Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - qyron

#61
É triste quando os serviços postais de outro país sabem mais acerca do funcionamento dos nossos serviços postais que eles mesmos. :wall

Atenção ao atraso da entrega e reclama!

E esperemos que pelo menos te traga um pedaço de leitão... Isto se gostares.:)
#62
Só respondo agora porque estive (estou) de molho e optei por só acabar de preencher as minhas mensagens de abertura do tópico antes de começar a "alargar-me" na conversa, também porque espero que com tudo o que deixo escrito naquelas primeiras mensagens já deixe muitas perguntas pelo menos meio respondidas.

Antes de mais, agradeço (agradecemos) muito o incentivo que nos estão a deixar aqui estampado.

A nível de chapa, à excepção das embaladeiras, do friso da mala e da torre do amortecedor esquerdo dianteiro (esta com muito mau aspecto) a carrinha não parece muito mal de chapa. Andei de volta dela enquanto tirava as fotos a testar a chapa com umas pancadas secas e não detectei pontos ocos debaixo da tinta.

O motor, à vista, o que mais suspeitas me inspira é a acumulação de óleo coagulado à volta do tampão (que pode estar ali apenas porque quem vazou o óleo para lá era desastrado) e uns coágulos espessos mesmo na face interior do capot, que só acho que possam lá ter ido parar se por acaso a carrinha ferveu o óleo e o cuspiu para cima ( o que a ser verdade muito provavelmente implica um motor nas lonas...). Tirando isso, e a acreditar que a quilometragem marcada é real, o motor deve estar basicamente novo: 61079km.

Estejam à vontade para ler o roadmap para os trabalhos e dar sugestões e dicas.
#63
Garagem / Galeria de Imagens
13 de Novembro de 2010, 19:05
Vou tentar manter uma série de galerias o melhor organizadas nesta mensagem, separadas por título, para evitar estar a espalhar imagens pelo tópico, de modo a criar um único local de consulta das imagens da carrinha.

Saída da Tumba e chegada à Base
Como dá para ver, a carrinha estava basicamente abandonada para morrer. Passou 4 anos debaixo de um castanheiro e encostada a um morro de terra, que chegou a enchê-la, pelo que me foi dito, pois num ano a terra abateu e entrou pela janela do pendura que estava aberta. Chamo atenção para o pormenor dos pneus do lado esquerdo estarem em baixo.


O reboque suou e bufou, quer para a carregar, quer para a descarregar, com o motor do guincho a chiar para a subir e a placa a guinchar por todos os lados para a receber. Felizmente, os meus receios de que ela não suportasse os maus tratos não se concretizaram; não se lhe ouviu um único queixume.


Já no local onde vai passar os próximos tempos. Tirei as fotos à pressa, só para ter algumas imagens para ver e apreciar.
Apesar de coberta de verdete e algum musgo, não se vêm grandes pontos de ferrugem nem danos por aí além.



Exteriores
Os exteriores não me metem especialmente medo. Não é visível nas imagens, mas a carrinha sofreu uma má tentativa de repintura e tem riscos e gotas de escorrimento na tinta. Como é tudo para sair, não há problema.
A nível de chapa, a única grande mossa visível é o pára-lamas esquerdo, que foi metido dentro por um tractor! Felizmente, foi um encosto e não uma pancada séria. As embaladeiras também têm muita ferrugem junto às cavas, portanto acho que é muito provável que venham a sair.




Portas e interiores
As portas, à excepção de serem um bocadinho teimosas para fechar, parecem estar muito bem. Até as borrachas parecem relativamente novas, sem pontos ressequidos nem estrias. Os forros estão sofríveis, no meu ponto de vista, mas os bancos têm de ser completamente estofados de novo. Um pormenor: o banco de trás não é o de origem, mas o de origem vinha na bagageira, tão roto como o do condutor.



Bagageira e Motor
Aqui as coisas já mudam de figura. A bagageira tem uns pontos que me inspiram cuidado, no friso do chão. Já andei a testar com umas pancadas secas na chapa e tudo o que saltou foram camadas requeimadas de tinta, mas algo me diz que é para cortar e soldar novo.

