Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - ArmandoLima

#16
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
01 de Setembro de 2011, 14:37
Boa tarde
Após um período mais lento, devido a outros motivos, o Honda finalmente foi à Inspecção, apesar de ainda não estar tratado de chapa nem interiores, onde passou sem anotações.


Estaria portanto pronto a circular, não fossem os resíduos no depósito de gasolina, entupir o filtro de gasolina a cada passo... apesar do deposito ter sido mais que limpo...

Tive a referência (boa) dos produtos da Restom para tratamento dos depósitos, que funcionando como que uma lacagem, cobre todos os resíduos soltos no seu interior e colmata eventuais zonas de chapa mais frágil:

http://www.restom.net/traitements-reservoir-restom-superkit-134.htm
ou
http://www.restom.net/traitements-reservoir-restom-kit-150.htm

Alguém já usou e que me reforce essa boa referência que tive? E alguém sabe se isto existe à venda em alguma loja aqui pela zona do Porto, ou terá de se comprar na Internet?
#17
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
25 de Maio de 2011, 00:11
Obrigado!!

Um questão...


Os mínimos do meu carro sempre acenderam nas óticas dos piscas, acendendo em cor de laranja. Como se vê na foto, os mínimos estão ligados e o pisca do lado do condutor, está a "piscar", assumindo uma luz mais forte. Quando se ligam os médios, os mínimos laranja apagam, e acendem-se apenas as ópticas superiores. O carro sempre foi assim!
Dizem-me, no entanto, que isto não é permitido em Portugal! Ou seja, os mínimos (luzes de presença) têm sempre, obrigatóriamente de ser brancos. E por acaso, eu lembro-me que da última vez que o honda foi à IPO, julgo que em 1995, foi um dos pontos que implicaram... ao que, então, nós respondemos que o carro sempre foi assim, e passou...
Tenho duas opções em cima da mesa:
1- trocar as ópticas laranja por outras "divididas", com parte laranja e parte branca, que existem à venda de origem (o N600 terá sido comercializado com elas noutros países), que eu já praticamente pus de partem porque acho que altera a imagem (que eu tenho) do carro;
2- tentar arranjar as ópticas redondas dos médios, com a opção de incluírem a lampada dos mínimos, e os mínimos passam a funcionar só em cima, e em branco... o que não muda o aspecto carro.
Pessoalmente acho alguma piada aos mínimos laranja...
É mesmo assim? Não podem haver mínimos laranja? Eu lembro-me que há uns anos, quando se viam carros vindos dos EUA, ou Canadá, eles circulavam sempre com os mínimos laranja... Andavam ilegais? E mesmo hoje, por exemplo, os Volvo, têm umas luzes de presença laterais laranja...
O que me dizem?
#18
Garagem / Re: Restauro do Toyota 1000
24 de Maio de 2011, 22:29
Esse verde fque já se vê nas portas vai ficar muito bem no 1000. Parabéns!!  :clap:
#19
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
24 de Maio de 2011, 22:06
 :D :D :D :D :D :D :D
Filme_0002.wmv
e já dança também... hoje saiu pela primeira vez à rua para uma pequena volta ao quarteirão...

Gostava de ter imagens melhores, na rua e dentro dele, mas com o nervoso miudinho, troquei os botoes da camara, e não gravei quando devia estar a gravar...  :redfacei
Está quase pronto para ir à inspecção.
Depois de alguma exitação, decidi seguir os conselhos do Kaizen, aquem agradeço, e montar tudo, levá-lo à inspecção e dar-lhe algum uso, antes de passar ao tratamento de chapa...
E depois de o ter conduzido hoje, ainda bem que o fiz, porque estou ansioso de dar umas voltas já, mesmo que não esteja com o melhor dos aspectos!
É um carro viciante!!! Eu já não me lembrava...
No final da viagem, engasgou-se um pouco e parou... não sei se terá sido da emoção, ou dos residuos depositados no fundo do deposito que entupiram o filtro...  :lol
#21
Garagem / Re: fotos do laranjinha- datsun 100a
12 de Maio de 2011, 23:40
Está fantastico este 100A. Acho que já o vi algumas vezes pelo Porto/ Grande Porto. :)

