Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Datsunbat

#1
JANAS e 2 rodas / Yamaha FS-1
09 de Junho de 2017, 23:19
Boas a todos!

Passo aqui a apresentar a minha mais recente aquisição uma motorizada japonesa...a minha FS-1!!!

Só não gosto da cor, mas era o que havia...e assim vai ficar!!!

Gosto muito de motorizadas nacionais, mas isto tem outro nível!!!

Não vou fazer nenhum restauro, quero que fique tal e qual como chegou a mim...à excepção do banco...mas de resto...

Aqui as fotos da minha japonesa, espero que gostem!



















#2
JANAS e 2 rodas / Honda Africa Twin - 2017
17 de Abril de 2017, 01:11
Ontem foi dia também de 2 rodas...

O teste à nova Honda Africa Twin estava já agendado há muito tempo...e com o lema "go anywhere" (frase de lançamento do modelo) lá tive me que me aventurar...e fui...

Primeira sensação que tive foi a de que apesar da sua altura ao solo o corpo se encaixava muito bem e que a altura, apesar de poder ser regulada, era perfeita. Meto a primeira e sinto-me parte interante da moto...ágil, leve, agradável...sensações muito mas mesmo muito boas...

Segui para a segunda, terceira e entro nas primeiras curvas...tem um corpo fenomenal...adapta-se facilmente à linha da estrada e sem problemas podemos acelerar sem grandes consequências.

Entro num caminho velho e nada...a susensão faz o se milagre...mesmo sem vibrações no volante,,,fantástico...acelero numa recta e por sinal eu é que não tinha andamento para ela!!! ehehehe...motor muito suave com uma caixa de velocidades bem escalonada!

Estava bem convencido...e defino a moto com uma palavras...equilíbrio...

Aqui ficam as fotos...

...magnífica!!!









#3
Geral / Guessing game
13 de Abril de 2017, 16:50
Boas tardes a todos, de momento ando a pôr as minhas leituras jdm em dia, e deparei-me com algumas marcas de automóveis japonesas que de alguma forma também contribuiram para o desenvolvimento da industria automobilística do Japão.

Assim, vou fazer tipo um jogo...

Insiro uma imagem e vocês tentam adivinhar a marca, porque é mais fácil do que o modelo...
Cada pessoa pode dar o número de respostas que quiser, mas ao fim de 5 comentários eu conto a história da marca e revelo o respectivo modelo. Portanto ponderem nas respostas quem quiser repetir!

Vou tentar responder atempadamente a todos!!!

Não sei a duração deste "tipo" de jogo, até porque de momento só aprendi mais 7 marcas novas.

A intenção é aprendermos mais sobre o que nos move...Vamos a isso...

Aqui vai....
#4
Galeria de Modelos / Prince R-380 - a sua história
19 de Fevereiro de 2017, 15:15
Esta primeira foto mostra o Prince R380 exibido no salão de Tokio em 1966 devido aos grandes feitos no ano de 1965.

Um dos, ou uns deles, foi precisamente o recorde em pista no ano anterior na pista de Yatabe onde este Prince faz 200km's a uma média de velocidade de 234,93 km/h, batendo só por si 6 recordes de velocidade na sua classe.

Aqui as fotos do salão:











Mas e como há sempre um mas...e como já expliquei em tópicos anteriores, a Prince usou sempre as pistas para desenvolvimento dos seus modelos, caso das mecânicas, suspensões e mesmo plataformas. Assim, este R-380 não sendo excepção, vai ser o carro que muda a história da competição no Japão, isto porque em 1964, quando este carro estava em desenvolvimento, a Prince alinha no 2º grande prémio do Japão com os Skylines GTB, em muitos dos livros classificam-nos como a "armada" Prince, mas o que acontece dentro de portas é que são derrotados pelo famoso Porsche 904, ocupando os Prince os restantes cinco lugares.

