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Tópicos - nunoturbo

#21

Dez coisas que tem de saber sobre carros eléctricos


Mitsubishi e Renaul-Nissan rivalizam para trazer para Portugal os primeiros carros movidos a electricidade.

O que salta à vista são as vantagens para o meio ambiente, mas os carros eléctricos também trazem benefícios para o bolso dos consumidores. No dia em que foi apresentada a rede de abastecimento nacional, conheça os pró e os contras de optar por um carro movido a electricidade.

1. Quando estarão disponíveis os primeiros carros?
A Mitsubishi promete ter os primeiros carros nas ruas japonesas em Abril de 2010. A partir de amanhã, o site da marca começar a receber as primeiras encomendas. Na Europa, incluindo Portugal, o i-MiEV chegará alguns meses depois. Ocarro da Renault Nissan, cuja rede de abastecimento foi apresentada ontem, deve estar à venda em Portugal na Primavera de 2011.

2. Quanto vai custar um carro eléctrico?
A Mitsubishi já disse que o i-MiEV custará cerca de 32.600 euros (4.380 mil ienes). A Renault Nissan ainda não definiu um preço, mas diz que deverá rondar entre 20 mil a 30 mil euros, semelhante aos carros familiares. De acordo com este fabricante o preço de produção é inferior ao dos carros tradicionais - o carro eléctrico não tem caixa de velocidades, motor de combustão ou sistema de escape -, mas o preço da bateria de iões de lítio faz encarecer estes modelos. Em estudo está a possibilidade das baterias serem disponibilizadas em sistema de 'leasing' para garantir um preço final mais baixo.

3. Quanto custará o carregamento das baterias?
O carro eléctrico irá gastar em média pouco mais de um euro por cada 100 quilómetros. A este valor há que adicionar as taxas de serviço que serão criadas. As contas partem de um consumo de 10 a 15 kw/h a uma tarifa de 11 cêntimos por kilowatt, tal como é hoje paga pelos consumidores domésticos. Para fazer o mesmo percurso e partindo de um consumo de sete litros por cada 100 quilómetros, um carro a gasolina irá gastar cerca oito a nove euros. O valor final irá sempre depender do operador que fornece a energia e da tarifa escolhida. A opção por tarifas bi-horárias poderá ajudar a diminuir a factura.

4. Como será efectuado o pagamento
O sistema de pagamento está ainda em estudo, mas tudo indica que os proprietários de carros eléctricos virão a ter um cartão tipo multibanco associado ao carregamento dos seus automóveis. Este cartão, que também poderá funcionar como pré-pago, irá registar os carregamentos efectuados que posteriormente serão debitados na conta bancária dos utilizadores. Posteriormente, a conta com a energia gasta a carregar os carros eléctricos poderá vir na factura eléctrica mensal.

5. Quanto tempo demora a carregar uma bateria eléctrica?
Existem dois tipo de carregamentos - lento [casa] e rápido [rua], mas tempo de carregamento irá sempre de acordo com o modelo. Tanto no caso da Nissan, como da Mitsubishi , o carregamento total da bateria demorará entre seis a oito horas em casa. Outilizador pode sempre optar por carregar apenas 80% da bateria o que levará cerca de 30 minutos. Se está com pressa, o condutor pode trocar de bateria nos locais de abastecimento. Uma operação que deve demorar cerca de quatro minutos.

6. Quais os benefícios fiscais na compra de um carro eléctrico?
Será criado um sistema de benefícios fiscais específico para os veículos eléctricos. Para já, particulares e empresas terão acesso às mesmas regalias que já são atribuídas aos híbridos. Os automobilistas podem deduzir em sede de IRS até 796 euros do montante gasto, enquanto que para as empresas está contemplado uma dedução de 30%. Além disso, como estes carros não emitem CO2 estão isentos tanto de Imposto sobre Veículos como de Imposto Único de Circulação, refere a Quercus.

7. Onde é que as bateriais de iões de lítio podem ser carregadas?
Até final de 2009 estarão disponíveis 100 pontos de carregamento, número que subirá para os 1.300 no espaço de dois anos.
Parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e algumas vias públicas serão alvo prioritário para instalar os postos de carragamento das baterias dos carros eléctricos. Ao todo serão abrangidas 21 cidades, incluindo Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Viana do Castelo. Além disso, cada consumidor poderá carregar o carro em casa.