O Datsun 100A é um dos carros japoneses que marcou a minha infância, provavelmente aquele que mais o fez... os meus pais tinham cada um o seu 100A quando eu nasci, que ambos tinham comprado novos, alguns anos antes. O do meu pai era azul, de 1974, atricula AV e o da minha mãe amarelo torrado de 1975, matricula GM, ambos de duas portas! O do meu pai foi depois trocado por uma Mazda 818 Wagon, mas o da minha mãe circulou mais de 20 anos e sempre a "abrir" em grande. Era uma grande maquina! Ainda hei-de ter um...

Fico sempre muito feliz de ver um 100A, sobretudo de duas portas, em bom estado, e sobretudo original! (sempre achei os tampões do 100A linods!!)   :clap:
Parabéns!!
#22
 :bemvindo:
Que lindo Datsun, numa linda cor, tão rara! É para manter...
Parece estar em ótimo estado.


#23
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
12 de Maio de 2011, 01:03
Agradeço as respostas! O volante será reposto ao original! Mesmo contando dar-lhe muito uso...



O Honda já trabalhou hoje!!  :clap:
Tal como já se tinha verificado, mesmo antes de o ligar, não tem qualquer problema e está a funcionar perfeitamente.

Contudo, hoje, decidi alterar os meus planos para o restauro.

A minha ideia inicial era tratar da mecânica e dos componentes necessários a levar o carro à IPO e só depois avançar para o restauro de chapa.
Contudo comecei a achar um disparate estar a montar o carro todo para o levar à IPO, para depois o desmontar outra vez para ir para o bate-chapas.
E apesar de entretanto se ter montado algumas coisas desnecessáriamente, ainda que muitas tivessem mesmo de ser montadas para ter a certeza do bom funcionamento do motor, acho que vou recuar nos meus planos e tratar já da chapa e pintura.
Vai ser um tratamento de fundo, ainda que não hajam, aparentemente, muitas partes podres, apenas alguns pontos, mas que sobretudo sirva para eliminar todos os maus tratos que o carro sofreu ao longo dos anos, acabando com as várias tonalidades de amarelo que ele tem, com os areados pretos que nada têm a ver com o original, com as borrachas pintadas e com os muitos toques...
Já tenho uma referência a uma pessoa de confiança que fará o trabalho com gosto e paciência...
Qual será o valor razoável para um serviço destes, sem contar com as cromagens e borrachas? Tendo em consideração que toda a pintura actual será para sair, as (espero) poucas zonas podres reparadas e o amarelo orginal (de acrodo com os codigos da Honda) será reposto em todo carro.

#24
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
30 de Abril de 2011, 13:56
Peço-lhes a opinão sobre se acham que devo retirar a capa "vintage" que tenho neste momento  revestir o volante, ou a deixe ficar...
É uma decisão sem volta, pois nunca mais conseguirei aplicar a mesma capa.
A parte plastica do volante (de cor castanha) está em bom estado, não estando quebrada, como acontecia em muitos Hondas.


O volante como eu sempre me lembro de o ver.



O volante, hoje, com os raios já pintados e ainda com a capa.


O aspecto "de origem" (imagem retirada dos classificados do forum).

O que me sugerem? Tiro? ou deixo ficar?
#25
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
30 de Abril de 2011, 13:42
30/04/2011


Para começar o dia fui buscar as jantes, já recuperadas e pintadas, já como os pneus colocados e calibradas.


O volante também teve direito aos raios pintados.


O servo-freio e a bomba dos travões, recuperados, já montados.


Os braços da direcção, depois de corrigida uma folga que tinham, já no sítio.


O eixo traseiro, a suspensão e o escape, já montados.


