Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Guga16V

#1
Boas Malta!

Quero partilhar com todos os proprietários de Datsun, o nosso passeio ao Pinhão, a realizar no próximo dia 19 de Julho.
Inscrições até 12 de Julho.

Mais informações em https://www.facebook.com/events/1441725862799208/ e http://www.datsunpt.com/t3669-passeio-datsunpt-ate-ao-pinhao-douro-19-de-julho-2015



#2
Classificados / [INFORMO] - Teste de colaças
02 de Outubro de 2014, 13:10
A todos os interessados, informo que tenho disponível máquina para testar colaças.

Teste muito útil antes ou depois de retificação / enchimento, de forma a prevenir possíveis fugas de compressão e/ou água.

Valores a rondar os 40 €.
#3
Olá a todos,

É com muito agrado que vos damos esta notícia.

O nosso 1º Encontro Nacional irá realizar-se no próximo dia 21 de Setembro 2014.
Reunidas as condições logísticas possíveis, foi feito um reconhecimento do percurso e garantimos que terão um dia único rodeado de boas máquinas, lindas paisagens e de preferência em família.
Apostámos na família uma vez que será a um Domingo. Assim aliado ao dia que normalmente temos para estar em família, acrescentamos a nossa marca de eleição, belas paisagens e Gastronomia do melhor que se faz em Portugal.
Todos estes fatores juntos, farão este dia memorável.

Cartaz do Evento:




Programa:

9:00 – Início do encontro, na Sertã, no Bar da Carvalha, com direito a pequeno-almoço (Buffet);




Arranque:  Em direção ao Lago Azul (Ferreira do Zêzere), passando ao lado de Dornes;

Paragem: Lago Azul, Pic-Nic/Café – A Definir



Paragem: Centro Geodésico de Portugal (Visita ao Museu),Aguas, Café e lembranças ao participantes.



Foto de Grupo junto do marco geodésico padrão.

Almoço: Localidade Relva – O Elétrico

Almoço Buffet.

Pratos garantidos:
- Prato de bacalhau(com natas ou assado no forno);
- Alcatra assada;
- Maranhos;
- Entre outros;

Pão, Vinho, Sumos, Aguas, Refrigerantes, Sangria, Vinho Verde, Café e sobremesas.
Algumas fotos do local:










"O nosso parque para os Datsun's"



O museu das Aldeias que existe dentro do local do almoço(Custo de entrada 2€/pessoa).




Paragem: Abrantes

Lanche no Kartódromo de Abrantes e pista para o DatsunPt (2H)

O Valor do encontro será de: 
- Carro e condutor:  40 €
- Acompanhantes: 30€
- Crianças: A Definir

Possibilidades de alojamento para os interessados em pernoitar de Sábado para Domingo.

1ª Opção: Lar Verde



Existem 5 pré-reservas até dia 15 de Setembro para o DatsunPT

Preços:

Single: - 40€
Duplo: - 50€  (Nestes quartos existe um sofá(cambalhota) que permite dormir uma criança por mais 5€)
Triplo: - 60€
Suite: - 70€ (4 Camas)

Existem ainda 2 quartos de 4 camas cada para o valor de 65€ no piso 0 do Hotel.

Visitámos o Hotel e pareceu-nos o indicado para pernoitar perto do local do evento.

O Hotel tem piscina, ginásio e o preço inclui pequeno almoço.

Estacionamento para 10-15 Carros no pátio fechado, onde os carros podem pernoitar em segurança.


mais infos:

http://www.hotellarverde.com

2ª Opção: Convento da Sertã

Single: - 64€
Duplo: - 72€  (Cama de casal ou 2 camas separadas)

Pequeno almoço buffet regional incluído.

Em caso de interesse deverão informar-nos para poder-mos tratar das reservas via email o quanto antes.

mais infos:

http://www.conventodasertahotel.pt/index.php/pt/


Ficha de Inscrição:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/28487167/Datsun%20Forum/Ficha%20de%20Inscri%C3%A7%C3%A3o_DatsunPT.pdf
Inscrições: Atualizaremos a 1ª página deste tópico

Contactos:

Nuno Lopes:  969 803 223
Gustavo Lucena: 967 004 128
Rui Felício: 914 912 265

Email: Datsunpt@gmail.com
#4
INFORMAÇÕES:

1- Este encontro tem por objectivo juntar entusiastas e proprietários da marca Datsun de qualquer zona do país numa zona entre Porto e Lisboa com uma vasta oferta de pontos de interesse durante este fim de semana.

