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Mensagens - edguerra KE20

#136
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 20:49
Agora tem água, mas conto substituir por anticongelante. É uma das operações de manutenção a fazer no curto prazo.
#137
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 20:17
Obrigado a todos pelo feedback.  De facto acho estranho ser o termostato, porque eventualmente o carro havia de aquecer, depois de algumas horas a conduzir em cidade, mesmo com o termostato aberto... Mas concordo que é mais provável ser isso do que o sensor avariado, porque se fosse este último, em princípio, o ponteiro não subia nada...

Voltando a uma das minhas dúvidas iniciais, onde costumam comprar peças para estas operações de substituição/manutenção?

E para além disto... Vejam abaixo a foto da tampa do termostato.  A probabilidade de o tubo de aluminio estar furado ou muito corroído na zona onde se junta com o tubo de borracha é elevada, não é? :)  Não está a verter nada, mas o aspeto...  Eu estava a pensar ir de fininho e não mexer muito nesta peça, até porque não estou a encontrar em lado nenhum uma igual à venda, mas talvez fosse melhor substituir já que estou com a mão na massa...

#138
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 17:56
[attach=4][attach=3]Começo por expôr desde já o primeiro "problema" que vai exigir a minha atenção: o carro não aquece! :)
Como podem ver nas fotos, mesmo depois de algumas horas a conduzi-lo em cidade num dia com temperatura amena, ou depois de subir a serra do Alvão - subida de 10/15 min sempre em 3ª e 2ª, embora estivesse de facto muito frio... - o ponteiro mal passa do primeiro risco...  Acham que pode ser o termostato? É que mesmo com o termostato sempre aberto, ele eventualmente havia de aquecer, mesmo que demorasse uma ou duas horas. Não?

A sofagem aquece ligeiramente, mas não o suficiente para desembaciar o carro num dia de chuva.

Agradeço as Vossas opiniões.

Cumprimentos
#139
Meus caros,

Obrigado pelas boas vindas. Podem encontrar as fotos e mais informação sobre o bólide no seguinte tópico:

http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9864.0

Cumprimentos
#140
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 17:45
Mais um pormenor: originalmente, o carro não tinha retrovisores.  Sob a filosofia que referi anteriormente de manter o carro o mais fiel possível ao original, o restauro de 2008 não incluiu retrovisores.  Este ano descobri que, mesmo em clássicos que não os traziam, os retrovisores eram obrigatórios, e então comprei uns daqueles que não exigem furos na carroçaria.  Mas tarde irei fixa-los mais à frente, em cima dos guarda-lamas.

Aproveito para anexar mais fotos.

Cumprimentos
#141
Garagem / Toyota Corolla KE20 1979
08 de Março de 2017, 17:42
Boa tarde,

Apresento-vos o meu Toyota Corolla 1200 Sedan KE20 que pertenceu ao meu pai.

O carro foi adquirido novo em Fevereiro de 1979 pelo meu pai (portanto, creio ter sido dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até 1995. Foi sempre muito bem estimado pelo meu pai (ele é que fazia a manutenção toda) e nas mãos dele era um autêntico todo-o-terreno, pau-para-a-toda-a-obra.  Em '95 comprámos um carro novo e o Corolla foi andando cada vez menos, até que foi "armazenado" por volta do ano 2001. Em 2008, depois de ter sido pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes (inclusivamente uma simpática família de cobras que se alojaram no tejadilho... pelo menos deixou de haver qualquer rato por perto para roer cabos... :)), foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado, ou não fosse um Toyota...), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro tem um valor impossível de exprimir em números. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Em seguida faço a apresentação técnica do carro:

Marca e Modelo: Toyota Corolla
Versão: 1200 4 door Sedan
Código: KE20
Motor: 3K
Ano: 02/1979
Cor: Vermelho

Pretendo usar o carro regularmente (embora não todos os dias) e com ele aprender sobre mecânica - pela simplicidade e facilidade, é a melhor plataforma de aprendizagem possível.  Sobre manutenção, há alguns aspetos que tenho de cuidar no curto prazo e para o qual vou pedir a ajuda dos experts deste fórum.  Até porque tenho de preparar uma Grande Aventura de mais de 700 km com este carro, mas mais tarde irei-vos falar sobre isso.

A longo prazo, gostava de fazer uma revisão mecânica do carro mais profunda, nomeadamente desmontar o motor, lavá-lo, pintá-lo e colocar daqueles autocolantes originais amarelos (já os comprei), bem como pintar o compartimento do motor, que quase não foi tocado durante o restauro de 2008. Isto mais por motivos estéticos do que outra coisa, porque parece-me, do alto da minha ignorância, que o carro está a trabalhar que nem um relógio. A análise de consumo que vou fazer nos próximos dias irá confirmar ou desmentir isto... Adicionalmente, há outros aspetos de pormenor que pretendo corrigir (por exemplo, (i) o capot colocado no restauro de 2008 é de outro carro e foi pintado por cima. Estão agora a aparecer bolhas e tem um esguicho que não devia ter...  :D  (ii) a longa peça de metal que suporta o tablier (desculpem a ignorância...) necessita de uma pintura;  (iii) a tampa da mala tem uns golpes que não sei como foram feitos; (iv) algumas borrachas podem ter de ser substituídas em breve... etc).

Queria aproveitar a ocasião para pedir ajuda aos mais experientes sobre algumas dúvidas que tenho:

1 - Qual a pressão ideal para os pneus deste carro (155 R12)? 2.0 Psi?
2 - Qual a melhor forma de obter peças de substituição hoje em dia?  Vi uns sites alemães que têm muita coisa e a preços que me parecem decentes, mas talvez haja uma forma mais barata de obter as peças, porque o custo dos portes ainda pesa...
3 - Quais são os intervalos normais de manutenção para este motor (mudança de óleo e respetivo filtro, filtro de ar, velas, etc)

Cumprimentos a todos!
#142
Saudações a todos,

O meu nome é Edgar Guerra, sou um transmontano de 36 anos a residir em Lisboa, e o meu japonês antigo é um Corolla KE20 que pertencia ao meu pai.

Este carro foi adquirido em '79 pelo meu pai (portanto, foi dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até '95. Em 2008, depois de alguns anos "encostado" em que foi pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes, foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado...), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro é priceless. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Pretendo através do Fórum partilhar experiências e conhecimento sobre clássicos, até porque não sei absolutamente nada de mecânica, eletricidade, e afins, e vou precisar de muita ajuda... :) mas tenho a paixão e vontade que é necessária para aprender, já para não falar do prazer enorme de conduzir e estimar o meu japonês antigo.

Cumprimentos