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Mensagens - Datsunbat

#16
Geral / Re: Guessing game
28 de Abril de 2017, 00:05
Aqui vai o pouco que se sabe acerca deste....Kuno-Hama

Esta é possivelmente a marca menos conhecida e destacado no seio do automobilismo japonês.

Primeiro porque apenas se fizeram dois protótipos e segundo porque apenas um entra em produção, mas não chegando a atingir os 100 exemplares.

Tal como disse a mizé, a sua base é a de um Toyota Crown, mas como motor usaria um bem estudado F4 originário do Subaru 1000. Este motor era um 97cc e devitava perto de 60 hp.

M.Hama realizando um sonho idealiza este projecto apelidando-o de Kuno-Hama...traduzindo...Ama de babysiter, isto porque queria que o automóvel fosse extremamente confortável, que fosse muito evoluído nas suspensões e imperava a razão de não se sentir o piso, fosse ele qual fosse, o motor tinha que ser fiável e em termos de design tinha que ser desportivo, para poder apelar aos pais de família.

O motor não seria o mais adequado à pesada carroçaria, daí a carro ser construído em fira de vidro. Mas Hama ainda ofereceu o carro nas versões coupé e hardtop.

Tem apenas 1 ano de produção e pensa-se que apenas exista um exemplar vivo.

Agora a parte mais curiosa, para vos deixar a pensar...após a segunda-guerra mundial as Heavy fuji Industries fundiram-se em pequenos departamentos...mais concretamente seis. Um deles deu origem à Subaru...que o M.Hama fez parte...coincidência???

Não encontrei mais dados...

Aqui ficam as fotos...


As fotos mais antigas que encontrei...








Aqui o exemplar que é conhecido










Espero que tenham gostado do tópico...mas apenas aprofundei conhecimentos em 7 marcas japonesas nas férias da Páscoa...Assim o próximo "guessing game", número 7, será o último até às férias de Verão...

Espero que compreendam...

Cumps.
Mário







#17
Geral / Re: Guessing game
27 de Abril de 2017, 23:46
Boas novamente...

Umtali...tem aspecto mesmo..mas não é...

mizé...em cheio...
#18
Geral / Re: Guessing game
26 de Abril de 2017, 23:40
Desafio 6....

Bora lá que este vai dar trabalho...ehehe





Boa sorte!!!
#19
Geral / Re: Tópico das cores
25 de Abril de 2017, 19:34
Boas,

Aqui lhe mostro 3 variantes da cor, duas em Toyota e um tom que é do meu Datsun 1200.

Ambas as cores são yellow pepper e no meu tem o código 512 da marca Parrot (japonesa).

Este é o carro de um colega meu, está a fazer um dos melhores restauros que já vi. Este é um Sl coupé...





Depois um KE20 num passeio e ainda com a tinta de origem...



O meu 1200 que dá para ver que tem uma nuance diferente, mas próxima!



Se quiser posso pô-lo em contacto com o meu colega do carro das primeiras 2 fotos.

Espero ter ajudado!

Cumps.
Mário
#20
Geral / Re: Guessing game
25 de Abril de 2017, 16:58
Vamos lá então à resposta...


A história da Hino tem as suas raízes na Tokyo Gas and Electric Industries Co. (TGE), que foi fundada em 1910.

A empresa começou por construir camiões, sendo o primeiro o TGE tipo-A em 1917. Este modelo de camião teve um grande sucesso, mas a empresa diversificou em componentes elétricos e até participa na produz aviões, caso do conhecido Koukenki, um avião que ainda hoje detém o recorde mundial para o vôo em distância e não obteve mais recordes porque era apenas um avião experimental.

A partir dos anos 30 a Hino começa por incluir a produção de outro género de veículos, os blindados e os autocarros com os nomes de Sumida e Chiyoda. Desenvolvem ainda um pequeno protótipo de carro para o Exército denominado de Hoya, mais precisamente em 1934. Este protótipo fazia lembar o Kurogane, uma outra marca de carros japoneses.

Em 1941 a TGE (Tokyo Gas and Electric Industries Co.) liga-se a outras empresas e renomeia-se por Tokyo Automobile Industry e Diesel Motor Industry Co., que rapidamente se torna na conhecida por todos nós a Isuzu Motors.

Mas em 1942, surge uma pequena divisão na empresa e surge um grupo denominado Hino Heavy Industry. (conhecem?)

Durante a guerra a Hino Heavy Industries constrói grandes motores a diesel para a marinha japonesa.

