Dez coisas que tem de saber sobre carros eléctricos
Mitsubishi e Renaul-Nissan rivalizam para trazer para Portugal os primeiros carros movidos a electricidade.
O que salta à vista são as vantagens para o meio ambiente, mas os carros eléctricos também trazem benefícios para o bolso dos consumidores. No dia em que foi apresentada a rede de abastecimento nacional, conheça os pró e os contras de optar por um carro movido a electricidade.
1. Quando estarão disponíveis os primeiros carros?
A Mitsubishi promete ter os primeiros carros nas ruas japonesas em Abril de 2010. A partir de amanhã, o site da marca começar a receber as primeiras encomendas. Na Europa, incluindo Portugal, o i-MiEV chegará alguns meses depois. Ocarro da Renault Nissan, cuja rede de abastecimento foi apresentada ontem, deve estar à venda em Portugal na Primavera de 2011.
2. Quanto vai custar um carro eléctrico?
A Mitsubishi já disse que o i-MiEV custará cerca de 32.600 euros (4.380 mil ienes). A Renault Nissan ainda não definiu um preço, mas diz que deverá rondar entre 20 mil a 30 mil euros, semelhante aos carros familiares. De acordo com este fabricante o preço de produção é inferior ao dos carros tradicionais - o carro eléctrico não tem caixa de velocidades, motor de combustão ou sistema de escape -, mas o preço da bateria de iões de lítio faz encarecer estes modelos. Em estudo está a possibilidade das baterias serem disponibilizadas em sistema de 'leasing' para garantir um preço final mais baixo.
3. Quanto custará o carregamento das baterias?
O carro eléctrico irá gastar em média pouco mais de um euro por cada 100 quilómetros. A este valor há que adicionar as taxas de serviço que serão criadas. As contas partem de um consumo de 10 a 15 kw/h a uma tarifa de 11 cêntimos por kilowatt, tal como é hoje paga pelos consumidores domésticos. Para fazer o mesmo percurso e partindo de um consumo de sete litros por cada 100 quilómetros, um carro a gasolina irá gastar cerca oito a nove euros. O valor final irá sempre depender do operador que fornece a energia e da tarifa escolhida. A opção por tarifas bi-horárias poderá ajudar a diminuir a factura.
4. Como será efectuado o pagamento
O sistema de pagamento está ainda em estudo, mas tudo indica que os proprietários de carros eléctricos virão a ter um cartão tipo multibanco associado ao carregamento dos seus automóveis. Este cartão, que também poderá funcionar como pré-pago, irá registar os carregamentos efectuados que posteriormente serão debitados na conta bancária dos utilizadores. Posteriormente, a conta com a energia gasta a carregar os carros eléctricos poderá vir na factura eléctrica mensal.
5. Quanto tempo demora a carregar uma bateria eléctrica?
Existem dois tipo de carregamentos - lento [casa] e rápido [rua], mas tempo de carregamento irá sempre de acordo com o modelo. Tanto no caso da Nissan, como da Mitsubishi , o carregamento total da bateria demorará entre seis a oito horas em casa. Outilizador pode sempre optar por carregar apenas 80% da bateria o que levará cerca de 30 minutos. Se está com pressa, o condutor pode trocar de bateria nos locais de abastecimento. Uma operação que deve demorar cerca de quatro minutos.
6. Quais os benefícios fiscais na compra de um carro eléctrico?
Será criado um sistema de benefícios fiscais específico para os veículos eléctricos. Para já, particulares e empresas terão acesso às mesmas regalias que já são atribuídas aos híbridos. Os automobilistas podem deduzir em sede de IRS até 796 euros do montante gasto, enquanto que para as empresas está contemplado uma dedução de 30%. Além disso, como estes carros não emitem CO2 estão isentos tanto de Imposto sobre Veículos como de Imposto Único de Circulação, refere a Quercus.
7. Onde é que as bateriais de iões de lítio podem ser carregadas?
Até final de 2009 estarão disponíveis 100 pontos de carregamento, número que subirá para os 1.300 no espaço de dois anos.
Parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e algumas vias públicas serão alvo prioritário para instalar os postos de carragamento das baterias dos carros eléctricos. Ao todo serão abrangidas 21 cidades, incluindo Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Viana do Castelo. Além disso, cada consumidor poderá carregar o carro em casa.
8. Quanto pesam as baterias eléctricas?
No caso das baterias fabricadas pela NEC (parceira da Nissan neste projecto) e que serão utilizadas nos carros da Nissan pesam 25O quilos. No início, tanto os carros como as baterias vão ser fabricados no Japão e mediante a velocidade de crescimento dos mercados vão ser instaladas outras fábricas em várias partes do mundo.
9. Qual a velocidade máxima que o carro atinge?
O carro eléctrico da Nissan poderá atingir uma velocidade máxima de 145 km/hora. Apesar de ainda não ser conhecido o modelo definitivo, a Nissan revela que o seu carro eléctrico será superior a um Qasqhai (no segmento C), mas idêntico a um carro familiar a gasolina com um motor 1.6. Em Setembro de 2008, a fabricante começou a produzir os primeiros protótipos no Japão. Os carros da Mitsubishi, que começam a ser vendidos no Japão já amanhã, terá uma velocidade máxima aproximada de 130 km/hora.
10. Quanto tempo demora uma viagem de Lisboa ao Porto?
Ir de Lisboa ao Porto irá demorar sensivelmente três horas, o mesmo que se fosse num carro tradicional. No entanto, como a
autonomia do carro eléctrico é de 160 quilómetros é preciso efectuar uma paragem nos postos de abastecimento de 30 minutos que permitirá carregar a bateria a 100%. Segundo o INE, 95% dos condutores portugueses fazem por dia menos de 45 km. n com S.P.M. e A.M.G.
http://economico.sapo.pt/noticias/dez-coisas-que-tem-de-saber-sobre-carros-electricos_14057.html