8. Quanto pesam as baterias eléctricas?
No caso das baterias fabricadas pela NEC (parceira da Nissan neste projecto) e que serão utilizadas nos carros da Nissan pesam 25O quilos. No início, tanto os carros como as baterias vão ser fabricados no Japão e mediante a velocidade de crescimento dos mercados vão ser instaladas outras fábricas em várias partes do mundo.

9. Qual a velocidade máxima que o carro atinge?
O carro eléctrico da Nissan poderá atingir uma velocidade máxima de 145 km/hora. Apesar de ainda não ser conhecido o modelo definitivo, a Nissan revela que o seu carro eléctrico será superior a um Qasqhai (no segmento C), mas idêntico a um carro familiar a gasolina com um motor 1.6. Em Setembro de 2008, a fabricante começou a produzir os primeiros protótipos no Japão. Os carros da Mitsubishi, que começam a ser vendidos no Japão já amanhã, terá uma velocidade máxima aproximada de 130 km/hora.

10. Quanto tempo demora uma viagem de Lisboa ao Porto?
Ir de Lisboa ao Porto irá demorar sensivelmente três horas, o mesmo que se fosse num carro tradicional. No entanto, como a
autonomia do carro eléctrico é de 160 quilómetros é preciso efectuar uma paragem nos postos de abastecimento de 30 minutos que permitirá carregar a bateria a 100%. Segundo o INE, 95% dos condutores portugueses fazem por dia menos de 45 km. n com S.P.M. e A.M.G.

http://economico.sapo.pt/noticias/dez-coisas-que-tem-de-saber-sobre-carros-electricos_14057.html
#22
  Automóvel
Mitsubishi traz carro eléctrico para Portugal




O i-MiEV da Mitsubishi chega a Portugal já em 2010. José Sócrates apresenta hoje uma rede de abastecimento de carros eléctricos em parceria com a EDP.

O carro eléctrico da Mitsubishi Motors, o i-MiEV, chega a Portugal já no próximo ano, antecipando-se ao concorrente da Renault Nissan.

Este projecto nipónico ainda não está inserido na rede de abastecimento eléctrica, a lançar hoje pelo Governo, na conferência Recharging Portugal, em Lisboa, e que abrangerá, numa primeira fase, as 21 maiores cidades.

A fabricante japonesa é pioneira em termos de veículos eléctricos e será o primeiro construtor a nível mundial a comercializar um veículo eléctrico de produção em série, antecipando-se um ano à Renault Nissan.

http://economico.sapo.pt/noticias/mitsubishi-traz-carro-electrico-para-portugal_13944.html
#23
Subaru lança carro eléctrico em Julho
O Stella plug-in tem uma autonomia para 90 km e pode ser recarregado até 80% em apenas cinco minutos
05/06/2009votar: 1 voto1 de 10 em Novidades«anterior  seguinte»mais fotos
A Subaru anunciou o lançamento do seu primeiro veículo eléctrico de produção, o Stella Plug-in, no mercado japonês para o próximo mês de Julho. A marca espera vender 170 mil unidades deste modelo eléctrico até Março do próximo ano.
O citadino eléctrico da Subaru, que conta com tecnologia plug-in (de ligar à tomada doméstica), é alimentado por uma bateria de iões de Lítio, e tem uma autonomia para 90 km. Pode ser recarregado até 80% da sua capacidade em cinco minutos recorrendo ao sistema de carregamento rápido. O carregamento total pode ser efectuado em oito horas numa tomada caseira de 100V ou em cinco horas, numa tomada de 200V.
No Japão, o Stella Plug-in estará disponível por um preço em torno dos 34.700 euros.




http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/subaru-lanca-carro-electrico-em-julho
#24
Sucessor do Honda S2000 será híbrido
O novo roadster nipónico vai apresentar uma lotação para quatro ocupantes, tracção integral e... tecnologia híbrida!
28/05/2009votar: 3 votos1 de 10 em Geral«anterior  seguinte»mais fotos
A Honda está a trabalhar num coupé 2+2 para suceder ao S2000. Segundo uma publicação japonesa, que cita fontes da marca Nipónica, o novo modelo será baseado no protótipo CR-Z e vai adoptar o sistema hibrido IMA, o mesmo utilizado no Civic Hybrid e Insight.
Para além disso, e reflexo da nova filosofia do modelo mas também da marca Japonesa, o novo roadster, a ser lançado no próximo ano, vai contar com sistema de tracção integral ao invés da tracção traseira do S2000 e uma lotação para quatro ocupantes, num conceito 2+2.
A marca Nipónica abandona assim um conceito que fez as delicias de muitos, em especial daqueles que gostavam de andar mais "de lado" do que em frente.


http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/coupe-22-sucede-ao-honda-s2000
#25
Governo (act.)
'Chip' na matrícula passa a ser obrigatório
Eudora Ribeiro
05/02/09 16:29

   
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A medida foi hoje aprovada em conselho de ministros.
Collapse Comunidade
Partilhe:                    O Governo aprovou hoje em conselho de ministros a obrigação de todos os veículos motorizados instalarem um dispositivo electrónico na matrícula.

