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Tópicos - MazdaMan Toninho

#1
Garagem / Restauro Mazda GLC (323)-1415cc de 1980
05 de Novembro de 2004, 04:22
Abri o tópico só para depois colocar aqui umas fotos.

Como vão poder ver, se eu tivesse "capacidades" em chaparia e pintura como tenho para a mecânica, isto era tudo um brinco.

Esta máquina comprei nova em 1980, nunca mudou de mãos e tem para aí uns 300000kms.
Caixa de 5 (agora, vinha com 4), 1415cc, big valve, catalisadores, sem chumbo, barras de protecção nas portas, estrangulador automático,4 cintos de segurança, tracção atrás.
Muita ferrugem.

Só conheço 2 em Portugal (2 portas).

Está a ser preparado para a minha filha. Passou hoje no código. Hoje já me disse para apressar o "job".
Tou tramado.

PS- treta: assim que estiver prontinho, ela anda com este 1 dia, depois compro-lhe um "maquinão" para aprender como deve ser. Tou a pensar num Uno 45.Dá para estragar.
Depois o GLC fica para o "futuro".

#2
Hoje decidi contribuir 1 dia para a improdutividade nacional. Não faço um ....

Então, pensei em colocar aqui este pequeno projecto, tipo um reptro á rapaziada, que AJA não é só 4 rodas.

Então, depois do restauro da Miss Saigão http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">   (Honda C110 de 1965/66) e da Miss Zezahttp://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">    (SS50Z de 1972), chegou a vez da Miss Liceuhttp://www.deephousepage.com/smilies/kiss3.gif ALT=":[kiss]">    (Mini Honda de 1973)

Uma boa colheita, uma excelente época....grandes recordações.

Lembram-se dela???
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Limpinho que nem o .... de um menino (decapado aqui no Research Centre, usando um processo "ambientalmente correcto"http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00072ktb/s500x500" style="border:0;"/>

Uma vista mais global das capacidades do Centre e respectivos "funcionários"
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Tenho de usar os óculos de sol...
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Piu piu
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Para ficar assim, brevemente.
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Resisti á tentação de fazer uma mota "nova" e acabei por reconstruir tudo aqui no Center.

Hoje mesmo o quadro e depósito foram para a pintura (Oh Alentejanos.....estavam sentados como sempre) e o banco foi estofar (Lá prós lados do Viso).

Seguiu ainda email a encomendar ;pneus, câmaras de ar, filtro de ar, volantes (não os consegui safar, ficam de reserva) e punhos novos.

Com música de fundo do "Violino no telhado", estes dias de sorna são mesmo apetecíveis. Que luxo...

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 12/2/07 15:58
#3
Geral / Vejam este site
15 de Novembro de 2005, 04:29

Coisas interessantes
http://www5b.biglobe.ne.jp/~atc/sub6.htm" target="top">www5b.biglobe.ne.jp/~atc/sub6.htm

#4
Eventos AJA / O AJA no Hacets-Moita-2007
17 de Março de 2007, 17:37
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00081xgk" style="border:0;"/>

Poucos clubes, muito comércio, bom tempo.

Passaram por cá: SpDragon,Blardy,CelicaGti,Rventura,eu,Ethos, Icardeta

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 17/3/07 12:43
#5
Na viagem  centenas de motos espanholas a dirigirem-se para o Autódromo. Como sei que são espanholas?
Pois, são aquelas que andam com as luzes acesa, vão a 130 ou 140, não fazem muito barulho, o piloto e pendura levam capacetes, têm matrícula bem visível e têm as carenagens plásticas inteiras. Fácil de diferenciar...

Como sempre chego bem cedo.
Estacionamento é um caos, mas reparo que o parque de estacionamento principal, logo á entrada está meio vazio (ou meio cheio?)- leva uns 600 carros- e há um guarda á entrada. Sem espinhas penso em , pago uma nota e estaciono ali. Se bem pensei, assim fiz; duas voltas ao bilhar grande e enfia para o parque. Não se pode entrar, mesmo pagando. Está "reservado". OK digo eu, bota a rosca para cima de um passeio entre umas árvores (já estavam lá mais). A meio do dia e ao fim das actividades de hoje espreitei para o parque. Continuou meio vazio (ou meio cheio?). Deviam estar á espera da chegada de D. Sebastião e sua comitiva, mas ainda não foi desta. Somos ricos...Enfim, adiante..

Agora vamos comprar bilhetes : Ó menina. Quero 2 bancadas A para os 3 dias. Uma para mim e outra para o meu "pendura" que tem 13 anos e diz aqui que juvenis é só metade do preço. Certo diz ela, mas para os juvenis (+ de 11 até 14 anos) pagarem só metade não podem vir para a bancada A nem B. Só nas outras e no peão. Certo digo eu; vá cota,arrota ai 120 biscas para os 2 na A. Adiante.