No motor, a coisa que mais salta à vista é o braço do motor de arranque soldado "às 3 pancadas" (vou mandar fazer um em inox ou então em aço e mando lacar a preto) e a torre do amortecedor esquerdo, que tem o topo todo comido de ferrugem. Esperemos que seja só superficial e que quando a lateral sair não esteja uma longarina completamente retorcida a olhar para mim, cheia de betume de pedra.  


É o que há para trabalhar!
#64
Garagem / Roadmap (Mapa de Objectivos)
13 de Novembro de 2010, 19:04
Conheço-me demasiado bem e se simplesmente disser que vou restaurar a carrinha vou perder-me, porque com tanta coisa que há para fazer - porque sou eu que quero fazer a grande parte do restauro - vou acabar por me dispersar e por perder o foco na tarefa que tiver em mãos. Além do mais, como a vida não está especialmente fácil, vai ajudar a também concentrar esforço numa única coisa em vez de estar a "estoirar" dinheiro em muita coisa ao mesmo tempo.

A última vantagem disto é que quem estiver a acompanhar isto, também vai poder "ver" o que há para fazer e dar dicas, quer para os trabalhos a fazer quer para a ordem em que devem ser feitos. :)

1) trazer a carrinha para a oficina - feito
2) alteração do registo de propriedade - feito
3) avaliação do estado geral da carrinha - feito
4) rodados: substituir todos os pneus da carrinha - feito
5) construir a tenda de protecção - anulado
6) início dos trabalhos
Exteriores

  • remoção dos retrovisores e pára-choques
  • capot
  • dianteira
  • pára-lamas esquerdo
  • pára-lamas direito
  • porta do condutor
  • porta do pendura
  • porta da bagageira
  • tratamento da sub-estrutura do suplente

Interiores

  • remoção dos bancos
  • renovação e estofagem do banco do condutor
  • renovação e estofagem do banco do pendura
  • renovação e estofagem do banco traseiro, com acréscimo de cabeceiras
  • remoção do tabliê
  • arranque dos estofos e tapetes

Chassis

  • decapagem dos interiores da carrinha
  • reparação de eventuais podres

Mecânica

  • levantamento do motor e caixa de velocidades
  • desmancha do veio da transmissão
  • desmancha do eixo traseiro
  • renovação da suspensão - dianteira
  • renovação da suspensão - traseira
  • revisão e renovação do sistema de travagem
  • revisão geral do motor
#65
Finalmente, após uma luta de vários meses, a minha carrinha chegou ao lugar onde - espero - vai renascer, após um processo que se adivinha longo, penoso e muito trabalhoso.

Não vou repetir aquilo que já foi dito na minha apresentação (ver aqui), por isso vou aproveitar esta abertura de tópico para falar um pouco sobre a própria carrinha e aquilo que ela fez sentir a mim e à minha companheira, no dia em que a conhecemos e no dia em que já debaixo da nossa asa nos sentámos nela e começámos a preparar o seu renascimento.

A carrinha esteve parada cerca de 4 anos debaixo de uma árvore e encostada a um morro de terra, pelo que no dia em que a fomos conhecer olhar para ela foi como olhar para um cadáver: estava morta, vazia, despida de dignidade. Era um objecto vulgar que tinha ultrapassado a sua utilidade para o seu dono e que agora o deixava (e deixava-se) desfazer esquecida a um canto.

Não gostei do que vi. Não gostámos, pois éramos dois a olhar. Não decidimos logo. Disse-se que se ía pensar. Mas no momento que nos preparávamos para virar costas e muito provavelmente nunca mais lhe pôr a vista em cima houve algo que me fez olhar para trás. E vi uma faísca, um brilho, um desejo de vida reluzir por um momento naquela carcaça moribunda. Disse naquele mesmo momento que era minha. Apertaram-se mãos e chegou-se a acordo.

