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Tópicos - Kaizen

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Offtopic / Questão sobre Matrícula no DUA
« em: 25 de Janeiro de 2019, 05:08 »
Tenho um carro em no documento único, sob "Matrícula", aparece da seguinte forma "RS-01-99 2".

A matrícula é fictícia, mas gostava de saber o que quer dizer aquele dois. Não me recordo de ver um digito daqueles noutros duas.

Abraço

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Actualidade automóvel Japonesa - indústria e desporto / 2018 Autoshow
« em: 27 de Fevereiro de 2018, 02:38 »
Este fim de semana fui a uma exposição de carros novos escolher o meu futuro carro novo (em 2020 ) e tirei as seguintes fotos:

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Geral / Clássicos certificados ficam isentos de IPO
« em: 30 de Novembro de 2017, 02:09 »
É uma excelente noticia! A novidade é a idade dos veículos, para ficarem isentos de IPO, ter subido para 1988.
Oxalá seja assim mesmo. Parabéns a quem lutou pela ideia.

Deixo o link para a noticia.

http://www.jornaldosclassicos.com/2017/11/29/classicos-certificados-isentos-de-ipo/

Mais uma boa razão para ir ao Caramulo!  :clap:

4
Classificados / Procuro - Bancos de Honda N600 ou N360
« em: 26 de Março de 2017, 20:56 »
Algumas versões do Honda N360 e N600 traziam os bancos "Sport" que eram um acessório do construtor.
Estes bancos são uma espécie de bacquet e até há uns anos viam-se com frequência. Não consegui encontrar uma foto destes bancos na net, para além disto:



Estes bancos são desconfortáveis e, por isso, a malta livrava-se deles á primeira oportunidade. Se virem bancos destes à venda individualmente ou em carros para peças avisem. A alternativa é comprar bancos como deve de ser...

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Classificados / Procuro - Honda Civic de 1978 +/- para peças
« em: 26 de Março de 2017, 20:20 »
Procuro um Civic de 1978 a 1982 para doar peças para o meu.
Se souberem de algum, por favor informem.

Falaram-me de um em Vidago, temos alguém por lá que possa investigar?




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Garagem / Toyota 1000 Pickup de 1973 - KP36
« em: 26 de Janeiro de 2017, 00:56 »
Um amigo comum a alguns membros do AJA é um aficionado do Toyota 1000. Tem outros modelos antigos da marca, mas sem dúvida que o preferido é o Toyota 1000 KP3*, por tal, vamos chamar-lhe "Mr. Copain".

Este nosso amigo usa diariamente uma KP36 V, ou seja, uma Van de 3 portas. Diga-se, sem ironia, um dos carros mais rápidos em que já andei!  8) Tem outro P3 em estado imaculado, mas não me recordo se é outra Van ou se é o sedan.

O Toyota 1000 P3 foi a 3ª geração do Publica, que precedeu o Starlet P6, vendida entre 1969 e 1978. Dependendo do mercado usava os nomes Publica, 1000, Copain e Osaka. Tal como o Starlet, é o modelo do segmento abaixo do Corolla. Este modelo era baseado no Corolla E1.

Há cerca de um ano, o Mr. Copain teve a felicidade de poder comprar um P3 pickup. Trata-se de uma pickup importada da Grécia para a Alemanha com o objectivo de ser restaurada.





Em baixo, uma foto de catálogo da Van e da Pickup:


Marca: Toyota
Modelo: 1000
Versão: Pickup
Código: KP36
Ano: 1973
Motor: 2K - 993cc
Caixa: K40 - 4 velocidades

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Classificados / Este merece um tópico à parte...
« em: 31 de Outubro de 2016, 02:28 »
O modelo/anúncio/venda do ano!

https://www.olx.pt/i2/anuncio/daihatsu-compagno-spider-IDzKKat.html#:7a6cacb2d1

E sabemos bem a quem ficava!