"Este dispositivo permite a detecção e identificação electrónica de todos os veículos para efeitos de cobrança electrónica de portagens em conformidade com o Serviço Electrónico Europeu de Portagem", informa o comunicado do Governo.

A obrigatoriedade de instalação de 'chips' de identificação estende-se a reboques, motociclos, e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas, informa o mesmo documento.

O Governo avança que serão efectuadas as devidas alterações ao Código da Estrada para que possam ser aplicadas as infracções detectadas através da leitura do dispositivo, ou sua ausência, e sublinha que a salvaguarda do direito à privacidade dos proprietários ou condutores e "a protecção dos respectivos dados pessoais não são postas em causa com este sistema", uma vez que o 'chip' em questão transmite apenas um código e não qualquer elemento de identidade de proprietários ou condutores.

O Governo informa também que os equipamentos de detecção têm um alcance meramente local e não permitem o acompanhamento constante dos veículos em circulação.

Quanto aos benefícios deste sistema, o Governo aponta o descongestionamento das portagens, ao reduzir "significativamente as transacções em numerário", a consequente redução do impacto ambiental, e aponta ainda o aumento da segurança rodoviária.

No mesmo comunicado, o Governo informa que caberá à SIEV, Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, S. A., o exclusivo da exploração e gestão do sistema de identificação electrónica de veículos.

"Este Decreto-Lei constitui a sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos com a denominação SIEV, Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, S.A. (SIEV, SA), atribuindo-lhe o exclusivo da exploração e gestão do sistema de identificação electrónica de veículos e aprovando as bases da respectiva concessão", avança o comunicado.



http://www.economico.pt/noticias/chip-na-matricula-passa-a-ser-obrigatorio_2908.html
#26
6 Horas de Resistência de Clássicos em Braga
[ 2008/11/29 | 01:09 ] Redacção
Candido Espinha 1

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Pelo 11.º ano consecutivo o Clube Automóvel do Minho encerra a temporada de velocidade com uma jornada de resistência para Clássicos, tendo desta vez a companhia dos Fiat Uno e a sua Taça Challenge Desafio Único.

Mais uma vez os Clássicos têm uma corrida com seis horas de duração, disputada no domingo dia 7 de Dezembro, enquanto o Challenge estará em pista no sábado, 6 de Dezembro, cumprindo uma corrida de quatro horas.

Cerca de duas dezenas de equipas vão disputar a prova dos Clássicos e é sempre complicado arriscar qualquer prognóstico numa corrida deste tipo. Certo é que os vencedores do ano passado, - Luís e Sérgio Oliveira -, vão defender o triunfo aos comandos de um BMW 2002. Curiosa também deve ser a participação de João Ramos e João Barbosa aos comandos de um Toyota Starlet que animou as pistas portuguesas na década de oitenta. De resto, assiste-se ainda à presença de outras equipas com argumentos para discutir as melhores posições. Certo é também o animado convívio e momentos bem agradáveis, tal como tem acontecido na última década.

Quando à Taça Challenge Desafio Único, também deve proporcionar bons despiques, sobretudo depois do seu campeonato ter terminado. Felipe Matias, vencedor do Challenge, por certo que quer juntar à sua vitória a Taça, numa lista de candidatos onde constam ainda Tiago Ribeiro, Jorge Meireles, Vítor Ramos, José Francisco e Pedro Cerqueira, entre outros. Em destaque está a presença de uma equipa de políticos composta por Rui Rio, Álvaro Castello-Branco, Nu no Melo e Miguel Macedo.

Recordamos que as equipas podem ser formadas por um mínimo de dois e um máximo de cinco elementos. No caso da Taça Challenge Desafio Único, o máximo tempo de condução seguida é de 55 minutos e o mínimo é de 35 minutos. Aqui, o intervalo mínimo entre turnos de condução é de 35 minutos e o máximo que um piloto pode conduzir é de 165 minutos.

