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Tópicos - prelude guy

Páginas: [1]
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Vai realizar-se, nos dias 10 e 11 de Novembro de 2012, o 7º Salão do Automóvel, Motos antigas e Peças, na Expoeste, em Caldas da Rainha.

O AJA vai marcar novamente presença no evento, com um stand onde procurará promover as viaturas clássicas de origem nipónica, bem como divulgar o clube. Estamos a trabalhar no sentido de apresentar mais uma vez um stand que irá destacar-se na feira e constituir mais um marco importante na história do AJA.



Apelamos à participação de todos os membros e entusiastas da região a visitarem o nosso espaço.  

Data: 10 e 11 de Novembro.
Local: Expoeste, Caldas da Rainha.
Horário: 10:00 - 23:00 (Sábado); 10:00 - 20:00 (Domingo)
Contacto: ajateam.sul@amigosjaponesesantigos.pt ou ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
Organização: Núcleo AJA Sul

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Realizou-se, em Peniche, na Escola Secundária e numa iniciativa da Associação Comercial local, uma Feira de Automobilia (que foi a 1ª).

O AJA aproveitou para se mostrar e aqui ficam umas fotos das "nossas" máquinas, concorrentes à época  :thumbsup:










Ainda por lá se encontrava esta menina:




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Área Técnica / Afinar folga das válvulas
« em: 30 de Dezembro de 2010, 23:56 »
Malta,

o assunto é MESMO sério  >:D  :-[

O Hélder, que já teve o prazer, embora curto, de ser chefe de oficina do concessionário Mitsubishi daqui, emprestou-me o manual de oficina do motor que tenho no meu Carisma. Pus-me a ler tudo atentamente e fiquei quase para o petrificado  :-[ quando vi que a recomendação para a afinação da folga de válvulas difere da que vem, tanto no manual de utilizador, como no Autodata.

A diferença é:
Manual de utilizador e Autodata: ver folga a quente,
Válv. admissão: 0,20,
Válv. escape: 0,30.

Manual de oficina da Mitsubishi: ver folga a frio,
Válv. admissão: 0,09,
Válv. escape: 0,20.

Nesta altura, já estava a mandar vir um jogo de apalpa-folgas com todas as medidas pequeninas, de modo que, assim que pude, pus mãos ao trabalho. Como a prática é pouca demorei 2 horas nisso (também 16 válvulas não ajuda), mas deixei tudo com a folga impecavelmente regulada.
O melhor veio depois, o motor ficou super silencioso, suave e eficaz!!!
A minha conclusão disto tudo é simples: as marcas não deixam sair toda a informação; mantêm os segredos que podem consigo e depois quem está de fora nunca consegue o mesmo resultado. É claro que folga a mais não é perigoso para o motor (a falta de folga é que o é), mas reduz a suavidade do conjunto.

Não quero fazer mais dissertações sobre a importância duma correcta afinação e de como o fazer. Queria antes saber se alguém daqui tem acesso a dados "from inside". Para que possamos fazer um trabalho em condições.

por exemplo, para o Celica eu tenho:
Owners Workshop Manual (Brooklands):
válv. admissão: a quente: 0,20; a frio: 0,18 (acho que isto devia ser ao contrário, mas quem sou eu  ???  ::))
Válv. escape: a quente: 0,33; a frio: 0,30

Autodata: (ver folga a quente - o que é uma completa parvoíce  :duh:)
válv. admissão: 0,2
válv. escape: 0,33

Batem certos os dois, mas eu não estou nada, mas mesmo nada convencido  :assobio
Se alguém conseguir confirmar isto com dados usados nas oficinas Toyota (ou outros; já vi que o autocolante da tampa do filtro dos KE20 traz recomendações de afinação) é que era  :thumbsup

Para o Prelude tenho:
Automotive Repair Manual (Haynes) (ver com motor frio):
Válv. admissão: 0,12 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Autodata (ver a frio):
Válv. admissão: 0,10 - 0,17
Válv. escape: 0,25 - 0,30

Assim que me der na mona, vou reajustar as do Honda para 0,10 e 0,25 mesmo justas aí e ver que tal fica de matraquear  :) porque qualquer um dos carros faz muito barulho e é daqui, quase certo  ::) ::)

... o que ajudaria a justificar uma discussãozinha sobre o motor do meu TA22  :thumbsup

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Geral / Tesouros da Nissan guardados em simples garagem
« em: 21 de Setembro de 2010, 15:31 »
Não sei se este é o sítio mais adequado, mas se não for, logo o mudam.

Esta galeria de imagens do armazém oficial da Nissan vem no expresso online e vale bem a pena.  :thumbsup

http://aeiou.expresso.pt/tesouros-da-nissan-guardados-em-simples-garagem=f599956

5
Não sei se já o tinha visto, mas é LINDO:

Ricardo Patrese drives his wife crazy in Honda Civic Type-R

 :green:

Quem quiser clicar já, força :D

Mas, para se perceber bem como este filme apareceu vou dar um enquadramento. Em Setembro de 2008, a Honda convidou o Ricardo Patrese (todos acima dos 30 se lembram dele da F1) para voltar a experimentar as sensações de um F1. Foi no circuito de Jerez e o italiano deu umas voltas ao volante de um Civic Type R acompanhado de técnicos da Honda. Este carro tem uma câmara onboard, de bela resolução, pois a ideia certamente era extrair algum mediatismo do evento.
A dado momento, ele terá convidado a mulher se não queria dar uma volta. Eles não sabem que a câmara está a filmar! Só no fim se percebe isso...

