Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - Datsunbat

#31
Geral / Re: Guessing game
20 de Abril de 2017, 01:11
O nome OHTA é um nome bastante conhecido do mundo automóvel japonês... já vamos descobrir o porquê.

Hiro Ohta o fundador da marca que hoje vou escrever, nasceu em 1886. Frequenta a escola primária e o seu pai mandou-o para trabalhar numa aldeia vizinha numa fábrica de cerveja. Enquanto lá trabalhava, Hiro mostrou interesse nos mecanismos utilizados no complexo processo de fazer cerveja.

Já em 1907 , ele foi para Tóquio , e começa a trabalhar na empresa Shibaura Engineering Works Ltd , que hoje em dia todos conhecemos e tem o nome de Toshiba (e esta hein!!!???? Até a Shibaura nos remete imediatamente para os tractores agrícolas, mas não encontrei ligação).

Em 1910 , o Barão Iga Otu convida a empresa onde Ohta trabalha, a participar na construção do primeiro avião japonês , mas em 1912 e devido aos sucessivos fracassos dos testes das aeronaves este recusa-se a participar no projecto e muda o rumo da sua vida Ohta inicia o seu projecto pela compra de muito material elétrico, na época tudo o que está disponível, e funda sua própria empresa de nome Ohta Seizosho Jidosha Co , que começou por produzir componentes para motocicletas para a empresa de nome Seikan Yamada , que por sua vez fazia réplicas das bicicletas inglesas, como exemplo as BSA e Triumph britânicas, assim como as americanas Harley-Davidson.

Passaram 2 anos, e em 1914 , a fábrica projeta o Junichi Asahina, um motor de 9 cilindros baseado num motor de avião à época. Tinha 11.000cc. Mas cedo este projecto era abandonado, o motor não era adequado para aplicação militar, ramo em que ele queria vender estes motores.
Não se dando por vencido, em 1917 a fábrica muda-se para uma nova cidade chamada Kanda, e durante este período, a principal fonte de rendimento era a reparação de motores , tanto para o transporte terrestre, ou seja, motocicletas , carros como para o transporte marítimo, barcos de pesas e navios. Ao mesmo tempo, Hiro começa a projetar seu próprio carro.

A grande revolução está eminente e em 1919 , ele constrói o seu próprio motor , 965 cc de 4 cilindros. No entanto, o dinheiro que ele tinha disponível para a construção do seu carro não era o suficiente, então ele pede ajuda financeira ao seu meio-irmão Yutaka Noguchi, que era muito rico, o típico homem de negócios, e em Maio de 1923 , o carro surge.

Era um roadster com capacidade para 4 passageiros e chamou-se Ohta OS.

Mas quando se prepara para iniciar a produção deste carro em série, e já com a fábrica construída sobre o nome Kunimitsu Seizosho, um terramoto destrói-a por completo e Ohta passa novamente pelo processo de financiamento, deixando de lado a ideia dos carros em série abandonando este projecto protótipo à época.

No entanto, em 1930 , o Hiro Ohta muda-se para Kandaiva, onde começa a construir a fábrica que pretende finalmente produzir o modelo OS. Muda os motores para 500 cc porque o ministério permitia guiar estes veículos sem licenças.

Em 1931 a fábrica foi construída e começou a produção do Ohta OS com um motor de apenas 484 cc. Ao mesmo tempo, a empresa começou a produzir e a vender aos clientes os primeiros motores que têm N5 como nome de código, surge o modelo N7 (745cc) e de seguida o N9 (897). Em 1935 , e face ao sucesso, a companhia muda o nome para Kosoku Kikan Kogyo Co Ltd. Co. Ohta importa dos USA e da Alemanha material pioneiro de montagem automóvel e um ano depois surge a produção de um descapotável com motor de 745 cc que desenvolve 12,5 hp.

Hiro Ohta projetou a parte técnica do veículo , e o chassis foi desenvolvido pelo seu filho mais velho, Yuichi. Este roadster podia também ser encomendado em formato Phaeton de 5 lugares. Mas Yuichi dá à empresa Yanase, os projectos de estudo, dos carros importados, e de lhes estudar as soluções mais enraizadas nos modelos, principalmente marcas como Buick e Cadillac , que foram entregues ao Japão . Mas com a guerra da China apenas 230 carros destes são produzidos.

Em 1936 , corre-se o Japan Championship, Ohta e os seus três filhos constroem um carro de corrida com um motor de 747 cc e 23 hp. Sucesso à vista e terminam esta competição em primeiro lugar.

Agora o porquê desta minha descoberta desta marca...