Após o conflito, e por causa das restrições exigidas pela SCAP (Supreme Commander of the Allied Powers  - General Supremo das Potências Aliadas, em que o Japão está sob administração militar), a Hino é forçada a fabricar camiões e autocarros, que aliás tinham estado na sua génese. Os modelos T10 e T20 são lançados no rescaldo da guerra.

Mas o nome Hino não ficaria por aqui, isto devido à pretensão de alargarem a sua área de produção como antes o tinham feito. Em 1948, a empresa mudou o nome novamente e torna-se a Hino Diesel Industry Co.

O primeiro grande sucesso foi o camião TH10, contava com um motor diesel de 7l e a sua capacidade de carga era de 8 toneladas, tornando-se assim o verdadeiro grande camião de produção japonesa.

Após a liberalização da SCAP e controlo da indústria pela M.I.T.I.  (Ministry of International Trade and Industry ) em 1952, a Hino é incentivada a envolver-se na produção de carros.

Utilizando a sugestão do M.I.T.I. a Hino faz uma aliança com a Renault, e vê assim assinado o projeto e a montagem do 4CV em CKD (complete knock down – montagem de raiz). Este projecto tem início em 1953.

A Hino rapidamente fabrica as suas peças localmente, distribuindo essas tarefas a empresas locais de materiais específicos e a Hino 4CV vê-se totalmente construída no japão já no final da década de 50. O contrato com a Renault continua mas não é muito respeitado. As relações entre as duas marcas continuarão independentemente dos sobressaltos que irão ter.

Em 1959 Hino inicia a comercialização do triciclo Humbee, veículo virado para a utilidade, tipo tuk tuk actual, e 2 anos mais tarde ele é baptizado de Hino Hustler em 1961.

É precisamente nesse mesmo ano, 1961 que a Hino produz o seu primeiro carro, o Contessa 900 que é inspirado no Renault Dauphine, mas, este é um carro "100%" japonês. Mas este sedan tem o problema de ser pequeno apesar de transportar 4 passageiros, é definido por não é muito agradável mas sim o mais econômico no Japão.

Com base mecânica do Contessa 900, a Hino comercializa também uma van muito semelhante à Renault Estafette. Surge ainda outro veículo baseado no 900, a pick-up de nome Briska, que era semelhante ao modelo contemporâneo da pick-up Stout da Toyota.
Como temos visto nos artigos anteriores, e podemos até já desenhar um pequeno cronograma de marcas ligadas ao desporto motorizado, a Hino, em 1961, também não fica indiferente a este cenário, isto porque marcas como a Prince, Toyota e Nissan dominam as pistas, mas ao mesmo tempo a promoção e desenvolvimento das marcas dá-se nestes meios de comunicação. Marcas como a Hino, Daihatsu e Subaru entram também nas corridas.
A DEL Racing é uma empresa preparadora de carros de competição que é liderada pelo Sr. Nobuyoshi Shiozawa e é nesta companhia que o Hino Contessa 900 vai ser preparado para o seu primeiro Grande Prémio do Japão.

A DEL Racing prepara 7 Contessa 900. O # 15 carro conduzido por Yoshiji Tachihara que termina em segundo lugar na classe B-I (abaixo de 1300 cm3). Na classe C-III (701-1000 cm3) o primeiro lugar pertence a Tachihara Yoshiji (# 6), o quarto lugar em Kojima Tsuno (# 7) e o sexto lugar Shimanishi Kisamuo (# 3).
Com este sucesso, a Hino cria um departamento de competição. Uma vez que os carros são projetados e fabricados pela Hino mas entregues à DEL Racing para a preparação e consecutivamente para as corridas. Surge o Contessa 1300.
O Contessa 900 é ainda é o primeiro carro a correr oficialmente nos EUA, e agora pasmem-se, sob as cores do BRE...(foi assim que cheguei aos Hino contessa).

No salão de Tóquio, em 1962, surge um protótipo Hino Contessa 1300L equipado com um motor V8. Utiliza o bloco do Toyota Crown (S40) OHV de 2,6 litros e debita 115 hp. Preparado DEL, a carroçaria é aligeirada, é colocado um aileron traseiro, ganha pequenas saídas de ar no capot e de lado. Deste modelo racing são produzidas um número reduzido de unidades, apenas os necessários para fazer a inscrição na corrida. Este Contessa difere do anterior por ter um novo chassis do tipo semi-monocoque. Porém a Hino está ciente de que a estética é uma desvantagem em relação aos sues rivais e contrata o italiano Giovanni Michelotti, que vai redesenhar o modelo que é apresentado no Tokyo Motor Show em 1962.
A Hino feliz com o resultado decide confiar a Michelotti o estudo e a projecção de um novo carro de maior envergadura. Acrescento aqui que ele desenhou o Prince Skyline SS....ehehehehe

