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Mensagens - apeado

#31
 :bemvindo:
Carro muito bonito.
#32
 :bemvindo:
#33
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
15 de Fevereiro de 2016, 09:23
 :bemvindo:
#34
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
15 de Fevereiro de 2016, 08:46
Bom Dia a todos.

Alguém me pode dizer se já se vê as fotos do tópico da pintura da tampa de válvulas ? Alterei a forma como as coloco. Eu consigo ver, mas gostaria de saber se voçês conseguem.
Obrigado.

Frederico Nina.
#35
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
09 de Fevereiro de 2016, 11:49
Bons Dias.

Obrigado RPM quantos às informações. Fico muito desagradado de deixar de existir encontros em Leiria, apesar de ser de perto de Sintra, tenho o carro em Rio Maior.
Quanto às fotos, será que existe mais alguém que não as vê ?  Coloquei-as como de costume.

Cumprimentos
Frederico Nina
#36
Garagem / Re: restauro celica ta22
08 de Fevereiro de 2016, 10:42
Está lindo de morrer :)
#37
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
07 de Fevereiro de 2016, 21:23
Boa Noite a todos.
Chegou finalmente a hora de mudar a correia de distribuição. Agora já posso ir pela 1º vez a um encontro dos AJA. Já não tenho desculpa.


Aproveitei e com a tampa de válvulas cá fora, foi a vez de a pintar. Mas isso foi outra aventura.
Queria desde logo pintá-la em preto picotado para manter a originalidade. Dai começaram as dificuldades. Li aqui no fórum ou no Portal dos clássicos da existência de um spray que faria tal efeito.


No entanto a técnica de aplicação não era das mais fáceis para se obter o pretendido. Entre outras coisas era necessário curar a pintura durante 1 hora a 93ª C .
Comecei a pensar em comprar um fogão velho no OLX, mas rapidamente cheguei à conclusão que a tampa das válvulas não cabia dentro dos fornos de fogões vulgares.
Fiquei sem saber o que fazer, consultei horas a fio a internet para descobrir uma solução, reparei que muita gente usava a pistola de ar quente para curar a pintura e com isso realizar o picotado, pois se a tinta não for bem curada o picotado não aparece. No entanto fiquei com a impressão que com a pistola o trabalho não ficava muito bom. Continuei à procura de uma solução até que alguém no youtube sugeria usar uma caixa de papelão forrada com papel de prata. Papelão ? 93º C ?
Como o investimento não era grande, toca a experimentar, até tenho um bom extintor.
Assim fiz, construi a estufa com uma caixa de papelão, comprei um termómetro de forno, ensaiei e aguentou.
A seguir mostro-vos o trabalho.

- Fase de construção da estufa


- Estufa acabada


- Decapagem quimica


- Lixado e isolado.


- Estufa em funcionamento


- A alcançar a temperatura desejada.


- Trabalho finalizado.


- Pormenor após raspar a tinta do logo e das letras.

Não ficou a 100%, mas não está mau para a 1º vez que utilizo esta técnica. Como tudo na vida a experiência conta muito.

Fiquem todos Bem.
Eu por mim fico a aguardar que publiquem a data do próximo encontro em Leiria.
Até lá.
#38
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
16 de Novembro de 2015, 13:51
Boa Tarde, Alexandre.

Muito Obrigado de novo por me ter respondido e muito Obrigado pelos Manuais de Oficina, estou a realizar download, mas julgo que já os tenho, no entanto uma preciosa ajuda.

Quanto ao ALB, não o vou tirar, porque quero o carro de origem. Se é para dar luta, vamos a ela. Não me dou por vencido.

Cumprimentos a todos e Obrigado Alexandre.
Frederico Nina.
#39
Muito Bom, as reportagens. Parabéns.
#40
Garagem / Re: UAC - Datsun 1600 SSS (HC)
13 de Novembro de 2015, 13:57
Trabalhos 5 *****
#41
Garagem / Re: Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989
13 de Novembro de 2015, 13:53
Bom Dia, Alexandre.
Desde já Obrigado por me responder.

Quanto ao nick: Quando me registei no AJA, estava mesmo apeado, não tinha o Prelude, daí o nick. Naturalmente tenho de o modificar para "desapeado" ou bemmontado"  :)
Foi esses comentários na Internet que me levaram a preferir o MTF da Honda.

Quanto ao anti-congelante, já está mudado com o da Honda também.
Nos pinos das Bombas de travão, reparei que esses pinos estavam lubrificados, penso que com massa consistente, no entanto gostava também de os limpar e pôr massa de silicone que ainda não a descobri em Portugal. Reparei  também que as borrachas em formato de fole desses pinos estavam estragadas, em vez de borrachas já são plasticina. Vou ter que ver se a Honda as tem.

No que toca ao óleo de travões é que a coisa está a piar mais fino.