Quando às 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga, o máximo tempo de condução seguida é de 95 minutos e o mínimo de 50. O tempo máximo que um piloto pode estar aos comandos é de 190 minutos, mas terá que respeitar um intervalo mínimo de uma hora até voltar ao volante.

http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=1018582&div_id=1662
#27
Lanço aqui algumas das minhas dúvidas e aguardo sugestões dos entidades nesta matéria (que cada vez são mais).

Pretendo saber quais as melhores opções disponíveis no mercado, para máquinas fotográficas REFLEX ou REFLEX PROFISSIONAL.

Que características são fundamentais?
Que marcas estão na vanguarda?
Qual o melhor modelo para uma utilização intensiva, amadora?
Qual o melhor modelo relação qualidade/preço?
Onde comprar?
Que extras incluir?
Que objectivas?

Estarei a pedir demais?

Obrigado :D
#28
Duma parceria entre a Toyota e a Ducati resultou a pick up Tundra Ducati Desmosedici de 2009, um modelo costumizado, que foi apresentado no SEMA, Salão Automóvel da Califórnia, onde tem suscitado grande atenção.

A Toyota construiu a pick up a partir da Tundra CrewMax, com o chassis a ser alongado para transportar a réplica da moto de MotoGP. Para além disso a pick-up tem uma rampa hidráulica, painéis solares, e painéis laterais com abertura para arrumação, num conjunto de acessórios que constituem os extras da edição limitada da carrinha.

A Ducati emprestou à Toyota uma das Desmosedici RR - a única moto de estrada de MotoGP - além de uma série de ferramentas e fatos para avaliar a capacidade de armazenamento e arrumação do 'projecto'.

#31
Desporto Motorizado / CPCC 1300: Antunes é campeão
11 de Novembro de 2008, 10:04
Algarve - CPCC 1300: Antunes é campeão 
Data: 09/11/2008 15:44 
Paulo Antunes é o Campeão de Clássicos 1300 depois de um fim de semana que lhe correu de feição, ao contrário do que poderão dizer Alexandre Beirão e Luís Alegria. "Estou naturalmente contente, foi um campeonato bem disputado" afirmava no fim da segunda corrida.

Corrida 1:

Apesar da prestação nos treinos, Luís Alegria revelou uma rapidez impressionante na corrida desde o primeiro metro. O piloto do Datsun assumiu a liderança e "foi-se embora".

Atrás de si a luta pelo título estava quente entre Paulo Antunes e Alexandre Beirão, até ao momento em que o motor do Alfa Romeo se calou e obrigou Beirão a abandonar. Antunes ficou em 2º mas acabou por ser promovido à liderança assim que o motor do Datsun de Alegria começou a dar problemas.

Com o triunfo, e perante o abandono de Beirão e o 5º lugar para onde caiu Alegria (motor gripou na ultima volta), Paulo Antunes acabou por se sagrar campeão do CPCC 1300. Vitor Araújo e Fernando Soares completaram os lugares do pódio. Outro dos favoritos que ficou de fora foi Miguel Ferreira que furou ainda na fase inicial da prova.

Classificação final:
1º Paulo Antunes - Datsun 1200 Deluxe - 8v. em 18m02,916s
2º Vitor Araújo - Datsun 1200 - a 15,882s
3º Fernando Soares - Austin Cooper S - a 17,059s
4º Eurico Silva - Datsun 1200 - a 25,357s
5º Luís Alegria - Datsun 1200 - a 36,767s
6º Pedro Gaspar - Datsun 1200 - a 44,136s
7º César Leite - Mini 1275 GT - a 48,125s
8º António Magalhães - Datsun 1200 - a 51,545s
9º João Carlos Torres - Austin Mini - a 1m08,203s
10º Luís Nobre da Veiga - Morris Mini Cooper - a 1m19,362s
(...)

Volta mais rápida: Luís Alegria - 2m12,932s

Corrida 2:

Paulo Antunes partiu bem mas no gancho do paddock não evitou a ultrapassagem de Vitor Araújo. Os dois homens dos Datsun acabariam ultrapasados por Alexandre Beirão que tentava vingar o azar da primeira corrida.

Entretanto Araújo toca em Antunes, com o primeiro a "lamentar o sucedido, mas são situações de corrida." Esta situação separou os dois pilotos e Antunes ainda protagonizou um número de acrobacia no gancho do paddock devido "a uma travagem optimista".