A meio da manhã...fome. Vou ao snack do R/C (debaixo da A) e peço um sumo e uma  (que é que há; merenda ou lanche noutras regiões, batatas fritas e pastéis de bacalhau). Arrisco na merende (ou lanche). Saiu mais um duque. A merenda de recheio....nada. Zero. Depois pensei; bem por 2 euritos também queres recheio? Certo. Adiante

Hora de almoço...mais fome.
Desta vez vou ao snack na A, aquele que fica entre os Wc das senhoras (lado esquerdo) e o Wc dos homens (lado direito). Deve ser bom aqui penso eu...
Uma comidita típica ia a calhar penso eu. Pois, levei um cachorro quente e uma CocaCola, mais uma bica. 6,5 euritos que isto está caro e é bem...tradicional.
Tenho pena de não ser fluente em holandês para ter percebido o comentário feito pelo meu vizinho que arrotou 9 euros por 2 CocaColas e 2 cervejas.... Welcome to Portugal, volte sempre e traga a carteira bem recheada. Afinal somos ou não...ricos.


Novidades.
Fizeram obras no autódromo: Arrancaram as cadeirinhas das bancadas , pintaram o chão e agora você senta aí.... Gostei das cores; azul e branco... Mas deixaram o contentor com os resíduos de tinta e latas á vista de toda á gente...a derramar para o ...chão. Benvindo..

Outra melhoria:
Devem ter despedido o locutor brasileiro; agora é em espanhol e logo depois uma tradução para...português. Muito melhor. Não sei se foi por isto que estavam lá uns senhores estranhos com os olhos em "bico"..

Vamos ao que interessa:Treinos e qualificações.
Impressionamte a velocidade das Moto GP na recta da meta. Só se distingue a cor das motas, mas não os números. E o roncar......magnífico.
Reparei (ouvi) que quase todas as Moto GP fazem um tremendo barulho (tipo chocalhar metálico- como as válvulas a bater bem alto) quando estão em ponto morto a meia rotação, nas boxes. Penso que são os discos da embraiagem que não gostam de estar parados...
Têm também uma grande dificuldade a arrancar das boxes devagar (velocidade controlada). Lembrei-me da minha Famel Zundapp. Questões de pouco binário a baixa rotação e muitos cavalos só em altas.

Boa estreia ainda da Ilmor de 800cc com o Gary McCoy. Fez os treinos todos sem partir nada, trabalha certinho não é nenhum cavalo á solta nas curvas, não cospe fogo, não falha,deu 304 na recta, ficou a 4 segundos do pole e não ficou em último.. Gostei, mas também a Ilmor não é a WCM (para quem assistiu á estreia destas á 2 ou 3 anos). Atenção, tem 800 cc as outras ainda têm 1000(990). Para o ano é tudo com 800.


Fotos:
Aspecto geral da bancada principal, pelas 11:00 horas. Fartura  (depois chegaram os espanhóis...)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00057pg4/s500x500" style="border:0;"/>

A 320 á hora é difícil "apanhar"um (Rossifumi)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005849c/s500x500" style="border:0;"/>

Digam lá que não tenho um lugar de 1ª aqui (preciso é de outra câmara digital)
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Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 13/10/06 17:51
#6
Área Técnica / S800-Velas
04 de Julho de 2006, 01:27
O estado das velas pode indicar o estado no motor ou da sua afinação;
2 nºs acima, folga de válvulas, avança do ponto do motor, fugas na admissão (demasiado ar) ou mistura muito pobre (demasiado ar)
A foto vai grande de outra forma não se percebe nada

http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0003k45h" style="border:0;"/>

#7
Área Técnica / Cabecinha pensadora!!!
30 de Abril de 2006, 03:25
Cabecinha pensadora;
Tenho estado a trabalhar numa cabeça que não é JAP. Mas tem uma pequena história que vou aqui partilhar

Assim depois de lavar e desmontar.
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00028rgz/s500x500" style="border:0;"/>

Como não é uma JAP, não tinha ferramenta para desmontar e montar as válvulas, então criei esta ferramenta simples (pintada de amarelo para nitidez dos fotos pró AJA), mais uma "patente" para uso livre e grátis.


http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0002axdq/s500x500" style="border:0;"/>É só um bocado de tubo com uma janela para tirar/colocar as válvulas, fixada num grampo normal, mas de boca grande, para apanhar a cabeça da válvula na parte de baixo da cabeça.

Depois de limpo, rodado, esfregado e montado, esta ficou assim.
Não foi rectificada porque ;1ª não precisava, 2º esta cabeça, pode , mas não deve ser rectificada.
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00029a10/s500x500" style="border:0;"/>



 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 29/4/06 21:26
#8
Pensei abrir um tópico "técnico" com algumas dicas sobre motores/carros.
Critiquem.

