Abro este tópico para falar sobre a minha mais recente aquisição: Honda XR 600 de 1993.
Todo o processo de compra foi muito descontraído: fui passar um fim-de-semana ao norte para ver as vistas e aproveitar o EE90 e em conversa com o meu primo pergunto se conhece alguém com uma mota matriculada assim "baratuxa". Falou num amigo com uma XR que queria trocar por um modelo mais recente e, no mesmo dia, fomos ver a mota.
Com todo o aspecto de moto de passeio TT (sem mariquices de "ah e tal os plásticos está raspados"), estava com 2 pneus novos, revisão feita, kit transmissão em bom estado, pronta para fazer o
Arcos TT no dia seguinte.
Enquanto se bebia um martini e apreciava as restantes motos da garagem (sim porque o antigo dono tem cada uma das suas anteriores motos na garagem, com o aspecto usado mas todas a trabalhar), não conseguimos chegar a acordo e disse-lhe para ele fazer a prova de TT como despedida e no domingo logo lhe ligava.
Domingo antes de almoço ligo-lhe, pergunto se correu tudo bem, 2 dedos de conversa e... o preço que me interessava. Passadas duas horas estava ele à porta de minha casa a explicar como a por a trabalhar, as manias dela... basicamente o manual de utilizador.

Dei metade do valor com a condição de pagar o restante durante a semana (tal como disse não estava preparado para comprar a mota), ele deixou-me a mota em casa e... na 2ª feira o meu primo liga a dizer que já lá tinha os documentos e a declaração de venda assinada. Isto antes de pagar! É bom ver que ainda há gente séria!
Quanto à mota, está toda de origem em temos de motor (nem podia ser de outra forma, é a alma deste trator) está com as suspensão regulada no máximo (o dono tinha 1,90m), ponteira de escape artesanal, aro da frente Akron, guiador Renthal, mica c/ faróis UFO (que permite manter o conta-kms), protecção de punhos Polisport e esta versão já tem o depósito de gasolina em plástico, que torna a mota mais leve e nao danifica tanto em caso de queda. Até tem a bolsa preta junto ao banco! e como não tem arranque eléctrico, não me preocupo com baterias!
No imediato preciso apenas de baixar a suspensão (desapertar as bainhas à frente e regular o amortecedor atrás), lubrificar a corrente, comprar umas botas (para por a mota a trabalhar e passear - já explico o porquê), umas luvas, um capacete e disfrutar! Enfim, sou um homem feliz!

Se tudo correr bem no final de Abril coloco mais umas fotos!
No longínquio ano de 2000 adquiri uma XR igual a esta a um amigo, mas devolvia-a passadas 2 semanas, andar na cidade com uma mota sem canhão de ignição nem arranque eléctrico é complicado... e descobri à minha custa que
all-star e "pedal de kick" não combinam!