A corrida sofreria uma alteração quando Alexandre Beirão viu o motor do Alfa falhar, perdendo duas posições. Vitor Araújo era promovido a líder e posterior vencedor, ficando Antunes e Beirão nos lugares seguintes

Luís Alegria voltava a desistir sem desta vez ter conseguido chegar a rodar nos lugares do pódio. Miguel Ferreira também teve um fim de semana de parcos resultados conseguindo o 4º lugar.

Classificação final:
1º Vitor Araújo - Datsun 1200 - 8v. em 18m11,851s
2º Paulo Antunes - Dtsun 1200 - a 6,141s
3º Alexandre Beirão - Alfa Romeo Alfsud Ti - a 10,534s
4º Miguel Ferreira - Ford Escort GT - a 15,830s
5º Eurico Silva - Datsun 1200 - a 17,395s
6º António Paquete - MG Midget - a 39,236s
7º Pedro Gaspar - Datsun 1200 - a 50m043s
8º João Carlos Braga - Datsun 1200 - a 1m07,930s
9º Luís Nobre da Veiga - Morris Mini Cooper - a 1m09,011s
10º António Magalhães - Datsun 1200 - a 1m12,585s
(...)

Volta mais rápida: Alexandre Beirão - 2m13,282s

 

José António Marques
Foto: Jorge Caldeira 

www.sportmotores.com
#32
Nissan revela as primeiras imagens do 370Z

A Nissan divulgou as primeiras imagens do 370Z Coupé, modelo que vem substituir o 350Z, e que terá honras de estreia mundial no próximo Salão de Los Angeles, que terá lugar nos primeiros dias de Novembro.

Mais curto e menos alto que o 350Z, o novo desportivo da Nissan apresenta linhas mais agressivas e dinâmicas, com especial destaque para as ópticas dianteiras com forma de «Z» que é repetido nos farolins traseiros, mantendo no geral, as formas mestras do seu antecessor.

A grande novidade, no entanto, estará reservada para debaixo do capot com a introdução de um novo motor V6 de 3,7 litros (que dá nome a este modelo da saga «Z»), capaz de desenvolver entre 330 e 350 cavalos. Posteriormente, deverá receber uma caixa automática de dupla embraiagem.

Da mesma forma que o GT-R foi criado para bater o Porsche 911, a Nissan aponta o Porsche Cayman como principal «alvo a abater» do 370Z.

#33
Creio que esta informação seja relevante:



http://www.impostospress.net/artigoler.aspx?idc=0&ido=227105

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) veio, através da circular n.º 7/2008 sancionar o entendimento segundo o qual os proprietários dos veículos não são obrigados a circular com o comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).

Tal decorre do facto de não existir no Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) qualquer norma que obrigue, à semelhança do que sucedia anteriormente com o Imposto Municipal Sobre Veículos, à apresentação do comprovativo do pagamento ou da isenção do imposto.




