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Mensagens - MRS

#1
Em 3 de Junho no Ribatejo

3ª Encontro Datsun Z Portugal


Já começa a ser um hábito , nesta altura do ano , os proprietários dos Datsun 240 Z (e seus sucessores) encontrarem-se algures no país , para o seu encontro anual .

Depois de Cascais e Figueira da Foz , o encontro deste ano decorre no Ribatejo (Alvega ) sob o tema "Recordar José Mégre" , colaborador da marca e piloto de ralis e velocidade nos anos 70 , desaparecido prematuramente há cerca de 7 anos .

Para além disso , o encontro decorrerá num espaço alargado (Monte da Várzea ) propriedade de um bem conhecido ex-piloto de ralis , local que vai permitir maior e melhor convívio entre os participantes .

Este ano os participantes vão reunir-se em Torres Novas , rumando depois ao Castelo de Almourol . Seguir-se-à um percurso de cerca de 50 quilómetros em estradas bem exigentes , que vão permitir pôr à prova as ainda excelentes qualidades de estradista dos 240Z , apesar de todos terem mais de 40 anos . E como habitualmente , para os participantes das zonas do Grande Porto e Grande Lisboa serão organizadas caravanas desses locais até Torres Novas .

Com um parque circulante de ainda 90 unidades , algumas em excelente estado de conservação (melhores que novos , se isso é possível ! ) espera-se que pelo menos 30 exemplares rolem nas estradas do Ribatejo, até porque este ano a organização vai levar a cabo dois concursos para os participantes : a eleição dos 3 melhores exemplares presentes no encontro e a escolha da melhor peça de Memorabilia (fotos , miniaturas , recortes de jornais , etc ) que recorde José Mégre e os Datsun 240 Z . Um concurso que pelo que já se sabe vai dar que falar !

O 3º Encontro Datsun Z Portugal tem esta ano o apoio da Nissan e da Caetano Power (distribuidor também da gama desportiva Nissan 370Z Nismo , GT-R e Juke RS Nismo ) e ainda do Monte da Várzea  e da Junta de Freguesia de Tancos (Vila Nova da Barquinha ) .

O programa do 3º Encontro Datsun Z Portugal ( 3 de Junho ) é o seguinte :

10.00 Horas – Concentração em Torres Novas em local a definir . (Torres Novas fica junto à A23 a cerca de 7 km da A 1 ) .
11.00 Horas – Partida em direcção ao Cais de Tancos (Castelo de Almourol ) . Foto de grupo e café .
11.30 Horas – Partida em direcção a Alvega (Monte da Várzea ) .
14.00 Horas – Almoço
15,30 Horas – Actividades relacionadas com os Z e com "Recordar José Mégre"
17.00 Horas – Fim do Encontro

As inscrições estão desde já abertas e mais informações serão prestadas pelos telefones 91 726 25 25 ou 91 722 66 13 .
os interessados poderão também seguir nas redes sociais o grupo :https://www.facebook.com/groups/697597253681520/
#2
2º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL

Chuva e Frio não arrefecem entusiasmo

Apesar de uma chuva persistente que começou a cair a meio da manhã e que perturbou a visita a locais de grande beleza no percurso até Buarcos , o 2º Encontro Datsun Z Portugal desenrolou-se com grande participação e bom ambiente , proporcionado pelos 28  Datsun 240/260 Z que se apresentaram em Soure para o início o encontro . Zês vindos do Porto , de Lisboa , da Guarda e até do Algarve .

O primeiro fim de semana de Maio apresentava-se , contra todas as expectativas , chuvoso e ventoso , mas nenhum dos inscritos faltou à chamada . A Câmara Municipal de Soure tinha preparado uma recepção excelente e o seu Vice Presidente fez as honras á casa apresentando o Concelho e as suas potencialidades turísticas e gastronómicas . E depois lá foi a caravana a caminho de Quiaios , local do reagrupamento , antes de se entrar na Serra da Boa Viagem com destino a Buarcos , na Figueira da Foz .

A chuva por essa altura já tinha começado a cair com alguma intensidade e a partir daí não largaria os participantes até final . Apesar das condições adversas ainda deu para admirar a paisagem da costa atlântica vista do miradouro da Serra da Boa Viagem e descer pelo Cabo Mondego até Buarcos , local do fim do percurso comum .