Em 1937 , a Datsun era um marca que tinha na sua génese a competição, vencedores natos, vencedores das edições em anos anteriores, e que não gostaram de ter perdido para a Ohta a corrida do ano anterior (1936). A Datsun aparece então em 1937 com o motor DOHC, equipado com um compressor. Mas durante o treino para a prova, o piloto Yuichi tem um acidente e não chega a correr.

Em 1938 , o Governo do Japão proíbe as corridas, e nas instalações das empresas de uma forma em geral há ordens directas para o fabrico de componentes para aviões. Desobedecendo a esta ordem a empresa começa a produzir bombas de incêndio.

Incapaz de resistir a tais restrições Yuichi Ohta deixa a empresa e vai trabalhar para a principal empresa concorrente do seu pai, a Datsun. Foi lá que Yuichi Ota cria os seus melhores carros, caso do 211 sports (fairlady), o Datsun DC-3 e o DW-4 na versão Wagon.

Em 1945 , o Japão é ocupado pelas forças militares americanas e vê-se assinado o tratado de paz onde foi proibida a produção de aviões militares e aeronave. Assim permanece até 1947, ano em que empresa finalmente recebe permissão para a produção de carros, desta vez re-baptizada de Ohta Jidosha Kogyo Co Ltd .

O primeiro modelo nascido, PA-1 , está equipado com um motor do pré-guerra de 750 cc, cuja potência foi aumentada para 23 hp . Este carro pode chegar a velocidades de até 75 km / h.

Ao mesmo tempo é retomada a produção do OS, e em  1950 , a gama inicia a produção do sedan com motor de 900 cc, que tinha 26hp . Este modelo mais novo, é mais rápido, embora não consiga ir além dos 80 km / h . Recebe ainda uma nova ferramenta de travagem, travões hidráulicos às rodas da frente.

Em 1951 , em vez de velha pick-up surge uma nova geração, que está equipada com um potente 900 cc motor - CA – (não vos faz lembrar nada?) , e um ano depois há um sedan com suspensão dianteira independente, embora o motor fosse o mesmo.

O modelo PD era fornecido pela empresa Tama (conhecem?) que como demanda por veículos elétricos teve a sua eclosão devido à guerra na Coreia, o que resultou em preços mais elevados para o chumbo e consequentemente para a produção de combustível. Em 1953 , com base no modelo de PB aparece Modelo PF , cujo design foi projetado em estilo meio britânico devido a influências de importação e de acordos por outras marcas, nomeadamente a relação Datsun/Austin.

Em 1954 , a produção de pára, o mercado automobilístico no Japão estava em declínio, provavelmente devido à ação militar na Coreia e Hiro tem agora uma tarefa mais difícil em vender os seus equipamentos e em ter acesso a novas tecnologias. A exportação dos carros ocidentais também afeta a Ohta , porque antes eram mais baratos, mesmo depois de pagarem os impostos aduaneiros e com este cenário os valores fazem alguns investidores optarem por outras marcas.

A empresa torna-se Tamashi Industries Co. em 1962 e várias fábricas são construídas em Tóquio para o fabrico de peças industriais e componentes para motores.

Em 2004, a Tamashi é liderada pelo neto do fundador, M. Kunihiro Ohta, e a empresa é especializada em peças para motores de competição. Motores, árvore de cames, cilindros e blocos são usados na IRL e Racing GT. A empresa atribui ao japonês Tora Takagi Mo Nunn em Toyota um patrocínio que mantém a empresa ainda hoje como uma marca de gerações, mudando recentemente para o fabrico de baterias.
Lista de automóveis Ohta

•   1931 - Ohta OS
•   1936 - Ohta OC
•   1937 - Ohta OD
•   1947 - Ohta PA-1
•   1950 - Ohta PB
•   1951 - Ohta KA
•   1952 - Ohta PD
•   1953 - Ohta PF
•   1954 - Ohta PH e Ohta KC
•   1955 - Ohta PK
•   1957 - Ohta KD


Link para a atual empresa Otha (Tamashi Industries Co  ) e para obterem mais informações cliquem no link.


http://www.tamashi.co.za/



Espero que tenha sido do vosso agrado esta leitura. A mim investigar dá-me sempre sede de ir mais além...hehehehee....



Aqui ficam as poucas fotos que consegui reunir...

1934



1937



1953



1954



1956



1956



Agora com os modelos...


PH1



PK



PF



PK1



PK - 57




Apresentação do PK em Tóquio



Simbolo e uma pick-up restaurada...





Recentemente, 2010, para restauro...









Algumas brochuras...























