Carro muito bonito.
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#31
Apresentação dos membros / Re: Apresentação Rita Leal
15 de Fevereiro de 2016, 09:36Carro muito bonito.
#34
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
15 de Fevereiro de 2016, 08:46
Bom Dia a todos.
Alguém me pode dizer se já se vê as fotos do tópico da pintura da tampa de válvulas ? Alterei a forma como as coloco. Eu consigo ver, mas gostaria de saber se voçês conseguem.
Obrigado.
Frederico Nina.
Alguém me pode dizer se já se vê as fotos do tópico da pintura da tampa de válvulas ? Alterei a forma como as coloco. Eu consigo ver, mas gostaria de saber se voçês conseguem.
Obrigado.
Frederico Nina.
#35
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
09 de Fevereiro de 2016, 11:49
Bons Dias.
Obrigado RPM quantos às informações. Fico muito desagradado de deixar de existir encontros em Leiria, apesar de ser de perto de Sintra, tenho o carro em Rio Maior.
Quanto às fotos, será que existe mais alguém que não as vê ? Coloquei-as como de costume.
Cumprimentos
Frederico Nina
Obrigado RPM quantos às informações. Fico muito desagradado de deixar de existir encontros em Leiria, apesar de ser de perto de Sintra, tenho o carro em Rio Maior.
Quanto às fotos, será que existe mais alguém que não as vê ? Coloquei-as como de costume.
Cumprimentos
Frederico Nina
#37
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
07 de Fevereiro de 2016, 21:23
Boa Noite a todos.
Chegou finalmente a hora de mudar a correia de distribuição. Agora já posso ir pela 1º vez a um encontro dos AJA. Já não tenho desculpa.
Aproveitei e com a tampa de válvulas cá fora, foi a vez de a pintar. Mas isso foi outra aventura.
Queria desde logo pintá-la em preto picotado para manter a originalidade. Dai começaram as dificuldades. Li aqui no fórum ou no Portal dos clássicos da existência de um spray que faria tal efeito.
No entanto a técnica de aplicação não era das mais fáceis para se obter o pretendido. Entre outras coisas era necessário curar a pintura durante 1 hora a 93ª C .
Comecei a pensar em comprar um fogão velho no OLX, mas rapidamente cheguei à conclusão que a tampa das válvulas não cabia dentro dos fornos de fogões vulgares.
Fiquei sem saber o que fazer, consultei horas a fio a internet para descobrir uma solução, reparei que muita gente usava a pistola de ar quente para curar a pintura e com isso realizar o picotado, pois se a tinta não for bem curada o picotado não aparece. No entanto fiquei com a impressão que com a pistola o trabalho não ficava muito bom. Continuei à procura de uma solução até que alguém no youtube sugeria usar uma caixa de papelão forrada com papel de prata. Papelão ? 93º C ?
Como o investimento não era grande, toca a experimentar, até tenho um bom extintor.
Assim fiz, construi a estufa com uma caixa de papelão, comprei um termómetro de forno, ensaiei e aguentou.
A seguir mostro-vos o trabalho.
- Fase de construção da estufa
- Estufa acabada
- Decapagem quimica
- Lixado e isolado.
- Estufa em funcionamento
- A alcançar a temperatura desejada.
- Trabalho finalizado.
- Pormenor após raspar a tinta do logo e das letras.
Não ficou a 100%, mas não está mau para a 1º vez que utilizo esta técnica. Como tudo na vida a experiência conta muito.
Fiquem todos Bem.
Eu por mim fico a aguardar que publiquem a data do próximo encontro em Leiria.
Até lá.
Chegou finalmente a hora de mudar a correia de distribuição. Agora já posso ir pela 1º vez a um encontro dos AJA. Já não tenho desculpa.
Aproveitei e com a tampa de válvulas cá fora, foi a vez de a pintar. Mas isso foi outra aventura.
Queria desde logo pintá-la em preto picotado para manter a originalidade. Dai começaram as dificuldades. Li aqui no fórum ou no Portal dos clássicos da existência de um spray que faria tal efeito.
No entanto a técnica de aplicação não era das mais fáceis para se obter o pretendido. Entre outras coisas era necessário curar a pintura durante 1 hora a 93ª C .
Comecei a pensar em comprar um fogão velho no OLX, mas rapidamente cheguei à conclusão que a tampa das válvulas não cabia dentro dos fornos de fogões vulgares.