Demorou 6 longos meses para aquela carrinha chegar a casa, tempo em que tudo o que podia ter corrido mal correu. Perdi o meu avô materno. Fui pai. Envelheci anos em dias e ganhei uma nova vida quando conheci a nova vida que ajudei a pôr no mundo.
Entretanto tive de lidar com as suspeitas de um proprietário que desconfiava de uma proposta sincera e que me dizia que preferia mandar o carro para a sucata do que entregá-lo sob condições que não fossem as dele. Foi um braço de ferro. Joguei sujo quando tive de o fazer e virei o jogo nas alturas certas e até nas erradas, para não perder aquele sonho. No final, ganhei.

Finalmente, no dia 9 de Novembro, Terça-feira, fomos buscá-la. Tive de a desatolar de um lodaçal barrento onde ficava preso até aos tornozelos. Foi arrastada e empurrada, à força e à bruta, para fora daquela sepultura prematura e não se lhe ouviu um queixume, ao contrário do reboque que gemeu e bufou do esforço e debaixo da carga que recebeu. Achei justo. Choviam canivetes quando subiu para o reboque e na minha mão caiu a declaração de compra e venda. Era minha finalmente. Depois de uma viagem curta, debaixo de uma chuva intensa, que martelava os vidros dos carros, chegou à oficina de cara lavada, com muito do lixo que a cobria tendo ficado para trás.

Três dias depois, voltei a ir vê-la. Conhecê-la, por dentro e por fora. Ver as surpresas que me aguardavam, boas e más. Não encontrei o mesmo carro. Já não era o cadáver que me aguardava. Encontrei um carro sujo e cansado, severamente mal tratado, mas com um desejo de viver a pulsar nele, a olhar para a estrada que se estende a poucos metros de distância e a desejá-la.

Abri a porta do condutor e sentei-me no banco rasgado e velho. Toquei no volante baço e ressequido e passei os dedos pelo tabliê rachado e empoeirado. E senti força. Senti o respirar de uma fera que jaz adormecida e que abre um olho para nos encarar, para avisar que dorme mas vigia. Que espera.

É chegada altura de devolver a velha fera à estrada.

#66
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
11 de Novembro de 2010, 06:51
Citação de: Flyingtiger em 10 de Novembro de 2010, 21:49
Caro Pedro, Bela máquina e que Belo Cão.

Eu também gosto dos "canitos" com cabeça de tamanho suficiente onde se possa fazer festas :lol :lol, tive até ao ano passado, aquando da sua morte natural, e durante 14 anos um Serra da Estrela de pelo curto e côr fulvia, que é o tipo mais raro e melhor para guarda dos serra das estrela.  Infelizmente já não o tenho para lhe dar festas e carinho mas as recordações  :assobio...essas estão cá todas e são boas :dance:

Obrigado pelas boas-vindas.

Conheço sobejamente esses cães, ainda para mais porque vivo na zona que lhes é atribuída como solar, e conheço dois criadores que fazem tudo para manter essa nobre raça viva e pura nas suas origens. E compreendo perfeitamente esse sentimento que fica quando o nosso companheiro de 4 patas parte para sempre; por muita chatice e muito trabalho que possa ter dado, nada substitui receber um olhar e um gesto de uma criatura que está ligada a nós até à última consequência. E as nossas raças são assim.

Uma nota: não consegui visualizar directamente as fotos aqui no fórum, mas quando citei a mensagem estavam lá as hiperligações e vi-as uma a uma. E até andei a "cheirar" o resto do site. :)
#67
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
10 de Novembro de 2010, 20:55
Vejo que tens os teus "aparados". Eis o nosso.


Normalmente as cadelas "fazem-se" mais depressa que os cães e são melhores guardas, mais atentas e menos propensas para brincar; enquanto os machos só devem ser considerados adultos com 2 anos, uma cadela com 14/16 meses já está formada e muito provavelmente aos 6 já está pronta para lidar gado.

Tive o prazer de conhecer um indivíduo que teve cães destes para caça grossa (javali e veado) e normalmente caçava com parelhas macho+fêmea, com resultados espectaculares, mais do que se só caçasse com machos ou fêmeas..

Mas não posso dizer que são cães maus. São muito protectores e têm um temperamento muito dominante e basicamente não sabem o que é o medo - o meu cão com 6 semanas afastava um pitbull adulto da tigela de comida para lhe roubar a comida - mas gostam até ao fim.

