Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - Guga16V

#31
INFORMAÇÕES:

1- Este encontro tem por objectivo juntar entusiastas e proprietários da marca Datsun de qualquer zona do país numa zona entre Porto e Lisboa com uma vasta oferta de pontos de interesse durante este fim de semana.

2- Até informações em contrário, só são permitidos veículos Datsun, podendo ser aberta a opção a Nissan mais recentes de carácter desportivo.

3- Este programa iclui já o café no "Coffe-Break" na esplanada da Fundação Mata do Buçaco, entrada na Mata do Buçaco em caravana com os Datsuns e almoço em restaurante.

4- Para a prova de perícia, os participantes que assim o desejarem, poderão trazer diferentes tipos de pneus e equipamento para mudar no local.

5- Para quem desejar vir no sábado à tarde/ noite deve informar neste tópico.

6- Neste tópico, quem estiver interessado em participar, deve informar o número de pessoas no carro e caso tenha crianças, informar o número destas.

7- Este encontro, para ser possível, terá que ter um número mínimo de 10 viaturas, caso contrário, será cancelado.

8- Se houver interessados, neste tópico poderá-se combinar caravanas vindas do Porto ou de Lisboa.

9- O ponto de encontro no domingo será o parque de estacionamento em frente ao Grande Hotel do Luso.

10- Os consumos durante o sábado à noite são à responsabilidade de cada um e não estão incluídos no preço.

11- Tendo em conta a actual conjuntura económica, a organização propõe aos participantes a possibilidade de pagamento em 2 vezes, sendo que metade do pagamento terá que ser efectuado por transferência bancária.

12- A inscrição só será válida após pagamento, preenchimento da ficha de inscrição e envio por e-mail juntamente com comprovativo de transferência bancária, para se poder identificar a quem pertence o pagamento.

13- As inscrições terão que ser enviadas até dia 7 de Março, às 23:59. Após essa data, terão um agravamento de 3€ por pessoa

ALMOÇO DE DOMINGO:

-Entradas
-Sopa
-Leitão (para quem não gostar existe prato alternativo, desde que avisem antecipadamente)
-Sobremesa
-Bebidas: vinho; sumos e água


PREÇOS:

Condutor + Veículo: 22€
Acompanhantes Adultos: 18€
Crianças dos 3 aos 10 anos: 8€
Crianças até 3 anos: Gratuito

Direito a:
-Entrada na Mata do Bussaco e café
-Almoço no Domingo


PAGAMENTO:

OPÇÃO 1: Metade do pagamento por transferência bancária, restante no próprio dia
OPÇÃO 2: Totalidade do pagamento por transferência bancária

Conta: Caixa Geral de Depósitos
Titular: David Silva
NIB: 0035 0995 0003 1063 2309 5

DATA LIMITE: 07 de Março

DÚVIDAS:
David Silva: 914090563 dav_silva7@hotmail.com


FICHA DE INSCRIÇÃO: http://s000.tinyupload.com/download.php?file_id=00475478427426267394&t=0047547842742626739469869

Mais info em: https://www.facebook.com/events/290619784419687/?source=1


ONDE PERNOITAR:

5 Estrelas:
- Palace Hotel do Buçaco (a 5min do Luso):http://www.themahotels.pt/pt/hoteis/historic/bussaco-palace.html
- Montebelo Agueira Lake Resort (a 20min do Luso): http://www.montebeloaguieira.pt/

4 Estrelas:
Grande Hotel do Luso (local de encontro no Domingo): http://www.hoteluso.com/
Curia Palace, Hotel SPA & Golf (A 15min do Luso): http://www.themahotels.pt/pt/hoteis/historic/curia-palace.html

3 Estrelas:
INATEL Lusitano (Luso): http://www.inatel.pt/unidhoteleira.aspx?menuid=675&eid=141
Hotel Eden (Luso): http://www.hoteleden.web.pt/
Quinta dos 3 Pinheiros (Discoteca e Hotel na Mealhada, a 10min do Luso): http://www.trespinheiros.com/default.htm
Portagem Bairrada Center (Mealhada, junto à Portagem da A1, 15 min do Luso): http://www.portagembairrada.pt/

2 Estrelas/ Antigas Pensões:
Pensão Residencial Astória (Luso, junto ao Grande Hotel do Luso)
Residencial Imperial (Luso, junto à Fonte de S. João): http://www.residencialimperial.com/
Hotel Central (Luso): http://www.hotelcentral-luso.com/
Alegre Hotel (Luso): http://www.alegrehotels.com/