Espero que tenha sido do vosso agrado e em breve o desafio 4...obrigado por partilharem esta paixão comigo....ehehehe

#32
Geral / Re: Guessing game
20 de Abril de 2017, 00:35
boas novamente...

Oh pá...assim sim...nem me dão tempo de respirar...

Mizé e Vtwin -Obrigado pelas respostas!!! eheheh...

Vamos à história...esta sei que vão adorar mesmo!!! Tem muito a ver com aquilo que conhecemos da Datsun...ehehhe...por isso cheguei até ela....
#33
Muito bom!!!

Resolve grandes e sérios problemas!!! ehehe

Excelente partilha!
#34
Geral / Re: Guessing game
18 de Abril de 2017, 22:56
Boas a todos!

Aqui fica o novo desafio.

Desafio 3 - Marca automóvel?


As fotos:






Boa sorte...
#35
Geral / Re: Guessing game
18 de Abril de 2017, 00:50
A eterna Dome...

Dome em japonês significa "sonho de infância" e foi mesmo isto que aconteceu com o  Sr. Minoru Hayashi (os que me conhecem percebem agora como cheguei a esta marca).

Este grande empresário, apaixonado pela competição, em especial à que se fazia no Japão, e ainda com a entrada dos automóveis europeus nas pista de Suzuka entre outras, decide desenvolver um projecto de competição a pedido de um amigo, mas com um orçamento muito limitativo, isto porque o financiamento era reduzido e ele era, espantem-se...autodidacta na mecânica e no desenvolvimento de automóveis de competição, a meu ver, o verdadeiro apaixonado...

A sua grande conquista aconteceu em 1965 quando utiliza o chassis  e mecânica de um Honda S600...mas...

Hayashi tinha apenas 19 anos em 1965!!!

É neste mesmo ano  que Tojiro Ukiya lhe propõe um negócio muito interessante, uma vez que a paixão pela competição pela parte de Hayashi era conhecida. Uhiya tinha acabado de comprar um Honda S600 e pediu-lhe para o transformar  para poder competir em Suzuka. O obejtivo principal eta mesmo ter o carro pronto para a corrida na série GT.

O carro era o coupé, o que por si só já teria um peso reduzido, mas Hayashi além de querer evitar o aumento do peso do carro, vai centrar-se além das peças manufacturadas em fibra, na aerodinâmica, no hardtop com peso reduzido, porque o tempo também ele era reduzido para poder aprofundar as alterações.

Sem muita experiência, pouco investimento, prazo reduzido e sem uma oficina à altura para este projecto, ele desenvolve o processo de fabrico da fibra de vidro em casa de uma amigo, mas as misturas das colas e dos preparados produzem um cheiro nauseabundo e o colega acaba mesmo por o expulsar da garagem desse seu colega. Não desistindo, continua o projecto em casa, no seu quarto e num atrelado de um camião também ele emprestado em consideração à sua paixão.

Mas o prazo apertava e ainda iam decorrer mais dois episódios.

O pai de Hayashi era um artista pintor de renome no Japão, e certo dia vê as suas obras de arte quase que destruídas derivado de uma explosão provocada pelo filho quando tentava fazer mais peças para o Honda S600.
Com um timing muito apertado, as peças são terminadas no dia anterior à corrida. Hayashi leva as peças para junto do carro, monta-as, mas nem tudo corria bem, isto porque os atrasos e dificuldades tinham sido imensas.

Agora o carro...

As peças estavam mal desenhadas, o que colocava novo entrave a poucas horas da partida em Suzuka. A solução foi colar algumas delas com fita adesiva, mas todos os remendos notórios e as cores  a destoar entre a pintura e a fita adesiva originaram o nome de baptismo do carro, Karasu -  o corvo, isto porque foi pintado em preto fosco em memória dos antigos combatentes de guerra.
Tojiro ganha não só esta corrida, a 30 de maio de 1965, mas ganha também o segundo campeonato de Suzuka WG-I classe e o T-2 em um Toyota Corona.

No ano seguinte (1966) o "corvo" sofre alterações estéticas e apresenta-se como o Tojiro II, isto porque o sucesso tinha sido reconhecido e foram dadas mais condições a Hayashi para poder dedicar-se à competição. Não obstante o carro fora conduzido pelo mesmo piloto.
Mas com o lançamento do S800 por parte da Honda, isto ainda em 1966, Hayashi tenta ainda desafiar-se, e desenvolve uma fibra com base na estrutura dos flavos de mel preenchida por espuma de poliuretano que seria injectada no chassis do carro e assim permitir retirar algum peso à carroçaria, mas esta estrutura seria pouco resistente e não segue para a pista. Com pouco tempo para voltar a reconstruir o chassis em fibra, ele (Hayashi) aproveita o chassis S800 mas altera em muito o motor, e perde a corrida.

