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Mensagens - RuiX-8

#46
Peço desculpa se não deveria escrever neste tópico mas é apenas para alertar que o Tapatalk é neste momento gratuito no Android Market.
É uma mais-valia para quem como eu vem ao forum apenas pelo telemóvel.
Além disso, sendo gratuito dá para experimentar mais facilmente.
#47
Ficou mesmo muito bonito..
Obrigado pelas fotos, sabe bem ver estas coisas.
Agora venham dias de sol para passear nele.
#48
Estes três 'alfabetos' (kanji, hiragana e katakana) coexistem na frase, são usados ao mesmo tempo numa frase em japonês.

Uma frase para exemplificar :

私の名前は ルーイです。
私 -> 'watashi', significa 'eu' e é escrito em kanji.
の -> 'no', é uma partícula de posse ou atribuição, em hiragana.
名前 -> este kanji lê-se 'na mae' e significa 'nome'.
は -> uma partícula de sujeito escrita em hiragana que se lê 'wa'.
ルーイ -> o nome aqui do je, que sendo uma palavra estrangeira se escreve em katakana.
です - 'dess', o verbo ser.

Watashi no namae wa Rui dess.
'O meu nome é Rui'.
Uma frase simples que mostra como os três sistemas coexistem.
#49
A seguir, para ler e escrever japonês, fazem falta os kana, que são dois alfabetos silábicos, ou silabários.
Chamam-se hiragana e katakana, e representam todos os sons possíveis da língua japonesa.



Como se vê na imagem os dois representam exactamente os mesmos sons. Os caracteres são diferentes porque são usados para fins diferentes.


Hiragana
É usado nas terminações dos verbos e adjectivos, juntamente com o kanji que representa a 'palavra base'. As partículas, que são algo muito importante na língua japonesa, são em hiragana.
Um dos maiores usos para o hiragana porém é escrever a pronúncia dos kanji.
Tentando dar um exemplo em português, o caracter '*' pode ser escrito também como 'asterisco', ou seja, escrevendo por extenso a forma como se pronuncia.
Um exemplo em japonês.
Carro é 車 , que se lê 'くるま'. Consultando a tabela conseguiremos ler 'kuruma'.
Serve para nós e serve para os próprios japoneses, que quando aprendem um kanji novo também precisam de saber como o ler.
Aliás, é obrigatório em textos publicados que todos os kanji que não façam parte dos 1945 mais comuns sejam 'legendados' em hiragana.
Além disso muitas palavras ou conceitos que têm um kanji que os representa são escritos em hiragana, por o kanji ser muito complexo ou simplesmente porque se adoptou esse hábito.

Katakana
É usado para escrever palavras estrangeiras, nomes de pessoas, marcas, etc., e também as onomatopeias.
#50
É interessante do ponto de vista estético e técnico também. E será de certeza divertido de conduzir.
Para mim só tem um problema, que é o mesmo que têm todos os desportivos modernos, o peso.
Mas é mal dos tempos.
Para um Honda que pretende herdar a linhagem dos S600 e S800, não precisa de mais potência mas os 910kg (que na práctica serão provavelmente uns 950) não são tão pouco quanto isso.
Mas é um excelente esforço da Honda.
#51
Citação de: mizé em 29 de Outubro de 2013, 08:55
Um dia vou ter que aprender mais sobre isto. Assim explicado faz sentido :lol
Um bocadinho todos os dias permite bons progressos a longo prazo.

Citação de: Contas em 29 de Outubro de 2013, 09:31
Com o nível que estamos a assistir neste tópico, bem que o AJA pode começar a pensar em organizar cursos... Haja disponibilidade dos entendidos  :D
O meu professor habitualmente reside em Lisboa, talvez um dia seja possível organizar um workshop através do AJA.
#52
Garagem / Re: Restauro Toyota Starlet KP60 1.0 4 Speed
29 de Outubro de 2013, 08:50
As jantes são o que menos gosto, destoam um pouco, se bem que a aba dá-lhe um ar mais agressivo.
De resto está muito bonito, numa cor que o favorece.
Resolve esses pequenos pormenores e ficará ainda mais bonito.
#53
Citação de: Carlos Sol em 28 de Outubro de 2013, 20:00
Mas o que mais adorei mesmo, ADOREI , foram os Cedric , uau não sei exprimir porque tão belo carro me cativa  ::) :clap:
Assino por baixo. Cada vez gosto mais do Cedric. Agora é apontar para os quatro num encontro.
#54
Geral / Re: Toyota Corolla KE20
28 de Outubro de 2013, 23:20
Citação de: Kaizen em 27 de Outubro de 2013, 23:35
Conforme o tópico do Corolla E2 na Galeria de Modelos do AJA, a versão "E" corresponde aos modelos produzidos entre Agosto de 1974 e Julho de 1979. Foram comercializados simultaneamente com o Corolla E3 e são a versão standard de equipamento.
Têm algumas diferenças de peças para os modelos produzidos em 73 e 74.
Percebi, obrigado.
Vou reler o tópico da galeria para tentar ver exactamente que máquina está ali.