MINISTERIO DAS FII{ANÇAS
DTRECçAO-GERDAOL ST MPOSTOS
Direcçãod e Serviçosd o lmpostoM unicipal
sobrea s TransmissõesO nerosasd e
lmóveis, do lmposto do Selo, Dos lmpostos
Rodoviáriose das ContribuiçõesE speciais
(DSrMr)
TMPOSTOU N|COD E CTRCULAçÃO(t UC)
Enquadramento contra-ordenacional das
infracções ao Código do IUC
crRcuLARN ."7 t2OO8
Artigos í 6.o, 20.o, 21.o e 23.o do CIUC
Razão das
Instruções
Instauraçãod e
procedimento
Pagamento do
IUC fora do
prazo legal
Natureza
provisória do
pagamento do
imposto e da
coima
Tendos urgidod úvidasr elativamentaeo enquadramenlteog ale formald as
contra-ordenaçõpersa ticadaesm seded e lmpostoU nicod e Circulaçãop,o r
despachod o Sr. Director-Gerdaol s lmpostosd, e 09.04.2008d,e termina-se
o seguinte:
1 - Relativamenteà competênciate rritorialp ara a instauraçãod o
procedimentcoo ntra-ordenacioncaolm, oa obrigaçãotr ibutáriap revistan o
artigo1 6.0d o CIUC,p odes erc umprideam qualquesre rviçod e finançasa,
mesmac onsidera-sper aticadae,m conformidadceo mo qued ispõeo artigo
5.on .o3 do RGITe o artigo2 0.on .o4 do CIUC,n o serviçoo u organismdoo
domicilio u seded o agented a infracçãos,e ndoe steo serviçoc ompetente
paraa instauraçãdoo procedimenctoo ntra-ordenacional.
2 - Apenasp oderás er efectuadoo pagamentod as coimasc om direitoà
reduçãop revistan o artigo2 9.od o RGIT,n o caso de a regularizaçãdoa
situação tributária ser efectuada sem intervenção das entidades
fiscalizadorasre feridasn o artigo 20.o do CIUC, jâ que estas, de
conformidadceo m o disposton o n.o2 da mesmad isposiçãole gal,d evem
obrigatoriamentep articiparo u levantara uto de notícias empre que
verifiquemqu alquerin fracçãoa o CIUC.
3 - No que respeitaa o pagamentod o impostoe da coimap revistosn o
artigo2 3.on .o 1 do CIUC,o u seja, no acto da verificaçãod a infracção,
tratando-sed e pagamentosd e natureza provisória, estes não fazem
extinguior procedimentdoe contra-ordenaçãSoo. com a instauraçãdoo
procedimentnoo qualt erãod e ser exercidatso dasa s garantiasle galmente
previstasi,n cluindo direitoà reduçãod a coima,é que se poderáfa lare m
fixaçãod a coima.S empref oi entendidop elaA dministraçãTor ibutáriae m
seded e IMSVe de lCi/lCac, ujasn ormasn estam atériae rams emelhantes
às do lUC,q ue essep agamentpor ovisóridoa coimad everias er efectuado
pelo mínimol egalc ominadop araa infracçãop raticadae, fectuando-saes
correcçõesa os pagamentosq,u e se mostrassemd evidas,n o âmbitod o
processod e contra-ordenaçãnoo, qual terão tambémd e ser pagoso s
respectivoesn cargos.
S. R.
MINISTERIO DAS FINANÇAS
4 - Não existindon o CIUCq ualquenr ormas emelhantàes previstans os
revogados artigos 14.o do RIMSV e 12.o do lCi/lCa, que obrigue à
apresentaçãdoo comprovativdoo pagamentoo u da isençãod o imposto,
não pode,p or faltad e previsãole gal,i nstaurar-sqeu alquerp rocedimento
por contra-ordenaçãtaol, c omod ecorred o disposton o artigo2 .od o RGIT.
Assim, flo caso de ser levantadoq ualquera uto de notíciap ela não
apresentaçãdoo documentcoo mprovativdoo pagamentdoo impostoo u da
sua isençãod, eve o mesmos er anuladop or insubsistênciaq, uer o
contribuintte nhao u nãoa situaçãotr ibutáriare gularizada.
5 - Se tivers ido levantadou m autod e notíciain subsistentee a situação
tributáriad o contribuintree velaru maf altad e entregat,o talo u parciald, o
imposto que seja devido, caberá ao chefe do serviço de finanças
competenteo levantamentdoo auto de notíciaq ue servirád e base ao
processod e contra-ordenaçãnoo,s termosd o artigo2 1.od o CIUCe dos
artigos5 6.0a líneaa ) e 59.oa líneai) do RGIT.
Direcção Geral dos Impostos,0g de t4 a t o de 2008
O DIRECTOR.GERAL.
Documento
comprovativo
do pagamento
ou da isenção
do imposto
Auto de Notícia
(pú' A,J6,vA t Ng.,9 ' Gu,
V
.Sa*Wía,2
José A. de Azevedo pereira
Z/
_

Razão pela qual não pode, por falta dessa previsão legal, instaurar-se qualquer procedimento contra-ordenacional, pese embora o CIUC estabeleça que os órgãos de polícia são competentes para a fiscalização do cumprimento das obrigações impostas por aquele código, onde se inclui o pagamento do imposto. Contudo, tal fiscalização não pode ser realizada directamente através do comprovativo do pagamento ou de isenção.

Entende por isso a DGCI que, caso seja levantado um auto de notícia pela não apresentação do documento comprovativo do pagamento do imposto ou da sua isenção, deve o mesmo ser anulado por insubsistência, quer o contribuinte tenha ou não a situação tributária regularizada, ou seja, quer o contribuinte tenha ou não pago o imposto.

Caso tenha sido levantado um auto de notícia insubsistente e o imposto não tenha sido efectivamente pago, caberá ao chefe do serviço de finanças competente o levantamento do auto de notícia que servirá de base ao processo de contra-ordenação.