Aí um grupo de notáveis esperava pela caravana e iriam associar-se a umas boas horas de conversa à roda dos ralis nacionais dos anos 70/80 e dos Z , que todos tinham conduzido pelas florestais do nosso país  . A presença de Giovanni Salvi , Pedro Cortês , Mário Silva , António Onofre , Parda Leitão e Hélder Valente foi uma (já esperada) surpresa , mas todos os participantes tiveram oportunidade de confraternizar com este grupo de pilotos ainda bem conhecido do público nacional .

Entretanto a Caetano Power que se associou ao evento , já tinha anunciado a próxima abertura do primeiro Nissan High Performance Center em Lisboa no mês de Maio e os presentes já tinham apreciado a qualidade de construção e a beleza do 370 Z Nismo , um dos modelos que o novo "Nismo Store" irá ter em exposição . Enquanto isto , os 28 Z apanhavam o ar do mar junto ao paredão de Buarcos , bem guardados pelas condições proporcionadas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz , que colaboraram na organização do evento .

A tarde já ia longa quando os motores dos Z recomeçaram a trabalhar , nalguns casos à espera de 300 km para regressar a casa . Ficava um dia bem passado , cheio de boa conversa e bons quilómetros em carros que apesar de mais de 40 anos continuam bem vivos e a proporcionar excelentes momentos de condução e prazer .

Até para o ano ou talvez antes , se possível com menos chuva , que mesmo assim não arrefeceu o entusiasmos dos presentes . Longa vida para os Z nacionais , que ainda são cerca de 90 .
#3
Tudo a postos para o 2º Encontro Datsun Z Portugal

Cerca de 30 Datsun 240/260Z estão inscritos no 2º Encontro Datsun Z Portugal que se realiza no próximo Sábado 7 de Maio na Figueira da Foz . Este número é cerca de um terço das cerca de 90 unidades que ainda existem em Portugal .

Com partidas essencialmente de Lisboa e Porto , os participantes no 2º Encontro Datsun Z Portugal vão encontrar-se em Soure , aproveitando a nova saída da A1 aberta ao trânsito o ano passado . De Soure haverá um percurso comum que levará os participantes até Quiaios e daí à Serra da Boa Viagem terminando o percurso em Buarcos . Entretanto serão percorridos os antigos troços do Rali Tap de Quiaios e Serra da Boa Viagem .

No 2º Encontro Datsun Z Portugal vão estar presentes antigos pilotos de rali e velocidade que no seu tempo pilotaram os 240/260 Z . Falamos de Giovanni Salvi , Mário Silva , Pedro Cortêz , António Onofre , Hélder Valente e Parada Leitão que serão na altura homenageados e proporcionarão bons momentos de histórias antigas do desporto automóvel nacional .

Outra presença relevante no 2º Encontro Datsun Z Portugal vai ser o Eng. Nélson de Moura Constante , cujo nome à primeira vista não será imediatamente identificado pelos participantes , mas que foi o criador dos volantes De Moura , que não só estiveram presentes em séries especiais dos Datsun 1200 , como também equiparam vários modelos de produção mundial , entre os quais o Renault Alpine A310 .
Há muitos anos a viver na Figueira da Foz , depois de ter residido na Bélgica e em Coimbra , o Eng. Nélson de Moura foi no seu tempo um dos mais conceituados engenheiros automóveis portugueses com ligações a vários construtores automóveis mundiais .

Presente na Figueira da Foz vai estar também o novo Nissan 370 Z , por intermédio da Caetano Power , de modo a que os presentes possam comparar os génes Z dos anos 70 com os dos anos 2010 do século XXI .

Tudo se conjuga para mais uma agradável jornada de convívio entre os possuidores nacionais , do mais carismático desportivo japonês de sempre .
#4
Depois do bom acolhimento que teve em 2015 o 1º Encontro Datsun Z Portugal ficou desde logo aberta a possibilidade deste encontro se repetir anualmente , o que veio agora a concretizar-se , com o anúncio do 2ª encontro , que vai ter lugar a 7 de Maio na Figueira da Foz , ainda que para lá chegar os participantes tenham de percorrer um percurso de estrada de cerca de 70 km , a partir do ponto de encontro , situado nas proximidades da nova saída Pombal/Soure da A1 .

Este ano e para tornar mais fácil a participação de cerca de um terço dos proprietários de Datsun 240/260 Z existentes no nosso país (cerca de 90 ) escolheu-se a zona centro do país , com local de concentração mais ou menos equidistante de Lisboa e Porto .

E porque os Z ainda gostam de curvas e de recordar o passado , neste 2º encontro vão ter oportunidade de recordar os troços cronometrados do rali Tap que se disputavam em Quiaios e na Serra da Boa Viagem e terão ainda tempo para disfrutar a magnífica paisagem do Oceano Atlântico que daí de alcança .