A minha filha tem um guarda de primeira classe, onde quer que esteja e para onde quer que vamos. Já o vimos arreganhar a "tacha" para pessoas a quem normalmente pede festas simplesmente porque se chegaram da maneira errada à garota. E no entanto passa a vida a chorar e a pedir ajuda quando a ouve chorar ou a sente irrequieta.

Mais duas poses:


A grande ironia nisto tudo é que no fundo foi ele o grande factor decisivo para se ir atrás da carrinha. Não é que ele se porte mal dentro do carro (normalmente usamos o Corolla para o dia-a-dia) mas o carro torna-se pequeno se precisarmos de levar outra pessoa connosco. Com a Datsun bastará enfiá-lo na bagageira e meter o povo nos bancos e toca a marchar, que está tudo pronto para seguir.
#68
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
10 de Novembro de 2010, 14:54
O tópico referente ao restauro será brevemente aberto e vai ser um processo que se adivinha muito longo pois há certas condicionantes e prioridades que vão impedir um esforço concentrado para pôr a carrinha como nova rapidamente, mas devagar se vai ao longe e paciência não me falta.

E o fórum pode esperar bastantes pedidos de ajuda e conselhos, mas isso é conversa para outro lugar. :)

#69
Infelizmente, já.

Já fiz algumas encomendas do estrangeiro e mesmo cá de Portugal e tive alguns amargos de boca, com volumes extraviados e/ou atrasados sem explicação plausível ou motivo aparente.

Da parte dos fornecedores estrangeiros - eBay, Amazon.UK, etc -  os atrasos podem dever-se a que muitas vezes a encomenda é feita a um vendedor que por sua vez vai encomendar a fornecedores (conheço o caso de uma pessoa que encomendou livros a Inglaterra pela Amazon e recebeu-os vindos da Nova Zelândia...), o que pode, e normalmente provoca, atrasos na entrega dos bens encomendados. Depois há aquela falta de transparência em tudo que toda a gente já conhece... Pedir o envio em regime registado e pedir o numero da AWB (Air Way Bill) para se poder fazer o acompanhamento do envio pode evitar bastantes desaires.

Mas por cá, a coisa muda de figura!... para pior. Já tive encomendas "perdidas", atrasadas, entregues em morada errada (comum como chover...) e até já me disseram, com registo na mão, que o dito volume não existia, que nunca tinha sido registado.

Os CTT andam a trabalhar _pessimamente_ ultimamente porque já não há um serviço unificado, pois o departamento que faz a gestão de encomendas é por assim dizer um sub-serviço, mais ou menos independente. Com um volume a mudar de responsabilidade tanta vez, muita pode e corre mal.

Já não menciono que já tive encomendas que me chegaram a casa violadas, porque ainda estou a arranjar lenha para me queimar...
#70
Apresentação dos membros / Re: Mais 1 AJA
10 de Novembro de 2010, 08:38
Bem vindo ao AJA e venham de lá fotos de toda essa maquinaria!
#71
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
09 de Novembro de 2010, 21:30
Citação de: Kaizen em 09 de Novembro de 2010, 20:56
Compareçam ao almoço de natal do AJA  :thumbsup

Não garanto nada, mas vou falar com a minha cara metade e logo se verá.

Citação de: Kaizen em 09 de Novembro de 2010, 20:56
"Eu" tenho um casal de cães de Fila de S. Miguel. Cada um pior que o outro... entre eles comeram: a matricula, alguns emblemas, piscas, pálas das rodas etc do meu Civic 1200.

Está-me a cheirar a cães que têm pouco ou nada para fazer! :)

O meu sacaninha é cão de casa e com 10 meses nunca me destruiu nada, à excepção de uns ossos de couro comestíveis que lhe vou dando. Um osso de 23cm aguenta um mês...

Mas são uns animais excelentes e recomendo esta raça a quem gosta de um cão possante e imponente, sem se tornar demasiado vistoso.
És criador ou tens por gosto?
#72
Bem vindo ao fórum, Nuno.

