Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - edguerra KE20

#31
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
07 de Novembro de 2017, 19:49
Caros,

Conhecem alguma casa que fabrique tapetes iguais ou parecidos aos originais dos KE20 (eram feitos numa espécie de ráfia, branco e preto, que lhe davam uma tonalidade cinzenta clara)?
Já fui a duas casas da especialidade na zona de Lisboa que me dizem que esse material já não se fabrica. Vi o material mais parecido que têm e estava inclinado para mandar fazer uns tapetes com aquilo, mas de facto é mais escuro do que os originais. Ou seja, ao longe parecem pretos ou cinzentos escuros, enquanto os originais pareciam mais cinza claro...
#32
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20
07 de Novembro de 2017, 15:46
Agosto?? Ena! Deve ter sido um dos últimos mesmo. O meu é de Fevereiro.

Aproveita! E ficamos a aguardar as fotos com o nível que nos habituaste. ;)

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
#33
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20
07 de Novembro de 2017, 14:08
Parabéns, compraste o carro dos carros! :)
Parece ser um Corolla "E" de 79, confirmas? De que mês é? Com jeitinho também tem matrícula OO como o meu.  :D
#34
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
01 de Novembro de 2017, 00:07
Obrigado João,

Entretanto tenho andado a restaurar a caixa do filtro do ar, que já apresentava muitas mossas e sujidade. Como foi (mal) pintada por mim em 2008, vou agora fazer a coisa como deve ser.

[attach=1]

Já que estou com a mão na massa, substitui o tubo que liga a tampa das válvulas à caixa. Agora só falta cortar.

[attach=2]

No restauro há que proteger esta relíquia. Em 2008 consegui tirá-lo e depois colar novamente, mas agora está quebradiço... Vou apenas tapar.

[attach=3]

O carburador, à espera de uma limpeza e afinação.

[attach=4]
#35
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
20 de Outubro de 2017, 10:03
Fiz com o tubo removido, mas esqueci-me de o tapar... Não altera o teste, ou altera?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
#36
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
19 de Outubro de 2017, 23:23
Ah, e quase esquecia o mais importante: obrigado cke70. Não fosses tu, e eu estava neste momento a pensar em formas de desmontar metade do carro para sacar a polia, ou a tentar encontrar o PMS com uma vareta. :)
Abraço
#37
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
19 de Outubro de 2017, 23:00
Hoje lá consegui dedicar tempo ao KE20. Pintei a tal saliência, e vi como estava com a pistola estroboscópica.
Estava um pouco adiantado, algures entre os -15º e os -20º.
Ajustei até aos -8º e ficou assim:

https://www.youtube.com/watch?v=eKVCHaYBIFM

Acham que está ok? Ficou com o ralenti muito menos acelerado do que antes, como podem ver comparando com o vídeo anterior.
#38
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
18 de Outubro de 2017, 22:30
Boas!
Não tenho andado com muito tempo, mas já lá fui espreitar a polia.
Esta é uma foto da ranhura que está na parte da frente da polia e que eu marquei:

[attach=1]

Depois, procurei na parte oposta se havia alguma ranhura, e de facto encontrei uma saliência irregular e quase imperceptível. Será isto a marca certa da polia?

[attach=2]

Assim que possa, vou "pintar" esta saliência para ver como é que fica com a pistola ligada. De qualquer forma, se a marca certa for mesmo esta, não percebo para que serve a marca na frente da polia...
#39
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
16 de Outubro de 2017, 23:08
Essa do filtro é surpreendente, não fazia ideia. Pensei que era metálico, como quase todos os componentes na altura e como o filtro que lá estava...

Sobre a polie, eu marquei exatamente onde está a marca cravada na polie, uma espécie de ranhura. Já tinha reparado que no manual a marca aparece do lado oposto, mais próximo do motor. Talvez tenha sido montada ao contrário algures no tempo, e talvez até seja isso que justifique a "deslocalização" da marca face ao que devia.
Ainda assim, por descarga de consciência, vou verificar se 60º antes há lá alguma marca na polie, no lado oposto. Quase de certeza que não, mas...

Noutro fórum, não de toyotistas nem sequer de japoneses, recomendaram-me encontrar o PMS olhando para a marca no volante do motor. Mas no meu motor 3k, não creio que isso seja possível sem desacoplar a caixa de velocidades. Confirmam?
E portanto, a alternativa a tirar a polie seria apenas a velha técnica de encontrar o PMS com uma vareta no buraco da vela do cilindro 1, certo?
#40
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
16 de Outubro de 2017, 19:19
Este fim de semana troquei o filtro do combustível.

[attach=1]
[attach=2]

Ao olhar para o filtro velho, não consigo deixar de pensar que talvez o meu KE nunca tenha visto outro...

Sabem onde consigo comprar um filtro original (ou parecido)?

Por enquanto, ficou com um foleiro de plástico.

[attach=3]

Entretanto, como dizia atrás, andava a achar que o carro estava com um trabalhar estranho, mesmo antes de eu mexer nos platinados. Vi que a os platinados tinham pouca folga (entre o batente e o veio) e ajustei. O carro ficou a pegar muito melhor... Depois disto, fui ver o ponto de ignição.
Mas há algo de muito errado com a minha polia.

Pintei a marca com uma pinta branca, para se ver melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=z8O2hUk_JPs

Está uns bons 60º à frente do que devia estar.

Provavelmente alguém montou a polia mal algures no tempo... Alguém sabe alguma forma de resolver isto sem tirar a polia? Por exemplo, uma forma de ver o Ponto Morto Superior com rigor (sem confiar na polia) para fazer nova marca na polia, por exemplo...

Obrigado
#41
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
16 de Outubro de 2017, 19:12
Há algum tempo que não coloco aqui novidades!
O KE20 continua a dar as suas voltas.

[attach=5]

Ultimamente tenho andado menos com ele porque o noto com um trabalhar diferente, está claramente desafinado. Pelo menos o carburador está, e desconfio que algo mais também, porque o trabalhar não me parece normal.

https://www.youtube.com/watch?v=EFg3SDoeCRQ

Desconfio do ponto de ignição, mas já lá vamos...

Entretanto, mostro-vos o restauro do macaco original que comprei:

Antes
[attach=1]

Depois
[attach=2]

Finalizado
[attach=3]
[attach=4]

Gostei muito do resultado. Não ficou perfeito, mas como foi tudo feito pelas minhas mãos, tem um gosto especial. :)
#42
Garagem / Re: O meu outro Datsun Sul africano
01 de Outubro de 2017, 23:29
Parabéns, grande máquina!
Espero vê-la em breve num informal. :)
#43
O KE10 está com excelente aspeto.
Há dias cruzei-me com um na estrada e nem queria acreditar. Uma raridade...
#44
Boas António!

Reportagem completa no meu tópico do KE20.

Abraço
Edgar
#45
Garagem / Re: Toyota Corolla KE20 1979
25 de Setembro de 2017, 00:24
E o filme do rally.

https://www.youtube.com/watch?v=31TQz7ddYP0&t=83s

Infelizmente o KE20 não aparece...