1º princípio; Se não sabe ou duvida, não mexa.

2º princípio: Trabalhe com segurança. Peças rotativas, tensão eléctrica, incêndios, limalha nos olhos, cortes de mãos e dedos.

3ª princípio; Se  está lá, alguém o pôs de propósito. Perceba porquê, antes de o eliminar.

4ª princípio; Um motor é o resultado de um trabalho de engenharia, com cálculos á mistura. Não vá ás cegas.

5ª princípio: Cada motor foi projectado com alguns compromissos de performance, peso e de preço. Não são máquinas perfeitas ( nem mesmo os de competição). Antes de modificar perceba quais os compromissos que podem ser melhorados.

6º princípio:Sem ferramentas correctas vai ser muito duro.

7º princípio; Sem organização, vai perder peças, ou nunca mais as volta a montar na posição inicial.

8º princípio: Sem peças de substituição, não se fazem grandes milagres.

9º princípio: Quanto menos desenvolvido originalmente for o motor, mais difícil será aumentar a sua performance de forma perceptível (melhorar  a potência de um motor de 45 Cv em 5%, vai dar 48cv que talvez represente mais 3 kms/hora). Motores pouco desenvolvidos quer dizer motores "jurássicos"; sem cames á cabeça, sem cabeça "croosflow", sem válvulas grandes e outras coisas.

10º princípio: A cabeça do motor (e carburadores, escapes etccc) é onde se desenvolve a potência. Esqueça o resto a não ser para aumentar a cilimdrada e a compressão.

11º princípio; Não se modifica/altera um motor "doente", só motores em perfeito estado de funcionamento.

12º princípio; Apertos exijentes, só com chave dinanométrica.

13º princípio: Maior não significa mais potência. Tudo é um equilíbrio. Um carburador maior só por si pode até piorar a performance. Quase sempre.

14º princípio: Barulho não é potência.

15º princípio; Potência não ganha corridas : Binário does it.

16º princípio: Rotação não é igual a potência. A partir de um certo ponto, a potência cai com um aumento de rotação.

17º princípio; Príncipios fundamentais da performance de um motor/automóvel:
a)- Eficiência termodinâmica=Taxa de compressão. Quanto mais melhor, se a gasolina aguentar. Maior compressão também é mais calor. Isto é um processo termodinâmico em que se relacionam pressões com temperaturas.
b)-Eficiência volumétrica: (admissão e escape sem restrições-inclui carburadores, cames, válvulas desenho da câmara de combustão etc...)
c)-Eficiência mecânica: perdas de potência por fricção- resistência ao movimento.
d)-"Boa" rotação: peso e equilibrio de peças rotativas e de movimento recíproco. Capacidade de respiração do motor (ver eficiência volumétrica).
e)-Peso do veículo: mais peso é mais palha para alimentar o burro.
f)-Aerodinâmica : resistência ao vento. A potência necessária para vencer a resist~encia ao vento, aumenta na proporção ao quadrado (quadrática) com velocidade. Tradução- mais 10 kms/hora pode significar mais 30 cvs.
A aerodinâmica de um automóvel depende essencialmete se 2 factores:
a) Cd ou coeficiente de penetração. Ronda os 0,40 num carro normal de hoje  e uns 0,30 num Mazda Rx-7 (imparcialidade á parte). Para informação num Fórmula 1, é talvez 0,8/0,9, ou seja são tijolos aerodinâmicos, quem diria. Limhas fluidas, suaves e esbeltas não significa sempre um bom Cd.
b) Às vezes mais importante que o Cd, é a área frontal do veículo. AlturaX Largura do tejadilho ao chão, medidos na secção maior (normalmente por cima do condutor). Aqui nistos os F1 sãp muito bons. Excepto pelos os pneus.


18º princípio; nada é melhor do que cilindrada.

19º princípio: para rodar é preciso haver "folga".

20º princípio; regra geral da potência em automóveis de produção em série (para cilindradas até 1600cc):
a)        anos 50= 30 a 35 cv´s reais por cada litro de cilindrada
b)        anos 60= 40 a 45 cv´s reais por cada litro de cilindrada
c)        anos 70= 45 a 50 cv´s reais por cada litro de cilindrada
d)        anos 80= 50 a 60 cv´s reais por cada litro de cilindrada

a isto chama-se "progresso" e "desenvolvimento".
 Já agora o progresso na durabilidade é equivalente á da potência –de 12000 kilómetros a 300000 (gasolina, sem reparar o motor)

E para terminar por hoje; há cavalos, mulas, ponies e burros, è á escolha.

Para continuar.


"Rotaries do it smoother"
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 4/12/05 19:42