Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Toylex

#21
Caros Amigos,

No meu ponto de vista o fórum está ainda mais organizado, os tópicos mais ordenados e específicos.

A imagem está mais alegre e a introdução do azul na imagem, fica muito bem e claramente representativa das cores do "logo" AJA.

Parabéns ao AJATeam, pois devem ter sido necessárias várias horas para este trabalho bem conseguido, não é que já não estivessemos habituados a este tipo de melhoramentos, pois recordo a anterior revisão de imagem, se não estou em erro foi à menos de 1 ano  :thumbsup
#22
Caros amigos, à muito tempo que me veio à ideia a hipótese de se fazer uma homenagem a um dos grandes responsáveis pela admiração que todos temos por JA´s

Sempre achei que a melhor homenagem é a que se reconhece directamente ao visado, e o Sr. Salvador Caetano, ao que todos sabemos, tem tido alguns problemas de saúde e encontra-se fora do activo à algum tempo, era bom que melhores e mais recentes noticias houvesse, mas acho que não.

A homenagem poderia ser feita com a entrega de algo simbólico, por alguém que podesse chegar até ele em pessoa, e frisando o facto de o AJA representar um grande nº  de pessoas que o admiram e transmitindo-lhe a realidade sobre a também grande paixão que temos, neste caso pelos bons Toyota´s que ele corajosamente introduziu em Portugal na década de 60 e 70

Há concerteza pessoas do AJA que terão informações mais actualizadas e que também terão a melhor opinião sobre este assunto, contudo lanço a ideia, e deixo à mercê da opinião de todos  :thumbsup   

#23
Amigos, depois de 5 horas sem corrente eléctrica, só agora foi possível aceder ao mundo civilizado, pois é o temporal que hoje assolou a zona centro e norte do país, não foi para brincadeiras, e eu particularmente passei a maior aflição da minha vida, e numa data que dificilmente esquecerei  :(

Desculpem-me qualquer exagero, mas partilho convosco o facto de o vento brutal ter atentado as minhas joias, vi voar o telhado que cobre e proteje os meus JA´s e não só, estava como sempre estou aos Sábados a curtir de volta deles quando pelas 16H vejo tudo a desaparecer no ar, pendurei-me numa escada, liguei à prot.civil, e fiz tudo o que pude para evitar danos maiores, nunca na minha vida tinha estado em cenário tão assustador, o vento levava tudo e fui impotente  :redface

Os prejuízos baseiam-se num elevado encharcamento de peças de todo o gênero, pois (só) tenho 3 JA´s desmontados em restauro e mais uns 2 em peças sobresselentes, uma autêntica caldeirada debaixo de água, água que apesar de ser muita, vinha com uma velocidade misturada com as rajadas de vento que nunca vi nada assim........

Depois das notícias recentes da Madeira, nunca como hoje percebi o cenário de catástrofe que eles viveram, é fácil de ver e comentar, mas quando estamos no cenário é que dá para ver o que as pessoas passam.

Estou muito sensível às alterações climáticas, e a quem atribuo este tipo de cenários incomportáveis com o modo de vida das pessoas.

Espero que não tenha havido nada de mais com o restante pessoal, pois esta frente seguiu caminho para norte em direcção à Galiza.

Abraço, e desculpem o desbafo, mas tenho de admitir que fiquei abalado com isto.
#25
Garagem / Ajuda - Diferencial Toyota Stout RK-101
21 de Fevereiro de 2010, 20:31
A minha Stout revela um elevado desconforto ao circular em velocidade acima de 50km/h com todas as mudanças já utilizadas.

Tem 4 velocidades, mas a partir de 50km/h a rotação de motor é tão elevada que o barulho é quase insuportável, pois este modelo tem caracteristicas próprias, incluindo uma redução de diferencial enorme, para que seja utilizada nas situações mais complicadas nos mercados para a qual foi destinada.

Não pretendo alterar a base de originalidade deste modelo, pois isso é o que melhor a destigue dos outros, também não a pretendo usar para atingir velocidades inapropriadas, mas também quero disfrutar desta relíquia com mais algum conforto, e se puder circular até 80 -90 km/h e com muito menos ruído melhor  :redface

Para terem uma ideia da realidade, esta Stout segundo brochura do modelo que existe aqui no AJA na secção Galeria de modelos, poderão verificar que tem uma relação de diferencial de 6.167 e agregada a uma cx. de velocidades que já por si é também reduzida, isto revela o problema já aqui relato, muita força e rotação.