Deliciem-se com a italiana de pelo na venta e sangue na guelra  :green:

6
Geral / Revista MotorClássico n.º 6 - AJA em GRANDE
« em: 03 de Agosto de 2007, 21:23 »
Sim, eu sei que está aberto um tópico na secção dos iniciados... mas acho que lá é mais por "marketing" :[anjo]  e decidi abrir aqui um tópico sobre a revista MotorClássico (que já leva 6 meses desde o lançamento).

Não vou acrescentar o que tem sido publicamente referido à qualidade que a mesma veio trazer ao panorâma nacional da impressa escrita. É claro que ao 2º n.º tornei-me assinante :[burnout] .

E assim, recebi ontem (comodamente em casa :[rotfl]  ) a edição de Agosto. A capa não traz novamente compartivos japoneses, mas... :pensador]

Vem uma pequena notícia sobre o Passeio de Regularidade (pág. 25) - aqui, tudo normal :)

Na pág. 21 vem um TOP TEN (com excepção da coluna lateral ocupa toda a página). Trata-se de um top Ten onde são nomeados os 10 clássicos japoneses preferidos da revista. Acredito que há uns anos atrás esta página seria "impensável" nesta Revista. Há inclusive um claro apelo aos Japs como clássicos...

Já agora o Top Ten deles é (que comece o nossa polémica :[upss]  ):

1. 240 Z
2. TA22
3. N600
4 100A Coupé 8o
5. AE 86
6. S800
7. RX-7
8. SC100 GX Coupé (fellow, hã?)
9. 120Y
10. Civic

Caneco, escrevi isto tudo em código Alfa-Charlie-Bravo :assobio]
Até nem acho a lista desajeitada de todo, mas :[todoouvidos]

Finalmente, a "piece de resistance" para a qual chamo a vossa atenção:
A CARTA DO MÊS!!!

A Carta do Mês coube a uma leitora. Uma Ariana de Condeixa-a-Nova, que fala com paixão e ternura do príncipe dos seus sonhos que ainda não conseguiu encontrar: um 120Y  
Vejam o texto, vale a pena.
Por mim, entendiu-o como um desafio quase directo ao AJA.
Tem que se encontrar carro para a rapariga e depois fazer disso notícia na revista novamente.
Como é? :hat :

[yeah]

Honda Prelude 1982


7
Geral / Matrículas não autorizadas
« em: 13 de Maio de 2005, 21:07 »
Fui ontem fazer a IPO do carro.
Tudo bem, como é ÓBVIO, mas eis que no final o inspector me diz "Você tem aqui um problema que se calhar até sabe qual é!"
:(
Não pode ter aquelas matrículas!
:[tristez] :[nsei]
Saiu uma regulamentação recente que impede todas as matrículas com partes prateadas, relevos e bordaduras.
Parece que os flashes das máquinas fotográficas da BT / Brisa não captam a matrícula com o reflexo :[upss] .

Moral da história: quando voltar à Inspecção tenho de tirar as minhas matrículas em alumínio em relevo, pintadas e cromadas e tenho que por umas "modernas" ou plásticas tradicionais.
:[mad]

Fica o aviso!


8
Geral / Ultrapassada a barreira dos 200 membros
« em: 07 de Março de 2006, 22:03 »
Com a chegada no mais recente membro - "doscapuzes" - o AJA passa a contar com 201 membros registados. :[oba]
E, podendo não ser um fórum com milhares de posts diários, vai-se construindo com muita qualidade e consistência :[fixe] .
Não é um espaço de pastilha elástica - mastiga e deita fora! Antes pelo contrário, é um espaço de consulta, onde podemos ir sempre procurar alguma coisa que nos faz falta.
Estamos de parabéns, com um 'P' grande para os moderadores que têm feito este projecto - que é bem mais que um simples Fórum de Internet - andar para a a frente :[praise]  
:[Aja]  


9
Apresentação dos membros / Escrever em português correcto
« em: 28 de Fevereiro de 2005, 16:36 »
Malta,
como sei que a administração agradece, e isto está a precisar de um "professor" de português, abri este tópico para ir "largando" umas dicas (se houver um local mais apropriado, redireccionem-me) :)  .

Confusões MUITO frequentes:
- TRÁS (antónimo de frente)
- TRAZ (forma verbal do verbo trazer).

- COMPRA-SE isso ali (igual a "se compra isso ali" - "brasilês)
- se eu COMPRASSE essa peça...