Fiquei sem saber o que fazer, consultei horas a fio a internet para descobrir uma solução, reparei que muita gente usava a pistola de ar quente para curar a pintura e com isso realizar o picotado, pois se a tinta não for bem curada o picotado não aparece. No entanto fiquei com a impressão que com a pistola o trabalho não ficava muito bom. Continuei à procura de uma solução até que alguém no youtube sugeria usar uma caixa de papelão forrada com papel de prata. Papelão ? 93º C ?
Como o investimento não era grande, toca a experimentar, até tenho um bom extintor.
Assim fiz, construi a estufa com uma caixa de papelão, comprei um termómetro de forno, ensaiei e aguentou.
A seguir mostro-vos o trabalho.
- Fase de construção da estufa
- Estufa acabada
- Decapagem quimica
- Lixado e isolado.
- Estufa em funcionamento
- A alcançar a temperatura desejada.
- Trabalho finalizado.
- Pormenor após raspar a tinta do logo e das letras.
Não ficou a 100%, mas não está mau para a 1º vez que utilizo esta técnica. Como tudo na vida a experiência conta muito.
Fiquem todos Bem.
Eu por mim fico a aguardar que publiquem a data do próximo encontro em Leiria.
Até lá.
#38
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
16 de Novembro de 2015, 13:51
Boa Tarde, Alexandre.
Muito Obrigado de novo por me ter respondido e muito Obrigado pelos Manuais de Oficina, estou a realizar download, mas julgo que já os tenho, no entanto uma preciosa ajuda.
Quanto ao ALB, não o vou tirar, porque quero o carro de origem. Se é para dar luta, vamos a ela. Não me dou por vencido.
Cumprimentos a todos e Obrigado Alexandre.
Frederico Nina.
Muito Obrigado de novo por me ter respondido e muito Obrigado pelos Manuais de Oficina, estou a realizar download, mas julgo que já os tenho, no entanto uma preciosa ajuda.
Quanto ao ALB, não o vou tirar, porque quero o carro de origem. Se é para dar luta, vamos a ela. Não me dou por vencido.
Cumprimentos a todos e Obrigado Alexandre.
Frederico Nina.
#39
Eventos AJA / Re: 25º Encontro Informal AJA Sul - Cascais, 8 de Novembro
13 de Novembro de 2015, 14:45
Muito Bom, as reportagens. Parabéns.
#41
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
13 de Novembro de 2015, 13:53
Bom Dia, Alexandre.
Desde já Obrigado por me responder.
Quanto ao nick: Quando me registei no AJA, estava mesmo apeado, não tinha o Prelude, daí o nick. Naturalmente tenho de o modificar para "desapeado" ou bemmontado"
Foi esses comentários na Internet que me levaram a preferir o MTF da Honda.
Quanto ao anti-congelante, já está mudado com o da Honda também.
Nos pinos das Bombas de travão, reparei que esses pinos estavam lubrificados, penso que com massa consistente, no entanto gostava também de os limpar e pôr massa de silicone que ainda não a descobri em Portugal. Reparei também que as borrachas em formato de fole desses pinos estavam estragadas, em vez de borrachas já são plasticina. Vou ter que ver se a Honda as tem.
No que toca ao óleo de travões é que a coisa está a piar mais fino.
O meu honda tem ALB ( ABS da Honda ).
Então reparei que além do copo de óleo de travões situado na Bomba Central, tem também um copo no dito ALB.
Fui ao manual de oficina e à Internet ver como mudava o dito óleo de travões em ambos os lados. Fiquei com muitas dúvidas.
- Não entendi como funciona o sistema, por isso não consigo entender se os circuitos são ou não independentes. E se são independentes, os óleos misturam-se quando o ALB entra em funcionamento ?
- Se forem independentes, e os óleos nunca se misturarem, poderei sangrar o circuito do copo da Bomba Central pelo sistema tradicional, julgo eu.
- Quanto ao circuito do ALB, já a porca torce o rabo. Pois no manual de oficina é usado 2 ferramentas especiais, uma chave em forma de cruz de cristo que tem um copo. Essa chave serve para abrir e fechar o sangrador do ALB, tem o copo, porque julgo que ao sangrar o óleo vem com muita pressão pois o ALB tem um gás que penso ser Azoto.
Usam também um ALB checker, que é uma caixa electrónica com uns botões que penso que serve para simular o ALB a funcionar, de forma a sangrar o sistema.
- Na internet descobri um individuo que sem essas ferramentas especiais explica como sangrar o ALB em um NSX, que tem um sistema idêntico, sendo que a única diferença é ter 4 selenóides ( tem ABS independente às 4 rodas ) enquanto eu só tenho 2 selenóides.