O programa definitivo do 2ºEncontro Datsun Z Portugal está definido e será como segue :

Data-7 de Maio

Local de Concentração : 5 km depois da saída Soure /Pombal da A1 , à entrada de Soure .

Percurso comum : cerca de 70 km desde Soure até à Figueira da Foz , Quiaios , e Buarcos , passando pelos antigos troços cronometrados do Rali Tap de Quiaios e Serra da Boa Viagem .

Almoço- Em Buarcos frente ao mar , mesmo no fim do percurso de estrada .

Para os participantes de Lisboa e Porto serão organizadas partidas em grupo das respectivas cidades .



As inscrições estão abertas e informações adicionais serão prestadas pelos telefones 91 726 25 25 e 91 722 66 13 .
#5
Geral / Re: 1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL
11 de Março de 2015, 11:09
1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL pelas estradas de SINTRA



Os participantes no 1º Encontro Datsun Z Portugal irão percorrer algumas das mais conhecidas estradas carismáticas da zona de Sintra antes de chegarem à Marina de Cascais , local final da concentração .

Marcado para sábado 18 de Abril , os participantes no encontro do mais carismático modelo japonês da década de 70 , irão reunir-se no  Autódromo do Estoril e partirão de seguida em caravana para Malveira da Serra e Guincho estando a entrada na Marina de Cascais prevista para as 12, 30 horas . As viaturas participantes ficarão então em exposição durante algumas horas podendo ser apreciadas pelos entusiastas dos 240/260 Z .

Dos cerca de 90 exemplares que ainda circulam nas estradas nacionais , está previsto que uma trintena esteja presente no encontro , o primeiro a acontecer no nosso país , mas que em face do entusiasmo com que foi recebido pelos proprietários dos Z nacionais , decerto não será o último .

O programa completo do 1º encontro Datsun Z Portugal é o seguinte :

10,30 Horas - Concentração na Praça da Maratona do Autódromo de Estoril .
11,15 Horas- Fotografia de Grupo

11,30 Horas - Partida para a Marina de Cascais passando por Lagoa Azul , Malveira da Serra , Guincho , estrada do Guincho até à Marina .

12,30 Horas - Entrada na Marina de Cascais , parqueamento com exposição das viaturas . Bebida de Boas Vindas .

13,30 Horas – Almoço .

16,00 Horas- Fim do Encontro .



Informações para possíveis interessados pelos telemóveis : 917 262 525 e 917 226 613
#6
Geral / Re: 1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL
26 de Janeiro de 2015, 15:29
A decisão de equipar os Z portugueses com alguns extras que não vieram para outros países europeus deve-se aos Srs . António Raimundo Candeias (Director Geral ) e Manuel Lopes Gião (Director de Vendas ) . O Eng José Mégre já estava no Entreposto Comercial , mas na Direcção de Assistência , não tendo , na altura , responsabilidade pela escolha das especificações das viaturas importadas .

MRS
#7
Geral / Re: 1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL
23 de Janeiro de 2015, 11:17
Quando se fala de clássicos japoneses , o nome do Datsun 240Z vem imediatamente à memória .

Lançado no Salão de Tóquio de 1969 , o 240Z desde logo começou uma carreira comercial fulgurante , sobretudo nos Estados Unidos , mercado aliás para onde o modelo tinha sido pensado . Na altura eram muito populares na América os desportivos ingleses , mas graças ao seu estilo , à sua fiabilidade mecânica , às performances e também ao seu preço de venda , o 240 Z impôs-se rapidamente no mercado americano .

A Datsun já estava nos Estados Unidos com uma gama de passageiros e comerciais bastante simples , onde o Fairlady Roadster era o único desportivo e descapotável . Mas o Roadster não tinha sido pensado para a América e o seu interior era pequeno demais para a dimensão normal do homem americano . Ainda que herdando muitos pormenores do Roadster , o 240Z tinha um interior grande , em que os condutores americanos se sentiam bastante à vontade e ainda que fosse um coupé e não um descapotável , zonas como a Califórnia foram fundamentais para o sucesso do modelo .

Entretanto o 240Z foi-se espalhando um pouco por todo o mundo chegando também à europa , onde o seu sucesso foi mais comedido , até porque na maior parte dos países europeus as viaturas de passageiros japonesas estavam contingentadas . Mesmo assim em países como a Bélgica , Holanda ,  Alemanha e Reino Unido , o modelo conheceu um bom sucesso comercial , num continente que não lhe era particularmente favorável .