2- Até informações em contrário, só são permitidos veículos Datsun, podendo ser aberta a opção a Nissan mais recentes de carácter desportivo.

3- Este programa iclui já o café no "Coffe-Break" na esplanada da Fundação Mata do Buçaco, entrada na Mata do Buçaco em caravana com os Datsuns e almoço em restaurante.

4- Para a prova de perícia, os participantes que assim o desejarem, poderão trazer diferentes tipos de pneus e equipamento para mudar no local.

5- Para quem desejar vir no sábado à tarde/ noite deve informar neste tópico.

6- Neste tópico, quem estiver interessado em participar, deve informar o número de pessoas no carro e caso tenha crianças, informar o número destas.

7- Este encontro, para ser possível, terá que ter um número mínimo de 10 viaturas, caso contrário, será cancelado.

8- Se houver interessados, neste tópico poderá-se combinar caravanas vindas do Porto ou de Lisboa.

9- O ponto de encontro no domingo será o parque de estacionamento em frente ao Grande Hotel do Luso.

10- Os consumos durante o sábado à noite são à responsabilidade de cada um e não estão incluídos no preço.

11- Tendo em conta a actual conjuntura económica, a organização propõe aos participantes a possibilidade de pagamento em 2 vezes, sendo que metade do pagamento terá que ser efectuado por transferência bancária.

12- A inscrição só será válida após pagamento, preenchimento da ficha de inscrição e envio por e-mail juntamente com comprovativo de transferência bancária, para se poder identificar a quem pertence o pagamento.

13- As inscrições terão que ser enviadas até dia 7 de Março, às 23:59. Após essa data, terão um agravamento de 3€ por pessoa

ALMOÇO DE DOMINGO:

-Entradas
-Sopa
-Leitão (para quem não gostar existe prato alternativo, desde que avisem antecipadamente)
-Sobremesa
-Bebidas: vinho; sumos e água


PREÇOS:

Condutor + Veículo: 22€
Acompanhantes Adultos: 18€
Crianças dos 3 aos 10 anos: 8€
Crianças até 3 anos: Gratuito

Direito a:
-Entrada na Mata do Bussaco e café
-Almoço no Domingo


PAGAMENTO:

OPÇÃO 1: Metade do pagamento por transferência bancária, restante no próprio dia
OPÇÃO 2: Totalidade do pagamento por transferência bancária

Conta: Caixa Geral de Depósitos
Titular: David Silva
NIB: 0035 0995 0003 1063 2309 5

DATA LIMITE: 07 de Março

DÚVIDAS:
David Silva: 914090563 dav_silva7@hotmail.com


FICHA DE INSCRIÇÃO: http://s000.tinyupload.com/download.php?file_id=00475478427426267394&t=0047547842742626739469869

Mais info em: https://www.facebook.com/events/290619784419687/?source=1


ONDE PERNOITAR:

5 Estrelas:
- Palace Hotel do Buçaco (a 5min do Luso):http://www.themahotels.pt/pt/hoteis/historic/bussaco-palace.html
- Montebelo Agueira Lake Resort (a 20min do Luso): http://www.montebeloaguieira.pt/

4 Estrelas:
Grande Hotel do Luso (local de encontro no Domingo): http://www.hoteluso.com/
Curia Palace, Hotel SPA & Golf (A 15min do Luso): http://www.themahotels.pt/pt/hoteis/historic/curia-palace.html

3 Estrelas:
INATEL Lusitano (Luso): http://www.inatel.pt/unidhoteleira.aspx?menuid=675&eid=141
Hotel Eden (Luso): http://www.hoteleden.web.pt/
Quinta dos 3 Pinheiros (Discoteca e Hotel na Mealhada, a 10min do Luso): http://www.trespinheiros.com/default.htm
Portagem Bairrada Center (Mealhada, junto à Portagem da A1, 15 min do Luso): http://www.portagembairrada.pt/