O cabo do travão de mão também já montado.


A suspensão traseira no sítio.
#26
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
30 de Abril de 2011, 09:07
Citação de: Kaizen em 29 de Abril de 2011, 23:52
As fotos deviam estar separadas, as da nostalgias são fantásticas  :thumbsup

Azelhice minha... Já corrigi.
#27
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
29 de Abril de 2011, 23:34
Dia 21 de Abril, mais uma visita ao Honda...


As escapes já cá estão.








Algumas peças já recuperadas.




Da proxima vez, o compartimento do motor já estará amarelinho...


O depósito, que está em boas condições.
#28
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
29 de Abril de 2011, 23:22
Obrigado a todos pelas mensagens de apoio!
Tentando responder a todos:
Sim, é muito bom estar a recuperar este carro, do qual toda a família tem histórias para contar.
Relativamente ao encontrar uma pessoa que saiba mexer nestes carros, com dedicação e conhecimento, confesso que tive muita sorte... encontrei uma pessoa que sabe, que está a fazer o serviço com gosto e dedicação.
Sim, o amarelo será para manter! talvez não este tom exactamente, porque não é mesmo o original. Ele tinha um tom mais claro, e numa altura em que foi pintado veio neste tom mais forte... não é que não goste, mas vou tentar afinar o tom original.
Em breve vão-me ter com o meu Honda nos encontros!

Desculpem, mas não resisto a partilhar algumas imagens nostalgicas:


O meu avô a fazer a manutenção do Honda, quase novo, algures nos finais dos anos 70.

Eu, no banco de trás do Honda, em 1983.


A foto da (quase) despedida do Honda, em 1993. Sempre foi adorado pelas crianças da famíla!
#29
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
20 de Abril de 2011, 00:31
Para já, as peças que detectamos precisar, são as que refiro em baixo. Se alguém me puder dar dicas sobre onde encontrar... sejam sites na internet, seja sucatas... eu agradeço!

O rectificador de corrente (que vou tentar encomendar na internet, em Inglaterra).

O sistema de escape completo, que ainda não procurei.


A tampa do deposito de gasolina, que tendo partido o apoio do fecho que permite operá-la desde o interior, foi arranjada, na altura, pelo meu avô, que solucionou o problema com dois olhais que prendiam o fecho, evitando colocar uma fechadura exterior.


Os dois farois traseiros (pisca, travão, e presença) todos com uma única cor vermelha, que estão ambos rachados e o cromado interior não está em condições. Se eu encontrar o conjunto, incluindo aros cromados e borrachas em bom estado era óptimo.


Os piscas dianteiros que fazem também de mínimos, apenas com cobertura em cor de laranja, pois estão rachados e as costas em metal estão completamente podres. As ópticas dianteiras, ainda que vá tentar saber se consigo recuperar as minhas...


A placa "Honda" da tampa da bagageira.


As tampas das saídas do ar interiores.
#30
Garagem / Re: Restauro de Honda N600 de 1975
20 de Abril de 2011, 00:04
15 dias depois de ter dado entrada na oficina...







Confirma-se a saúde do motor. Estava bem lubrificado, o óleo e o filtro foram já mudados e óleo está a subir bem, a bomba de gasolina foi recuperada, o carburdor limpo e remontado, a direcção que tinha uma ligeira folga foi rectificada, assim como um apoio da coluna de direcção.
As molas foram todas para reparar, os amortcedores da frente também ainda são recuperaveis, apenas os traseiros serão novos.
Os calços dos travões traseiros foram recuperados, e levará calços e rolamentos novos à frente. Quer os discos da frente quer os tambores traseiros também serão recuperados. De resto, levará o escape todo novo, um apoio da caixa de velocidades, rotulas, casquilhos, tubos dos travões, etc...








A cabeça do motor foi já colocada, para o dono ver na hora...  :)




Trouxe já as jantes para "largarem" os pneus Mabor, para recuperar e pintar e colocar os novos pneus Marshal.