#34
José Megre apresenta uma nova e arrojada iniciativa


FEIRA DE COLECCIONISMO E DO VEÍCULO ANTIGO
DA BEIRA BAIXA
Automóveis, Motos, Tractores e Militares

Penamacor – Aldeia de Águas – 20 e 21 de Setembro



Conhecido por ser o pioneiro de diversas iniciativas de grande sucesso em Portugal e no estrangeiro, José Megre aposta agora na realização de uma feira que, se por um lado se apresenta como um salão de automóveis, motos, tractores, veículos militares e de bombeiros antigos, irá reunir, por outro lado, coleccionadores dos mais diversos tipos de objectos, incluindo velharias e artesanato.



A Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo da Beira Baixa, a exemplo das que existem em diversos países da Europa, nomeadamente Inglaterra, França e Alemanha, terá como objectivo principal a venda ou a troca duma vasta variedade de objectos, dos selos às notas de banco, das máquinas de escrever aos jogos de xadrez, damas e gamão, das caixas de fósforos aos ferros de engomar, das revistas aos livros, folhetos e cartazes, das máquinas fotográficas e de filmar aos soldadinhos de chumbo, sem esquecer os brinquedos, as miniaturas de automóveis, barcos, comboios e aviões, de várias escalas, para além do artesanato nacional e estrangeiro e tudo o que cada um se possa lembrar.



O evento terá lugar numa quinta murada, um espaço fechado situado na Aldeia de Águas, concelho de Penamacor, no local onde está a ser construído um pequeno museu de coleccionismo, brinquedos e miniaturas automóveis. Durante a realização desta feira estarão expostas, aos visitantes, diversas viaturas e motos clássicas, assim como a colecção de brinquedos, miniaturas automóveis, máquinas e equipamento agrícola, de José Megre.



O programa do fim de semana de 20 e 21 de Setembro inclui ainda alguns eventos ligados aos automóveis e ao todo o terreno. Durante o dia de sábado, dois circuitos de todo o terreno estarão disponíveis para ensaios de viaturas e está em preparação um Track Day TT para 4x4, motos, quads e kartcross. No Domingo terão lugar pelos menos três concentrações de clássicos e a passagem do Raid Transportugal em TT, também organizado pelo Clube Aventura.



A organização da feira está aberta a quaisquer propostas de eventos ligados aos clássicos, a realizar nesta data.



Inscrições e pedidos de informação deverão ser dirigidos a:

Clube Aventura / Megre Motorsport (www.clubeaventura.pt)

Rua Silva Carvalho, 230 4º 1250-259 Lisboa

Tm: 912202747/912202767/912202768

Fax: 213960577

Email: feirabb@clubeaventura.pt

Comunicação Social

A2 Comunicação. (www.a2.com.pt)

Tel. 218403276 ou 914946182

Anabela Martinho (anabela.martinho@a2.com.pt)


in http://www.classicclube.com/classiccup/index.asp?op=3&id_rali=168
#35
Primeira imagem da nova Toyota Hilux
[ 2008/08/14 | 10:45 ] Redacção
Toyota Hilux 2009

   

A filial da Toyota na Malásia divulgou, no seu website, a primeira imagem da renovada Hilux. As novidades não são muitas. Na única imagem divulgada é possível verificar, na dianteira, um pára-choques mais agressivo com uma enorme entrada de ar e uma nova grelha, mais proeminente. As jantes de liga leve de novo desenho e os «piscas» nos espelhos retrovisores são outras das alterações.

Sem terem sido revelados quaisquer informações acerca das motorizações, não são de esperar novidades, mantendo-se ao serviço os dois motores diesel de 2,5 litros com 102 e 120 cavalos e o potente 3 litros com 171 cavalos.



http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=981236&div_id=1661
#36

> A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida.
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> E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.
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> O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer.
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> 'Quem?', perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer!
> Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo?
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> A própria música: 'Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além...' era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.
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> Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.
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> O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas,lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa.
> Naquela altura era actual...
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> E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
>
> Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.
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> Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos:Ele nunca subiu a uma árvore!
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> E pior, nunca caiu de uma. É um mole.
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> Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema.
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> Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos.
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> Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos.
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> Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.
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> Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.
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> Confesso, senti-me velho...
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> Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador.
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> Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.
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>
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> Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
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> Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído.
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> Doenças com nomes tipo 'Moleculum infanticus', que não existiam antigamente.
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> No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de 'terno' nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse..
>
>
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> Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.
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> Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo.
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> Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.
>
> E sabíamos viver com isso. Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?
>
> E ainda nos chamavam geração 'rasca'... Nós éramos mais a geração 'à rasca', isso sim. Sempre à rasca de dinheiro,sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro. Agora não falta nada aos putos.
>
> Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto.
>
> Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.
>
> Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.
>
> Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.
>
> Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas.
>
> É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.'
>
>
>
> (Nota: ...os chocolates não eram gamados no 'Pingo Doce'...
> Ainda se chamava 'Pão de Açúcar'!!!)
#37
Faleceu Ove Andersson 
Data: 11/06/2008 13:51 
Ove Andersson faleceu hoje num acidente no decorrer do Milligan classic rally na àfrica do Sul. O veterano sueco colidiu frontalmente com um camião, acabando por sucumbir aos ferimentos.