À época, foi um grande balde de água fria para a Prince, isto porque depositaram o vasto conhecimento na preparação de carros dinâmicos e altamente competitivos.

Regressam em 1965...com...

Vamo-nos agora situar primeiro.

Nesta época, fazia todo o sentido correr-se com carros de motor central, evitavam-se custos de produção, em pista os problemas eram mais facilmente reparáveis e todas as marcas, todas mesmo, tinham o seu carro de motor central, era que digamos a "moda".
Encarregue deste desafio primário na Prince, o Dr. Shinichiro Sakurai foi o engenheiro responsável por desenvolver o projecto R, carro que seria propositadamente construído para o GP do Japão de 65.

Inspirados nos Porsche (904) e Ferrari (LM250) da época, as formas arredondadas e compactas, Sakurai decide comprar um chassis tubular Brabham BT8 (chassis SC-9-64), que vais ser alterado para poder receber o motor de 6 cilindros de 2000cc. Era o motor G-8 que debitava cerca de 200HP às 8000rpm.

Estava assim montado o primeiro carro japonês de motor central, não contando com os F1 da época.

Mas a Prince estava com azar, porque o GP do Japão de 1965 e que tanto esperavam vinha a ser anulado por motivos diversos e não se realiza. No entanto o carro existia, estava pronto a ser testado e em 1965, apesar das adversidades, este R-380 é posto à prova no circuito de Yatabe e entre 6 e 14 de Outubro ele bate nada mais nada menos que 6 recordes mundiais.

- Bate o recorde japonês de velocidade em pista

- Corre em pista durante uma hora a uma velocidade de 235.06 km/h

- 50km a uma média de 266.37 km/h,

- 100km a uma média de 262.44 Km/h

- 200km a uma média de 261.22 KM/h

- entre outros na sua classe que era a "E" do grupo 6.

















Com todos estes resultados o que poderia correr mal em 1966 no tão esperado GP?

Mas corre...porque a Prince não evolui o carro e pensa que a Porsche se baterá novamente com o 904, mas eis que não e alinha com o 906.

Neste grande prémio de 1966 dos 4 Prince que alinharam à partida dois posicionam-se no 1º e 2º lugar, mas que haveria ainda a surpresa de haver um Toyota 2000GT no 3º lugar.

Yoshikazu Sunako foi o vencedor no R-380 que face ao único Porsche estava em desvantagem: 200 hp para 220hp e 660kg para 580kg respectivamente.










A corrida propriamente...



Porsche 906 VS Prince R-380



https://s31.postimg.org/b56qzbi3f/Prince_R380_51.jpg[/img]





Aramada Toyota


De seguida uma réplica Prince R-380 feita pela sociedade Nautilus Sports Cars, que foi dirigida pela S&S Engineering em que Shinichiro Sakurai foi o mentor. Daí as siglas SS.
Este único exemplar iria para o museu Prince mas seria vendido mais tarde a um coleccionador particular.
Um dos originais, o icónico número 11 está exposto no museu toyota.





E por fim o verdadeiro número 11 no museu Toyota...espero que tenham gostado.











#5
Geral / Uma pergunta aos Daihatsu men...
11 de Fevereiro de 2017, 23:12
Boas a todos!!!

Como não podia deixar de ser, e os japs não páram...e como gosto de carros que comecem pela letra D...ehehe...

queria apenas perguntar se sabem quantos Daihatsun compagno temos em Portugal?

Até ao momento registo 3...será que há mais?

Os que sei, o vermelho para peças, o vermelho do Porto e o azul da Guarda. Haverá mais algum?

É que penso haver uma grande surpresa!!! ehehe...e mais não digo!!!

Cumps.
Mário
#6
Para venda kits de led para quadrantes Datsun 240/260/280Z

O kit é de aplicação rápida e simples, não tem muitas complicações, embora para a instalação das led no amperímetro, pressão de óleo e relógio, exija um pouco de trabalho e de conhecimento do modelo do carro.

Com o tempo, as lâmpadas do quadrante vão ficando sem intensidade, com estas led a cor do quadrante fica a original, mas com muito melhoramento para condução nocturna, salientando o facto de não aquecer os plásticos que contam com mais de 40 anos.

O kit contém apenas as lâmpadas de iluminação permanente e piscas. Uma vez que as que dão mais aquecimento são as permanentes, as de máximos e travão de mão não estão incluídas, mas poderei fornecer também com um ajuste de valores.

É um excelente up-grade...

O preço é de 20 euros com os portes já incluídos.



Podem contactar-me por mp ou para: mariodatsun@gmail.com
#7
Para venda kits de led para quadrantes Datsun 1200 - Todas as carroçarias (sedan, coupé, pick-up)

O kit é de aplicação rápida e simples, não tem complicações, qualquer pessoa é capaz de instalar sozinho.

Com o tempo, as lâmpadas do quadrante vão ficando sem intensidade, com estas led a cor do quadrante fica a original, mas com muito melhoramento para condução nocturna, salientando o facto de não aquecer os plásticos que contam com mais de 40 anos.

O kit contém as lâmpadas de iluminação permanente, Luz de choque e óleo, máximos, piscas, gasolina e temperatura.

É um excelente up-grade...

O preço é de 20 euros com os portes já incluídos.




Podem contactar-me por mp ou para: mariodatsun@gmail.com
#8
Classificados / Leds para quadrante - Datsun 510
29 de Abril de 2016, 01:18


Para venda kits de led para quadrante dos 510.

Este kit é extensível a todos os 510, à excepção das duas gerações que são as de 68 e 69. Se for o caso, avisem-me porque tem mais leds.

O kit é de aplicação rápida e simples, não tem complicações e qualquer pessoa, repito, qualquer pessoa é capaz de instalar.

Com o tempo, as lâmpadas do quadrante vão ficando sem intensidade, com estas led a cor do quadrante fica a original, mas com muito melhoramento para condução nocturna, salientando o facto de não aquecer os plásticos que contam com mais de 40 anos.

O kit é composto pelas lâmpadas de iluminação permanente, Luz de choque, travões e óleo, máximos, piscas, gasolina e temperatura.

O preço é de 20 euros com os portes já incluídos.

duas imagens elucidativas.


apenas o lado esquerdo tem led


aqui em pleno, com todas as led



Podem contactar-me por mp ou para: mariodatsun@gmail.com


#9
Deixo aqui juntas que podem fazer falta ao pessoal...

Andei novamente de volta do meu 1200 e faltou-me uma junta...resultado, aproveitei e repliquei umas quantas para alguns modelos...eheheh


Junta aberta 5.50€, junta de isolamento térmico 7.00€


A junta aberta é opção de série, a outra junta fechada (cega) é uma solução opcional de isolamento térmico, para diminuir o aquecimento da admissão / carburador / mistura de ar, proporcionando o enchimento dos cilindros mais eficaz e daqui uma sensível melhoria de rendimento do motor.




Junta de colector para Datsun 1200 - B110 GX

6,5€ /unidade + portes



Junta de colector para SSS
6,5€ /unidade + portes



Junta de colector para 240z/260Z
6,5€ /unidade + portes



#10
Classificados / Espaçadores de molas Datsun 1200
05 de Fevereiro de 2016, 00:23
Vendo os espaçadores de molas para o Datsun 1200. Pode ser aplicado nas diversas versões, desde que as molas traseiras sejam as de origem como é óbvio.

Tenho disponíveis 20 conjuntos de 8 pastilhas, ou seja, 4 pastilhas para cada lado.
A Nissan deixou de as produzir em 2002 e quando restaurei o meu 1200 já não as havia disponíveis...mas...como há sempre uma luz, e depois de muito procurar, encontrei num concessionário 4 espaçadores originais e claro...o resultado está aqui...repliquei-os e no meu já tenho...é brutal...

Além de proteger as molas superiores, também fazem com que elas trabalhem como deve ser. E como devem calcular, é completamente diferente a condução.

Peço por conjunto 27 euros, porque tive que mandar fazer 100 conjuntos, era a quantidade mínima para a produção.

Alguma pergunta não hesitem.

Vou colocar também no ebay, mas o valor será bem diferente.

#11
Área Técnica / Lâmpadas do quadrante 510 SSS
28 de Agosto de 2015, 00:04
Boas a todos!

Na semana passada tive que substituir as BA9S que se fundiram devido ao excesso de corrente da minha bobine nova...ehehe...felizmente foram só estas duas...Estão num sítio mesmo tramado para mudar, mas com jeitinho e com a calma alentejana lá consegui...nem imaginam o que corri para tentar encaixa-las, forem rios de suor testa abaixo...e tudo porque cada casquilho e fio têm o seu local certo de encaixa...até parece que não conheço os Datsun...

Para ajudar quem tiver que passar por esta aventura...o fio mais comprido das BA9S é o superior, e o mais curto do inferior.

Aqui deixo um esquema que fiz acerca do quadrante do SSS, espero que ajude...


Se alguma coisa estiver mal no esquema, ou quiserem contribuir, digam que eu altero sem qualquer tipo de problema!

Cumps.
Mário

#12
Boas a todos!

Ontem, sexta-feira, foi dia de uma rubrica que o Portal dos Clássicos tem mantido, e que já aqui foi abordado por nós fórum, que se chama "Conversas de Garagem".

Pois o que é certo é que no último episódio, eu o joão fomos os convidados a defender (no bom sentido) as cores japonesas.

Foi sobretudo um serão magnífico e que onde menos se pensa, aparecem informações fantásticas, onde se trocaram experiências e de uma forma geral se concluiu que os nossos japoneses possuem uma grande influência na nossa vida Lusitana.

Espero que gostem do episódio, e para a semana repetir-se-á novamente porque o tema não ficou devidamente fechado, e como a noite já ia muito para dentro terminou-se o programa.

https://www.youtube.com/watch?v=h0AOSV51pQk


<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/h0AOSV51pQk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Cumps.
Mário

PS: Quem quiser participar no próximo episódio pode enviar-me um e-mail, quantos mais melhor!!!
#13
Área Técnica / FS5W63A em 510 SSS
22 de Março de 2015, 15:58
Boas a todos!

Há coisa de 1 mês comprei uma dogleg para aplicar no meu SSS...ela é um 63A, está num estado irrepreensível e era apenas caixa de substituição para um outro carro...portanto poucos km's tem.

Vou dar-lhe uma revisão e fazer uma limpeza a fundo!

Esta que adquiri é um pouco mais comprida que a nossa de 4 velocidades, e já li em diversos fóruns que sem cortar o carro, se pode instalar, é questão de arranjar uma manete tipo "s"...alguém sabe alguma coisas disso?

Eu não gosto nada de alterar os carros, mas neste caso é mesmo pelo consumo e por poder poupar motor! Além de ficar mais giro depois! E só mudo porque as relações de caixa são as mesmas da de 4 e em 5ª fica a fazer 0,854...que é fantástico.


Aqui as fotos...





#14
Geral / Faleceu o Mr.K. - "Pai do Z"
21 de Fevereiro de 2015, 16:12



"A sports car doesn't have to be luxurious. It should be affordable so that anyone can own one, it should be easy to maintain, and it should be something that you can enjoy without having to spend too much money. To attach a price tag of $50,000 to a sports car just seems uncomfortable to me. You can get any price you want if you increase the number and level of features and equipment. But if you don't add any extra equipment and features and you can still experience great exhilaration when driving, then that's the best situation as far as I am concerned! After all, all you need to ride a horse is a saddle (laughter)."

Yutaka Katayama "Mr.K"

http://www.usnews.com/news/business/articles/2015/02/21/nissan-executive-known-as-father-of-the-z-dies-at-105

Hoje dia 21 o mundo automóvel ficou mais pobre, Yutaka Katayama faleceu aos 105 anos de idade.
Era um homem muito conhecido no seio da Datsun e mundo fora pela proximidade e visão no lançamento de carros como o Z.
Acreditar era uma palavra de ordem...

Hoje madrugada dentro não resistiu a mais complicações originárias de problemas cardíacos.

Na próxima Terça-Feira será feita uma homenagem e demais cerimónias..

Vai-se o K...mas fica a obra que nós temos que preservar...uma obra...um legado...

Obrigado Mr.K.

#15
Boas,

Aqui vos venho deixar as minhas fotos de um passeio fenomenal em que participei de 1200.

Este passeio, que é organizado pelo CAA Castelo Branco é sempre um grande evento, quer pela diversidade das máquinas, mas também pelo estado das mesmas.

Este ano houve grandes novidades e compareceram alguns exemplares de nos deixarem boquiabertos.

Deixo-vos as fotos...

Cumps.
Mário

















































#16
Boas amigos!

Como não poderia deixar de ser, e com uma prova dentro de casa, não poderia de forma alguma deixar de tirar umas fotos e passar umas horas no meio do pó.

E assim foi.

Participaram dois amigos meus, um que foi o vencedor da prova o ano passado em Motoquad - André Carita, e em Moto Pedro Carolas.

Portanto, motivos mais que suficientes para participar nesta festa.

Penso que foi uma baja engraçada e atípica, nesta altura do ano já deveria haver chuva que é um requisito essencial, mas São Pedro não quis!!!

Do nossos japoneses há a ressalvar o bruto desempenho da Toyota Hilux...bem...grande andamento!!! Depois os normais, terrano I e II, diversas Navaras etc...e uma motorizada EFS que mais parecia japonesa que alemã...

Aqui ficam as fotos...porque não sendo este o meu desporto favorito não me posso alongar muito com medo de cometer assim umas gafes daquelas sem desculpa!!!

Cumps.
Mário
































































#17
Boas!

Verdade, mais um ano e mais uma ida ao evento que considero como o melhor a nível nacional e dentro deste formato.
Todos os anos contamos com novidades, umas bem conseguidas, umas menos bem conseguidas, mas o que é certo é que conseguem sempre surpreender-me e a cada ano que passa lá me vou deslocando e deixando este fim-de-semana de Outubro reservado para este encontro.

Pois bem, se na entrada tínhamos os Porsche, os MG's e os Lancias Delta...à entrada ficávamos deliciados com os Rolls Roice...bem, em alguns casos nunca imaginei que os ingleses fabricassem tamanhas "bestas"...enormes...mesmo gigantes...

Entrando e os olhares iam para os Citröen, uma mostra bem planeada e com exemplares de se lhes tirar o chapéu.

Subia os primeiros degraus e estava Rally Vinho do Porto de 1987 com o Lancia S4 a fazer a saída para o percurso...lindo e bem enquadrado. Saliento aqui que o S4 estava num estado que me fez impressão...parecia saído de um stand...e as inúmeras pessoas que lhe tiraram fotos e as centenas de mirones dizem o resto.

Olhando para a direita estava uma senhora meio envergonhada, mas com ar de séria a olhar para mim...era uma Fairlady ...um 240z bem apetrechado para rallies...como não podia deixar passar em claro, foram logo dezenas de fotos...

Em frente um carro do Ex-governo, blindado até aos ossos, vidros triplos, kit se sobrevivência, apoios para metralhadoras etc...tive a sorte de um amigo me explicar tudo em detalhe!!! Obrigado Pedro!

Continuei e entrei na subida com os americanos Corvette a piscarem-me os olhos. Duas gerações presentes...depois continuei e fui logo encontrando alguns amigos...mais minuto menos minuto em conversas aqui e ali entrei no primeiro corredor à esquerda e pronto...deslumbramento!!! Espectacular...qualquer exemplar estava o máximo...eram tantos...ena!!!

O stand do AJA era logo ali...comecei a focar a vista e estava mesmo o Zé e a Paula...foi logo meio palmo de conversa...O Santos Silva e o Sr. Manuel mais meio palmo de conversa e prontch...a Maria a chamar e etc...mas é mesmo assim...saliento o facto de o AJA estar muitíssimo bem representado e com dois exemplares de peso da indústria japonesa. além do estado de conservação, estavam enquadrados no espaço e local. 5 estrelas.

Rumei para o pavilhão das vendas e estranhei não haver leilão...eh pá...até que gostei das outras edições...e servia sobretudo para termos uma ideia do que andava à venda...assim pronto...

Encontrei logo uns japoneses...os 300 ZX...e mais à frente mais um 240z que estava à venda pelas mãos de Fernando Soares...mais meio palmo de conversa e mais uma vez a Maria a lembrar-me que ainda não tínhamos vista a feira toda.

Andei e andei...rua acima rua abaixo...e vi excelente exemplares, tanto Mercedes, Austin, Jaguar, Ford, o nosso Vinci, Morris, Fiat, entre muitos outros.

Em relação às peças...bem...muita variedade...mas os preços...nem parece que estamos em crise, mas lá se foram vendendo algumas coisas...pelo menos eu trouxe dois 240z...mas em miniatura!

As motos e motorizadas expostas eram também grandes exemplares, as Honda VFR e Yamahas presentes estavam mesmo no ponto...qualquer dia ainda compro um capacete e procuro uma japonesa...

do motorshow...pois...assim que me sento, um parte a caixa e outro gripa o motor...ou seja...pouco mais que nada vi...

Valeu a excelente e maravilhosa recepção no Porto, desde a companhia ao almoço à visita pela feira.

A feira pois...essa mais um ano a surpreender...Lá estarei a 4 de Outubro de 2015...

Ficam as fotos!

Cumps.
Mário






















































































 
#18
Boas!

Ontem rumei a Santarém, ao 1º Motorshow de Santarém.

Além de encontrar inúmeras caras conhecidas, não pude deixar de reparar nas grande ideia de fazer um evento desta envergadura e reunir caras ainda mais conhecidas. Parabéns aos organizadores.

Penso ser um evento a manter e a continuar que seja melhor a cada ano...tem todos os requisitos para o ser, quer o espaço, quer a envolvente, pistas, expositores etc...muito bom ambiente.

Agora o que nos interessa...bem...assim que entro, viro a cabeça ligeiramente à esquerda...e....lá estava...um 240z...ehehe...mesmo giro...porque eu sabia da existência dele e sabia que andava "em obras"...muito bom ver que mais um apareceu em público.

Já no interior, tinhamos os habitues stands e expositores...de salientar que o espaço estava bem organizado.

Em relação a máquinas, bem, havia para todos os gostos...começava no pós-guerra com alguns ford, americanos dos 60...e depois a malha japonesa...e que bem represntada...Datsun 1200, 100A, 120Y, 240z, Cedric....e depois os pré-clássicos, Honda NSX, Honda S2000, Nissan Silvia, Mitsubishi eclipe, Nissan 300ZX, Subaru impresa entre outros que iam aparecendo...

Salienta com um grande "excelente" o estado dos japoneses expostos...acertaram com os donos...ehehe

Mas melhor que estar para aqui a debitar texto é mostrar algumas das fotos...

Aqui vão elas.

Cumps.
Mário
































































































































Daqui a pouco insiro as fotos do outdoor e de pista...
#19
Como é meu hábito, gosto sempre de participar e apoiar qualquer actividade relacionada com clássicos e todo este mundo que o rodeia.

Com um dia menos agradável, lá tive que deixar os Datsun na garagem e sair de casa no electrodoméstico.

quase 1:30 de viagem que acabaria por revelar-se muito agradável...não pela presença dos japoneses neste salão, mas pelo facto de me ter cruzado com inúmeros clássicos estrada fora.

E relação ao salão, achei acolhedor e com um espaço envolvente que pode e deve ser aproveitado para futuras edições deste salão. O espaço interior é modesto e comporta mais elementos de divulgação.

Gostei...contudo e por ser a I edição há que dinamizar e divulgar ainda mais.

Da exposição auto...eh pá...ao menos um Datsun...hehehe...tou no gozo! Bons exemplares, e um que não conhecia...um Fiat decapotável. Ainda estive tentado a enfiar-em lá dentro...apetecia mesmo...

Em termos de peças haviam várias lojas especializadas,,,e ainda vi umas motorizadas religiosamente restauradas...muito giram mesmo!

Espero que este evento continue, e que acima de tudo cresça de ano para ano...precisamos deste espírito e destas iniciativas país dentro!

Parabéns à organização!






















#20


O evento Nisaclássica, é um passeio de Automóveis Antigos, clássicos e Desportivos realizado por quem tem um grande prazer em mostrar, percorrer e finalmente dignificar a nossa região alentejana, pois se de um lado temos a Gastronomia, os vinhos, o pão, os enchidos, por outro lado temos as gentes, os locais e as paisagens.
Este tem sido o ponto de partida sempre que se organiza o Nisaclássica, e este ano decidiu-se realizar uma rota dos vinhos.

Esperamos assim, vir a ter um papel importante na promoção do Alto Alentejo com este evento, dando a conhecer o valor patrimonial e natural da nossa região.

Este evento pretende continuar a ser um produto turístico da nossa região, que futuramente servirá de roteiro para quem nos visita, estando aberto a novas edições no futuro se se realizar sobre o mesmo tema.

Este é um evento aberto a viaturas antigas, clássicas e desportivas, tendo como objectivo dar a conhecer a região e revelar encantos paisagísticos inesquecíveis, com este espírito parte-se à descoberta do património natural e cultural deste território.

O passeio desenrolar-se-á nesta edição por terras do Norte Alentejano, com passagem pelos seguintes concelhos: Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, Pretende-se a passagem por aldeias e locais menos conhecidos, de forma a valorizar o seu interesse turístico, envolvendo assim os participantes no dia-a-dia dos seus habitantes.

Pretende-se ainda um passeio de carácter turístico, não desportivo, onde durante dois dias os participantes poderão usufruir da gastronomia e hospitalidade tão característica da cultura e das gentes com que iremos contactar.

A gastronomia será apenas e exclusivamente regional, assim como teremos diversas mostras de produtos regionais.
Temos a certeza que após esta Nisaclássica que se encontra na sua 6ª edição, haverá em todos os participantes, a vontade de regressar à região o mais depressa possível e sensação que muito mais ficou para descobrir.

Para o passeio haverá limite de viaturas e/ou pessoas, sendo que no máximo 70 pessoas e no máximo 30 viaturas. Isto porque em termos de equipamentos estamos bastante limitados!

O passeio será de 2 dias, sendo opção a participação no 2º dia.

O preço do Nisaclássica VI é de 40 euros por pessoa, e inclui todo o dia 31 de Maio.

Já o dia 1 de Junho é opcional, e vai ter um custo de 10 euros. Sendo que este valor será pago no local da refeição.


Em relação às estadias, os participantes poderão optar por:
Residencial - São Luís - tel: 245 429 007
Quarto individual: 20euros
Quarto duplo: 35 euros
Quarto de cama de casal com mais uma cama individual: 38 euros
Quarto de cama de casal com mais duas camas: 40 euros

Residencial Srª da Graça – Tel: 245 413 558
Quarto individual: 20euros
Quarto duplo: 35 euros

Residencial – Casa das Colunas – Tel: 245 107 166
Quarto individual: 25euros
Quarto duplo: 40 euros

Hotel Monte Filipe (Alpalhão) – Tel: 245 745 044

O Nisaclássica garante as garagens, que já se encontram reservadas, para acolher os automóveis dos participantes, assim como a reserva dos parques fechados sempre que houver paragens no passeio!

Para se inscreverem, contactem-me via e-mail: nisaclassica@sapo.pt
Ou pelo Telefone: 968196814 (Mário Macedo)

Deixo assim o programa definitivo...

Dia 31 de Maio

Dia 31 de Maio

9:00 – Encontro na praça da República (Nisa);
9:30 – Saída em direcção a Alpalhão;
9:45 – Pequeno-almoço – Alpalhão;                                                                                                                                                                   
10:15 – Visita à Casa Museu de Alpalhão;
10:35 – Saída para Portalegre;
11:05 – Visita à Adega Tapada do Chaves – Prova de vinhos, de enchidos e queijos da região;
12:30 – Visita ao museu José Régio
13:15 – Almoço – Lareira da Serra (gastronomia local)

14:00 – Visita ao Museu da Tapeçaria Guy Fino
15:30 – Visita Guiada à quinta Almojanda – Prova de Azeite e doces regionais
16:30 – Saída para Tolosa
17:00 – Lanche na queijaria Fortunato – Prova de queijos
17:40 – Saída em direcção ao Monte Claro
18:15 – Visita à Adega – "Tapada de Linhais" – Prova de Vinhos e produtos regionais
19:00 – Visita à Adega – "Terras de Nisa" - Prova de Vinhos e produtos regionais
20:00 – Jantar no restaurante – "Flor do Alentejo" - pratos diversos da gastronomia local
(Açorda alentejana, migas alentejanas, pezinhos de coentrada, maranhos, febras da matança, molhinhos, alhada de cação)


Dia 1 de Junho
10:00 – Encontro na praça da República em Nisa
10:15 – Visita ao mercado municipal
10:45 – Saída em direcção a Arneiro
11:15 – Pequeno-almoço – Arneiro
13:00 – Almoço em Nisa no restaurante –" Taverna da Vila"
14:30 – Saída em direcção à Srª da Graça
16:00 – Chegada a Nisa

Encerramento do Nisaclássica VI

Sempre que houver novidades irei postar aqui nesta primeira página, mais concretamente neste post!

Clássicos confirmados até ao momento:

1 - Datsun 1600 SSS - Mário Macedo – 3 pessoas
2 - Datsun 1200 – Hugo Castelo - 2 pessoas
3 - Alfa Romeo 1600 GT Júnior – Luís Andrade - 2 pessoas
4 – Datsun 1200 – Bruno Belo – 2 pessoas
5 – Datsun 1300 - Ricardo Santana – 4 pessoas
6 – Datsun 240z - Gustavo Lucena – 2 pessoas
7 – Datsun 1200 – Bruno Lucena – 4 pessoas
8 – Toyota Corolla - Carlos Irra – 2 pessoas
9 – Datsun 240z – Mário Macedo – 2 pessoas
10 – Citoën 2cv – Dr. Morais – 2 pessoas
11 – BMW 520 – Daniel Cortes – 2 pessoas
12 – BMW 1602 – Amigo Daniel – 2 pessoas







Boas amigos!

Mais uma vez venho apresentar o passeio Nisaclássica, que este ano faz a sua 6ª edição.

Este ano vai para a estada nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.

O tema escolhido para este ano, e depois de reunido o clã Nisaclássica, foi o do vinho, portanto, o passeio será na sua grande maioria por adegas e locais visitáveis em que a uva, e derivados serão a atracção principal.

O Nisaclássica é um passeio que pretende acima de tudo proporcionar um fim-de-semana diferente, prima pela excelente gastronomia, lindas paisagens e um enorme convívio.

O programa e demais informações serão divulgadas em breve, pelo que devem estar com atenção ao tópico.

Aqui ficam umas imagens recolhidas do reconhecimento efectuado hoje.

Cumps.
Mário























No repasto...ehhehe