora a tal chave especial, para sangrar os sistema quanto tudo fosse montado no automóvel.
Um mecânico amigo deu-me uma ideia. Medir o sangrador quadrado, comprar tubo e depois com o maçarico, moldá-lo a 8 mm ( dimensão do sangrador ).
Por sorte, encontrei tubo quadrado em que o seu interior tinha 9,2 mm e encontrei varão quadrado de 8 mm, que serviria de molde para achatar o tubo para os 8mm que necessitava.
Levei ao mecânico e a chave foi feita. ( Esta chave é utilizada para todos os Hondas que têm este sistema de ALB ).
![](https://lh3.googleusercontent.com/f8lt5XmE_o2FaQK3MAWVJaWqzBvOmly0TrL-G-tZ2_7UtDxCa6U7Z1cmMUvtzVF7BUqxpYmNIRs-ANd79E3nuHIK4domHvBMVRQnqx0tE56qayYy-flEy_hfq20lxTW8PCZWDOTOdjetV1MYF2r_QWiH_-hHZZg2uz0MgXDHLtdtnGYt1hsZQBKjuLw7wOJgR_mW_Nhe_FeJ7FB1l1Ufr_8YCcpZebZSJ9HYcVyIt92Cj7mN8qSD0GYviYBz5b7ZhlX3ELy3LqnA28CSpfBu_7SN0VevdJVhzUlKYiDC6-f3UoSkT49W88zCyTTPP7lIxtOuryDGidPTAeqFE499IJLJwckkP6PYkFtC7DZRjoOKStZbCnAJBQTjvpE4nhp4Lxd2K7T2r-eVrJZlfaYjTcqbHgLIYmAScOKIyIW_mZi8DYNmvjQFHO2tsTrAp2IS9mfCLXhX8yV-qKDEDw2edMol0FeYJlP-DGf1OSr0CtpkFsw2jzgKjFzChm6XMu07zKNCfohHzd_iVSgC8xPST2QqNGfakA7tR5-Q1CoAGqr-i7qE_cCbHc3NSNCqZph3ulbiebAtffcMrl7KHWHwhSZn_8EOUlo=w270-h480-no)
- Realização da chave. Leva uma mangueira transparente de "mija-mija" dentro tubo que de um lado se liga ao purgador, do outro a um recipiente. Comprida para fácil acesso à Bomba depois de montada no automóvel.
Após uma noite de Rezas, dia D para que tudo funcione. Montar tudo no automóvel e testar.
Após tudo montado, Ligar a bomba, faz barulho e não se desmontou, abrir o sangrador, começa a sair óleo e a ganhar pressão. O pistão da bomba está a funcionar, a nova mola está OK.
Para a estrada testar. Curva com areia e toca a travar.
RESULTOU....RESULTOU....
Estou muito satisfeito, foi uma grande aventura desde a busca de um mecânico que tivesse a chave, encontrar as borrachas, procurar e procurar e voltar a procurar na Net como tudo funcionava e como se poderia ou não arranjar e finalmente fazer. Pois não sou mecânico, muito menos sabia com funcionava um ALB.
Obrigado pela vossa paciência na extensa leitura. Se necessitarem de tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento e/ou reparação de um destes sistemas no vosso Honda clássico, estou à vossa inteira disposição do pouco que sei, sempre para ajudar.
Com Amor, Persistência, Dedicação e uma pitada de Sorte os nossos Clássicos ficarão como no dia que vieram ao Mundo.
Fiquem todos bem.
Frederico Nina.
Reparação do ALB, ( vulgo ABS ).
É muito comum nestes automóveis o ALB deixar de funcionar, devido á idade. Este sistema só funciona quando existe um potencial bloqueio de rodas numa travagem mais brusca. O que pode passar anos sem tal acontecer. A mudança de óleo de travões deste circuito é descorada e deteriora-se com o passar dos anos, criando resíduos. Grande parte dos proprietários destes veículos, retiram o sistema de ALB ou a luz do tablier, pois o carro continua a travar, mas sem sistema anti - bloqueio.