Aos 70 anos de idade Andersson era uma personagem incontornável do desporto automóvel mundial. Estreou-se nos ralis em 1961 e ao longo da sua carreira 21 anos somou alguns triunfos em provas mundialistas, antes da criação do campeonato em 1973. Monte Carlo e Sanremo estão no seu palamarés. O piloto sueco tripulou na sua maioria veículos Toyota.

Essa ligação ao construtor nipónico manteve-se após o abandono dos ralis como piloto, transformando a sua "Andersson Motorsport" na "TTE - Team Toyota Europe". Inicialmente trabalhou no desenvolvimento do Toyota Celica Turbo de Grupo B, mas o seu verdadeiro papel na TTE veio nos anos 80 e 90 quando o regresso da marca aos ralis, primeiro com o Supra Turbo, depois coms os Celica e Corolla.

Em 1988 a Toyota substituía o Supra Turbo de tracção traseira pelo Toyota Celica GT Four e posteriormente este daria origem ao Celica GT 4WD. Foram anos de ouro com quatro títulos de pilotos (Saniz, Kankkunen e Auriol) e dois títulos de marcas (1993 e 1994). Este sucesso seria ensombrado pela ilegalidade nos trubos dos CElica detectada em Sanremo que valeu a suspensão da marca do mundial por um ano, situação da qual Anderrson assumiu a responsabilidade.

Andersson traria a TTE de volta em 1997 com o Toyota Corolla WRC para em três anso conseguirem mais um título mundial de marcas. Com a viragem da Toyota para a Fórmula 1 Ove Andersson assumiu as "rédeas" do projecto, mas a desatrosa época de estreia em 2002 levou a que a administração da casa japonesa o susbtituísse, ficando Andersson com funções consultivas. A Toyota nunca encontrou o caminho do sucesso e Andersson virou-se para os ralis clássicos como habbie, onde acabou por perder a vida esta 4ª feira.

Refira-se que Andersson é o terceiro piloto a falecer em percursos de ligação na Áfroca do Sul no prazo de duas semanas. Recentemente faleceram dois pilotos também em percursos de ligação num rali de um campeonato regional sul-africano.
 

José António Marques in www.sportmotores.com
#38
Geral / Palas...???
16 de Setembro de 2007, 08:56
V23 -Sinalização específica e acessórios
 
          ...
 
          Palas (pára-lamas)
 

A dispensa da obrigatoriedade dos veículos ligeiros matriculados em Portugal possuírem pára-lamas, só se tornou efectiva:
         

- Para as novas homologações, em 1 de Outubro de 1992
- Para a generalidade das homologações em 1 de Janeiro de 1993
- Na sequência da Directiva n.º 78/549/CEE, que foi transposta pela Portaria   906/92 de 21 de Setembro
 
          Chapas de Matrículas
 

As chapas de matrículas legalmente permitidas são as que estão homologadas – O Decreto-Lei n.º 54/2005, de 3 de Março, aprovou o regulamento do n.º e chapa de matrícula dos automóveis, seus reboques, motociclos, triciclos e quadriciclos de cilindrada superior a 50cc


http://www.dgv.pt/faq/veiculos_2.asp">www.dgv.pt/faq/veiculos_2.asp






ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!


4º Encontro Nacional AJA - Dias 13 e 14 de Outubro. Inscrevam-se.


Sócio AJA n.º3

#39
Geral / Aceito sugestões - JA - SW - Diesel
13 de Novembro de 2006, 04:18
Já sabem, aceito sugestões para um JA ou +/- JANA carrinha, (muito espaço é imprescindível), económica (Diesel ou GPL) que esteja pronta a fazer IPO e viagens de 300 km's!http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  


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#40
Geral / Já alguem viu um destes?
13 de Novembro de 2006, 04:48
Já alguem viu por cá um destes?

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