Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - Kaizen

#4096
Ora cá vou novamente lançar a confusão e tentar chegar a uma conclusão.

Agora já tenho poucas duvidas que os nossos AE86 são Liftbacks e não Coupés como a SC publicitou ao longo dos anos. As razões são as seguintes:

Este tipo de carroçaria sempre foi considerada como Liftback pela Toyota nos restantes modelos e em todas as suas gerações, portanto... porque é que haveria de mudar no caso do AE86?

A minha terio diz que o facto de nos livretes estar escrito "Coupé" tem que ver com o facto das primeiras unidades importadas em 1983 serem Coupés e não Liftbacks, por exemplo, temos o carro com que o Jorge Ortigão correu em 1984. Tal como acontece em outros modelos, aqui no AJA constatamos que nem sempre a Salvador Caetano ou DGV mudavam as caracteristicas da ficha de homologação e designam os carros pela primeira ficha de homologação. O caso mais complicado até tem sido com os Corollas KE25 SL e SR.

 
Conclusão: É complicado estar a contrariar e inverter aquilo que foi uma verdade durante mais de 20 anos, mas... os nossos são Liftbacks e os com mala são, tal como os outros Toyotas, Coupés.

Não fazendo disto uma verdade absoluta, venham daí mais opiniões para ver se conseguimos realmente chegar a uma conclusão.  :thumbsup
#4097
Woody, concordo contigo.

No entanto, para mim o nosso AE86 é um Liftback e não um Coupé. Para isto baseio-me em todos os modelos Toyota, em particular o Celica.

Se puderes dá uma vista de olhos á Galeria de modelos e vê a diferença entre o Celica TA22 (Coupe igual ao meu) e o Celica RA28 Liftback e as suas semelhanças com o AE86

Apesar de eu estar a defender o meu ponto de vista com o nome Liftback, estou a dar-vos razão nas vossas analises que são pertinentes.
#4098
Creio que nos USA o AE86 com mala é designado por Coupe e o Liftback por Sprinter, será assim?

Se eu estiver correcto, é mais uma prova que distingue os Liftback´s dos verdadeiros Coupés.
#4099
Estive a pensar no caso dos Corolla GT Twin Cam nacionais e de facto é bastante caricato meterem no livrete "Coupe" quando o carro é um Liftback!

Estive a rever os modelos da época e de facto todos alinham pela diferença Coupe/Liftback sendo o nosso AE86 a excepção!
#4100
De uma forma genérica:

Sedan - qualquer carroçaria de 2 ou 4 portas com mala e tampa da mala sem vidro

Hatchback - quando a traseira do sedan foi cortada e o contorno da traseira a seguir ao tejadilho é abrupto.

Station Wagon - carrinha de 5 portas

Van - carrinha de 3 portas

Liftback -carroçaria de 3 ou 5 portas em que a tampa da mala tem vidro. Exemplo: o nosso AE86, Integra, Mazda MX-3

Coupé - carroçaria de 2 portas, com tejadilho mais inclinado, aros das portas mais curtos que no sedan e normalmente tem um bocadito de mala. Exemplo: Celica TA22, Corolla KE25/35, Mazda 818 Coupe.

#4101
Exacto, por isso é que foram importados os Coupes para a competição.

  Isso de 1, 2, 3 , 4 e 5 volumes é para os europeus que os carros parecem uns mços de tabaco!

  Aqui fala-se em Sedan, Coupe, Station Wagon, Liftback e Hatchback http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

#4102
Estou á espera que o SPDragon faça um estudo sobre as 200 ou 300 revistas que tem para que depois de selecionadas se transformem em cópias ou busca por originais http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

#4103
Pois andou... basta olhar para ele! Na nossa base de dados temos umaa sequência dessas matriculas.

   

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

#4104
Ouço e leio com frequência que a potência do Corolla GT Twin Cam (AE86) é de 130cv.

Ao consultar algumas revistas de 1984 constatei que a potência anunciada é realmente de 130cv, no entando as brochuras da Salvador Caetano anunciam 124cv desde o inicio de comercialização!

Não sei qual é a potência correcta, mas talvez 130cv seja a potência no Japão, com a gasolina com vitamina C. Parece-me que na realidade mais 124 do que 130cv.

Outra curiosidade tem a ver com o facto deste Corolla aparecer primeiro nas páginas de competição automóvel em meados de 1984, e só mais tarde é que aparece a versão de turismo na revista! Caso para dizer: "Nascido para correr"! Se bem que este titulo tem direitos de autor: Starlet.
#4105
Área Técnica / Re: Consumos
29 de Dezembro de 2004, 07:47
Cerca de 8L no Celica de 74 (1600cc)
Cerca de 10L no AE86

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project.
87 AE86 Levin

#4106
Neste sub-forum «Geral» existe um tópico sobre os Veios da transmissão, a sua manutenção e calibragem.

  Tente encontrar por lá pistas que o levem a essa ressonância.

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

#4107
Bem... o diferencial e o veio de transmissão se estivessem gripados ou empenados com o aumento de rotação (ou velocidade) continuaria a sentir-se.

  Escape?

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

#4108
E faz esse barulho em ponto morto a 100km\h?

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

#4109
Pois... daí a pergunta não ser assim tão directa.

  Ando á procura de cabos de velas a preços de amigo, encontrei PowerTec mas só tinham em cinza. Magnecor a bom preço também encontrei mas é sempre cores tuningues.

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

#4110
A pergunta seguinte é óbvia, mas tenho uma dúvida por trás: Os cabos de velas de um 4A-GE de um AE92 servem num 4A-GE de AE86 certo?

É que eu tenho quase a certeza que sim, mas pata além dos motores montados em posição diferente fiquei na duvida se haveria mais alguma coisa!

Mas dão, não dão?!