8
Geral / História das marcas Japonesas em Portugal
« em: 08 de Agosto de 2016, 22:44 »
Lançamos o desafio a todos os que possam contribuir para criar memória futura sobre a história das marcas japonesas em Portugal para partilharem informação aqui ou através do e-mail: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt

Interessa tudo, desde a distribuição nacional, produção de modelos em Portugal, concessionários, exposições etc. Interessam todas as marcas, sem excepção, sobretudo as menos conhecidas hoje em dia como a Hino, Isuzu, Cony, Daihatsu etc.


Este tópico vem a própósito da seguinte foto publicada pela Toyota Portugal no seu facebook.


Conseguem identificar o ano e local da foto?

Com base na versão do Corolla KE25 e pela presença do Corona RT8*, diria que a foto é de 1971 ou 1972.

Também pode ser de 1970, uma vez que, ambos os carros já eram produzidos neste ano. Em 1971 começou a produção em Ovar destes dois modelos, tendo em conta que tanto o Corolla KE1* como o Corona RT4* ainda foram comercializados em 1971, reforço a ideia de que a foto será de 1971 ou 1972.

O limite temporal terá de ser entre 1970, que é ano de inicio de produção do Corona RT8*, e meados de 1973, que é quando sai a 3ª versão do KE25 coincidente com o facelift do modelo.

Partilhem as V\ pistas sobre o ano e local da foto e, sobretudo sobre a história das marcas japonesas em Portugal.  :thumbsup

9
No dia 21 de Outubro de 2015 o Marty e o Doc vieram do passado e várias marcas deram as boas vindas.



A Toyota foi muito feliz ao reproduzir a Hilux de 1985 com a Tacoma de 2015 (que já não tem nada a ver com a Hilux de 2015).



A pickup está cheia de detalhes que a aproxima da Hilux de 1985 como as pálas de roda, o emblema 4wd no pilar, o lettering "TOYOTA" na tampa da caixa para além das coisas mais óbvias.

Ver aqui: http://www.autoblog.com/2015/10/21/back-to-the-future-toyota-tacoma-concept/

Fizeram também um vídeo muito bom sobre a temática: https://www.youtube.com/watch?v=xFyY7_hc-14

Bem feito seria fazerem uma série limitada de 88, 1985 ou 2015 unidades BTTF da Tacoma.

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Geral / Atravessar os EUA de Subaru 360 - Grande espirito.
« em: 30 de Maio de 2015, 13:27 »
Fonte: Kinja.com

My childhood dream car was a Subaru 360 and I drove it across the USA

Depois de ler este artigo voltei a ficar motivado para fazer mais um tour de 5000kms! Camry2200, quando é que tens a caixa de 5 montada no Deluxe? ;-)


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Geral / Drive it Day - Clássicos na estrada
« em: 27 de Março de 2015, 12:09 »
Fonte: ACP Clássicos
Contactos: no fim da mensagem

"
Caros amigos, dentro de um mês, a 26 de Abril, comemora-se em vários países da Europa o DRIVE IT DAY (clássicos na estrada).

Esta comemoração, nasceu há vários anos em Inglaterra e celebra anualmente a vitalidade da paixão pelos clássicos. Em conversas informais que temos tido com outros clubes, achamos que seria muito interessante e útil Portugal associar-se em força a esta comemoração.



A ideia não pode ser mais simples:
-Divulgar a data por todos os sócios dos clubes, associações e entusiastas em geral.

-O objectivo é de que no dia 26 de Abril (Domingo) todos os clássicos saiam das garagens, seja para um passeio matinal, seja para ir ao encontro de um grupo de amigos ou ainda para ir almoçar com a família. O que importa, é que nesse dia haja uma grande movimentação de clássicos por todo o País em todas as aldeias, vilas ou cidades.

- Os clubes, para além da sugestão aos seus sócios para que tirem os clássicos das garagens, poderão organizar um ponto de encontro em cada localidade para todos aqueles que se quiserem juntar. O ideal será escolher locais de grande visibilidade para que o publico em geral possa disfrutar “de um museu ao ar livre“ em cada localidade.

- É importante que esta iniciativa a realizar-se, tenha uma dimensão considerável para sensibilizar também o poder politico da importância cultural das viaturas de interesse histórico.