Tenho andado a pensar numa solução, e o pensamento passa na minha ideia pela utilização de uma roda de coroa e pinhão do BJ40 que segundo informação tem uma relação de 4.111 o que seria uma boa solução sem alterar nada de importante na Stout.
A minha grande dúvida é saber se este material do BJ40 serviria no eixo da Stout (roda de coroa e Pinhão ) se houver por aqui alguém que possa ajudar, será bem vinda essa ajuda.




E estas são as especificações do Land Cruiser BJ40
Transmission     

Gear ratio: 1st   4.925 

Gear ratio: 2nd   2.643 

Gear ratio: 3rd   1.519

Gear ratio: 4th   1.000 

Gear ratio: reverse   4.925 

Transfer     

Gear ratio: high   1.000

Gear ratio: low   1.959 

Axle ratio  4.111 

#26
Geral / Avistamento de JA´s dadores de peças
11 de Janeiro de 2010, 11:44
Achei interessante criar este tópico, para informar alguns avistamentos de Japoneses Antigos disponíveis para libertar peças a outros que precisam e podem ser salvos.

As fotos podem ser de sucatas ou pariculares com carros a peças.

Os contactos dos locais onde se encontram os JA´s devem ser transmitidos por PM.


#27
Geral / Experiência com compras por aí para os JA´s
13 de Dezembro de 2009, 22:14
Meus amigos, ontem foi dia de fazer umas arrumações e revolver o stock de material novo comprado ao longo do último ano e meio para os JA´s em restauro.

Tive uma surpresa muito desagradável, ao verificar que algumas borrachas de vidros compradas na Tailândia estavam cortadas ou partidas, ainda nem sairam da embalagem, estão mesmo muito mal, é deveras triste investir largas centenas de Euros, guardar tudo muito "religiosamente" e depois isto  :redface

Por vezes nem é uma questão de preço, pois eu nem procurei o artigo mais barato, mas sim o que estava disponível, e mesmo assim é preciso é ter fé e avançar.

Acho que devem ter em conta a possibilidade de verificarem mais perto a existência de peças e vendedores mais escrupulosos,

Se quiserem deixem as Vossas experiências com compras pelo mundo fora, e se possível algum alerta especifico de peça/vendedor para protecção de posteriores compras por outros membros.
 
#28
Eventos de outros clubes / JA´s no Brasil
07 de Dezembro de 2009, 22:20
Num país onde as marcas Americanas e a Alemã VW dominaram durante décadas, deu-se agora o despertar para os JA´s

Vem este site Brasileiro abaixo indicado, interessar-se pelos Japaneses Antigos e para tal pretende mesmo realizar um evento, embora o Brasil tenha sido dos países que mais emigrantes Japoneses acolheu desde a década de 30 mesmo assim a abundância de JA´s é quase nula, e é de louvar o interesse deste site nos JA´s

Será que eles não gostariam de conhecer o site AJA !?  Pois... orgulhosamente enviei-lhes um mail com a morada do n/ site  :tijolos


O link :
http://www.clubedocarroantigo.com.br/cca_m01_noticias.asp?cod_cli=33&cat=&id=119&acao=detalhes&pagina=1
#29
Galeria de Modelos / Marcas - HINO Motors
15 de Novembro de 2009, 22:05
Hino's Milestones

Milestones prior to establishment


1910 Tokyo Gas Industry Co., Ltd. established.

1913 Name changes to Tokyo Gas and Electric Industry Co., Ltd.

1918 Mass production of motor vehicles starts in Japan.

1937 The Automobile Division of Tokyo Gas and Electric Industry Co., Ltd., Automobile Industry Co., Ltd. and Kyodo Kokusan K.K. are consolidated into Tokyo Automobile Industry Co., Ltd.

1941 Name changes to Diesel Motor Industry Co., Ltd.




Milestones after establishment

1942 Hino plant separated from Diesel Motor Industry Co., Ltd. to become Hino Heavy Industry Co., Ltd., and the production of military track-laying vehicles started.

