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Tópicos - Minute Man aka PC

#1
JANAS e 2 rodas / Mazda MX5 1.6 NA, By Minute Man
16 de Abril de 2011, 19:17
Pois é. A ver se me lembro quando isto começou...
Quem me conhece, sabe que vivo entre o manter o carro original e a busca da eficácia do mesmo.
Após 1 ano e meio a desfrutar o Ae86, eis que me vi obrigado a ceder. Deixava muito a desejar em eficácia e era oneroso levá-lo a outros voos...e tirar-lhe-ia toda e qualquer originalidade, pois implicaria colocar um motor 20v. Analisadas as circunstâncias, virei-me para o carro que mais me andava a surpreender nos Trackdays em que andei. O Mazda Mx5 NA
Por muito que me custasse (até o comprar, era carro que nada me dizia), eis que os céus me responderam e puseram-me frente a frente com o espécimen que tinha o meu nome escrito. Estava parado à porta de um stand, com o Hard top colocado.






Ainda por cima era nacional, registado em 1994 mas, ainda sendo uma versão de '93. Tem 115cv, autoblocante e Abs. Vinha com Hard top e um segundo jogo de jantes. E claro, manuais e livro de revisões. O vendedor levou-me a dar uma volta, fez tudo às claras (ficámos amigos) e o preço era uma agradável surpresa.
Claro que tem falhas. O motor é algo amorfo e não travava nada de especial.
Neste ano e pouco que o tenho, já atingi um nível decente. Daqui em diante, vai ser mais oneroso, mas os resultados serão muito bons.
Como havia uma versão turbo, duas aliás. Uma que só se vendeu no Japão, o Roadster R, se não estou em erro e outra que foi feita pela Mazda UK, criando um concurso para um kit turbo, que fosse extra de fábrica: Ganhou a Brodie Britain Racing (BBR) , oferecendo um Kit Turbo "Plug and Play" que o levava aos 150 ou 200 cv. Curiosamente, voltaram a fabricar, comemorando os 21 anos do modelo: 221 cv debitados.
É para aqui que me devo virar.
Não vos vou maçar com o que já lhe fiz, mas o que gosto neste carro é a facilidade com que eu lhe posso mexer e fazer a manutenção, modificações, etc. Já consigo que, mantendo a originalidade recorrendo ao uso de  up-grades contemporâneos ao carro, ele tenha um desempenho de motor melhor que o do Ae86 com relação curta.
O colector:


os auxiliares:



o sítio, na situação anterior à mácula:



O objectivo era trocar o colector, mumificado com tela térmica, colocar a admissão e trocar os vedantes do manípulo da caixa de velocidades.
A admissão implica uma data de coisas que, com a trabalheira que tudo me deu, ficou por documentar ( e ainda não acabei).

Comecei pelo colector. Primeiro tirei o original. Pensei "Está a ser fácil. Porreiro, pá...". Mal sabia eu. Quando acabei de o tirar, passei à mumificação. Ao fim de 3 horas de cálculos, corte e enrolar os tubos, eis o resultado:



Aqui já estava a começar a ficar cansado. Passemos à montagem. Aqui começou o bico de obra. Estive 2 horas para tirar o apoio do colector original que vai à caixa. Dois pernes enormes, ultra apertados e com o carro a 2 palmos do chão ( sem espaço para fazer força). Lá consegui com muita labuta, acrescentei o cabo da sonda de oxigénio e pronto...colector montado:

Antes:



Depois:


Não fotografei o trabalho em si pois ainda tenho algum amor ao telefone e tinha as mãos nojentas e cheias de restos de fibra de vidro (a comichão, ai a comichão... ::))

Para a admissão, implica mudar a MAF de sítio, logo, tenho que prolongar a cabelagem e abrir caminho para as tubagens de admissão reposicionadas (para não falar na parte que estas ainda não existem, passei a manhã de hoje a tentar fazê-la e não deu em nada...). Esse "abrir caminho" é dar altura à cuba do termostato, com um espaçador próprio. Ah, e com isto aproveitei e meti um termostato com temp. de actuação mais baixa. Não tirei fotos mas, tiro ao resultado final.
A cabelagem, implicou soldar a cabelagem retirada de um 323 à parte traseira da ficha da MAF do mesmo 323 e cobrir com manga termoretráctil. Resultado:











Do chassis, nem preciso falar, pois é unânime que o mesmo é eficaz. Limitei-me a usar umas molas mais firmes e reforçar o chassis com barras específicas.
Sendo que era uma versão especial, com jantes BBS em 14'', decidi que gostaria de manter o mesmo desenho mas com uma aba mais larga. Como não tenho orçamento para umas BBS RS, comprei umas Ronal LS, que são réplicas...e deixaram de se fabricar.
Também comprei o spoiler frontal, que era extra de fábrica.
Eis como ele se encontra actualmente:







   
#2
Bem, aqui fica a justificação para não ter comparecido no encontro em Cascais.