Para facilitar o contato entre todos foi criada uma página no Facebook onde todos poderão intervir.
https://www.facebook.com/pages/DRIVE-It-DAY-Classicos-na-Estrada/655493294595539?fref=ts

 
Saudações clássicas,

Automóvel Club de Portugal - Clássicos

Rua General Humberto Delgado, 3

2685-340 Prior Velho"


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Vendo os seguintes catálogos, brochuras e anúncios:

- Toyota 1000 - x2, 4 páginas cada - 5€ - Reservadas
Clicar aqui para ver uma e aqui para ver a outra
- Starlet Fase 1 - 8 páginas - Já com novo dono
- Starlet Fase 2 - um com 8 páginas e outro com 16 páginas - Já com novo dono
- Starlet Fase 3 - 8 páginas - Já com novo dono
- Corolla E3 - KE30 Sedan, KE36 Van e Wagon e KE35 Coupé, 20 páginas - 25€
- Corona RT8* - Sedan e coupe, 12 páginas - 20€
 Clicar aqui para ver brochura igual
- Corona Mark II Coupe - Road test Imported car of the year, 4 páginas - 5€
Clicar para ver anúncio de artigo igual
- Crown MS50 - Sedan e SW, 12 páginas - 15€
Clicar para ver brochura igual
- Datsun News Agosto 1970, 18 páginas - 20€
- "poster" Datsun - 10€
- Publicidade original Datsun 240Z, 8 anúncios originais - 40€


Estou receptivo a trocas por material alusivo à Toyota Hiace, Celica TA22, Corolla GT etc.
Desconto de 50% para quem quiser comprar tudo.
Entrega em mãos ou transferência bancária. Não envio à cobrança.
Contacto: Em resposta a este tópico ou kaizen.aja@gmail.com

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Desporto Motorizado / Vídeo - Rampa de Portalegre em 1973
« em: 23 de Janeiro de 2014, 16:54 »
A maioria dos carros são Japoneses. Como naquela altura iam a rolar para as corridas e Portalegre era longe, era normal que estivessem em maioria!  8)

Clicar aqui

Fora de brincadeiras, é bem giro ver carros de Grupo 1 (quase/mesmo de origem) a darem-lhe com alma!  :thumbsup

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Why motorsport needs more estate cars
Fonte: http://www.autocar.co.uk/blogs/btcc/why-motorsport-needs-more-estate-cars
by James Attwood, 4 December 2013

Honda should be celebrated for deciding to run the Civic Tourer in next year's British Touring Car Championship. Team Honda Yuasa will use a Civic Tourer in the 2014 BTCC.



The Honda Yuasa Racing team caused a bit of a stir when it revealed its 2014 British Touring Car Championship racer. It will replace the ultra-successful hatchback version of its Civic with the Tourer model. It’s an unusual choice: there hasn’t been an estate car on the BTCC grid since the end of the 1994 season.

Given that touring cars don’t have much need for extra luggage space, it does beg the question why. But with the compact estate market that the Civic Tourer sits in growing steadily, it’s a good chance for Honda UK to push the sporting credentials of the model. Plus, Civic drivers have won the last three BTCC titles, so this is a good way of maintaining interest in the programme.



The team says the weight, wheelbase, layout and suspension of the two cars will be the same, so it shouldn’t harm the competitiveness of the machine. Having become used to seeing the compact Civic tearing up the circuits, it's going to take me a bit of time to adjust to the Tourer version. Still, I'm willing to give it a go, because it's always refreshing to see a bit of variety on the grid.

The last estate to race in the BTCC was the Volvo 850. Unlike the Civic Tourer, it was a proper square-sided slab of a car - and I loved it. The sight of an estate car in full racing livery hopping over a kerb was just so wonderfully... odd. It was a brilliant PR coup by Volvo, which claimed it had chosen the estate for its aerodynamic benefits. It gained an unfeasible amount of publicity for a car that never bettered fifth place.



It’s always refreshing to see something a bit different. So what are your favourite unusual race or rally cars?

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