1946 Production and marketing of heavy-duty trailer-trucks, buses and diesel engines commenced, in response to a shift in demand from the private sector.
Name changed to Hino Industry Co., Ltd.




1948 The Sales Department, Hino Diesel Sales Co., Ltd. separated and then re-established.
Name changed to Hino Diesel Industry Co., Ltd.

1949 Hino listed on the Tokyo Stock Exchange.

1950 Production and marketing of heavy-duty diesel trucks and buses began.
The marketing of Japan' s first ever trolley buses began.


1953 Technical collaboration with Renault (France) resulted in the production of the Renault, a passenger vehicle.
Hino-Renault Sales Co., Ltd. established.
The marketing of Japan' s first under-floor engine bus began.


1954 Hino is listed on the Osaka and the Nagoya Stock Exchanges.

1959 Hino Diesel Sales Co., Ltd. merges with Hino-Renault Sales Co., Ltd., and is renamed as Hino Motor Sales, Ltd.
Hino Diesel Industry Co., Ltd. changes its name to Hino Motors, Ltd.

1961 Marketing of the Hino CONTESSA 900, a passenger vehicle, begins.


1963 Operations commenced at Hino plant in Tokyo.

1964 Marketing of the Hino RANGER KM, Japan' s first 3.5-ton medium-duty truck, begins.

1966 Hino Motors, Ltd. and Hino Motor Sales, Ltd. created a business alliance with Toyota Motor Co., Ltd. and Toyota Motor Sales Co., Ltd. (the latter two merged on July 1, 1982 to form Toyota Motor Corporation.)

1968 Small vehicle factory completed within the Hamura plant for the production of the Toyota Hilux.


1971 Mizuho Delivery Center established.

Hino Motors received the Deming Award.

1977 Marketing of Japan's first body-framed touring coach begins.


1980 Operations commenced at Nitta plant in Gunma.

New models introduced for the entire line of medium-duty trucks.
Marketing of KAZE-NO-RANGER series began.

1981 Iruma Delivery Center established.
New models introduced for the entire line of heavy duty trucks.
Marketing of SUPER DOLPHIN series began.

1985 Operations commenced at Gozenyama Proving Grounds in Ibaraki.

1986 Iruma Dispatch Center relocated. Hidaka Delivery Center established.

1988 Domestic sales of the RANGER series reached 500,000 units.

1990 New models introduced for the entire line of large-sized touring coaches.

Marketing of S' ELEGA series began.

1991 Hino announced the production of the world's first hybrid diesel/electric engine system "Hybrid Inverter-controlled Motor & Retarder (HIMR)" powered bus.
Hino participated for the first time in the Camion class at the Paris-Dakar Rally.

1992 New models introduced for the entire line of heavy duty trucks.
Marketing of SUPER DOLPHIN PROFIA series began.

1994 New symbolmark and corporate logo adopted, symbolizing "Hino Motors' Vision for the 21st Century". Hino' s corporate identity promoted.

1995 New models introduced for the entire line of small-sized touring coaches.
Marketing of LIESSE series began.

1996 Hino Motors 21st Century Center established (training facilities and Auto Plaza).


1999 Hamura plant obtained ISO 14001 certification for environmental management systems.


Production and marketing of new model light-duty truck DUTRO began, jointly developed with Toyota Motor Corporation.
Hino Motors, Ltd. and Hino Motor Sales, Ltd. merged to become Hino Motors, Ltd.

2000 Nitta plant obtained ISO 14001 certification.

2001 Head office and Hino plant obtained ISO 14001 certification.
Hino became a subsidiary of Toyota Motor Corporation through the allocation of new shares to a third party.


2002 Cooperative agreement reached between Hino and Scania, a Swedish large-sized truck and bus manufacturer.
Light duty hybrid trucks developed, conforming to new stricter regulations on exhaust emissions, effective as of 2005.


