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Mensagens - MazdaMan Toninho

#1
Garagem / Re: Banzai Datsun 120Y Van-M - 1977
24 de Setembro de 2006, 22:30
A questão é; para que lado estás a ver a "coisa".
1-3-4-2 a girar para a esquerda é igual a 1-2-4-3 a girar para a direita!

É tudo no sentido da rotação do motor ( ver na rotação do rotor do distribuidor).

Quote:
Distributer rotation: anti-clockwise


 

#2
Garagem / Re: Datsun ???
25 de Maio de 2006, 02:22
Muy barato.
Vários patrocinadores em carteira; Marlboro,Foster´s, Bridgestone, Shell.Governo do Zé.http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

Tasca do Zé
Quim do choco frito
MMT&E Inc.
ARUL
Agostinho da gasolina
Zé Pata Larga das peças
Biafra-mecânico assistente
Nunes barbeiro
Clube Automóvel da Belavista
AssociaçãoTata Mai Lau


 

#3
Garagem / Re: Datsun ???
23 de Maio de 2006, 01:41
Opção nº1-Montamos o motor do SSS, compressão 14:1 um turbo do Muno, com pressão de 34 bar,um grande aileron em cima da caixa, dois escapes cromados para cima, com 2 velas de ignição prá night, umas chamas pintadas nas laterias, e duas faixas por baixo das portas, num lado com a seta apontando prá frente a dizer "Anda prá frente" e no outro lado, com a seta para trás a dizer "E pra trás também", jantes 16 com pneus 245.http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

Opção nº 2- Uma limpeza, uma afinação, uns retoques de chapa,uns patrocinadores novos,  IPO, seguro e siga para a Rampa da Arrábida e para transportar mais motorizadas/motos.
Conta comigo para a 2ª opção.
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

#4
Nuno: As informações são vendidas a troco de um churrasco.
Fico a aguardar a marcação do petisco.

1-Junta de cabeça nova, original, próprio para o modelo,sem desvios
2-Parafusos da cabeça sempre novos
3-Depósito de gasolina com 5 litros (please)
4-Mangueiras e abraçadeiras novas
5-Termostato novo
6-Correia de ventoinha nova
7-Óleo próprio para os carburadores
8-Muita água (ou Beer)
9-Chave dinanométrica da "pesada"
10-Bateria carregada (please)
11- "Macho" para roscas de velas (mais uma "patente" de última hora)

-Infelizmente este motor não tem (tinha) guias de localização nem da cabeça, nem do veio dos martelos das válvulas. É ao calhas, então, toda a cautela...Especial atenção ao alinhamento dos martelos relativamente ao veio das válvulas.
-os vedantes das válvulas são mais finos do que nos 1200 normais devido ao menor espaço deixado pelas 2 molas das válvulas.Originais...
-O mini "vedante" que acompanha a junta da cabeça é algo de outro mundo. Tem uns 4 milimetros de altura. Mortal..Junk. Especialmente numa cabeça sem as guias de localização e sem pernos..
-1 parafuso da cabeça é mais fino do que todos os outros.Atenção á sua posição e ao aperto (Ui!!!).Ainda está marcado com 13.
-10 a 11 kilos de aperto na cabeça (não acredito nos 13 -esta é a resistência máxima).Aos 10,5 Kilos de aperto não gostei muito do "som"...
-2,5 a 3 kilos de aperto no veio dos martelos (rosca em alumínio macio.Cuidado)
-atenção á posição do veio sincronizador dos 2 carburadores..
-afinar bem os 2 carburadores ( pelo "cheiro e ouvido")
-apertar tudo até um pouco antes de partir...


Nuno: depois diz como correu. Agora passei "á reserva territorial". Já conta para a reforma...

 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 22/8/06 19:08
#5
Apenas uma completa confusão com material que não é exactamente o indicado.

Começámos pelas 18;00 horas

Foram precisas 3 juntas de cabeça de Datsun 1200 para encontrarmos 1 que desse aqui certinho.

O que quer dizer que depois de tudo montadinho e a trabalhar certinho, tinhamos mais uma fuga de água (para fora) na junta da cabeça. Tudo a trabalhar certo: boa compressão, sem passagem de pressão para o cárter, sem sobreaquecimento, sem pressão exagerada de água, ralenti porreiro, resposta muito boa...
Aqui acabou por levar 10,5 kilos de aperto (eu já tremia com medo de partir um parafuso..)
Tudo bem, tudo mal...

Às 21:00 descobrimos o problema,e toca a desmontar tudo, limpar e voltar a montar com a junta de cabeça que eu não queria usar (era a mais "feia"-ie-barata). Mas beleza não quer dizer nada...É apenas uma questão de gostos.

Ás 22:30 estava tudo montado, a trabalhar certinho e como deve ser, quando a gasolina acabou.
Ficou com 9 kilos de aperto ( agora os parafusos já deram o litro 3 vezes comigo)
Tivemos ainda as normais complicações com roscas de velas, braçadeiras e mangueiras.