As leis anti-poluição dos Estados Unidos levaram a Nissan a lançar o 260Z (S30 ) e mais tarde o 280Z , mas nesta altura os sucessores do primitivo Z já poucas coisas conservavam do projecto inicial . Eram mais pesados , menos desportivos , mais luxuosos e para condutores que pouco tinham a ver com os primeiros do início dos anos 70 .

Mas o sucesso do 240 Z passou também pela competição  e se a vitória do Rali Safari de 1973 é o resultado mais conhecido , a carreira americana na velocidade contribuiu para manter o modelo a um nível comercial sempre muito invejado . E a vitória no Safari continua a ser um marco da marca e do já falecido Shekhar Mehta , um ídolo no Japão , sempre muito recordado .

Em Portugal a série Z teve a divulgação possível , sendo que as unidades vendidas no nosso país sempre se distinguiram das outras europeias por terem , de série , umas belas jantes Enkei , o spoiler frontal e um pequeno aileron traseiro . Em 1971 foram matriculadoas 70 unidades (HL S30 Q ) , descendo o número para 25 em 1972 e 44 em 1973 . No total 139 unidades vendidas do 240 Z .
Em 1974 apareceu o 260Z nas versões nornal (RL S30 Q) e 2+2 GRL S30 Q) , mas foram vendidas apenas 16 unidades da primeira versão e 12 da segunda , com uma adicional já em 1976 .
No total 168 unidades foram comercializadas em Portugal da série S30 , mas nos anos recentes algumas mais apareceram na estrada , fruto de importação de países europeus ou mesmo dos Estados Unidos .

Ainda que a protecção contra a corrosão não fosse o ponto forte dos veículos japoneses da altura , no nosso país dado não haver gelo nas estradas e em consequência sal , os 240/260Z resistiram bastante bem á passagem dos anos e actualmente existem cerca de 100 unidades , 60 das quais perfeitamente identificadas e em muito bom estado de conservação .

Com o intuito de juntar os proprietários dos Z ainda em circulação e descobrir outros que tem as suas viaturas mais guardadas vai-se realizar em Abril  (18 Sábado ) na zona da Marina de Cascais o 1º Encontro  Datsun Z em Portugal . Trata-se como nome indica apenas de um encontro informal de proprietários , seguido de um almoço , em que o principal objectivo é reunir os entusiastas do modelo , ver os carros em circulação e lançar as bases para que estes encontros passem a ser anuais e em várias zonas do país . O limitado número de unidades existentes não torna fácil a criação de um clube , que desde há 20 anos tem sido pensado , mas nunca concretizado .

Os proprietários dos Z nacionais e interessados em participar neste 1º Encontro Datsun Z Portugal podem obter mais informações através dos telemóveis 917.226.613 ou 917.262.525 ou pelos emails fsautomoveis@netcabo.pt ou ip246675@ip.pt .
#8
Geral / 1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL
15 de Dezembro de 2014, 15:42
Foi aberto no Facebook um grupo para dar suporte à divulgação de 1ª Encontro Datsun Z Portugal .

Se algum proprietário de Z que ande por aqui , mas não esteja inscrito no Facebook , quiser dar "sinal de vida" agradeço que me envie uma mensagem por PM .

O encontro será na Primavera na zona de Cascais e terá inscrições limitadas por razões logísticas .

Agradeço desde já ao AJA permitir divulgar neste espaço este evento . Bem hajam .

MRS
#9
Vendo algumas peças Datsun , sobretudo 240 Z , que deixei de utilizar no meu carro . Podem fazer jeito a quem queira melhorar o(s)  seu(s) .

Em exclusividade para os Membros do AJA faço um desconto de 15% sobre os valores indicados . Entregas em mão na zona de Lisboa ou na zona Oeste . Para envio por encomenda postal contactar por favor. De qualquer modo , envio só feito depois de recebida transferência bancária do montante .

Contactos só por PM . Envio fotos a quem quiser e me enviar o respectivo email .


1-Barras AA (strut tower ) frente e traseira para 240Z . Com afinação e montadas em rose-joints . Usadas . Importadas dos USA . Preço- €150

2- Volante JDM de 35 cm importado do Japão . Forrado a cabedal preto com cozeduras a linha vermelha . Pega macia . Usado . Dá para qualquer modelo com cubo 240Z nomeadamente 510 e B110 . Preço- € 250 .

