Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - edguerra KE20

#1
Área Técnica / Carregador de isqueiro USB
07 de Junho de 2017, 17:11
Caros,

Desculpem a dúvida básica, mas mais vale perguntar agora e ficar tranquilo (ou não) do que arrepender-me mais tarde.
Tenho um Toyota Corolla KE20. É tranquilo usar um daqueles carregadores USB de isqueiro para o iphone / ipad, ou existe algum risco de sobrecarga do sistema eletrico ou outro problema associado que desaconselhe o uso deste aparelho do século XXI num carro do século anterior?

Obrigado desde já
#2
Garagem / Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 17:42
Boa tarde,

Apresento-vos o meu Toyota Corolla 1200 Sedan KE20 que pertenceu ao meu pai.

O carro foi adquirido novo em Fevereiro de 1979 pelo meu pai (portanto, creio ter sido dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até 1995. Foi sempre muito bem estimado pelo meu pai (ele é que fazia a manutenção toda) e nas mãos dele era um autêntico todo-o-terreno, pau-para-a-toda-a-obra.  Em '95 comprámos um carro novo e o Corolla foi andando cada vez menos, até que foi "armazenado" por volta do ano 2001. Em 2008, depois de ter sido pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes (inclusivamente uma simpática família de cobras que se alojaram no tejadilho... pelo menos deixou de haver qualquer rato por perto para roer cabos... :)), foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado, ou não fosse um Toyota...), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro tem um valor impossível de exprimir em números. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Em seguida faço a apresentação técnica do carro:

Marca e Modelo: Toyota Corolla
Versão: 1200 4 door Sedan
Código: KE20
Motor: 3K
Ano: 02/1979
Cor: Vermelho

Pretendo usar o carro regularmente (embora não todos os dias) e com ele aprender sobre mecânica - pela simplicidade e facilidade, é a melhor plataforma de aprendizagem possível.  Sobre manutenção, há alguns aspetos que tenho de cuidar no curto prazo e para o qual vou pedir a ajuda dos experts deste fórum.  Até porque tenho de preparar uma Grande Aventura de mais de 700 km com este carro, mas mais tarde irei-vos falar sobre isso.

A longo prazo, gostava de fazer uma revisão mecânica do carro mais profunda, nomeadamente desmontar o motor, lavá-lo, pintá-lo e colocar daqueles autocolantes originais amarelos (já os comprei), bem como pintar o compartimento do motor, que quase não foi tocado durante o restauro de 2008. Isto mais por motivos estéticos do que outra coisa, porque parece-me, do alto da minha ignorância, que o carro está a trabalhar que nem um relógio. A análise de consumo que vou fazer nos próximos dias irá confirmar ou desmentir isto... Adicionalmente, há outros aspetos de pormenor que pretendo corrigir (por exemplo, (i) o capot colocado no restauro de 2008 é de outro carro e foi pintado por cima. Estão agora a aparecer bolhas e tem um esguicho que não devia ter...  :D  (ii) a longa peça de metal que suporta o tablier (desculpem a ignorância...) necessita de uma pintura;  (iii) a tampa da mala tem uns golpes que não sei como foram feitos; (iv) algumas borrachas podem ter de ser substituídas em breve... etc).

Queria aproveitar a ocasião para pedir ajuda aos mais experientes sobre algumas dúvidas que tenho:

1 - Qual a pressão ideal para os pneus deste carro (155 R12)? 2.0 Psi?
2 - Qual a melhor forma de obter peças de substituição hoje em dia?  Vi uns sites alemães que têm muita coisa e a preços que me parecem decentes, mas talvez haja uma forma mais barata de obter as peças, porque o custo dos portes ainda pesa...
3 - Quais são os intervalos normais de manutenção para este motor (mudança de óleo e respetivo filtro, filtro de ar, velas, etc)

Cumprimentos a todos!
#3
Saudações a todos,

O meu nome é Edgar Guerra, sou um transmontano de 36 anos a residir em Lisboa, e o meu japonês antigo é um Corolla KE20 que pertencia ao meu pai.

Este carro foi adquirido em '79 pelo meu pai (portanto, foi dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até '95. Em 2008, depois de alguns anos "encostado" em que foi pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes, foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado...), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro é priceless. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Pretendo através do Fórum partilhar experiências e conhecimento sobre clássicos, até porque não sei absolutamente nada de mecânica, eletricidade, e afins, e vou precisar de muita ajuda... :) mas tenho a paixão e vontade que é necessária para aprender, já para não falar do prazer enorme de conduzir e estimar o meu japonês antigo.

Cumprimentos