Elabora um pouquinho mais sobre o teu carro, para o dar a conhecer e, se possível, deixa algumas imagens dele. Não te esqueças de ocultar a matrícula!
#73
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
08 de Novembro de 2010, 19:03
Citação de: prelude guy em 08 de Novembro de 2010, 18:41
:bemvindo: Pedro e Sónia  :green:

Foi uma apresentação e tanto. Até já deixas espaços de mensagens para uso fututo.  :thumbsup

Parabéns pela coragem de avançar para uma máquina da velha guarda para carro de dia-a-dia. Foi pena não teres chegado mais cedo para partilhar o processo connosco, mas mais vale tarde que...  ::)

Eu, pelo menos, ter-te-ia aconselhado por algo mais estradista e confortável e da década de oitenta, mas agora que a escolha está tomada, força aí  :thumbsup

A carrinha foi agora adquirida mas há um looooongo caminho pela frente até se poder dizer que está apta para ser o que se quer dela porque, entre muita coisa, esteve parada durante 4 anos debaixo de um castanheiro e está a precisar de manutenção (para começar). A fera é resistente, mas precisa de algum carinho...

Depois de recolhida à base - amanhã - vão aqui surgir as primeiras fotos e será aberto um tópico na secção de restauros para se acompanhar o renascer (e será mesmo um renascer!) daquela veterana da estrada.
#74
Apresentação dos membros / Galeria de Fotos
08 de Novembro de 2010, 17:19
As primeiras imagens da nossa fera.

A primeira é do lugar onde ela esteve parada os últimos 4 anos.


E esta é a chegada dela à base.


Não deu para mais porque foi tudo a correr, com a chuva a malhar na lombeira do povo e a noite a chegar a passos largos, mas amanhã vou passar um bom bocado com ela e documentar bem o estado para abrir um tópico na secção de restauros.

Não deve em princípio haver problemas para visualizar as imagens em maior resolução, bastando carregar nas miniaturas, mas como não estou habituado a fazer estas brincadeiras, se houver algum problema avisem.
#75
Apresentação dos membros / Apresentação
08 de Novembro de 2010, 17:15
Olá a todos os membros do Fórum A.J.A.

É com muito prazer que (finalmente) faço aqui a minha (nossa) apresentação, após quase um ano a acompanhar imensos tópicos e projectos como visitante, porque apesar de ir aqui falar - entenda-se escrever - no singular, o Fórum A.J.A ganha hoje mais dois aficionados da engenharia automóvel japonesa clássica: eu e a minha companheira.

Somos o Pedro e a Sónia, residentes no belo distrito da Guarda, mais propriamente no conselho de Gouveia. e somos os felizes e orgulhosos proprietários de um Datsun 120Y Van M de 1977 (com matrícula de 1978), que pretendemos reparar, restaurar e reconstruir para simultaneamente nosso "brinquedo" e nosso carro do dia a dia, pois além da paixão dos carros somos também pais e grandes aficionados de cães, tendo em casa um Cão de Fila de São Miguel e uma bebé para levar para todo o lado connosco, e quando chegou a altura da escolha de um carro familiar, só chegámos a uma conclusão: Datsun!

Ambos os nossos pais tiveram carros japoneses - o meu pai conduziu uma carrinha Corolla Starlet durante 2 anos e o pai da minha companheira teve um Datsun 1200 Deluxe durante alguns anitos - pelo que o bichinho dos japoneses vem quase do berço. Além disto, ambos gostamos muito de conduzir e tendo aprendido e "crescido" como condutores em carros mais mecânicos - eu ainda conduzo o meu FIAT UNO de 1993 e ela só com muita tristeza se desfez do seu Opel Corsa de 1986 há alguns anos (que foi substituído por um Toyota Corolla de 1991) por já estar a chegar a um ponto em que era perigoso de conduzir - os carros mais recentes e modernos são-nos desinteressantes. Escolher assim um carro da velha guarda foi _quase_ uma opção óbvia para nós.

A carrinha vem finalmente para as nossas mãos amanhã, após um longo e penoso processo de quase 6 meses, em que tudo o que podia ter corrido mal correu. Ficam prometidas fotos da recolha amanhã.

Cordialmente,

Pedro e Sónia