2003 Tamachi office obtained ISO 14001 certification.
Hino attained top position in domestic ordinary truck sales for the 30th consecutive year (FY2002). *

2004 Hino signs Indy 500 Car Racing sponsorship agreement with Penske Racing.
Low emission high-mileage HINO RANGER Hybrid launched


2005 Non-step large-sized hybrid route-bus HINO BLUE RIBBON CITY is released.
Medium-duty truck HINO RANGER is improved to meet new long-term emission regulation and newly released.
Large-size touring coach is fully remodeled to meet new long-term emission regulations, and newly released as HINO S'ELEGA
Heavy-duty truck HINO PROFIA is improved to meet new long-term emission regulation newly released.


2006 Hino Motors Sales Canada, Ltd. began assembling trucks and changed its name to Hino Motors Canada, Ltd.
Cumulative commissioned production of Toyota-brand vehicles reached 10 million units.

2007 Annual overseas unit sales exceeded domestic unit sales for the first time.
Guangqi Hino Motors Co., Ltd. established in China.
Cumulative exports reached one million units.

2008 Hino Motors Manufacturing Colombia, S.A. began assembling trucks.
Hino Motors Sales, LLC established in Russia.
Hino Motors Sales India Private Ltd. established in India.
Low emission high-mileage HINO S'ELEGA Hybrid launched.
*Japanese Fiscal Year runs from April 1 to March 31.

#30
Galeria de Modelos / DATSUN Pick-Up 1200 e 1400
16 de Outubro de 2009, 21:29
A Datsun na década de 70 lançou uma variante do famoso Datsun 1200 (B110) a versão Pick-Up, esta carrinha do pilar B p/ a frente era em tudo idêntica ao modelo de passageiros de 4 portas.

A variante P-Up teve imenso sucesso em alguns pontos do globo, concrectamente nos mercados Autraliano onde é conhecida como UTE e motor 1200 e Sul-Africano como Bakkie e motor 1200 no ínicio, mais tarde o 1400 já no mercado local (Japão) naturalmente foi também muito procurada e é comercializada como Nissan Sunny Truck e motor 1200, todas as motorizações a gasolina.

A África do Sul produziu esta P-Up durante décadas, desde o ínicio dos anos 70 até muito recentemente ao ano de 2006 sofreu algumas modificações mecanicas, e estécticas, mas nada que alterasse a sua forma natural, que era a sua arma de venda, pequena, ágil, e muito desenrrascada.

Em Portugal esta P-Up foi introduzida nos anos 70/80 em nº muito reduzido, não passando de algumas dezenas de unidades importadas na altura, e com a motorização 1200

As motorizações limitadas a gasolina tinham o motor 1200 como o A12 e o motor 1400 como o A14 da Datsun/Nissan, qualuqer um deles com provas dadas a todos os níveis, sendo que o 1400 demonstra muita elasticidade, e um binário muito interessante nesta categoria, muito agradável no seu desempenho.


Esta foi a primeira versão da P-Up com o motor 1200 e a grelha idêntica ao modelo de 4 portas de passageiros, com tampões de roda cromados de origem, por acaso esta da foto é de origem Sul-Africana RHD, mas em tudo igual ao modelo primordial dos outros mercados.


 
Cabine única de 2 lugares, bancos individuais
                     2 e 3 lugares banco corrido

Motores a gasolina:

              Austrália, Japão, Europa, etc.

              A12   1200



         
             Mercado Sul-Africano

             A14    1400    Capac.    1397cc 
                                 Potenc.  70cv  / 6000 rpm
                                 Binário   100nm  / 4000 rpm
                     
Caixa de velocidades: 4 Velocidades de comando no chão da carroçaria

                                       Tracção às 2 rodas posteriores

Suspenção: Frente Independente McPherson e mola helicoidal
              Atrás   Eixo rígido e molas semi-elípticas

Travões: de tambores nas 4 rodas, modelo dos anos 70
             nos anos 80> tambores atrás e discos à frente

Carroçaria:  Versão curta:
                                             Comprimento 3845 mm
                                             Largura        1495 mm
                                             Dist.E.Eixos   2300 mm   

Tanque combustível: 37 Litros

Pneus e jantes: 155 SR 12  *  Aço 4J x 12
#31
Alguém sabe onde se podem arranjar chapas de matricula das antigas em preto e plástico, mas das quadradas no tamanho mais reduzido.