Às 23:30, depois de "comprar" gasolina do depósito da pickup, ficou tudo OK.

Fica a faltar a necessária "rodagem", mudança de óleo, óleo de carburadores,reapertos e afinações finais.

Aqui fica uma vez mais a lição para os que começam com estas coisas de "antigos":
1- material bom é normalmente difícil de encontrar para modelos "normais"
2- material bom é muito díficil de encontrar para modelos "não normais"
3-material de marcas da "concorrência", ás vezes não é bem igual, apenas parecido

Mas tudo se resolve.
Assunto encerrado.

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 22/8/06 11:54
#6
Então??
Tou por aqui de vacances.

#7
Assim o GX leva  quase 10Kgs de aperto na cabeça.
Temos todos os parafusos marcados com o  13, aqui estamos bem.

O que aconteceu???

A junta da cabeça tem 2 peças; a junta em si e um vedante especial, tipo guia, redondo,numa mistura de borracha e latão (penso eu).
Onde vai este vedante, havendo umas 10 possibilidades??

Como é normal, descobrimos o sítio certo depois de tudo montado. Errado. Só faltavam mais 9 tentativas.
Também havia dúvidas sobre o aperto. Já investigado.
O nº 13 nos parafusos, queria dizer o quê? Agora,já sabemos.

Então agora só temos de colocar o vedante no sítio certo e dar o aperto especificado.
Significa----------voltar a retirar a cabeça do motor, já depois de tudo montadohttp://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">
Porque como está, deita mais água do que um chuveiro.

Portanto mais umas 3 horas de trabalho.
 

#8
Bem companheiro, não correu muito bem, http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">
mas acabamos para a semana.

M__da da junta e do vedante.http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">  

#9
17:00 horas ok??
Na Garage.

#10
Compra a junta fina do yankee.
Não vamos inventar.

 
 

#11
A junta original é +-0,6 mm
A nova é 1,3.

Ná crise...... tiramos uns 3 bar de pressão aos pneus, e a cabeça fica logo com a altura certa..http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

A cabeça está mesmo boa. Já fez mais de 200 kms e não perdeu uma gota de água.http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">

Em frente.

Reclamação; só mostras a minha barriga??? e a tua???
 

#12
Bem, lá chegou morninho e com novidades.................uh,uh, como é que vai ser em breve com as máquinas de 2 lugares???

Ás 17:30 entrou a trabalhar direitinho, ás 20:30, ficou.............

........sem trabalhar.

Foi desmontada a cabeça do motor e a bomba de água.
Muito pouco desgaste.
Agora aguarda..........parado.

#13
Manutenção aqui é mais uma..............cabecinha.
É só uma junta.
Desmontar numa noite, medir, mandar rectificar (se necessário).
Montar no sábado seguinte.
Lista de peças necessárias para a montagem:sardinhas, febras, vinho, pão, bica)
Este é fácil. Tudo acessível, poucos tubos e fios, parafusos normais etc....
Rodagem até ao Nacional???

#14
E vai lá estar de certeza.
Hoje trabalhou-se um bocadinho na Rventura´s Garage Incorporated
Agora já ficou a trabalhar e a travar.
Houve necessidade de "fabricar" mais uma ferramenta sui generis, que foi imediatamente patenteada.

Bem afinadinho, a responder nas horas.

O problema é que o afinamos antes de ir ao IPO, o que vai dar de certeza um cartão "vermelho" (gases de escape).
Vamos esperar.

PS: o dono apareceu de Mercedes Benz. Piu, piu. Tá-se bem.

#15


Quanto ao "trabalho":
Mudar amortecedores sem ferramenta de apertar molas: inventou-se uma. Vale uma patente. Tudo se resolve.

Tirar rótulas sem saca rótulas: vai de martelo.Tudo se resolve.

Sacar o braço "pittman" da direcção sem um roquete de 17mm: encrava uma chave de fendas no rabo da chave de tubos, e encrava aí o rabo do roquete. Tudo se resolve.


Falta agora umas coisitas: amortecedores de trás (os novos não dão lá), uma barra de direcção nova (a velha tem mais folga do que .....). uns casquilhos de borracha para a barra estabilizadora da frente (estão gretadas) e um T das mangueiras de água.

Vai ficar 5 * de direcção e suspensão.


Depois do trabalho, respectivo almoço e café (nos Motards do Pinhal Novo, onde mais??) o Ricardo e a sua nova "máquina" (Piu, Piuhttp://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> ) foram fazer um diagnóstico ao meu PC.
Resultado:
Bem, já tenho computador e net outra vez. Mais um CPUhttp://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">
. O antigo com o Millenium gripou, agora vamos de XP.
http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">


Entretanto, já inaugurei a nova garagem "Motors only By M....M..". http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]"> Tinha de ser.
Limpinha, "espaçosa qb", electricidade com fartura, comando eléctrico de porta, perto da maison do MM, com bar bem ao lado. Novas prateleiras e bancadas nova já in.
Que será que aí vem????
Sardinhas???