Citação de: EthosTA22 em 28 de Outubro de 2013, 11:43
Muito bonito! :thumbsup
Ao vivo é mesmo muito bonito.
E a cor engana. Já tinha visto em fotos e parece um castanho sem muito interesse. Talvez seja assim até ao vivo com uma pintura degradada pelos anos e pelo sol.
Mas esta num estado quase novo tem um tom amarelo no castanho, nota-se perfeitamente com muita luz. Uns reflexos dourados ou amarelos que tornam  a pintura muito viva e bonita.
#55
Citação de: Camry 2200 em 28 de Outubro de 2013, 19:31
Estás aplicado na matéria! :clap:

Obrigado pela partilha. Daqui a pouco estamos todos a falar japonês  :thumbsup
Passou a ser um hobby, um bocadinho todos os dias.

As explicações são só para a malta ter uma ideia de como funciona a língua e como se organizam os 'rabiscos'. Eheh
#56
Conforme prometido, aqui fica uma pequena introdução à lingua japonesa para quem não souber nada sobre a língua ficar com uma ideia. Quem depois pretender saber mais poderá pesquisar e encontrar uma imensidão de sites e artigos exaustivos.

Começo pelo alfabeto, ou melhor, alfabetos, que são três.
Na verdade não são alfabetos como o nosso, o grego, o cirílico, o hindi, etc.
Um trata-se de um conjunto de caracteres ideográficos, por transmitirem ideias ou conceitos, chamado kanji.
Os outros dois são silabários, por serem não letras mas sim sílabas com todos os sons usados na língua japonesa, e designam-se por hiragana e katakana.
Para além destes três sistemas é também cada vez mais utilizado o alfabeto romano, o nosso, em alguns lugares públicos, transportes, etc., se bem que seja ainda muito pouco frequente.

Kanji
Os kanji são os caracteres que todos associamos ao japonês.
Têm origem chinesa ('kanji' significa 'caracter chinês', ou mais literalmente 'caracter da dinastia Han), levados para o Japão numa altura em que o país possuía apenas uma língua falada e não escrita.
O seu número não é exacto, mas fala-se em entre 5000 e 8000 kanji, se bem que cerca de 2000 são os utilizados habitualmente e suficientes para o uso comum da língua.
Existem três tipos principais de kanji :
- Pictográficos : são normalmente usados para objectos e coisas do dia-a-dia, e são de alguma forma um símbolo simplificado daquilo que representam.

人 - pessoa
川 - rio
木 - árvore

- Ideográficos : usado para conceitos abstractos, sentimentos, etc.

一 - 1
二 - 2
三 - 3
四 - 4
下 - debaixo/inferior
上 - por cima/superior

- Complexos : formados por dois ou mais kanji mais simples (radicais) para formar um conceito mais complexo.

森 - floresta (formado pelo radical 'árvore'.
休 - descansar (a pessoa 人 a descansar junto a uma árvore 木 )


Depois explicarei o hiragana e o katakana.
#57
Geral / Re: Toyota Corolla KE20
27 de Outubro de 2013, 11:32
Citação de: Jcarl em 26 de Outubro de 2013, 21:54
Penso que as palas correspondem ao ano de 1974 e este não é um "E", pois penso que os "E´s" são só no fim da produção do KE20 (caso do meu que é de 1979).
O que são estes 'E' de que fala ?
Uma versão ou nível de equipamento ?
#58
Bem-vindo ao forum.
Crie um tópico sobre o carro e terá certamente muita ajuda com as suas dúvidas.
Cumprimentos.
#59
Bem-vindo ao forum.
Parabéns pelo carro, está muito bonito. E experimenta seguir alguns conselhos e verás como fica ainda mais bonito.
Mas bela máquina, com ou sem pormenores.
#60
Penso que para obter o efeito 'brincalhão' nos 1.3 há quem use o diferencial do 1.0 .
Talvez seja possível no seu caso meter o motor 1.3 e a caixa de 5 e manter o diferencial do seu 1.0 .
Mas abra um tópico, mostre-nos a máquina e alguém mais dentro do assunto irá aconselha-lo.