É que na altura existiam 2 tamanhos nas chapas quadradas, que eram usualmente as aplicadas atrás, as maiores eram usadas em carrinhas de caixa aberta, as mais pequenas nos ligeiros de passageiros.

As chapas quadradas mais pequenas estão desaparecidas do mercado, e as quadradas grandes muito dificilmente se conseguem aplicar na retaguarda dos nossos JA.  

Se não estou em erro as mais pequenas e que se aplicam aos ligeiros de passageiros têm 21,5cm X 31 cm

Quem souber ou arranjar que diga, eu posso ficar com 4 chapas.
#32
Geral / Que JA será ?
11 de Outubro de 2009, 09:39
Vou lançar aqui uma dúvida para ser debatida pelo pessoal do Fórum, na tentativa de saber qual o modelo do JA que esta semana me falaram. Assim aquando de o ir ver já poderei ir com mais informação.

Estive então a falar com um propritário que diz ter arrumado lá em casa o seguinte:

- é carrinha (station)
- veio de Angola
- tem 3 velocidades !!
- diz ter 1600cc
- ser dos anos 60/70
- diz que faz piscas no volante !!
- diz que é Corolla !


Sinceramente acho que existe aqui alguma confusão, Toyota de 3 velocidades !!  Piscas no volante !!

Dentro de dias vou ver a relíquia, mas achei interessante lançar por aqui a dúvida.
#33
4ª Geração Série H100  (Furgão)          de 1990 a 1996

Motores Diesel   2L e 2L-Turbo  
Motores Gasolina

Versões : Curta, Longa e Extra-Longa

- A versão curta e Europeia foi produzida em Portugal p/ consumo interno na fábrica da Toyota de Ovar e só em 1994 através desta geração o mercado Português é premiado com a 1ª Hiace com direcção assistida, na versão Towner 2ª fase  

Transmissão : Normal e 4WD


Fase 2  Towner, diferença p/ fase 1 é apenas; exteriormente alteração da legenda na grelha e portão traseiro, novas cores, friso da pingadeira, Direc. Assist. e nova imagem de tecido de estofos.



Versão Extra-longa lotação máxima
[/U

Painel de instrumentos das versões Super Luxo no mercado Asiático
[URL=http://img514.imageshack.us/i/hiacegltab2.jpg/]


Publicidade H100  Series

Toyota - Hiace

Não sei se a imagem merece credibilidade, mas parece muito real, se for, temos a chassis-cabine


#34
1ª Geração, série H1  


Furgão e chassis-cabine

Lançamento no ano de 1967

Motor a gasolina (12R)  1587cc

Versões: Curta, Longa e Extra-Longa


Furgão longo




Versão Extra-Longa


Chassis-Cabine, em alguns mercados Pick-Up






#35
1ª Série  RK-40










2ª Série  RK-41










3ª Série    RK-100


Cabine Dupla





Van





Cabine Simples em brochura da época.
   







#36
http://www.webwombat.com.au/motoring/news_reports/trd-aurion.htm

TRD Aurion: Toyota's Supercharged Hero Car


Toyota Racing Development, or TRD, has developed these two models and both output an impressive 241kW of power @ 6400rpm. Peak torque of 400Nm hits the front treads @ 4000rpm, and TRD says these power levels were attained using 98 octane premium unleaded petrol.

The benchmark performance indicator, the zero to 100km/h dash, is impressive, with TRD claiming it takes just 6.1 seconds. The TRD Aurion's are speed limited to 250km/h.

Toyota Australia says the new model is for enthusiasts. It features stiffer suspension than the Aurion Sportivo, a supercharged V6 engine, 6-speed automatic transmission, powerful new brakes, 19-inch alloy wheels with sticky 245 aspect ratio tyres, an aerodynamic body kit, and a premium interior with leather and alcantara upholstery.


#38
Galeria de Modelos / DATSUN - 1000 Pick-Up LB20
31 de Maio de 2009, 15:29
DATSUN  1000  Pick-Up  LB20  1968 - 1971


Marca: Datsun
Modelo: 1000 Pick-Up
Versões: LB20
Fabricante: Nissan Motor Co. Lda. - Yokohama-Japan


Dimensões:

Entre eixos: 2280 mm  
Comprimento: 3815 mm
Largura: 1450 mm  
Peso: 700 kg  
Peso bruto: 1100kg
Lotação:  2 Lugares

 
 
Motor: Nissan 4 cilindros em linha OHV
Combustivel: Gasolina
Versão:  A10
Cilindrada: 988cc
Diametro x curso: 73.00mm × 59.00mm  
Taxa de compressão: 8.5-1
Potência SAE: 62HP@6000 rpm
Binário: 83Nm@  ? rpm
Carburador: Hitachi

Tracção: Traseira
Caixa Velocidades: Manual de 4 velocidades, comando alavanca no piso cabine
Suspensão:  Frente: Braços, e molas semi-elípticas na transversal
                      Trás : Molas semi-elípticas  
Travões: Tambores nas 4 rodas
Pneus: 500-12



Com ínicio de produção em Outubro de 1968 a Pick-Up B20 da Datsun/Nissan é uma variante do modelo 1000 B10 de passageiros, baseada no chassis da carrinha VB10 no mercado Japonês foi comercilaizada com a sigla Nissan Sunny Pick-Up, na Austrália como Datsun UTE

Esta carrinha vinha com um equipamento muito completo para a época, sendo que rádio e altifalantes de série da marca Hitachi, os interiores eram em vermelho incluindo tapetes e bancos, com um painel de instrumentos muito simples, funcional e agradável.

Na Europa se foi comercilizada, foi de forma muito discreta e em apenas alguns mercados do norte, onde se podem ver alguns exemplares é em África, Austrália, America do Sul e Ásia.


Algumas fotos:







Restauro e vitaminização de uma B20 no Japão

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://members.jcom.home.ne.jp/uka-kimura/b20top2.jpg&imgrefurl=http://members.jcom.home.ne.jp/uka-kimura/photogallery.htm&usg=__zhpv0FReSPuc_5GRX8yU3PKyLHc=&h=480&w=640&sz=63&hl=pt-PT&start=1&sig2=IvBhKqS2blaTDSP5aDzpwA&um=1&tbnid=PZJ6t0LwQW9FuM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Ddatsun%2Bb20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1&ei=C6IiSsK5AoPI-Ab_zuGvCQ

#39
Boas,

Venho pedir a ajuda de quem me possa dar um esclarecimento acerca da posição do ponteiro de manometro de pressão de oleo no Celica TA22 motor 2T-B

Acho estranho o meu TA22 marcar no manomtro  (0) ao relenti e mesmo às 1500rpm

Acelerei até as 5500 Rpm constante, e marca pouco acima de (2) isto é acima +- +2mm

O oleo é novo está a nivel.

SERÁ NORMAL mencionar esses valores no manometro, ou estará avariado ?
 

Obrigado por toda a ajuda que possam dar.
#40
Viva, estou muito contente por estar a fazer esta apresentação  :)

Eu já à muito tempo, que estava a tentar fazer parte desta Casa, pois tive alguns problemas com o registo e apanhei a fase de transição e mudança no Site AJA.

Bom........ mas agora estou cá :)

Chamo-me José Manuel Santos, sou de (Viseu) tenho 36 anos, e a minha maior paixão são os automóveis, (JAPONESES sempre na linha da frente) e depois os outros.

E quanto a Japoneses gosto de todos, mas a Toyota é a minha maior perdição, sou Toyotista por (Religião) e admiro tudo o que envolve a marca.


Já tive Hiace´s
       Dyna
       StarVan 1.8 e 2.0

E nada como ter 1 StarVan 1.8d como 1º carro e ficar amante da Toyota p/ o resto da vida, e esta StarVan está a rolar aqui no meu Concelho, e com mais de 800,000 km´s um destes dias tlf. ao actual proprietário para a comprar, pois foi o meu 1º carro e agora depois de ele se deliciar gostava de ficar com ela, mas embora tenha 800,000 o homem diz que não encontra nada melhor e n/ vende, mas se vender eu sou o 1º a ser informado.

Acho que nada de surpreendente Vos comunico, mas Toyota é assim mesmo.

Desculpem esta minha larga apresentação, mas talvez seja o entusiasmo de a partir de hoje fazer parte desta Casa.

Um grande abraço,