Quintas/ Outras Opções:
Hotel Vila Aurora (Luso): http://www.vilaaurora.com/pt/o-hotel/comodidades
Vila Duparchy (Luso, em frente ao posto da Galp): http://www.viladuparchy.com/index.html
Quinta do Lograssol (a menos de 10min do Luso): http://quintadelograssol.pt/site/
Casas da Mata do Bussaco (a 5 min do Luso): http://www.fmb.pt/index.php/pt/2012-03-14-16-38-09/casas-do-bussaco-al-e-ter.html?showall&start=1
Parque Campismo do Luso: http://www.fmb.pt/index.php/pt/2012-03-14-16-37-08/dormir-na-mata.html?showall&start=10
#32
Eventos de outros clubes / Re: Encontros DatsunPT
02 de Dezembro de 2013, 10:54
Dia 15 de Dezembro na Afurada, Vila Nova de Gaia! ;)
#33
Apesar desta informação já fazer do tópico dedicado ao meu 240Z ( http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9061.0 ), decidi colocá-lo também aqui para que tente ajudar quem precisar! :)

Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)

De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!





Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D

O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:











O aspecto final depois de montado é este:



Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:



Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:




Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!

Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS! ;)

Aqui fica ainda um vídeo com as fotos do material e quando o carro pegou. :)

http://youtu.be/lZQ2Ge-XlEw

Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL
#34
Garagem / Re: Datsun 240Z - Guga16V
12 de Novembro de 2013, 15:24
Obrigado a todos pelos comentários!

É bem verdade que isto dá bastante trabalho e é um trabalho minucioso, um trabalho de paciência! Mas é essencial se queremos ter as nossas máquinas afinadinhas! :)

Sky, irmãos destes realmente são dificeis de encontrar! Sou um sortudo! :)  :thumbsup
#35
Garagem / Re: Datsun 240Z - Guga16V
11 de Novembro de 2013, 10:43
Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)

De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!





Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D

O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:











O aspecto final depois de montado é este:



Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:



Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:




Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!

Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS.

Aqui fica ainda um vídeo com o material usado e de seguida com a máquina, após ter pegado! :)

Datsun 240z new nozzles and SM needles

Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL
#36
Um dos melhores informais em que participei! :)

Variedade de viaturas, muita conversa e confraternização! O tempo passa é muito rápido!!

Parabéns à organização e aos participantes!

#37
Ora mais 2 Datsun pra ver se começamos a equilibrar forças!!  :D

Gustavo Lucena
Datsun 1600 SSS (1972)

Bruno Lucena
Datsun 1200 (1973)

A inscrição do Z para já fica em stand-by!   :)
#38
Garagem / Re: Datsun 240Z - Guga16V
16 de Outubro de 2013, 19:16
Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários! :) Espero poder desfruta-lo por muitos anos!

Citação de: RuiX-8 em 16 de Outubro de 2013, 14:32
Excelente aquisição, um carro fantástico.
E gosto particularmente da cor.
Será para fazer manutenção e andar ou vem aí restauro ?

Caro Rui,

Neste momento, a ideia será ir fazendo pequenos ajustes e reparações, mas quero é andar com ele! :) Até porque o investimento foi grande! O carro foi pintado, mas não restaurado, logo estou à espera de mais cedo ou mais tarde que apareça algo indesejado! Mais tarde a ideia será restaurar, mas para já nem penso nisso! :)

Abraço,

Gustavo
#39
Garagem / Re: Datsun 240Z - Guga16V
14 de Outubro de 2013, 17:33
Um dos problemas dos carburadores... A válvula da cuba de gasolina (needle valve) ficou sem rosca... partiu!!!



O grande mestre dos carburadores e das afinações!!! O meu irmão Bruno!!! Sem ele, estaria desgraçado! :)




Posso adiantar que no sábado dedicamo-nos à instalação das agulhas SM (SM needles)! No curto teste efetuado, posso afirmar que acima das 3500/4000 rpm, o carro corresponde muito melhor, logo vão ficar estas. Está mais do que provado que as que o carro trazia estavam uma lástima! Mesmo tendo ficado melhor, de forma a ficar com o conjunto novo, vamos agora tratar dos "nozzles"! :)  Desta forma, sobre os carburadores estamos conversados!
#40
Garagem / Datsun 240Z - Guga16V
14 de Outubro de 2013, 17:28
Ora viva a todos!!