- DISSESTE que sim? COMPRASTE onde?
- ACONSELHO-TE (igual a "te aconselho")

- CONCELHO - município
- CONSELHO - sugestão

Fica um exemplo de um post muito recente (não digo de quem:hat  ):
"o sr. que disse isso só para que o forum saiba, á um ano atráz foi-lhe dado 6 meses de vida e ainda cá está.
só hoje conheci o sr. em questão, mas já o respeito como se o conhecece á muitos anos".
Aqui vai revisto: " (...), há um ano atrás (...) se o conhecesse há muitos (...)".

Agora é que vão ter de me aturar :[respekt]  :[fun]  

Edited by: prelude guy at: 28/2/05 11:42

10
Eventos de outros clubes / Hillux indestrutível
« em: 22 de Maio de 2006, 22:27 »
Conforme tratada no Top Gear.
São 20 minutos de alta qualidade televisiva e automobilística.
Apreciem
:[fixe]  

www.napalm.ch/users/marx/Top%20Gear/Top%20Gear%20Toyota%20Hilux%20-%20Unbreakable.wmv

Fiz um edit... tinha um probleminha ortográfico :[tijolos]   ... mas acho que passou sem dar  nas vistas :[fun]  

Edited by: prelude guy at: 22/5/06 23:07

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Área Técnica / Solução de Reparação Inovadora chega a Portugal
« em: 12 de Outubro de 2007, 05:34 »
Como alguns já se aperceberam, criei recentemente uma empresa com o objectivo de comercializar no nosso mercado os produtos da marca Ucraniana XADO. Quem acompanha a secção de projectos percebeu que esta foi uma das "reparações" eficazes operadas no meu prelude. E foi aí que tudo começou.

Aproveito desde já para informar que sou associado do AJA e que me foi dada autorização para abrir este tópico.

Pretendo que o usemos como espaço de discussão em que procurarei esclarecer o potencial associado à utilização desta solução. :[fixe]

Trata-se de um produto que foi descoberto por volta da década de 1970 e mantido em segredo pelos militares russos. Não é assim de estranhar que a empresa que o produz fosse apenas constituída em 1991. A década de 90 foi então dedicada à obtenção de patentes, certificações e homologações, pelo que, foi só no final dessa década que a sua comercialização se iniciou. Primeiro nos mercados de Leste, e depois expandindo-se um pouco por todo o mundo.

O produto tem um composto de origem mineral (embora actualmente seja sintetizado) que permite reparar o desgaste de peças metálicas que funcionam sujeitas a fricção entre si. É nessa zona de desgaste e temperaturas acentuadas, onde precisamente se irá criar um entrelaçado cerâmico e metálico que adere fortemente aos poros e fissuras, deixando as peças completamente lisas e com uma camada muito mais dura que o próprio aço. Quando as irregularidades deixarem de existir, o composto deixa de fazer efeito, mantendo-se no entanto activo até ser novamente necessário. Só assim se pode garantir que os resultados atingidos se mantêm por pelo menos 100 000 Km.

Dispomos de soluções para motores (a gasolina e diesel e a 2 tempos), para caixas de velocidade e diferenciais, para direcções assistida, para bombas de gasolina e bombas injectoras e até para aplicar directamente nos cilindros (quando o desgaste é excessivo).

Para mais informações podem consultar o Site www.revitaxado.pt

Estamos muito no princípio, por isso é-nos fundamental convencer as pessoas a utilizar e obter o seu feed-back perante os resultados.

Atenção: Obviamente é uma tecnologia que não funciona se houver peças partidas ou fora do sítio, tal como se houver fugas em juntas, retentores e similares, nem em viaturas paradas na garagem, uma vez que os resultados óptimos são só obtidos após cerca de 5 000 Km. de utilização.

E para concluir fica uma boa notícia: até 31 de Dezembro estamos a fazer um desconto de 20% sobre o preço de tabela. Mas, para membros aqui do fórum iremos fazer outros 20% sobre esse valor ;)  Basta identificarem-se com o vosso nick!

Façam perguntas!!
Ou também se não fizerem, agora no Encontro Nacional damos as respostas (mesmo sem perguntas) :p

Honda Prelude 1982


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Área Técnica / Unidades de medida do binário
« em: 27 de Janeiro de 2006, 16:42 »
Para medir a potência máxima usa-se os Horse Power ("Cavalos") ou os Kilo Watts. As duas são conhecidas e "fáceis" de converter. Além disso, é frequente serem anunciadas em conjunto.

Agora, para o binário... :[fun]

Nm, "libras por pés", ... sei lá o que mais.

A pergunta é:
Quais são as unidades de medida de binário e como se podem converter? :[todoouvidos]

É que assim não consigo comparar nada :[nsei]  


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Área Técnica / Juntas da cabeça
« em: 20 de Fevereiro de 2004, 22:24 »
Ora viva,
desculpem-me invadir a secção GERAL do Fórum por causa do meu trabalho de reparação (Tópico "Mais um em Obras"), mas preciso mandar fazer uma junta da cabeça nova, usando a velha como molde.
Já me informaram que há casas em Portugal  que o fazem.
Alguém tem contactos? :hat

Fiquem bem


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