2 Estrelas/ Antigas Pensões:
Pensão Residencial Astória (Luso, junto ao Grande Hotel do Luso)
Residencial Imperial (Luso, junto à Fonte de S. João): http://www.residencialimperial.com/
Hotel Central (Luso): http://www.hotelcentral-luso.com/
Alegre Hotel (Luso): http://www.alegrehotels.com/

Quintas/ Outras Opções:
Hotel Vila Aurora (Luso): http://www.vilaaurora.com/pt/o-hotel/comodidades
Vila Duparchy (Luso, em frente ao posto da Galp): http://www.viladuparchy.com/index.html
Quinta do Lograssol (a menos de 10min do Luso): http://quintadelograssol.pt/site/
Casas da Mata do Bussaco (a 5 min do Luso): http://www.fmb.pt/index.php/pt/2012-03-14-16-38-09/casas-do-bussaco-al-e-ter.html?showall&start=1
Parque Campismo do Luso: http://www.fmb.pt/index.php/pt/2012-03-14-16-37-08/dormir-na-mata.html?showall&start=10
#5
Apesar desta informação já fazer do tópico dedicado ao meu 240Z ( http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9061.0 ), decidi colocá-lo também aqui para que tente ajudar quem precisar! :)

Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)

De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!





Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D

O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:











O aspecto final depois de montado é este:



Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:



Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:




Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!

Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS! ;)

Aqui fica ainda um vídeo com as fotos do material e quando o carro pegou. :)

http://youtu.be/lZQ2Ge-XlEw

Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL
#6
Garagem / Datsun 240Z - Guga16V
14 de Outubro de 2013, 17:28
Ora viva a todos!!

É com enorme prazer que abro este tópico! A aquisição do 240Z no passado dia 14 de Agosto foi o concretizar de um sonho! Antes de mais quero agradecer ao meu grande amigo Mário Macedo toda a paciência e dedicação que teve e na ajuda que me deu a concretizar este sonho! :)

Já andava de olho nos Z's há muito tempo, mesmo antes de ter o SSS e o 1200! Vi muitos nestes anos, mas por algum motivo ou por outro nunca se concretizou! Foi agora! :)

O carro é um Datsun 240Z de 1973. A nível histórico e pelo o que consegui apurar foi carro de Stand da Nissan em Amarante. Há cerca de 2 anos foi adquirido por um membro do forum de Lisboa (não digo o nome, porque não sei se estou autorizado!); regressou ao Porto e foi adquirido por mim. O carro foi pintado em tempos, mas não restaurado, pelo que me dá a parecer. Assim mesmo parece-me muito bom! A nível de interiores está praticamente novo, tendo em vista um carro com 40 anos!! Pena é a jantes não serem as de origem... mas até que gosto de o ver com estas do 280Z (penso eu).

A ideia será restaurá-lo no futuro, mas para já, quero é disfrutar da máquina! :)

Estamos a efectuar uma revisão mecânica, o normal, como:
- Mudança de óleo de motor e filtro (com limpeza de carter)
- Afinação de válvulas
- Mudança de velas
- Mudança de cabos de ignição
- Mudança de valvolinas da caixa e diferencial
- Verificação dos travões (estão óptimos)
- Verificação de rolamentos de rodas
- Os pneus são novos
- Afinações gerais

O principal problema reside na afinação do motor. Depois de tudo revisto, o carro denota uma mistura muito rica... Depois de várias tentativas de afinação, sem sucesso (note-se que, modéstia à parte, o meu irmão é muito bom nisto!), decidimos desmontar os carburadores e verificar peça por peça. Não foi necessário ir muito longe para perceber que as agulhas estavam mal montadas e para além disso denotam desgaste excessivo. Assim e visto que em Portugal se torna difícil arranjar as agulhas de origem (N54 ou N27), encomendamos aqui no Porto, 2 tipos de agulhas semelhantes, mas dos carburadores SU. As agulhas SM (muito usadas em Z's, principalmente com motores alterados) e agulhas SA, em tudo semelhantes às SM, mas que permitem menos riqueza na mistura. Caso continue rico, o problema será desgaste excessivo dos "nozzles" (casquilho onde joga a agulha). Ainda não testamos por isso não posso ainda referir as conclusões! A ver se o fazemos no fim de semana! Atenção, o carro anda e bem! Eu quero é a máquina "no ponto"!! :) Tivemos ainda que mandar fazer no "nosso" torneiro uma "needle valve"! Ficou impec! De referir que cada carburador usa uma diferente! Pormenores... mas que fazem toda a diferença! :)