Como grande apaixonado pela mecânica, não queria abdicar deste sistema, sendo um dos primeiros a aparecer e diferente dos actuais, pois o circuito de óleo de travões do ALB é completamente independente do circuito de óleo de travagem.
Depois do grande trabalho pela Europa a arranjar as borrachas para a reparação do meu ALB ( abs ).Foi tempo de sujar as mãos.
O sistema é composto por:
Motor e Bomba – responsável por introduzir óleo de travões em um acumulador que por sua vez está pressurizado com nitrogénio, de forma que o circuito de óleo de travões
do ALB atinja uma elevada pressão.
Acumulador – Depósito em forma de esfera, dividido por uma membrana de borracha. De um lado óleo de travões, de outro lado nitrogénio.
Modulador – Composto por 3 selenóides ( electro - válvulas ) que abrem ou fecham, accionando 4 pistões que fazem com que o óleo do ALB a alta pressão, feche o circuito de
óleo normal de travagem, momentaneamente e repetidamente ( milissegundos ). Aliviando as bombites de travão e empurrando o pedal para cima, não deixando
assim bloquear as rodas.
Sensores de roda – Envio de sinal eléctrico à centralina dedicada somente ao ALB.
Centralina – gere electrónicamente o sistema do ALB.
A centralina do ALB tem um led que pisca consoante o tipo de erro existente no circuito.
Esse led deu a indicação de falta de pressão no circuito.
Já é um começo, mas algo vago. Poderá ser de a Bomba estar gripada e não conseguir puxar óleo para o circuito, poderá o Acumulador ter perdido o nitrogénio e o circuito não ganhar alta pressão, poderá ser a membrana do Acumulador estar furada ou deteriorada e o nitrogénio foi-se. Poderá os selenóides do Modulador estarem queimados e não abrirem ou poderá os selenóides estarem encravados na posição aberta e o óleo do circuito voltar pelo retorno ao vaso de expansão, estando o circuito aberto e não ganhando pressão.
Para dificultar mais a tarefa, existe um sangrador quadrado, que só se consegue utilizar com uma chave especial da Honda que contém um reservatório para o óleo que sai em alta pressão, ( cerca de 3000 psi ).
Levei o automóvel a uma oficina em que o dono tinha trabalhado na Honda e tinha essa chave. Na tentativa de sangrar o circuito, o único que conseguiu foi tirar óleo do circuito, mas ele não ganhava pressão. Será escusado dizer que a sua 1º reacção e ultima foi desistir.
Do que li na Internet, o mais comum era os selenóides do Modulador ficarem encravados na posição aberta devido às impurezas e detritos do óleo de travões com muitos anos.
1º passo, retirar o Modulador, abrir, limpar, testar o funcionamento dos selenóides e substituir todas as suas borrachas.
No Modulador, todos os selenóides funcionavam, as borrachas tinham bom aspecto, mas estava altamente contaminado de óleo ressequido e de resíduos.
- Vista geral do Modulador, selenóides muito ferrugentos por fora e Modulador cheio de residuos e óleo ressequido que entopem todo o circuito.
- Limpeza total, sempre com óleo de travões e esfregão verde da loiça. À direita, Modulador desmontado, vendo-se os pistões a azul, já com borrachas novas.
- Vista do Modulador com o trabalho já terminado.
2º passo, retirar a Bomba, limpá-la e verificar o seu funcionamento.
Na bomba. Esta tem um motor eléctrico que faz girar um eixo excêntrico dentro de uma cúpula de óleo, este veio faz actuar um mini pistão que injecta o óleo de travões no Acumulador criando assim a alta pressão.
- Imagem geral da Bomba, onde se vê o sangrador quadrado, Bomba aberta, esquerda - veio excêntrico, direita - um pequeno pistão que deveria estar mais para fora de forma a ser comprimido pelo veio excêntrico.