3- Volante DeMoura de 35 cm , extremamente raro com cubo de Alpine A310 (volante usado na altura neste modelo ). Usado .Tal como está não faz buzina no ponto central , mas pode ser facilmente alterado . Usado . Dá para qualquer modelo Datsun . Preço - €200

4- Vendo a preço simbólico discos de travão de 240 Z usados e jogos de pastilhas e calços traseiros em carbono kevlar , marca Porterfield , importados dos USA . Para uso intensivo , muito , muito bons a quente .
#10
Toda a gente deve saber o "subarashi kuruma". Não é ?

Eu desisti quando me apercebi que muitas vezes nem os japoneses são capazes de ler o que os outros escrevem , se não estiverem dentro do assunto. Por exemplo , dar a ler um texto sobre automóveis a quem não perceba nada do assunto , muito provavelmente não vai dar a uma leitura com sentido .

Mas acho muito bem que haja corajosos que se dediquem á língua japonesa .Curiosamente este fim de semana conheci outro . Urgente portanto visitar o país para a prendizagem ser mais rápida .

Boa sorte na aprendizagem .

MRS
#11
Garagem / Re: Revisão geral/Restauro Datsun Sado 1.2
24 de Novembro de 2013, 10:42
Bom dia

As medidas para os 3 lugares eram as da altura .Não sei se agora nas homologações de novos ainda se regem pela mesma teoria .

MRS
#12
Garagem / Re: Revisão geral/Restauro Datsun Sado
20 de Novembro de 2013, 17:55
Penso que na altura todas sairam com 3 lugares ,mas a minha também só tem 2 lugares .As regras actuais são diferentes dos anos 70 ,talvez por isso tenha havido alguma alteração no DUA .Para ter 3 lugares á frente tinham de medir 30cm do centro do volante á porta esuqerda e e 90 cm do centro do volante á porta direita .Pode medir sff.

É normal trazer quadro , mas depois passa para o que tiver em cima , caixa aberta , com ou sem toldo ,contentor ,etc. Se fôr ás IPO e tiver quadro lá escrito e tiver montada uma caixa aberta , eles não fazem a inspecção e mandam alterar o DUA.A mim já me aconteceu com o meu .

MRS
#13
Apresentação dos membros / Re: Apresentação agreira
20 de Novembro de 2013, 11:07
Um pouco de hiatória :

-O Sado tem duas homologações ,já que a segunda série tem a carroçaria mais comprida .Tal nota-se no painel a seguir ao fim das portas ,mais estreitos na primeira série e mais largos (acho que cerca de 5/10 cm) na segunda série .

-Esta alteração foi efectuada a pedido dos concessionários nacionais , pois os condutores mais gordos /grandes , ficavam com pouco espaço entre o volante e a barriga o que dificultava a condução .

-O desenho original era para o "japanese male" ,sendo que o "português male" é um pouco maior .

-A diferença nos ofícios de homologação nota-se na caixa de carga (comprimento) maior na primeira série e mais pequena na segunda série .

-A introdução da "chaufage" é portanto uma terceira série , sendo que só existiu na carroçaria maior .

MRS
#14
Garagem / Re: Revisão geral/Restauro Datsun Sado
20 de Novembro de 2013, 10:44
O filtro de ar deve ser igual ao da Vanette C20 e será talvez mais fácil de comprar em Espanha onde as Vanettes eram fabricadas .

Se mandar vir mais filtros , fico com um .

Se souber onde consigo arranjar o emblema Sado (alguém que encontre á venda em feiras de peças ) estou interessado .

Pergunte o que quiser que deste modelo sei qualquer coisa .

Já agora dou-lhe um conselho : retire a cabine do chassis que é muito fácil e pinte-a cá fora sem nenhum componente mecanico nem cablagem . Fica outra coisa .

MRS
#15
Só hoje me é possível vir aqui felicitar a organização pelo magnifico dia que nos proporcionou e felicitar tambémo AJA pelo 10º aniversário .

Foi tudo impecável e mesmo para mim que conhecia toda a zona , não me canso de aplaudir as excelentes escolhas , desde o local do almoço , ao lanche junto á fábrica de gelo e que revelaram uma atenção ao detalhe raras nos tempos que correm .

Mais uma vez os meus parabéns e grandes responsabilidades para quen fizer o passeio do 11º aniversário

MRS

PS - Agradeço ao Ludovico a foto da Madeira e dou os parabéns pelo excelente arquivo fotográfico , pois esta Volta á Ilha foi á precisamente 16 anos .  Como vê o Fairlady Roadster continua pronto para as curvas . Obrigado .