Perante o que entendi, mas tenho muitas duvidas é o seguinte, em cada selenóide e à vez, chanta-se 2 contactos que vão fazer funcionar a bomba do ALB e enquanto isso , abre-se a purga do ALB, para que vá saindo o óleo antigo. No entanto esse chante não pode durar mais de 10 segundos de cada vez de forma a não queimar a Bomba.
Durante esta operação vai-se enchendo o copo do ALB com óleo novo à medida que vai ficando mais vazio.
Também nesse site diz que os problemas do ALB da Honda é não funcionar por grandes períodos de tempo, pelo que os donos dos carros deviam periodicamente forçar a utilização do ALB de forma a verificar se este funcionava e para a sua manutenção.
Assim fiz, fui a uma estrada de terra batida fazer umas travagens para verificar se o ALB funcionava.
Funcionar funcionava, após uma dessas travagens abri o copo do ALB e o óleo estava cheio de bolhas, julgo ser esse tal Azoto, e estava negro como o carvão!!!!
Após esses testes de travagem, acontece-me o seguinte: Cada vez que ponho o carro a funcionar a Bomba do ALB começa a funcionar durante uns 30 segundos e depois pára e a luz do ALB acende. Coisa que não acontecia antes, nem a bomba funcionava nem a luz acendia.
É nesta situação em que me encontro.
Se alguém souber como o sistema do ALB funciona, ficava muito grato que me dessem umas luzes sobre o assunto.
Aqui está o Link do explicativo do NSX, http://www.danoland.com/nsxgarage/brakes/abs/abs.htm#Solenoid%20Flush o meu Inglês não é o melhor se alguém tiver facilidade de compreender o artigo e depois poder-me explicar, ficava muito Grato.
Obrigado a Todos e um grande fim de semama.
Frederico Nina
Desde já Obrigado por me responder.
Quanto ao nick: Quando me registei no AJA, estava mesmo apeado, não tinha o Prelude, daí o nick. Naturalmente tenho de o modificar para "desapeado" ou bemmontado"
Foi esses comentários na Internet que me levaram a preferir o MTF da Honda.
Quanto ao anti-congelante, já está mudado com o da Honda também.
Nos pinos das Bombas de travão, reparei que esses pinos estavam lubrificados, penso que com massa consistente, no entanto gostava também de os limpar e pôr massa de silicone que ainda não a descobri em Portugal. Reparei também que as borrachas em formato de fole desses pinos estavam estragadas, em vez de borrachas já são plasticina. Vou ter que ver se a Honda as tem.
No que toca ao óleo de travões é que a coisa está a piar mais fino.
O meu honda tem ALB ( ABS da Honda ).
Então reparei que além do copo de óleo de travões situado na Bomba Central, tem também um copo no dito ALB.
Fui ao manual de oficina e à Internet ver como mudava o dito óleo de travões em ambos os lados. Fiquei com muitas dúvidas.
- Não entendi como funciona o sistema, por isso não consigo entender se os circuitos são ou não independentes. E se são independentes, os óleos misturam-se quando o ALB entra em funcionamento ?
- Se forem independentes, e os óleos nunca se misturarem, poderei sangrar o circuito do copo da Bomba Central pelo sistema tradicional, julgo eu.
- Quanto ao circuito do ALB, já a porca torce o rabo. Pois no manual de oficina é usado 2 ferramentas especiais, uma chave em forma de cruz de cristo que tem um copo. Essa chave serve para abrir e fechar o sangrador do ALB, tem o copo, porque julgo que ao sangrar o óleo vem com muita pressão pois o ALB tem um gás que penso ser Azoto.
Usam também um ALB checker, que é uma caixa electrónica com uns botões que penso que serve para simular o ALB a funcionar, de forma a sangrar o sistema.
- Na internet descobri um individuo que sem essas ferramentas especiais explica como sangrar o ALB em um NSX, que tem um sistema idêntico, sendo que a única diferença é ter 4 selenóides ( tem ABS independente às 4 rodas ) enquanto eu só tenho 2 selenóides.
Perante o que entendi, mas tenho muitas duvidas é o seguinte, em cada selenóide e à vez, chanta-se 2 contactos que vão fazer funcionar a bomba do ALB e enquanto isso , abre-se a purga do ALB, para que vá saindo o óleo antigo. No entanto esse chante não pode durar mais de 10 segundos de cada vez de forma a não queimar a Bomba.
Durante esta operação vai-se enchendo o copo do ALB com óleo novo à medida que vai ficando mais vazio.
Também nesse site diz que os problemas do ALB da Honda é não funcionar por grandes períodos de tempo, pelo que os donos dos carros deviam periodicamente forçar a utilização do ALB de forma a verificar se este funcionava e para a sua manutenção.
