Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - JONAS1200

#31
Partiu hoje Salvador Caetano, fundador do grupo com o mesmo nome, responsável pela entrada da Toyota em Portugal, no final dos anos 60.... Um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos automóveis japoneses no nosso país.

In site RTP

Nascido em Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia, a 2 de abril de 1926, numa família numerosa, Salvador Fernandes Caetano apenas completou a escola primária, sendo obrigado depois a ir trabalhar para ajudar os pais a sustentar a família.

Aos onze anos de idade inicia-se por iniciativa do pai como pintor nas carroçarias de castro Reis. Jovem com grande ambição cedo pretende lançar-se nos negócios. Não demora muito tempo a abandonar o emprego e a dedicar-se a trabalhar sozinho na reparação dos autocarros da empresa de viação Gondomarense.

Corria o ano de 1946, no pós guerra, com a Europa a trabalhar na reconstrução, Salvador Caetano então com 20 anos decide estabelecer-se na indústria de carroçarias em sociedade com o seu irmão Alfredo e com Joaquim Martins, criando então a empresa Martins & Caetano &irmão Lda. Esta pequena empresa viria a ser o embrião da toda-poderosa Toyota caetano Portugal S.A. e do próprio grupo.

Mas pouco tempo depois do arranque do negócio que conheceu tempos conturbados os seus sócios decidem abandonar a sociedade que fica entregue em exclusivo a Salvador Caetano.

Pioneira em Portugal, quer na técnica de construção mista, usando perfis de aço e madeira, quer posteriormente nas carroçarias fabricadas integralmente em metal que introduziu em 1955, a empresa depressa ganha a confiança de importantes clientes.

Em 1961, Salvador Caetano fornece 12 autocarros de 2 pisos ao Serviço de Transportes Colectivos do Porto, uma encomenda de peso, que abriu caminho à exportação.

A internacionalização chegou em 1967, quando assinou o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, que ainda hoje continua a ser um dos principais mercados da empresa.

Em 1968, torna-se finalmente o representante exclusivo em Portugal da Toyota, e constrói uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar no ano de 1971.

Tal como dizia então o spot publicitário, a representação veio para ficar e ficou mesmo. A empresa cresce e a expansão do negócio alarga-se a todo o país e ao estrangeiro. Salvador Caetano com visão para o futuro alarga e diversifica os produtos e a sua atividade.

Com 50 anos de atividade – em 1996 – Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos setores de atividade.

O empresário foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de Gaia e Ovar.

O corpo vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia onde nasceu há 85 anos.
#32
Geral / Re: Videos com JA´s
05 de Junho de 2011, 19:34
Não sei se este já cá estava (não vi todos) mas é um vídeo bem interessante da época

1972日本ツーリングカー セリカ&カローラレビン


Belas máquinas, belo ano de '72  :drool:
#35
Eventos AJA / Re: Feliz natal a todos
28 de Dezembro de 2010, 18:23

:thumbsup

Pedro, este postal realmente destaca-se dos outros...
#36
Eventos AJA / Re: Feliz natal a todos
24 de Dezembro de 2010, 10:14
Um Feliz Natal para todos os meus amigos do AJA. Divirtam-se, com paz, boa comida e muitas prendas.

:thumbsup
#38
Bela máquina, não se vêem destes todos os dias, curiosamente também só vi 3  :D
Este merece bem um restauro original, tens quase uma obrigação patrimonial de o pôr 5 estrelas  :thumbsup
#39
Eu claro que apareço, pela manhã.
Pedro já viste o mail de hoje?  :assobio

Tenho que abrir um tópico com aquilo pá... :-X
#40
Bom, infelizmente não tenho Celica, mas vou aparecer de certeza. Já tenho hotel marcado no Porto e tudo, porque desta vez é para ficar o fim de semana completo.
#41
Conto estar presente, sem dúvida. Não vai estar nenhum RA28?  :drool:
#42
Garagem / Re: Toyota Corolla 1200 KE20 - 1972
05 de Julho de 2010, 20:05
Muito bonito o KE20, parabéns.

A fuga de água provavelmente será mesmo a tubagem ressequida que rompeu. No meu também aconteceu isso, mas infelizmente estava no meio da Ponte Vasco da Gama  :shhh:

Bom, agora é só tratares dessas pequenas situações e devolver o ke20 à sua originalidade.
#43
Garagem / Re: fotos do laranjinha- datsun 100a
03 de Julho de 2010, 19:07
Lindo 100A, muito bonito mesmo. Parabéns, será uma mais-valia nos Encontros AJA.

:thumbsup
#44
Garagem / Re: Final do restauro do KE25 SL
30 de Junho de 2010, 19:54
Muito bonito Sofia, parabéns!
Acompanhei de perto o ínicio do restauro e é caso para dizer: quem o viu e quem o vê  :thumbsup

As Dunlop ficaram porreirinhas. :D

#45
Contem comigo, mas a pé infelizmente.  :green: