Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Jcarl

Páginas: [1]
1
Área Técnica / Líquido de refrigeração "Evans" (sem água)
« em: 30 de Novembro de 2014, 16:43 »
Gostava de ouvir a opinião dos entendidos acerca do líquido de refrigeração "Evans", que faz o arrefecimento do motor sem água, logo, supostamente, sem haver tanta pressão no circuito de refrigeração, sem causar sobreaquecimento, sem haver a formação de calcário (tão nocivo para os nossos JA´s) e sem criar corrosão, entre outros benefícios que me foi dito que poderiam haver com o uso deste líquido, como uma maior protecção das juntas da cabeça, bombas de água, etc.

Foi-me dito pelo representante do produto em Portugal - isto em abril no "motor Clássico", quando dei uma ajuda no stand do AJA - que o produto seria eterno (sem necessidade de mudança) e que mesmo em caso de haver alguma fuga, poderia ser reutilizado desde que fosse filtrado... A fazer fé em tudo o que foi dito pelo representante o líquido traz imensas vantagens em relação aos líquidos convencionais, tendo como único "contra" o facto de 5 litros do Evans custarem 92,24€, para além de ser necessário um líquido de preparação (para limpar todo o circuito de refrigeração) que custa, 5 litros, 56,74€. Esse líquido de preparação dá para usar 3 vezes (depois de filtrado). Apesar do preço, se der para usar "para sempre", penso que compensa... Vendo bem e olhando para a minha "frota", quase todos os problemas que aparecem se relacionam (directa ou indirectamente) com o circuito de refrigeração, ou seja o uso de água (anti congelante) neste circuito, tais como tampa do termóstato corroído, bombas de água gripadas, tubos fissurados, etc...

Gostava de saber se alguém já usa esse líquido nos JA´s e a vossa opinião sobre este produto.

2
Eventos de outros clubes / Clássicos a Fátima em 26 Abril 2014
« em: 30 de Abril de 2014, 01:00 »
Estive no passado Sábado, dia 26 de Abril, no 1º encontro dos "Clássicos a Fátima" em Fátima, organizado pelo Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra (CAASCS). Foi só o maior encontro de clássicos em que alguma vez estive presente... isto no que diz respeito ao número total de viaturas - 320 - e de pessoas (cerca de 700).
Havia de tudo, sendo o carro mais antigo de 1930... Uma organização impecável do CAASCS, envolvendo uma grande logística e uma atempada preparação deste grande encontro (já viram, por exemplo,  o que é dar almoço a 700 pessoas!?...). Só a metereologia não ajudou, estando quase o dia todo com chuva miúdinha... (esperemos que no Domingo no 20ª Informal AJA sul esteja melhor:))).
Bem... mas vamos ao que interessa: aqui vai algumas fotos de alguns JA (só alguns, pois estiveram muito mais...)

3
Área Técnica / Parâmetros alinhamento direcção
« em: 23 de Novembro de 2013, 03:01 »
Se calhar o mesmo que se passou comigo há uns tempos, já se passou também com alguns daqui do fórum...
Passo a explicar: A minha carrinha Toyota Corolla KE26 levou os 4 terminais de direcção novos (2 interiores e 2 exteriores). No fim do trabalho feito ficou cada roda para o seu lado... óbvio que precisava de alinhar a direcção. Fui à casa onde costumo ir com a Renault 4 e o senhor foi peremtório a dizer que não tinha os parâmetros para alinhar a KE26... Mandou-me a outra casa "maior" em Pêro Pinheiro. Chegado lá (uma casa toda "XPTO"), eis que me queriam fazer o alinhamento com os parâmetros do Toyota Starlet (visto que também era um tracção traseira...). Logo me apercebi que eles só tinham dados de alinhamento de 1983 em diante... e que iam fazer o alinhamento da KE26 no pressuposto de que seria igual ao do Starlet...  :wall Como vi que não havia certezas, "socorri-me" (através do telemóvel) da ajuda do Santos Silva (que penso que se informou com outro membro cá do fórum) acerca dos parâmetros correctos para o alinhamento da direcção da KE26.

Durante o último Informal Sul falei com o Santos Silva e ficou combinado abrir-se um tópico para o pessoal ir inserindo os dados dos seus carros aqui. Desta maneira quando alguém precisar fazer um alinhamento de direcção já leva os parâmetros para a oficina:)).

Começo então com os dados referentes ao Toyota Corolla KE20 e KE26 (desconheço se para o KE30 e KE36) serão os mesmos...):

CONVERGÊNCIA - 1º +/- 10´
CAMBER - 1º 10´ +/- 30´
CASTER - 1º 50´ +/- 30´

Caso haja alguma imprecisão, agradeço que alterem...

4
Eventos de outros clubes / Renault 4GTL de 1991
« em: 24 de Dezembro de 2011, 21:15 »
Viva,

Para além da minha grande paixão pelos carros japoneses, gosto muito também da Renault 4. Desde 2008 que tenho andado a restaurar uma... esse restauro/arranjo ficou concluído em Julho de 2011, quando o carro foi à IPO.
A Renault 4 está toda original, exceptuando os faróis de nevoeiro dianteiros, as jantes especiais, as pálas traseiras e uns manómetros adicionais que meti no tablier. São tudo coisa facilmente reversiveis e tenho todo o material para a pôr no estado original.
Ficam agora umas fotos da "máquina".

5
Apresentação dos membros / Apresentação
« em: 02 de Março de 2004, 04:08 »
Finalmente, consegui registar-me... Embora não conseguisse uma "global account" no Ezboard mas somente uma "local account" o que já é o suficiente para estar registado aqui no AJA.
Chamo-me José Carlos, tenho quase 40 anos (faço este mês) e  gosto de carros clássicos em geral e de japoneses em particular. Neste momento tenho 2 Datsun's 1200 (um de 4 e outro de 2 portas). O de 4 portas já foi restaurado (faltam os pormenores, mas isso falta sempre...) e esteve no III Encontro Informal de Lx. Estou a pôr o carro o mais original possível com excepção do volante (tem um mais pequeno mas é da época, não me dou muito bem com o volante grande original). O de 2 portas (que esteve no II Encontro Informal de Lx) conto restaurá-lo em breve, mas de uma forma mais desportiva, com jantes GT, faróis suplementares tipo Óscar Cibié, consola central com mamómetros, faixas laterais com a inscrição "Datsun" na parte de trás, etc. Tudo extras da época.
Recentemente adquiri um Toyota Corolla KE20 de 2 portas a um membro aqui do fórum e conto ir brevemente buscá-lo (o carro está no Porto e eu moro na zona de Lx).
E, por agora, chegam estes 3 carros - tenho também uma R4 (que é o meu carro do dia a dia) mas esse não é para aqui chamado...
Outros carros japoneses que gostava de ter era: Datsun 120y de 2 portas, Datsun 100A de 4 portas e Honda N600. Como vêm gosto de utilitários/pequenos familiares. Não é que não que não goste de coupés (então o coupé do 100A e o do 120Y são um espectáculo) ou de desportivos (tipo Celica - que gosto muito) mas por enquanto estou mais virado para os utilitários/pequenos familiares. Pode ser que um dia haja euros suficientes e eu perca a cabeça...

Um abraço
José Carlos


6
Área Técnica / Motor de arranque Datsun 1200
« em: 07 de Março de 2005, 16:35 »
Estive ontem a rodar os carros e o Datsun 1200 de 2 portas está com dificuldade em pegar. Ele já há uns tempos que o motor de arranque andava a "enrolar" quando o punha a trabalhar. Ontem pus um produto para limpar os terminais da bateria mas o carro continua a enrolar quando o ponho a trabalhar, portanto julgo que é o motor de arranque que precisa de ser reparado. Eu tenho motores de arranque suplentes mas antes de o mudar queria saber se ele está em boas condições. Julgo que isso pode ser testado num electricista, estou certo? Outra pergunta para os especialistas da Datsun: Os motores de arranque dos Datsun's 1200 são todos iguais? Ou houve alguma alteração durante a produção deste modelo? (1970 a 1974).
Aguardo as vossas respostas e os vossos esclarecimentos.


Páginas: [1]