Passam 2 longos anos e em 1968 surge Yasutaka Masahiro Sato Ishida e conduzir o produto final com a carroçaria desenvolvida anos antes..
A partir daqui a história Hayashi fabrica vários carros de corrida para a Fórmula Júnior, como o Kusabi e Panic. Logo de seguida, produziu o primeiro quadro-monolugar para a Fórmula 500 cm3 Japão e faz história.

Deixo-vos aqui o link para lerem mais sobre este génio japonês que em volta da sua paixão termina por escrever um romance em pista...

http://www.dome.co.jp/profile_n/history.html

Clicando aqui, podem descarregar um pdf com alguma informação actal da dome.

https://meocloud.pt/link/9729dbf6-f4b1-43c1-a84a-34248921597a/dome_brochure_06.pdf/


Agora as fotos

Karasu





















Tojiro II






Tojiro III













A Dome actualmente...


O Piloto do Karasu - Tojiro



Espero que tenham gostado e amanhã partimos para outra.

Pode ser?

Cumps.
Mário









#36
Geral / Re: Guessing game
17 de Abril de 2017, 23:32
Boas a todos...

AndreP e Mizé - Mesmo em cheio...isso mesmo!!! Dome Karasu...

Parabéns!!!

Vou explicar então algumas coisas da Dome a e depois passar ao desafio 3... será uma marca mais atual, dos anos 90 que teve muita influência em termos de design nas mais variadas marcas japonesas...onde o bom espírito e inovação ainda perpetuam nos nossos japs.
#37
JANAS e 2 rodas / Honda Africa Twin - 2017
17 de Abril de 2017, 01:11
Ontem foi dia também de 2 rodas...

O teste à nova Honda Africa Twin estava já agendado há muito tempo...e com o lema "go anywhere" (frase de lançamento do modelo) lá tive me que me aventurar...e fui...

Primeira sensação que tive foi a de que apesar da sua altura ao solo o corpo se encaixava muito bem e que a altura, apesar de poder ser regulada, era perfeita. Meto a primeira e sinto-me parte interante da moto...ágil, leve, agradável...sensações muito mas mesmo muito boas...

Segui para a segunda, terceira e entro nas primeiras curvas...tem um corpo fenomenal...adapta-se facilmente à linha da estrada e sem problemas podemos acelerar sem grandes consequências.

Entro num caminho velho e nada...a susensão faz o se milagre...mesmo sem vibrações no volante,,,fantástico...acelero numa recta e por sinal eu é que não tinha andamento para ela!!! ehehehe...motor muito suave com uma caixa de velocidades bem escalonada!

Estava bem convencido...e defino a moto com uma palavras...equilíbrio...

Aqui ficam as fotos...

...magnífica!!!









#38
Geral / Re: Fotografias ao Domingo de manhã
17 de Abril de 2017, 01:00
Este foi o meu Domigo...eheheh

Primeiro 4 rodas...






Depois a nova Honda...magnífica!!!









#39
Geral / Re: Guessing game
17 de Abril de 2017, 00:18
Desafio 2 - Apenas a marca











Como devem imaginar não posso dar pistas ou poderíamos estragar o desafio...

Boa sorte...
#40
Geral / Re: Guessing game
17 de Abril de 2017, 00:13
Muito obrigado por todas as respostas!

Vtwin- era sem dúvida uma grande inovação...década de 50...não fosse a guerra e os efeitos colaterais e esta empresa tinha continuado a produção automóvel!

Mizé -Vamos a outro? Isto é excelente, e a ideia deste tópico é mesmo esta...aprendermos ainda mais sobre os japoneses!!!

SS - Combinado, depois num tópico à parte faremos um resumo. Vamos a um novo desafio!!!
#41
Geral / Re: Guessing game
14 de Abril de 2017, 23:23
Conforme prometido, aqui fica a solução ao desafio que propus e seguindo as regras aqui fica a solução!

Obrigado a todos quanto participaram...


A marca automóvel por incrível que pareça, é uma das marcas mais marcantes no Japão, isto porque este carro, o que apresentei que tem o nome Mikasa foi o primeiro automóvel japonês de tracção dianteira, e mais difícil ainda o primeiro com tracção dianteira de caixa de velocidades automática. A marca é Okamura.
A empresa Okamura foi fundada em 1945 na cidade de Yokohama por Kenjiro Yoshihara. A marca adopta esse nome porque é o nome do bairro onde está instalada oficina de desenvolvimento: Okamura Town.

