Partiu hoje Salvador Caetano, fundador do grupo com o mesmo nome, responsável pela entrada da Toyota em Portugal, no final dos anos 60.... Um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos automóveis japoneses no nosso país.
In site RTP
Nascido em Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia, a 2 de abril de 1926, numa família numerosa, Salvador Fernandes Caetano apenas completou a escola primária, sendo obrigado depois a ir trabalhar para ajudar os pais a sustentar a família.
Aos onze anos de idade inicia-se por iniciativa do pai como pintor nas carroçarias de castro Reis. Jovem com grande ambição cedo pretende lançar-se nos negócios. Não demora muito tempo a abandonar o emprego e a dedicar-se a trabalhar sozinho na reparação dos autocarros da empresa de viação Gondomarense.
Corria o ano de 1946, no pós guerra, com a Europa a trabalhar na reconstrução, Salvador Caetano então com 20 anos decide estabelecer-se na indústria de carroçarias em sociedade com o seu irmão Alfredo e com Joaquim Martins, criando então a empresa Martins & Caetano &irmão Lda. Esta pequena empresa viria a ser o embrião da toda-poderosa Toyota caetano Portugal S.A. e do próprio grupo.
Mas pouco tempo depois do arranque do negócio que conheceu tempos conturbados os seus sócios decidem abandonar a sociedade que fica entregue em exclusivo a Salvador Caetano.
Pioneira em Portugal, quer na técnica de construção mista, usando perfis de aço e madeira, quer posteriormente nas carroçarias fabricadas integralmente em metal que introduziu em 1955, a empresa depressa ganha a confiança de importantes clientes.
Em 1961, Salvador Caetano fornece 12 autocarros de 2 pisos ao Serviço de Transportes Colectivos do Porto, uma encomenda de peso, que abriu caminho à exportação.
A internacionalização chegou em 1967, quando assinou o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, que ainda hoje continua a ser um dos principais mercados da empresa.
Em 1968, torna-se finalmente o representante exclusivo em Portugal da Toyota, e constrói uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar no ano de 1971.
Tal como dizia então o spot publicitário, a representação veio para ficar e ficou mesmo. A empresa cresce e a expansão do negócio alarga-se a todo o país e ao estrangeiro. Salvador Caetano com visão para o futuro alarga e diversifica os produtos e a sua atividade.
Com 50 anos de atividade – em 1996 – Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos setores de atividade.
O empresário foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de Gaia e Ovar.
O corpo vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia onde nasceu há 85 anos.
In site RTP
Nascido em Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia, a 2 de abril de 1926, numa família numerosa, Salvador Fernandes Caetano apenas completou a escola primária, sendo obrigado depois a ir trabalhar para ajudar os pais a sustentar a família.
Aos onze anos de idade inicia-se por iniciativa do pai como pintor nas carroçarias de castro Reis. Jovem com grande ambição cedo pretende lançar-se nos negócios. Não demora muito tempo a abandonar o emprego e a dedicar-se a trabalhar sozinho na reparação dos autocarros da empresa de viação Gondomarense.
Corria o ano de 1946, no pós guerra, com a Europa a trabalhar na reconstrução, Salvador Caetano então com 20 anos decide estabelecer-se na indústria de carroçarias em sociedade com o seu irmão Alfredo e com Joaquim Martins, criando então a empresa Martins & Caetano &irmão Lda. Esta pequena empresa viria a ser o embrião da toda-poderosa Toyota caetano Portugal S.A. e do próprio grupo.
Mas pouco tempo depois do arranque do negócio que conheceu tempos conturbados os seus sócios decidem abandonar a sociedade que fica entregue em exclusivo a Salvador Caetano.
Pioneira em Portugal, quer na técnica de construção mista, usando perfis de aço e madeira, quer posteriormente nas carroçarias fabricadas integralmente em metal que introduziu em 1955, a empresa depressa ganha a confiança de importantes clientes.
Em 1961, Salvador Caetano fornece 12 autocarros de 2 pisos ao Serviço de Transportes Colectivos do Porto, uma encomenda de peso, que abriu caminho à exportação.
A internacionalização chegou em 1967, quando assinou o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, que ainda hoje continua a ser um dos principais mercados da empresa.
Em 1968, torna-se finalmente o representante exclusivo em Portugal da Toyota, e constrói uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar no ano de 1971.
Tal como dizia então o spot publicitário, a representação veio para ficar e ficou mesmo. A empresa cresce e a expansão do negócio alarga-se a todo o país e ao estrangeiro. Salvador Caetano com visão para o futuro alarga e diversifica os produtos e a sua atividade.
Com 50 anos de atividade – em 1996 – Salvador Fernandes Caetano, tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos setores de atividade.
O empresário foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial pelo Governo português, foi agraciado pelo Governo Japonês com a Ordem do Tesouro Sagrado, e distinguido com as medalhas de ouro das cidades de Gaia e Ovar.
O corpo vai estar em câmara ardente na capela de Santo Ovídio, em Gaia, indo a enterrar no cemitério de Vilar de Andorinho, freguesia de Gaia onde nasceu há 85 anos.