De JA's, havia 2 Ae86 a mostrar o que valem e de resto, só o espírito (pelo menos o meu...). Os Mx-5, que eram a grande maioria, ainda não o são, mas lá chegaram e em glória (pelo menos o meu).
Ainda não o apresentei ao "pessoal", mas fá-lo-ei assim que lhe tirar fotos de jeito.
Aqui ficam dois dos meus filmes. A ver se desperto o interesse em vós para lá irem comigo dar uma perninha...

Última sessão no AIA parte 1

Trackday AIA 10/04/2010 1ª sessão, 2ª parte
#3
Garagem / CRX Mk1
15 de Outubro de 2008, 20:05
Aqui, ficam imagens do CRX

#4
Garagem / O meu AE86
15 de Outubro de 2008, 19:57
Boas!
Aqui fica uma foto do meu AE 8)
#5
Garagem / Classe de '87, by Campinas
09 de Outubro de 2008, 10:08
Boas!
Meus senhores, gostava de partilhar convosco o meu júbilo...
Sou um feliz proprietário de um AE86!
Que a juntar ao CRX Mk1... :D
É branquinho, está super estimado, enfim...quando tiver tempo, coloco fotos, de ambos.
Neste momento, o CRX está a sofrer um transplante. Tive que trocar o motor, o que me fez deslocar à Sertâ, a um sucateiro para lá perdido. Ele nem sabia que motor era e que só dava no meu e no Rover 216 Vitesse. Esta semana deve estar pronto.
O Toyota, parece não carecer de qualquer intervenção (assim espero, não estou a contar com isso)...só quero é gozá-lo!
Um abraço a todos
#6
...cá vai a minha apresentação!
Sou um amante de clássicos e, em especial, de Japoneses antigos. Sou possuidor de um Honda Civic de 1986, totalmente de origem e do qual ainda possuo os livros, tanto do proprietário como de revisões. Tem 150000 Km`s feitos há pouco e é o meu carro diário. Infelismente, o seu chassis foi atingido pela nefasta acção da ferrugem e não se pode dizer que seja um carro de colecção nem o será tão cedo pois...
...o alvo da minha "gula" é o meu CRX de 1987, versão 1984-1987 (A título de curiosidade, a Honda ganhou o prémio de melhor design do ano com este carro aquando do seu lançamento), estando equipado com o motor ZC1 ( que é o mesmo que equipava o Rover 216 EFi Vitesse), um DOHC, 1600cc, 16 válvulas e aproximadamente 130 cv. Possui detalhes super interessantes, como as portas sem armação de vidro, guarda-lamas frontais em plásticos, a sigla "CRX" nos pilares B...que o NSX veio a copiar anos mais tarde :D, os vidros traseiro em curva...enfim, detalhes que já não se encontraram na versão seguinte. É um carro "puro e duro", sem grandes concessões ao que quer que seja, e isso vê-se no seu peso. Uns meros 890 cv.
É o meu 2º exemplar deste modelo. O 1º, idêntico e com 120 nºs de chassis de diferença, foi alvo da minha 1ª tetativa, mas a cobiça por parte dos amigos do alheio gorou-me esses planos. Ficou a mecânica ( à excepção do motor), nova...
...que o 2º não tinha. Ora, juntando os dois, está-se a formar um carro com mais potencial de sucesso, mantendo sempre a ligação original Chassis/motor. Nesta altura d campeonato, falta reparar o "bater" proveniente do motor ( que suspeito ter a haver com os apoios do eixo de manivelas), reabrir o tecto de abrir ( soldado pelo antigo proprietário...um autêntico crime!) e dar uma nova pintura ao menino, de raiz. Tenho tido o cuidado de manter tudo de origem, começando pelos parafusos...
Aproveito para dizer que consegui encontrar um "Digi-dash" e um "trip computer", que só eram vendidos com alguns modelos dos mercados Japonese e neo-zelandese...no entanto, não consigo fazer a montagem do segundo item pois, este vai buscar informação a sensores dos quais ainda não consigo saber qual a "wiring" correcta. De qualquer modo, é só pela originalidade pois, o analógico é bem mais agradável à vista.
De qualquer modo, neste momento, já reuni muita informação acerca deste modelo. Valha-nos isso e no que puder ser útil ao forum...serei! Um abraço e desculpem o testamento :redface