A desmontar a Bomba, fiquei com a mola do mini pistão partida em 3 na mão. O aço da mola estava completamente podre, devido ao contacto de 25 anos com óleo de travões.
Tirei as medidas da mola ( diâmetro, comprimento que deveria ter comprimida e na sua posição de repouso ). Fui a uma fábrica de molas, comprei uma semelhante e cortei-a de forma a que a medida em repouso e comprimida desse certo com os meus cálculos.
- Nova mola do pistão em Inox, ( talvez dure mais tempo ), Vista geral da Bomba depois de reparada.
Tudo montado e limpo. Faltava agora a tal chave especial, para sangrar os sistema quanto tudo fosse montado no automóvel.
Um mecânico amigo deu-me uma ideia. Medir o sangrador quadrado, comprar tubo e depois com o maçarico, moldá-lo a 8 mm ( dimensão do sangrador ).
Por sorte, encontrei tubo quadrado em que o seu interior tinha 9,2 mm e encontrei varão quadrado de 8 mm, que serviria de molde para achatar o tubo para os 8mm que necessitava.
Levei ao mecânico e a chave foi feita. ( Esta chave é utilizada para todos os Hondas que têm este sistema de ALB ).
- Realização da chave. Leva uma mangueira transparente de "mija-mija" dentro tubo que de um lado se liga ao purgador, do outro a um recipiente. Comprida para fácil acesso à Bomba depois de montada no automóvel.
Após uma noite de Rezas, dia D para que tudo funcione. Montar tudo no automóvel e testar.
Após tudo montado, Ligar a bomba, faz barulho e não se desmontou, abrir o sangrador, começa a sair óleo e a ganhar pressão. O pistão da bomba está a funcionar, a nova mola está OK.
Para a estrada testar. Curva com areia e toca a travar.
RESULTOU....RESULTOU....
Estou muito satisfeito, foi uma grande aventura desde a busca de um mecânico que tivesse a chave, encontrar as borrachas, procurar e procurar e voltar a procurar na Net como tudo funcionava e como se poderia ou não arranjar e finalmente fazer. Pois não sou mecânico, muito menos sabia com funcionava um ALB.
Obrigado pela vossa paciência na extensa leitura. Se necessitarem de tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento e/ou reparação de um destes sistemas no vosso Honda clássico, estou à vossa inteira disposição do pouco que sei, sempre para ajudar.
Com Amor, Persistência, Dedicação e uma pitada de Sorte os nossos Clássicos ficarão como no dia que vieram ao Mundo.
Fiquem todos bem.
Frederico Nina.
#9
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
05 de Julho de 2016, 17:00
Obrigado Kaizen.
Fico a aguardar algum "feedback".
Fico a aguardar algum "feedback".
#10
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
04 de Julho de 2016, 12:44
Bom dia a todos.
Correcção:
Não é 3º foto, mas sim 5º foto.
ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 5º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 é viável fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?
Agradecia "feedback" de alguém se possível.
Obrigado.
Frederico Nina
Correcção:
Não é 3º foto, mas sim 5º foto.
ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 5º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 é viável fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?
Agradecia "feedback" de alguém se possível.
Obrigado.
Frederico Nina
#11
Garagem / Re: UAC - Datsun Pickup (620)
30 de Junho de 2016, 14:49
Está a ficar 5 *****
Já agora uma coincidência. http://petrolicious.com/are-old-and-tasteful-japanese-trucks-the-perfect-entry-level-classics
Já agora uma coincidência. http://petrolicious.com/are-old-and-tasteful-japanese-trucks-the-perfect-entry-level-classics
#12
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
28 de Junho de 2016, 14:19
Boa Tarde a todos.
Por aqui os trabalhos vão devagar.
Trabalho finalizado de revisão e pintura de bombites de travão.