O meu honda tem ALB ( ABS da Honda ).
Então reparei que além do copo de óleo de travões situado na Bomba Central, tem também um copo no dito ALB.

Fui ao manual de oficina e à Internet  ver como mudava o dito óleo de travões em ambos os lados. Fiquei com muitas dúvidas.
- Não entendi como funciona o sistema,  por isso não consigo entender se os circuitos são ou não independentes. E se são independentes,  os óleos misturam-se quando o ALB entra em funcionamento ?

- Se forem independentes,  e os óleos nunca se misturarem, poderei sangrar o circuito do copo da Bomba Central pelo sistema tradicional, julgo eu. 

- Quanto ao circuito do ALB, já a porca torce o rabo. Pois no manual de oficina é usado 2 ferramentas especiais,  uma chave em forma de cruz de cristo que tem um copo. Essa chave serve para abrir e fechar o sangrador do ALB, tem o copo, porque julgo que ao sangrar o óleo vem com muita pressão pois o ALB tem um gás que penso ser Azoto.

Usam também um ALB checker, que é uma caixa electrónica com uns botões que penso que serve para simular o ALB a funcionar, de forma a sangrar o sistema.

- Na internet descobri um individuo que sem essas ferramentas especiais explica como sangrar o ALB em um NSX, que tem um sistema idêntico, sendo que a única diferença é ter 4 selenóides ( tem ABS independente às 4 rodas ) enquanto eu só tenho 2 selenóides.

Perante o que entendi, mas tenho muitas duvidas é o seguinte, em cada selenóide e à vez, chanta-se 2 contactos que vão fazer funcionar  a bomba do ALB e enquanto isso , abre-se a purga do ALB, para que vá saindo o óleo antigo. No entanto esse chante não pode durar mais de 10 segundos de cada vez de forma a não queimar a Bomba.

Durante esta operação vai-se enchendo o copo do ALB com óleo novo à medida que vai ficando mais vazio.

Também nesse site diz que os problemas do ALB da Honda é não funcionar por grandes períodos de tempo, pelo que os donos dos carros deviam periodicamente forçar a utilização do ALB de forma a verificar se este funcionava e para a sua manutenção.

Assim fiz, fui a uma estrada de terra batida fazer umas travagens para verificar se o ALB funcionava.
Funcionar funcionava, após uma dessas travagens abri  o copo do ALB e o óleo estava cheio de bolhas, julgo ser esse tal Azoto, e estava negro como o carvão!!!!

Após esses testes de travagem, acontece-me o seguinte: Cada vez que ponho o carro a funcionar a Bomba do ALB começa a funcionar durante uns 30 segundos e depois pára e a luz do ALB acende. Coisa que não acontecia antes, nem a bomba funcionava nem a luz acendia.
É nesta situação em que me encontro.

Se alguém souber como o sistema do ALB funciona, ficava muito grato que me dessem umas luzes sobre o assunto.
Aqui está o Link do explicativo do NSX,  http://www.danoland.com/nsxgarage/brakes/abs/abs.htm#Solenoid%20Flush  o meu Inglês não é o melhor   :-[ se alguém tiver facilidade de compreender o artigo e depois poder-me explicar, ficava muito Grato.
Obrigado a Todos e um grande fim de semama.

Frederico Nina
#42
Bom Dia a todos.
Sábado foi dia de uns mimos para o meu Honda. Desta vez , mudar o óleo da caixa de velocidades.

O Manual de oficina manda colocar um 10W 40 igual ao do motor. No entanto a Honda só tem um único óleo de transmissões de seu nome MTF-3 e não especifica a sua viscosidade. Tentei-me informar pela internet sobre o assunto. Tudo o que consegui foi ler que alguns proprietários de Hondas afirmam que quando colocam um óleo que não seja Honda, a caixa não funciona bem.

Sendo assim, mesmo sem saber a viscosidade do óleo Honda arrisquei colocá-lo no meu Prelude.
Fiz bem ? Fiz mal ? Deus me proteja para que tenha tomado a decisão correcta.

Outra coisa que reparei, ao tirar o bujão de vazamento, passei-lhe o dedo pelo óleo antigo e ao esfregar os dedos, senti no tacto um pequeno "arreamento" que julgo ser pequeníssimas limalhas.
Será isso normal ? Alguém de pode dar uma opinião ?

Ficam aqui algumas fotos do trabalho.



Oleo para transmissões Honda.


Cx. Velocidades. Bujão inferior - Sai oleo antigo  / Bujão superior - entra oleo novo.


Bomba comprada em supermercado para bombear o oleo novo da embalagem para a cx.velocidades ( liga-se na bateria ).


Bomba em acção. Resultou muito bem.

Uma boa semana para todos.
#43
 :bemvindo: Albano, boa máquina.
#44
 :bemvindo: Miguel. Um TA22 é sempre um TA22, por acaso vi há dias um. que talvez seja para vender.
#45
 :bemvindo: Valter, venha de lá esse 100A.