Assim fiz, fui a uma estrada de terra batida fazer umas travagens para verificar se o ALB funcionava.
Funcionar funcionava, após uma dessas travagens abri o copo do ALB e o óleo estava cheio de bolhas, julgo ser esse tal Azoto, e estava negro como o carvão!!!!
Após esses testes de travagem, acontece-me o seguinte: Cada vez que ponho o carro a funcionar a Bomba do ALB começa a funcionar durante uns 30 segundos e depois pára e a luz do ALB acende. Coisa que não acontecia antes, nem a bomba funcionava nem a luz acendia.
É nesta situação em que me encontro.
Se alguém souber como o sistema do ALB funciona, ficava muito grato que me dessem umas luzes sobre o assunto.
Aqui está o Link do explicativo do NSX, http://www.danoland.com/nsxgarage/brakes/abs/abs.htm#Solenoid%20Flush o meu Inglês não é o melhor se alguém tiver facilidade de compreender o artigo e depois poder-me explicar, ficava muito Grato.
Obrigado a Todos e um grande fim de semama.
Frederico Nina
#42
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
26 de Outubro de 2015, 11:29
Bom Dia a todos.
Sábado foi dia de uns mimos para o meu Honda. Desta vez , mudar o óleo da caixa de velocidades.
O Manual de oficina manda colocar um 10W 40 igual ao do motor. No entanto a Honda só tem um único óleo de transmissões de seu nome MTF-3 e não especifica a sua viscosidade. Tentei-me informar pela internet sobre o assunto. Tudo o que consegui foi ler que alguns proprietários de Hondas afirmam que quando colocam um óleo que não seja Honda, a caixa não funciona bem.
Sendo assim, mesmo sem saber a viscosidade do óleo Honda arrisquei colocá-lo no meu Prelude.
Fiz bem ? Fiz mal ? Deus me proteja para que tenha tomado a decisão correcta.
Outra coisa que reparei, ao tirar o bujão de vazamento, passei-lhe o dedo pelo óleo antigo e ao esfregar os dedos, senti no tacto um pequeno "arreamento" que julgo ser pequeníssimas limalhas.
Será isso normal ? Alguém de pode dar uma opinião ?
Ficam aqui algumas fotos do trabalho.
Oleo para transmissões Honda.
Cx. Velocidades. Bujão inferior - Sai oleo antigo / Bujão superior - entra oleo novo.
Bomba comprada em supermercado para bombear o oleo novo da embalagem para a cx.velocidades ( liga-se na bateria ).
Bomba em acção. Resultou muito bem.
Uma boa semana para todos.
Sábado foi dia de uns mimos para o meu Honda. Desta vez , mudar o óleo da caixa de velocidades.
O Manual de oficina manda colocar um 10W 40 igual ao do motor. No entanto a Honda só tem um único óleo de transmissões de seu nome MTF-3 e não especifica a sua viscosidade. Tentei-me informar pela internet sobre o assunto. Tudo o que consegui foi ler que alguns proprietários de Hondas afirmam que quando colocam um óleo que não seja Honda, a caixa não funciona bem.
Sendo assim, mesmo sem saber a viscosidade do óleo Honda arrisquei colocá-lo no meu Prelude.
Fiz bem ? Fiz mal ? Deus me proteja para que tenha tomado a decisão correcta.
Outra coisa que reparei, ao tirar o bujão de vazamento, passei-lhe o dedo pelo óleo antigo e ao esfregar os dedos, senti no tacto um pequeno "arreamento" que julgo ser pequeníssimas limalhas.
Será isso normal ? Alguém de pode dar uma opinião ?
Ficam aqui algumas fotos do trabalho.
Oleo para transmissões Honda.
Cx. Velocidades. Bujão inferior - Sai oleo antigo / Bujão superior - entra oleo novo.
Bomba comprada em supermercado para bombear o oleo novo da embalagem para a cx.velocidades ( liga-se na bateria ).
Bomba em acção. Resultou muito bem.
Uma boa semana para todos.
#43
Apresentação dos membros / Re: Apresentação Albano Oliveira
06 de Outubro de 2015, 10:01
Albano, boa máquina.
#44
Apresentação dos membros / Re: Apresentação Miguel Marques
06 de Outubro de 2015, 09:54
Miguel. Um TA22 é sempre um TA22, por acaso vi há dias um. que talvez seja para vender.
#45
Apresentação dos membros / Re: Apresentação Valter Santos
06 de Outubro de 2015, 09:49
Valter, venha de lá esse 100A.