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Mensagens - edguerra KE20

#16
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
26 de Fevereiro de 2018, 11:46
Pois, bem me parecia.  E a outra roda deve estar igual. O tipo andou lá com o roquete a tentar encontrar o ponto ótimo de aperto, mas deve ter deixado aquilo demasiado apertado.
Acho que consigo fazer isso em casa, com mais calma e mais cuidado que na oficina, seguindo as instruções do Haynes.
Quando dizes apertar à mão, é literalmente à mão, sem usar roquete, certo?  :D
#17
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
26 de Fevereiro de 2018, 09:39
Boas caríssimos,

Entretanto levei o meu KE20 ao mecânico para troca de alguns componentes dos travões da frente (tubos, pastilhas, óleo) e rolamentos, bem como para me ajudar a descalcinar as barras da direção.

Depois de sair de lá, uma das rodas ficou a chiar ligeiramente. O barulho tem diminuido, mas ainda está lá. Desaparece por completo a mais de 50 km/h, e depois de alguns minutos a circular, também deixa de se ouvir a qualquer velocidade.  Já desmontei as pinças em casa para confirmar que ficou tudo bem montado e que não há sujidade no disco ou nas pastilhas. Poderá o problema ser o cubo ter ficado demasiado apertado?  Coloco abaixo uns vídeos para ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=XDblIswkWL8
https://www.youtube.com/watch?v=AVTLWHGzQVc

Isto é suposto ser assim, ou devia rodar com maior facilidade?

Obrigado
#18
Garagem / Re: Recuperação de Datsun 180u SSS
02 de Fevereiro de 2018, 22:11
Belo trabalho António.  :thumbsup
Tens alguma foto da cabeça depois de vir do torneiro?

Abraço
#19
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Fevereiro de 2018, 23:37
Entretanto, chegou o meu manual da Haynes (obrigado pela dica, Joel Araújo)

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Consegui mudar o óleo da caixa de velocidades, mas o bujão do diferencial tem-me estado a vencer, não o consigo desapertar por nada. Acho que só no mecânico...

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Há uns meses tentei obter neste tópico opiniões sobre o que fazer aos pontos do chassis/fundos em que a tinta preta tinha começado a estalar.  Depois de falar com algumas pessoas, decidi raspar e lixar esses pontos, aplicar conversor de ferrugem e pintar com hammerite (malta entendida, se isto é um disparate, não me matem. Estou a navegar à vista).
Algumas fotos:

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Em todos os pontos, encontrei ferrugem superficial em chapa sólida.  Fui também "picando" os fundos com uma chave de fendas para tentar soltar mais tinta, mas a pouca que se soltava, tinha sempre chapa sólida por baixo.
Até ontem. Lá atrás, por baixo da mala, ao raspar fiz um pequeno buraco... Podre à vista...  :tijolos
Não sei o tamanho do estrago, porque aquela tinta negra tapa tudo... Pode ser do tamanho de uma mão, pode ser a mala toda... Há alguma forma de ter a certeza sem tentar furar?

Posto isto, peço novamente opiniões... Estou ligeiramente angustiado com isto, qualquer ajuda será bemvinda:

1) devo ir a alguém que perceba do assunto e reparar só o podre em questão, mesmo sabendo que podem haver mais; ou
2) devo fazer um restauro completo dos fundos, decapar tudo, reparar tudo que houver a reparar?

É óbvio que a opção 2 é melhor, mas também terá um custo muito maior, pondo em causa outros projetos que eu tinha relacionados com clássicos (não com este).  E eu não tenho qualquer dúvida que terá de ser feito! Eventualmente...
A minha dúvida é se devo fazer já, quando os fundos até parecem estar +- (exceto as partes em que a tinta estalou e encontrei ferrugem/podre por baixo), ou esperar mais uns anos.  Tudo dependerá da velocidade a que um podre alastra ou ferrugem superficial degenera em podre (não tenho mesmo noção...)
Aquilo que não quero é ter um podre alastrar até um ponto em que não tenha solução ou comprometa a integridade do carro, e assusta-me que isso possa acontecer sem eu dar conta...

Não sei se é relevante, mas o meu carro está sempre em garagem sem humidade, e nunca anda em dias de chuva.

Caso deva avançar para 2), uma dúvida: estes carros vinham de fábrica com os fundos pintados à cor da carroçaria? Ou de preto? E as cavas das rodas?