É com enorme prazer que abro este tópico! A aquisição do 240Z no passado dia 14 de Agosto foi o concretizar de um sonho! Antes de mais quero agradecer ao meu grande amigo Mário Macedo toda a paciência e dedicação que teve e na ajuda que me deu a concretizar este sonho! :)

Já andava de olho nos Z's há muito tempo, mesmo antes de ter o SSS e o 1200! Vi muitos nestes anos, mas por algum motivo ou por outro nunca se concretizou! Foi agora! :)

O carro é um Datsun 240Z de 1973. A nível histórico e pelo o que consegui apurar foi carro de Stand da Nissan em Amarante. Há cerca de 2 anos foi adquirido por um membro do forum de Lisboa (não digo o nome, porque não sei se estou autorizado!); regressou ao Porto e foi adquirido por mim. O carro foi pintado em tempos, mas não restaurado, pelo que me dá a parecer. Assim mesmo parece-me muito bom! A nível de interiores está praticamente novo, tendo em vista um carro com 40 anos!! Pena é a jantes não serem as de origem... mas até que gosto de o ver com estas do 280Z (penso eu).

A ideia será restaurá-lo no futuro, mas para já, quero é disfrutar da máquina! :)

Estamos a efectuar uma revisão mecânica, o normal, como:
- Mudança de óleo de motor e filtro (com limpeza de carter)
- Afinação de válvulas
- Mudança de velas
- Mudança de cabos de ignição
- Mudança de valvolinas da caixa e diferencial
- Verificação dos travões (estão óptimos)
- Verificação de rolamentos de rodas
- Os pneus são novos
- Afinações gerais

O principal problema reside na afinação do motor. Depois de tudo revisto, o carro denota uma mistura muito rica... Depois de várias tentativas de afinação, sem sucesso (note-se que, modéstia à parte, o meu irmão é muito bom nisto!), decidimos desmontar os carburadores e verificar peça por peça. Não foi necessário ir muito longe para perceber que as agulhas estavam mal montadas e para além disso denotam desgaste excessivo. Assim e visto que em Portugal se torna difícil arranjar as agulhas de origem (N54 ou N27), encomendamos aqui no Porto, 2 tipos de agulhas semelhantes, mas dos carburadores SU. As agulhas SM (muito usadas em Z's, principalmente com motores alterados) e agulhas SA, em tudo semelhantes às SM, mas que permitem menos riqueza na mistura. Caso continue rico, o problema será desgaste excessivo dos "nozzles" (casquilho onde joga a agulha). Ainda não testamos por isso não posso ainda referir as conclusões! A ver se o fazemos no fim de semana! Atenção, o carro anda e bem! Eu quero é a máquina "no ponto"!! :) Tivemos ainda que mandar fazer no "nosso" torneiro uma "needle valve"! Ficou impec! De referir que cada carburador usa uma diferente! Pormenores... mas que fazem toda a diferença! :)

Deixo-vos algumas fotos!




























#41
Excelente encontro, com excelentes carros, amigos e muito sol!!!

Boa organização! Parabéns!!
#42
Malta,

Contem com mais 2:

Gustavo: Datsun 1600 SSS (1972)
Lucena: Datsun 1200 (1973)

:D :D :D


SSSaudações,

Gustavo Lucena
#43
Boas Pessoal!

Foi a primeira vez que participei no almoço de Natal do AJA e simplesmente adorei!!! Parabéns ao organizadores!  :clap:

Foi bom rever amigos como o Mário, a esposa, o Umtali, etc, etc! Também gostei de conhecer pessoas com as quais só teclava e outros que andavam a fotografar o meu carro em plena A29... não é Sr. Pedro!!  :assobio  :D

A título de melhoria só gostaria de fazer um pequeno reparo: a grelhada vinha fria, tal como as batatas!... Mas de resto estava excelente!!!

Mário,
Foi preciso o meu irmão, grande mestre dos carburadores, te dar um pequeno jeito, pra tu ires logo brincar!!! És terrível! Agora a sério, já sabes o que precisares estamos cá!!! É verdade, ele agradece as tuas palavras!


Em suma, mais um dia muito bem passado na companhia de excelentes pessoas e viaturas!

SSSaudações,

Gustavo
#44
Pessoal do Norte,

Eu já que vou de JA vou fazer uma viagem revivalista! Vou pela N1!

Encontramo-nos lá! Boa viagem a todos!


SSSaudações,

Gustavo
#45
Pessoal, espero que ainda vá a tempo...

O meu irmão e o meu Pai também gostariam de estar presentes!

Se possível, por favor contar com mais 2 grelhadas mistas (pack 1) e mais um Datsun 1200! :)

Só hoje o meu irmão ficou a saber se ia trabalhar ou não no sábado!!!


SSSaudações,

Gustavo Lucena