![](https://lh3.googleusercontent.com/Wk8tLXLMyUYwBGZCuS4rMuCpiRg5Jf6f-SUe07Nj87TVHw9BwA0eRfrK0b2Do7TwnWZgWlaLRA9p0bYlF9zYNhk6NYt_Qfsat7VEuqp9nTcS5XgGtQOO9fF86SK7kBFoEtIZJjur3UFvdy-d6Wx0DhfpAeCphHUHNu2oVdUTYyFq7vRV8k4g3-BFymafvj0ee2DE5W7W_q15ZPOuDmmQ90U_llp5VGYhJ38h3bnmEIy8csROib0alAaaKn1DV8jizg8pxugyC-TnEb_LcDi7ORQOGirYxgailEQ6ZqufwOWLzftVl3H2JBsLKfyEl4Bj_EvrdqJ6ZBDq6pHh_zIzO-SStFNzYs6A7srr9ZodPmcGHCYgyxqTZ0c077TgWM6Jke-8Usx6AWy4vYdfsKzq2aqqD5KhqQxTc4rOl856_z_gnhAWlr24sHAjHA1gXeBRDrIzSZj0jhmJ5UeKVLv15msYBMnyaJHWMtbI-RCidBfcvUfKgUl1QvnobTMXDFBUoxwUDwLSoMqlPY8r157E3X-LeyDzldABodjpHslD06ZsFlR-uXprgFOKtV0TzlViWRYgY_vGNK0q7Tt1wZ_TdBWtomDCU-o=w270-h480-no)
Aproveito e mostro-vos as Jantes 15' que comprei em 2º mão. Sei que são alemãs e não terão a aprovação de todos, mas o dinheiro não abunda.
![](https://lh3.googleusercontent.com/ySCnh0KdGT-9-C3xeVjdEYbnImyKQwxMJTcaohq82_-MbpRfUDBQjfuHZaL2qgaSlksiXkRE5VVpvSFPujoOcF5IoCvFL_Q0HGnLwcpn984jItKDAcYfo2mQKT8Ehg6Tk4xz-68Durviw3AoJMoo0ZgMHXKkTMRtg1Wow2ITlY1cW6904BV_FfKtKTfF5DsAqiPoh0C2xsiD34VCecBlD3GwelJ3aYmnYxMV3Sl4QUZYytmyozdC4K-IAqy2JQIEWd9nRWaE6rB1V1OpnT-7dFTWKEwOEUz4GDVceob2wvzdKJI4FrW9oehiLjvr-CRO2rCebcrE0J0eWuyAnv8x8lRM1fjKHzrCv0mHJNnVisRK00DEZO8ep-Ld1dj_3d-R50VnBlmK6eNKzl9CI12C7zk9D-ilwvnvRSe-b-xzH3sD8dmL5LjESS9hX4HcsdswobcnzQFHMf1dlC-eUndFi0yTrqax8ZF4uzSno08iu6l9a_WAYTMJY9ExJUQqJkkCxkAGtHXUdP6YqQ3kHFdtH5mWN0-_wKlXofG2e2DpZEjs3gC_dNFF4bQPrlTTfAa-UUafMPJOvBhJle5wp8y_EzADX7-Dm9I=w480-h270-no)
No entanto na procura das mesmas descobri estas Japonesas de 16' por 100 € e não resisti, tiveram que vir comigo. Foram este preço porque têm 2 grandes "handicaps", válvulas 6 mm ( já as arranjei ) e porcas do fabricante "Kosei" neste formato.
![](https://lh3.googleusercontent.com/Zf3XVocSu0kChdbbcgp3AIY_VXdbNWoZ9gr6ps1j1f7s1eur3P4c_G__7xHi4nQbSlLNtfce6DyhfQ_6Qlk1TjmU0LB8vJVeK8193xE1rpGGyWUZ3z51sLuJr34pTb8pBIgiu-t2mY-D0Noj7tR7_66EW4LcJyWN30pWEfXNiGrxeU3lc7ih5aPrzafdwT4AJhVs8cDKdBDEwEx3ZWvje31mS1QUyiv27ui6M_XDL6DvFyV3NsXrx6pKQArgfBauKnKlgMgAKm1zHNxhSLTWhIj7nrn4hEi4pmgQTJw3Fjht4qzE6Ozt1M8Ppqz4uEo3bRfUiI4yFWMBaO4zSO-xlthNsx5yPwexX08QGxfmwTBLuAHn29BoW5Z0EzlIHS_Rnyn3TpZcJ-WTlOxiQaVYtxe--cfOC12bXdg-1uO7_cQqWOuXeZ3uEytBQ-tFnfW0fkfIOeoLf2126edvsJ6V-bUBVyXG6tF-5Z805w2hxi0Ujnv3RG9oNvwBuL_lMfDf0eiKcr8qTXWKhHHCeAMmKr1KkV0pyDcfcbXGx86AORtslveZsVxhGun7k_aZs3zv9vcWtFIXz8--TxRVgxyhII9JE4XBzZ8=w129-h100-no)
As porcas também já as descobri, mas como tive de colocar outros pernes para dar para os 3 conjuntos de jantes ( originais, BBS e Kosei ) estas não servem. Tive que mandar vir de USA estas de forma a que um torneiro cá as adapte.
![](https://lh3.googleusercontent.com/-FVERlw2fYgSmskKcDK7ef6dPdBy0XQP3-L1TuOOyfJpRwpiSat7N3YJqWr6JTi2TnaW54Q5EAJacWCOpA0ns_hqLHfIPbsexbEmx6LhmkIQLlyAyIhJiwmqWZDO8ywhL7KhpusWPeL7kPS-lpXBQokIoXA_PNJREXMVAvGsvlVzbIuBH4HG_ODFakIEYXa4Ezpv91lQ7unQsyHInkEZJN_wNxzpDk6BVtpRf6Sw0ytmVVTCHeWUf1A97hoTda7rWOxg4tz2VbYFDejEu6jAzbxqcpoLLhWoXevmr9wk1ljJ9rgn_3bg_AJel7PrpwT4CpR_pa4XfSX7zeKbeOvMaspfkyTT4Nx1bg1whAG8qm4tdQqHeh8QdzJxs0fggKfi9JQ_rI20I0GkcK-CuhagkvV164kYOS_GMbgPrVBEV3lLMMxdT8t-FDN1Pb1xmaLKmHswamIEAfu6tV-Wo0Boma7PQyb0wheFzOC7W725dK6qApbDuS4zvGr2kJyKMv5aC_8eVaIB6YJ8649gxzcfSCinMKVgF48_yeQilmRsOhPxwvRaGZbZaAIt2mF0L-stVXDs8y-7OyF28aJuH1F3B0hPdNtW6_A=w480-h270-no)
Infelizmente 9 porcas vieram com roscas erradas, ao qual reclamei e o fornecedor nos USA, não quis saber. Tive que realizar uma reclamação ao PayPal para o meu dinheiro ser devolvido.
Estão à espera que eu as recupere ( pintura e polimento ).
Chegou a altura de tentar recuperar o ALB ( vulgo ABS ).
O carro tem 2 circuitos de travagem. Um sistema normal às 4 rodas. Outro um circuito independente do ALB com óleo de travões sobre grande pressão provocada por nitrogénio.
Quando os sensores detectam a paragem das rodas fazem accionar 3 selenóides que deixam passar o óleo de travões do circuito do ALB que vai accionar uns pistons que momentaneamente cortam o circuito de travagem normal , aliviando assim os pistões das bombites e empurrando o pedal de travagem para cima. Todo este processo é repetitivo e em décimas de segundo evitando assim a blocagem das rodas.