Deixo-vos algumas fotos!




























#7
Garagem / Restauro - Datsun 1600 SSS
21 de Outubro de 2007, 00:18
Olá Pessoal!
Tenho andado um pouco afastado por motivos de trabalho, mas tudo deve voltar ao normal. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
Após na minha apresentação já ter também apresentado a minha máquina, gostaria de criar um tópico onde fosse partilhando convosco o restauro que lhe estou a fazer.
De momento o carro já está praticamente todo decapado (decapagem manual) e por ter tido um só dono e aparentemente bem tratado, não encontramos quase nenhuma chapa podre, com excepção do canto da embaladeira de frente, lado direito, um pequeno canto da porta da frente lado direito e um pequeno canto na mala. Nada de especial para aquilo já vi por aí http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">
Originalmente o carro era cinzento (no livrete vem cinzento ou outras), estou a pensar pintá-lo de azul (ainda não sei bem qual a tonalidade, mas queria um azul "Datsun"). Também vai ser estufado de novo e irão ser colocadas forras novas nas portas.
Possso-vos tambem dizer já tenho algumas peças, como tubos (radiador e chofarrem), velas, platinados, rotor, kit completo de juntas para o motor, farolins da frente, piscas laterais, ópticas traseiras (conjunto completo), kit completo de borrachas, etc, etc.. Bom, mas isto só depois da terminado o serviço de pintura!
Aqui ficam algumas imagens da máquina descascada:

http://img338.imageshack.us/img338/8639/28092007051bx4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/667/28092007060rz1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/70/17092007047qm1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/6734/17092007046rt8.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/6825/28092007055ld4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/1981/28092007052rj0.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/9742/17092007048sz7.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/2510/17092007040ro4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/7867/17092007038ed1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img525.imageshack.us/img525/2384/17092007037qm9.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img507.imageshack.us/img507/7931/p1000444kr2.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/944/p1000451zn5.th.jpg" style="border:0;"/>


Para já são as fotos possíveis!
Como espero que dê para ver que a máquina foi bem tratada durante os seus 35 anos. Estou a tentar prepará-la para durar pelo menos outros tantos!!! http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">
O restauro ainda está um pouco atrasado, pois é um restauro para ir sendo feito, sem pressas, mas bem feito (e esperemos a um preço razoável!!!)

Já agora aproveito para vos perguntar: alguém sabe como afinar devidamente os carburadores da máquina?

SSSaudações,
Gustavo
 

#8
Olá a todos os entusiastas dos Clássicos e em especial aos entusiastas dos Japoneses antigos!
O meu nome é Gustavo Lucena, vivo em Vila Nova de Gaia e estou de momento a iniciar o restauro de um Datsun 1600 SSS de 72! Tenho tido alguns problemas a passar a máquina para o meu nome, pois o antigo proprietário já faleceu há uns anos e não me tenho livrado de umas idas ao notário e à loja do cidadão...
Bom, este já é o segundo Datsun que restauro. O 1º foi um 1200 de 72 dado pelo meu avô... infelizmente num acidente o Datsun não resistiu...http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">  Foi o carro em que aprendi a conduzir...http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">
Neste momento a máquina está no chapeiro. Já a comecei a desmontar e praticamente só falta desmontar a parte mecânica. Bem, mas como as imagens valem mais do que mil palavras, gostaria de deixar umas fotos. Alguem me pode dizer como colocar fotos aqui no forum?
Conto com a vossa ajuda e tentarei ajudar naquilo que puder e souber!

SSSaudações,

Gustavo