Pois é. A ver se me lembro quando isto começou...
Quem me conhece, sabe que vivo entre o manter o carro original e a busca da eficácia do mesmo.
Após 1 ano e meio a desfrutar o Ae86, eis que me vi obrigado a ceder. Deixava muito a desejar em eficácia e era oneroso levá-lo a outros voos...e tirar-lhe-ia toda e qualquer originalidade, pois implicaria colocar um motor 20v. Analisadas as circunstâncias, virei-me para o carro que mais me andava a surpreender nos Trackdays em que andei. O Mazda Mx5 NA
Por muito que me custasse (até o comprar, era carro que nada me dizia), eis que os céus me responderam e puseram-me frente a frente com o espécimen que tinha o meu nome escrito. Estava parado à porta de um stand, com o Hard top colocado.
Ainda por cima era nacional, registado em 1994 mas, ainda sendo uma versão de '93. Tem 115cv, autoblocante e Abs. Vinha com Hard top e um segundo jogo de jantes. E claro, manuais e livro de revisões. O vendedor levou-me a dar uma volta, fez tudo às claras (ficámos amigos) e o preço era uma agradável surpresa.
Claro que tem falhas. O motor é algo amorfo e não travava nada de especial.
Neste ano e pouco que o tenho, já atingi um nível decente. Daqui em diante, vai ser mais oneroso, mas os resultados serão muito bons.
Como havia uma versão turbo, duas aliás. Uma que só se vendeu no Japão, o Roadster R, se não estou em erro e outra que foi feita pela Mazda UK, criando um concurso para um kit turbo, que fosse extra de fábrica: Ganhou a Brodie Britain Racing (BBR) , oferecendo um Kit Turbo "Plug and Play" que o levava aos 150 ou 200 cv. Curiosamente, voltaram a fabricar, comemorando os 21 anos do modelo: 221 cv debitados.
É para aqui que me devo virar.
Não vos vou maçar com o que já lhe fiz, mas o que gosto neste carro é a facilidade com que eu lhe posso mexer e fazer a manutenção, modificações, etc. Já consigo que, mantendo a originalidade recorrendo ao uso de up-grades contemporâneos ao carro, ele tenha um desempenho de motor melhor que o do Ae86 com relação curta.
O colector:
os auxiliares:
o sítio, na situação anterior à mácula:
O objectivo era trocar o colector, mumificado com tela térmica, colocar a admissão e trocar os vedantes do manípulo da caixa de velocidades.
A admissão implica uma data de coisas que, com a trabalheira que tudo me deu, ficou por documentar ( e ainda não acabei).
Comecei pelo colector. Primeiro tirei o original. Pensei "Está a ser fácil. Porreiro, pá...". Mal sabia eu. Quando acabei de o tirar, passei à mumificação. Ao fim de 3 horas de cálculos, corte e enrolar os tubos, eis o resultado:
Aqui já estava a começar a ficar cansado. Passemos à montagem. Aqui começou o bico de obra. Estive 2 horas para tirar o apoio do colector original que vai à caixa. Dois pernes enormes, ultra apertados e com o carro a 2 palmos do chão ( sem espaço para fazer força). Lá consegui com muita labuta, acrescentei o cabo da sonda de oxigénio e pronto...colector montado:
Antes:
Depois:
Não fotografei o trabalho em si pois ainda tenho algum amor ao telefone e tinha as mãos nojentas e cheias de restos de fibra de vidro (a comichão, ai a comichão... )
Para a admissão, implica mudar a MAF de sítio, logo, tenho que prolongar a cabelagem e abrir caminho para as tubagens de admissão reposicionadas (para não falar na parte que estas ainda não existem, passei a manhã de hoje a tentar fazê-la e não deu em nada...). Esse "abrir caminho" é dar altura à cuba do termostato, com um espaçador próprio. Ah, e com isto aproveitei e meti um termostato com temp. de actuação mais baixa. Não tirei fotos mas, tiro ao resultado final.
A cabelagem, implicou soldar a cabelagem retirada de um 323 à parte traseira da ficha da MAF do mesmo 323 e cobrir com manga termoretráctil. Resultado:
Do chassis, nem preciso falar, pois é unânime que o mesmo é eficaz. Limitei-me a usar umas molas mais firmes e reforçar o chassis com barras específicas.
Sendo que era uma versão especial, com jantes BBS em 14'', decidi que gostaria de manter o mesmo desenho mas com uma aba mais larga. Como não tenho orçamento para umas BBS RS, comprei umas Ronal LS, que são réplicas...e deixaram de se fabricar.
Também comprei o spoiler frontal, que era extra de fábrica.