O carro no seu arranque verifica se o circuito do ALB tem a pressão suficiente para funcionar se fôr necessário. Se não tiver acciona uma bomba para tentar puxar óleo de travões do vaso de expansão para o circuito de forma a ganhar pressão. Se não conseguir ganhar pressão a bomba ao fim de 120 segundos pára para não se queimar e a luz do tablier acende. ( é isto que está a acontecer com o meu ).
O sistema é igual ao do Honda NSX, tendo o NSX, 4 selenóides em vez de 3.
Consegui descobrir na Internet um documento sobre a reparação num NSX. Lá indica que as impurezas do óleo de travões quando não é mudado, ao fim de muitos anos, encrava os selenóides e eles deixam de funcionar correctamente, não deixando o circuito ganhar pressão.
Este selenóide encontram-se no "Modulador", tem que se abrir limpar e substituir todos os seus anéis de borracha ( são bastantes ).
Todos os anéis de borracha estão descontinuados.
Foi uma verdadeira aventura descobri-los.
Assim arranjei uns em stock num concessionário Honda Portugal, outros num concessionário em França e outros num concessionário na Alemanha. Finalmente a massa de lubrificação veio da Bulgária. Se conseguir reparar o ALB, vai ser o ALB mais internacional que conheço.
![](https://lh3.googleusercontent.com/Orxgn8NBkCfXq1UW4V2G52ez3CeFp3hSeSX2smi7FcvU3mHCzwRDuLo52gQl92_FBjUQL5nWgnzDwOvoNGdP3KKqurqygGozhyHj5fWm99kJ2IgxC9YIVIebVo5jhKOvtYADeIx1S6qdRsInNf3SIgz-Cjzj0MzRsEGzVlAxaHsYfuDJ6fgbhZSB4cyzY42Y_D42pZrmJ1K31NKJLAPkfF9TmIrcHnNNSgDP4IVq2WqjCwUb6ytrCVNeLce9C1Jc4GBL9JTyNq4zuPxCmoROTln35RxBNxGDTUUrLjqknj9eghNqAS_s7C3XkkELl5XI3HDNYbJU_xWa4wevAazhPv9P7V9gynfaNKXQexq5CqvXXxdPvAZc5S_ccpwnQmuGIT_8FZXWojIUtEyTi35RB90jRjCahItMpzmXJIjxOV8Cq0171oBzxvjWIY7GNSzz0TIIhyg4cZMOMVKq_34GcJQKs2G9NYObiSpFJUWw7cJ23K6jr-UAea_7dvCvLtR7DOXrb9I8YR88xz2jKC7vZ1MU4TLOXsnqOYpEJKjRDB5-gp2UZXlZFTLGO19Ibxwh6h9kwg5_0Cy5Lo8ePMTAkf1daJ85WNU=w480-h270-no)
Com isto tudo já estamos a meio do Verão e ainda não comecei o trabalho.
ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 3º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 puder fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?
Espero em breve vos poder dar noticias que consegui reparar o ALB.
Bom verão para todos.
Frederico Nina.
Por aqui os trabalhos vão devagar.
Trabalho finalizado de revisão e pintura de bombites de travão.
Aproveito e mostro-vos as Jantes 15' que comprei em 2º mão. Sei que são alemãs e não terão a aprovação de todos, mas o dinheiro não abunda.
No entanto na procura das mesmas descobri estas Japonesas de 16' por 100 € e não resisti, tiveram que vir comigo. Foram este preço porque têm 2 grandes "handicaps", válvulas 6 mm ( já as arranjei ) e porcas do fabricante "Kosei" neste formato.
As porcas também já as descobri, mas como tive de colocar outros pernes para dar para os 3 conjuntos de jantes ( originais, BBS e Kosei ) estas não servem. Tive que mandar vir de USA estas de forma a que um torneiro cá as adapte.
Infelizmente 9 porcas vieram com roscas erradas, ao qual reclamei e o fornecedor nos USA, não quis saber. Tive que realizar uma reclamação ao PayPal para o meu dinheiro ser devolvido.
Estão à espera que eu as recupere ( pintura e polimento ).
Chegou a altura de tentar recuperar o ALB ( vulgo ABS ).
O carro tem 2 circuitos de travagem. Um sistema normal às 4 rodas. Outro um circuito independente do ALB com óleo de travões sobre grande pressão provocada por nitrogénio.
Quando os sensores detectam a paragem das rodas fazem accionar 3 selenóides que deixam passar o óleo de travões do circuito do ALB que vai accionar uns pistons que momentaneamente cortam o circuito de travagem normal , aliviando assim os pistões das bombites e empurrando o pedal de travagem para cima. Todo este processo é repetitivo e em décimas de segundo evitando assim a blocagem das rodas.
O carro no seu arranque verifica se o circuito do ALB tem a pressão suficiente para funcionar se fôr necessário. Se não tiver acciona uma bomba para tentar puxar óleo de travões do vaso de expansão para o circuito de forma a ganhar pressão. Se não conseguir ganhar pressão a bomba ao fim de 120 segundos pára para não se queimar e a luz do tablier acende. ( é isto que está a acontecer com o meu ).
O sistema é igual ao do Honda NSX, tendo o NSX, 4 selenóides em vez de 3.
Consegui descobrir na Internet um documento sobre a reparação num NSX. Lá indica que as impurezas do óleo de travões quando não é mudado, ao fim de muitos anos, encrava os selenóides e eles deixam de funcionar correctamente, não deixando o circuito ganhar pressão.
Este selenóide encontram-se no "Modulador", tem que se abrir limpar e substituir todos os seus anéis de borracha ( são bastantes ).
Todos os anéis de borracha estão descontinuados.
Foi uma verdadeira aventura descobri-los.
Assim arranjei uns em stock num concessionário Honda Portugal, outros num concessionário em França e outros num concessionário na Alemanha. Finalmente a massa de lubrificação veio da Bulgária. Se conseguir reparar o ALB, vai ser o ALB mais internacional que conheço.
Com isto tudo já estamos a meio do Verão e ainda não comecei o trabalho.
ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 3º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 puder fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?
Espero em breve vos poder dar noticias que consegui reparar o ALB.
Bom verão para todos.
Frederico Nina.
#13
Garagem / Re: Toyota Corolla AE92 GT-I 16 Liftback
06 de Maio de 2016, 12:49
Parabéns PBombaça.
Está aí muito trabalhinho. Mas também se vê que não é o suficiente para acabar com o dono.
O meu sincero desejo de um Bom trabalho.
Vou acompanhar.
Está aí muito trabalhinho. Mas também se vê que não é o suficiente para acabar com o dono.
O meu sincero desejo de um Bom trabalho.
Vou acompanhar.
#14
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
06 de Maio de 2016, 09:32
Bom Dia.
Será possivel que em Portugal não exista Massa de silicone ?
Vou optar pela massa de silicone que me aconselha o Splash , além de ser mais barata, os portes de USA, são sempre uma fortuna.
Obrigado RPM e Splash pela vossa ajuda.
Cumprimentos a todos.
Frederico Nina
Será possivel que em Portugal não exista Massa de silicone ?
Vou optar pela massa de silicone que me aconselha o Splash , além de ser mais barata, os portes de USA, são sempre uma fortuna.
Obrigado RPM e Splash pela vossa ajuda.
Cumprimentos a todos.
Frederico Nina
#15
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
05 de Maio de 2016, 16:27Citação de: RPM em 05 de Maio de 2016, 14:21
No manual de oficina do meu Civic recomendam Molykote M77: http://www.ebay.com/itm/281006528716
Obrigado RPM.
Mas o Molykote M77 é para o ruido das pastilhas. O que quero é para os pinos ou guias das bombites. Assinalado na imagem dentro do circulo vermelho. Também tenho procurado silicone em pasta e não tenho encontrado.