O Contessa 1300 de 1964 é um agora uma berlina mais elegante, mais nobre e tem uma versão 2 portas Coupé. Este último que chega só no ano seguinte. O Contessa 1300 é um carro italiano-francês-japonês (fantástica ligação). Na linha de montagem ambos os modelos são fabricados em conjunto, juntando-se ainda os veículos comerciais.
Como estratégia, a Hino cria uma parceria com uma empresa em Israel para a montagem de veículos japoneses. Entre 1964 e 1968, 8.000 carros foram assim enviados em peças e montado em Israel. A Holanda em 1965 abre também uma pequena subsidiária e apenas 144 Contessa 1300 são produzidos, antes de a fábrica ser fechada pela Toyota devido a interesses comerciais. Estes Contessa têm a particularidade de ter o volante à esquerda.

O departamento de competição da Hino formado em 1964 continua a desenvolver protótipos de corrida de alto desempenho. A Hino continua com a relação Renault e simultaneamente com Michelotti e surgem alguns desenvolvimentos Alpina nos Hino.

A novidade seria o fabrico de carroçarias em fibra de vidro, e alguns engenheiros são mesmo enviados para Dieppe, localidade Francesa, que era a toca da pequena fabricante francesa. Durante seis meses, eles estudam a carroçaria, algumas técnicas do fabrico de fibra de vidro para carros desportivos e mesmo a aplicação em alguns carros de série. Após esta aventura, Hino construiu uma série de protótipos em colaboração com a Del Racing usando a sigla Alpine.

Peter Brock também é convidado a desenvolver um protótipo baseado no Contessa 1300 e a participar no GP Japão de 1967 com o nome de Samurai.

A Toyota absorve a Hino em 1966 e o negócio para em 1967, da mesma forma que a Prince foi absorvida pela Nissan.
É da minha opinião que é lamentável que estes automóveis bem construídos desaparecessem. Isto porque à época em termos desportivos a Hino e a Prince eram as marcas mais bem-sucedidas no Japão.

A marca Hino continua a existir dentro de Toyota, produzindo camiões e autocarros.

Em 1990 Hino participou da corrida Paris-Dakar e rapidamente domina a classe que era dominada por outras marcas.
Para finalizar, e encerrar o capítulo da Del Racing.... com o tal  Contessa V8 no grande prémio do Japão em 1968, o carro sofre um gravoso acidente, e a opção foi encerrar de vez a empresa.

Muito mais fica por dizer...mas depois fica muito secante...se quiserem posso completar, mas é melhor não!

Aqui fica o link para mais informações sobre a marca...

http://www.hino-global.com/about_us/hino_brand/timeline.html

Vamos às fotos???


TH10 1950



4CV







Hustler





Contessa 900











Contessa 900 - Grande Prémio do Japão - 1963









Contessa 900 Sprint Michelotti





















Sprint 1300









Contessa 1300

































Protótipos







BRE


















Del Racing





~


Espero que tenham gostado...vamos a outro desafio???




#21
Geral / Re: Guessing game
25 de Abril de 2017, 14:41
Boas,

Vtwin - não te enganaste mesmo nada!!!!

Toylex - Nem mais...100%

mizé - Em cheio!!!

Agora vamos à história e logo de seguida um novo desafio...
#22
Geral / Re: Guessing game
25 de Abril de 2017, 00:52
Desafio 5...

Muito fácil...insiro esta marca apenas para fazer a ligação a uma outra marca...que por acaso é não Japonesa...venham de lá as respostas!





#23
Geral / Re: Tópico das cores
25 de Abril de 2017, 00:30
Boas!

Tenho um colega que terminou agora mesmo de restaurar um KE nesse tom, mas na versão SL...

Se servir posso perguntar!
#24
Eventos AJA / Re: ENCONTRO NACIONAL 2017 - TOMAR
25 de Abril de 2017, 00:06
Devo ir sozinho...ou então levo o Pedro Cortez comigo...

Tudo vai depender da minha "cachopa"...ehehehe
#25
Edguerra...eh lá...e fotos da compra???

Agora estou curioso!!!

#26
Excelente escolha no veículo!

Parabéns!!!

Este ano, tal como nos anteriores 3 optei por não ir...já me começo a arrepender...eheheh

Ethos...obrigado pela foto da descrição do carro!!! Estava a ver que conhecia o discurso!!! ehehe

Cumps.
Mário
#27
Geral / Re: Guessing game
24 de Abril de 2017, 00:09
Vamos lá a isto...

Após a primeira série de eventos do GP do Japão nos meados dos anos 1960, que a competição e os cenários de corridas explodiram no Japão. Amadores e profissionais foram fazer exames às pressas para poderem competir o mais rapidamente possível.

Mas como todos sabemos, quando se vive numa ilha isolada (Japão) significa que a oferta que os entusiastas tinham não eram de todo as mais competitivas e foram obrigados a improvisar, especialmente quando se procuram de peças de reposição deste género e para este tipo de automóveis. Mas a Europa, USA ou mesmo Canada também não eram a solução, isto pela demora do material e pelos empecilhos criados à época.

Para carros de corridas fórmula era ainda mais difícil para obter peças, pela sua especificidade, e tembém pelas partes de chassis.

Quem tinha condições financeiras e conhecimento, optou pelos construtores privados que criavam as peças quase todas, desde asas para carros, como chassis, e outras peças em fibra de vidro, quem não tinha modificava os carros de stock o máximo que conseguia.

É com este cenário que entra uma dessas pessoas, um desses construtores privados.

Foi um tal de Masao Watanabe, que era engenheiro de profissão e que cedo se assumiu pelos carros corrida e pela própria competição.

Foi-lhe ainda denotada a qualidade de ser muito hábil em criar e configurar carros de Fórmula 3, mas Masao Watanabes também é adepto de carros exóticos, especialmente fã do design italiano, que o persegue nas suas criações, como vamos conseguir ver.

Em 1970, na 3ª Tokyo Racing Car Show anual, Watanabe tinha guardada uma grande surpresa para os participantes: um carro desportivo baseado no S600 Honda chamado de "Flying Pegasus".

Não se sabe muito sobre o carro, além de ser branco, de ter sido patrocinado pela Mobil 1 e ser usado em publicidade nos mais diversos meios de comunicação. Há fotos de alguns destes carros, e acredita-se que hoje existam menos de 5 sobreviventes. Todos tinha por base o Honda S600 com fibra de vidro a moldar a sua forma. O nome é usado ainda numa série de televisão. Para o público e fora das pistas ficou conhecido por Griffon, que era um kit comercializável pela marca que hoje falo que é: Carrozzeria Watanabe.


Este "tigre", com base no Honda S600 que contava com dupla árvore de cames, 606 cc, 4 cilindros, tinha perto de 60 hp às 8500 rpm e a sua velocidade era acima dos 140 km/h...mas... este kit ia alterar as coisas um pouquinho mais em relação à Honda.

Durante um grande período, Watanabe fez inúmeros projectos e cheguei até esta marca porque....

Em 1971 desenho o Lycaon... um carro apenas de competição que tinha como base mecânica Nissan Skyline (C10)...o motor de 1500 cc (G-15) que desenvolvia 140hp...nada mau...apenas acrescento que os motores G eram todos de base Prince sendo o mais conhecido o G7...

No início do ano 80, M. Watanabe mudou-se para a Califórnia e criou a empresa Duo Power especializada na concepção e fabrico de automóveis. Esta empresa ainda está ativa em 2000 como designer e fabricante de jantes.

Não encontrei site...apenas os contactos...


https://www.moreopp.com/company-details-5/121169620.html


De seguida as suas criações...começamos pelo Flying tiger - Griffon

O simbolo...

As promoções e publicidades...


























A série...





Lycaon...para mim o mais genial, sendo que é exemplar único...

















Basilic ... muito retro...









Afghan...de 1993...motor V8 da chevrolet















Vamos a um novo desafio??? Estou aqui com uma marca que nem sei...eheheh
#28
Geral / Re: Guessing game
22 de Abril de 2017, 09:58
Boas...

Mizé...eh lá...muito bom!!!

Vamos lá a ver...esses sapatos são fantásticos...a ver se encontro para mim também!!!

Logo à noite se não houver mais respostas eu soluciono esta imagem!!! WWWWWW....

Abraço
#29
Geral / Re: Guessing game
21 de Abril de 2017, 22:41
ahahahhaa...muito bom...Vtwin

Pelo menos dá para ver que começa por W...ehehehe

Abraço

#30
Geral / Re: Guessing game
21 de Abril de 2017, 00:22
O prometido é devido...

Aqui fica o Desafio 4...divirtam-se...