Obrigado desde já
#20
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Fevereiro de 2018, 21:58
Ok, percebido.
E qual é a melhor forma de tirar a polia e a respetiva porca?
#21
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Fevereiro de 2018, 19:45
Desculpa-me a ignorância, mas o que queres dizer com "baixar o carter"? É desmontar o carter?
#22
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Fevereiro de 2018, 19:00
E já que estava numa de restaurar tampas, a do radiador também foi:

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O vinagre é milagroso:

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Entretanto usei uma tampa de substituição

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Obrigado Cke70.
Sobre ser fácil, para mim nada é fácil...  :D :D
Como não tenho know-how e ferramentas adequadas, vai dar luta... Primeiro vou ter de "estudar" como se faz a operação (p.ex., o Haynes diz que tem de se levantar o motor, mas parece-me que bastaria tirar o radiador... não?)
Até porque queria aproveitar a troca desse vedante para ver como está a corrente de distribuição.
#23
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Fevereiro de 2018, 18:45
Caros,

O meu KE20 continua a fazer as minhas delícias! :)

Mas não sem alguns problemas menores...

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Devo ter uma pequena fuga de óleo, reparei que o resguardo começou a ficar com uns salpicos depois de andar. Deve ser o retentor da cambota, porque a polia começou também a ficar mais reluzente. Não pinga quando está parado, mas tenho de ir tratar disso...

Entretanto, restaurei a tampa do reservatório, que já não retinha a gasolina no depósito quando o enchia, nas curvas para a direita.

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#24
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20
03 de Dezembro de 2017, 23:34
Joel,

Tampa do termostato: recomendo comprares original na Toyota, ainda devem ter em stock (tinham quando eu comprei, há menos de um ano). A referência é 16331-22031.

O termostato em si, comprei num daqueles sites de peças alemães (auto doc, auto peças online, etc). Foi fácil e veio "certo". Na altura aproveitei e comprei logo uma data de peças (sobretudo consumíveis, filtros e afins) para poupar nos portes.

O KE está com excelente aspeto! Um achado!

Abraço
#25
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20
20 de Novembro de 2017, 23:50
Boas Joel!

O correcto é o negativo estar junto ao reservatório do limpa-vidros, do lado do motor. Pelo menos no meu está assim.  :thumbsup

Quando puderes, partilha aí umas fotos e a história do bólide e da compra. Estou muito curioso em ver alguns dos componentes do teu carro, já que é irmão do meu... :)

Abraço
#26
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
20 de Novembro de 2017, 18:08
Encomendado.
Obrigado. Não sei porque não consegui encontrar há uns meses quando procurei, até há vários vendedores...  :wall

Abraço
#27
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
18 de Novembro de 2017, 14:52
Mas antes limpei o carburador com spray.

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E esta semana já dei umas voltas com ele, depois de algumas semanas parado.

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Ainda não tinha andado com ele no trânsito depois de ter acertado o ponto de ignição. Está muito melhor...

E comprei uns tapetes novos, o mais parecido possível com os originais (cujo material, pelo que apurei, já não se fabrica).

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E agora, entre outras coisas, ando a ver se penso numa forma de resolver isto com o meu parco know how.

https://www.youtube.com/watch?v=n8SFpWcVidQ

Parece-me que a solução será uma anilha no pino, para anular a folga entre o pino da porta e a peça onde ele encaixa.
#28
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
18 de Novembro de 2017, 14:47
Vamos lá atualizar o tópico... :)

Peças restauradas. Resguardo do motor lacado na SLM, macaco original restaurado por mim e manípulo zincado também na SLM.

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A caixa do filtro, já restaurada e montada.

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Com uma nova fita isoladora e com produto de hidratar borrachas.

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Já no sítio.

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#29
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
18 de Novembro de 2017, 00:31
Como arranjaste o manual da Haynes? Também quero!!! Eheh. Tenho o da Gregory's , mas toda a gente tem o Haynes como referencia.

Percebo o que dizes, às vezes a ignorância é uma benção. Mas para quem gosta de meter as mãos no clássico não apenas para o conduzir, quanto mais informação melhor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
#30
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
10 de Novembro de 2017, 00:29
Obrigado António.  A Fofal é de facto uma das duas casas que referi...  :D