A Okamura é uma empresa que trabalha na área do mobiliário de jardim e escritório, e, sem muita ligação aos automóveis. Mas em 1950 começa a trabalhar nos primeiros conversores de torque para transmissões automáticas, apenas no Japão. Rapidamente surge interesse nos vários ramos industriais e vai-se adaptando à indústria dos comboios, aviões,  veículos industriais e mais tarde aos automóveis.
Depois de participar num projecto conjuntamente com a universidade do Japão no desenvolvimento de um avião que tinha um pequeno motor, N-52, Okamura prepara-se para lançar o concept de um automóvel, o Micasa (com c de concept car), e um pequeno protótipo sedan é construído e apresentado em 1955.

O Mikasa coupe é introduzido em 1957, seguido posteriormente por um descapotável. Fabricam também uma micro-van com a mesma base do coupé. Os dois últimos veículos propostos pela Okamura são apresentados no quarto salão de Tóquio em Maio de 1957.

A mecânica para os três veículos fabricados  foi inspirada pela citröen 2CV. O motor era bi-cilindrico-liso de OHV com 585 cc sendo arrefecido a ar. Este motor desenvolve uma potência de 19,5 hp às 4000 rpm / min e um torque de 35,7 Nm a 3000 rpm / min.
Mas a novidade foi mesmo a transmissão automática às rodas da frente que faziam com que este Mikasa atingisse a velocidade máxima de 90 km / h.

Aqui o doscapuzes acertou em cheio...jantes 2cv assim como a chapa ondulada utilizada nas van (ver fotos abaixo).

O Mikasa Touring (MT10) é feito de chapa de aço muito fina do tipo aeronáutico, pesando apenas 610 quilos,  sendo a chapa um dos segredos para o seu baixo peso. Este eram também um carro muito exclusivo, pois todos os exemplares eram feitos à mão, o que impedia que a sua produção fosse muito expressiva aumentando também os custos de fabrico.
O Roadster de 2 lugares é o mais elegante dos três veículos fabricados, havendo o coupé e a van de 3 portas e 2 lugares comercializado a partir de 1958.

Não se sabe quantas cópias de cada modelo foram construídas, mas houve um total de cerca de 500 veículos montados entre 1957 e 1961, ano em que a Okamura ruma para a sua génese, o mobiliário industrial.

A Okamura teve ainda um grande sucesso com o seu conversor de torque, torna-se uma empresa fundamental  para empresas ferroviárias japonesas e tem contratos com muitas outras mundo fora.
Actualmente a marca existe e está no ramo do mobiliário de escritório e design. Continua a ser vendida em todo o mundo.

Deixo aqui o link para pesquisarem melhor esta empresa.

http://www.okamura.jp/en_ap/about_us/who_we_are/history/


E agora vamos às fotos:

Protótipo – Micasa (com C em vez de K, uma vez que era concept-car)



Mikasa touring coupe



Mikasa roadster







Mikasa Van







Motor Okamura



Um dos exemplares recuperado...











4º Salão de Tókio 1957





A frota Mikasa...







Espero que tenham gostado da história...vamos a outro desafio?

Só uma pergunta ao AJA, devo passar esta e as próximas informações para a galeria de modelos? Abrir um tópico respetivo para cada marca que apresentar?
#42
Geral / Re: Guessing game
14 de Abril de 2017, 22:25
Vtwin - Sim, a inspiração á francesa, definitivamente, e a ligação com a Hino - Renault é um facto, mas neste caso não!!! Resposta sai já de seguida! Estou a redigir o texto!

Umtali - Realmente tem influências francesas...mas...nope!!!

mizé - nope...Nissan figaro surge apenas como influência retro nos anos 90 e este não é nem Prince, nem Datsun, nem Nissan...

Revelação em minutos e logo de seguida novo desafio!!!
#43
Geral / Re: Guessing game
14 de Abril de 2017, 11:18
Doscapuzes - afirmativo...São influências do 2 CV...E tem Mais ainda!!!

Boa!!!
#44
Geral / Re: Guessing game
14 de Abril de 2017, 10:09
Vtwin - Muito longe... Mesmo muito longe!!!

Lá está o que eu digo... Este modelo é o ideal para começar!!!

Falta uma resposta para eu revelar a marca e contar um pouquinho da história deste carro!
#45
Geral / Re: Guessing game
13 de Abril de 2017, 22:55
KE20 - Provavelmente inspiração sim...

Vtwin - Escolhi este porque leva a algumas confusões! E já agora, a marca é...