Eis como ele se encontra actualmente:
Quem me conhece, sabe que vivo entre o manter o carro original e a busca da eficácia do mesmo.
Após 1 ano e meio a desfrutar o Ae86, eis que me vi obrigado a ceder. Deixava muito a desejar em eficácia e era oneroso levá-lo a outros voos...e tirar-lhe-ia toda e qualquer originalidade, pois implicaria colocar um motor 20v. Analisadas as circunstâncias, virei-me para o carro que mais me andava a surpreender nos Trackdays em que andei. O Mazda Mx5 NA
Por muito que me custasse (até o comprar, era carro que nada me dizia), eis que os céus me responderam e puseram-me frente a frente com o espécimen que tinha o meu nome escrito. Estava parado à porta de um stand, com o Hard top colocado.
Ainda por cima era nacional, registado em 1994 mas, ainda sendo uma versão de '93. Tem 115cv, autoblocante e Abs. Vinha com Hard top e um segundo jogo de jantes. E claro, manuais e livro de revisões. O vendedor levou-me a dar uma volta, fez tudo às claras (ficámos amigos) e o preço era uma agradável surpresa.
Claro que tem falhas. O motor é algo amorfo e não travava nada de especial.
Neste ano e pouco que o tenho, já atingi um nível decente. Daqui em diante, vai ser mais oneroso, mas os resultados serão muito bons.
Como havia uma versão turbo, duas aliás. Uma que só se vendeu no Japão, o Roadster R, se não estou em erro e outra que foi feita pela Mazda UK, criando um concurso para um kit turbo, que fosse extra de fábrica: Ganhou a Brodie Britain Racing (BBR) , oferecendo um Kit Turbo "Plug and Play" que o levava aos 150 ou 200 cv. Curiosamente, voltaram a fabricar, comemorando os 21 anos do modelo: 221 cv debitados.
É para aqui que me devo virar.
Não vos vou maçar com o que já lhe fiz, mas o que gosto neste carro é a facilidade com que eu lhe posso mexer e fazer a manutenção, modificações, etc. Já consigo que, mantendo a originalidade recorrendo ao uso de up-grades contemporâneos ao carro, ele tenha um desempenho de motor melhor que o do Ae86 com relação curta.
O colector:
os auxiliares:
o sítio, na situação anterior à mácula:
O objectivo era trocar o colector, mumificado com tela térmica, colocar a admissão e trocar os vedantes do manípulo da caixa de velocidades.
A admissão implica uma data de coisas que, com a trabalheira que tudo me deu, ficou por documentar ( e ainda não acabei).
Comecei pelo colector. Primeiro tirei o original. Pensei "Está a ser fácil. Porreiro, pá...". Mal sabia eu. Quando acabei de o tirar, passei à mumificação. Ao fim de 3 horas de cálculos, corte e enrolar os tubos, eis o resultado:
Aqui já estava a começar a ficar cansado. Passemos à montagem. Aqui começou o bico de obra. Estive 2 horas para tirar o apoio do colector original que vai à caixa. Dois pernes enormes, ultra apertados e com o carro a 2 palmos do chão ( sem espaço para fazer força). Lá consegui com muita labuta, acrescentei o cabo da sonda de oxigénio e pronto...colector montado:
Antes:
Depois:
Não fotografei o trabalho em si pois ainda tenho algum amor ao telefone e tinha as mãos nojentas e cheias de restos de fibra de vidro (a comichão, ai a comichão... )
Para a admissão, implica mudar a MAF de sítio, logo, tenho que prolongar a cabelagem e abrir caminho para as tubagens de admissão reposicionadas (para não falar na parte que estas ainda não existem, passei a manhã de hoje a tentar fazê-la e não deu em nada...). Esse "abrir caminho" é dar altura à cuba do termostato, com um espaçador próprio. Ah, e com isto aproveitei e meti um termostato com temp. de actuação mais baixa. Não tirei fotos mas, tiro ao resultado final.
A cabelagem, implicou soldar a cabelagem retirada de um 323 à parte traseira da ficha da MAF do mesmo 323 e cobrir com manga termoretráctil. Resultado:
Do chassis, nem preciso falar, pois é unânime que o mesmo é eficaz. Limitei-me a usar umas molas mais firmes e reforçar o chassis com barras específicas.
Sendo que era uma versão especial, com jantes BBS em 14'', decidi que gostaria de manter o mesmo desenho mas com uma aba mais larga. Como não tenho orçamento para umas BBS RS, comprei umas Ronal LS, que são réplicas...e deixaram de se fabricar.
Também comprei o spoiler frontal, que era extra de fábrica.
Eis como ele se encontra actualmente: