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Mensagens - RT

#16
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
11 de Setembro de 2021, 15:35
Transplante de motor concluído. Foram dias de muito trabalhinho mas valeu bem a pena...

Ora então temos:

- Motor 2C (2.0D) todo novo
- Turbo Garrett 2260
- Embraiagem reforçada c/ pastilhas de cerâmica
- Intercooler STC + tubagens em inox
- Radiador de óleo STC
- Kit de reposicionamento do filtro de óleo
- Tubagens de óleo todas novas
- Escape inox c/ panela final STC
- Radiador de água novo
- Colocação de 2º termoventilador
- Manómetros de temperatura de óleo, pressão de óleo, pressão de turbo e temperatura de gases de escape (EGT)
- Foi usada a tampa de válvulas do 1.8D (mais bonita, não tem as tralhas que tem a do 2.0 e passa por ser motor original), juntamente com o alternador do 1.8D que funciona com óleo (para trocar a tampa é necessário usar este alternador)
- 1 dos apoios do motor estava (quase) desfeito, como tal foi aproveitado para ser feito um apoio novo reforçado. Futuramente reforço os restantes
- Para-choques GTi foi para o sítio mesmo por pintar
- Filtros novos, óleos, etc e provavelmente várias miudezas que nem me lembro

O carro está a andar há 2 semanas sem qualquer problema. Ainda com alguns pormenores por resolver em termos de interior e pintura do para-choques, mas são apenas pormenores.

Está apenas a fazer pressão a 0.8 pois estou a usar a injeção original, mais pressão que isso e falta gasóleo...  Mas está brutal. Tenho ideias de fazer um projecto destes há alguns 10 anos (quando tive a minha primeira starvan), e estava longe de imaginar que estes motores com um turbo e uns pós ficavam desta forma. O carro ficou com um binário brutal, cheio de força e bom andamento. Em termos de consumos não notei diferença para antes e arrisco-me a dizer que está até um pouco mais económico (em condução normal). Ficou também bastante silencioso mesmo a puxar.



















Ainda não tive tempo para tirar umas fotos finais ao cofre de motor, mas logo que possa tiro e posto.
#17
Os trabalhos continuam no novo coração da Starvan.

O mais difícil foi encontrar as 4 pré-câmaras de combustão. Casas de peças não têm, a origem diz estarem descontinuadas (e são caríssimas), ainda tentei no eBay e num site do Canadá mas sempre sem sucesso. A solução? Fabricar as 4 de raíz. Problema resolvido. :thumbsup

Entretanto foi feita uma encomenda grande no AutoDoc de restantes peças que não consideramos necessário comprar originais. Ainda assim dentro do que é peças after-market, tentou-se optar por boas marcas como Aisin (digo after-market mas todos nós sabemos que fabrica para a origem), Gates, Payen, Ajusa. Relembro que de origem levou junta de cabeça, segmentos, capas, bronzes... Ou seja aquilo que irá sofrer maior desgaste.








À partida o turbo também já está resolvido. Ainda falta comprar o intercooler e panela final de escape. Estou também em vias de comprar uma tampa da mala usada mas em bom estado e talvez uma porta do passageiro. Está a aparecer umas ferrugens em sítios que é preferível comprar logo as peças completas e em bom estado, do que reparar as existentes.

Recentemente fiz também uma lavagem interior a fundo. Inicialmente era apenas para passar um pano e pouco mais, mas comecei a usar uns produtos de limpeza por curiosidade e os mesmos me disseram que o carro estava mais sujo do que parecia :lol Caso para se dizer "o algodão não engana". Verdade seja dita que foi a primeira limpeza interior a fundo que fiz desde que comprei o carro. Usei um produto próprio da Redex para esfregar os bancos e quartelas. O restante interior foi limpo com um APC (All Purpose Cleaner) que não deixa acabamento gordusoso/brilhante. No geral o carro ficou limpo e cheiroso (não que antes cheirasse mal, mas ficou melhor agora :green: )




Aqui era notório a sujidade...


Por curiosidade desmontei as condutas de ar para limpar e encontrei este parafuso assim... Desmontado...

Portanto menos um barulho parasita.


Os tapetes não aparecem na foto pois estão a secar.
Sim os bancos têm alguns defeitos nas laterais mas como vou montar os do AE86 não me dou ao trabalho de reparar estes originais.

Entretanto já passou os 352.000kms e continua sem se queixar de nada. Acho também que já resolvi as fugas de ar nos pneus pois estão a manter a pressão desde o último furo em Março.

Em breve vai levar anilhas centradoras nas jantes para reduzir alguma vibração.

Aos poucos vai lá...  :thumbsup
#18
Pouco ou nada se tem passado com a mula, que está bem perto de atingir os 350.000kms.
Há poucos meses descobri um parafuso enfiado num pneu, que por sorte era o pneu de socorro que estava a usar na altura. Foi reparado e entretanto no domingo passado quando cheguei a casa descobri mais um parafuso, desta vez num dos pneus traseiros. Quando desmontei o pneu descobri que não era apenas 1 mas sim 2 parafusos no mesmo pneu...  :wall Anda aqui algo de muito estranho... Já foi reparado também e está-se a aguentar bem.

Em relação ao aos trabalhos no novo motor, já foi encomendado na origem os segmentos, bronzes e junta de cabeça. E estou a negociar com um site do Canadá a aquisição das 4 pré-câmaras de combustão em inox, ficando assim tudo adquirido para fechar o motor.

Entretanto veio novamente para a família uma Hilux LN56, infelizmente mais em baixo de chapa do que a azul que tive há alguns anos, mas igualmente sólida de mecânica :thumbsup Foi o meu irmão que a adquiriu. Deixo uma foto em anexo.

#19
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
24 de Janeiro de 2021, 19:43
Eu tenho 1.80m, acho a posição de condução da CE90 excelente, já antes achava o mesmo da CE100. Há quem não goste por ser muito funda para um carro de dia a dia, mas eu pessoalmente adoro. A minha mãe quando anda de CE90 diz que vai sentada no chão :lol

Sim nos Açores são 2 anos para ligeiros e 1 ano para pesados.
#20
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
24 de Janeiro de 2021, 17:43
Acabou por levar também os foles de transmissão e o escape saiu fora para reparar umas pequenas fugas, mas precisa ser substituído em breve.

Um alinhamento de direcção e um banho depois, e já contava com folha verde para mais 2 anos  :thumbsup

Tenho que ver uma situação no farol frontal direito pois o "espelho" interior está solto e não afina, como tal levou anotação nos médios e máximos por estarem demasiado baixos. Não sei se terá reparação ou se terá que levar um farol novo.


(sim, levou banho mesmo em dia de orvalho e nevoeiro... :lol Gosto de levar os carros lavados à IPO  :clap: )


Entretanto foi o para-choques frontal GTi para o pintor e em breve vão as embaladeiras também. O pintor está um pouco cheio de serviço, como tal o material foi entregue "para se ir fazendo", visto que o para-choques precisa de um pouco de carinho.
Quando estiver semi-reparado vai lá o carro para fazer test-fit e eventualmente montar tudo, bem como tratar dos espelhos e colar o friso em falta.
Talvez nesta altura já leve também bancos frontais "novos", depende do orçamento disponível para o estofador. A ideia é aplicar uns bancos suplentes que tenho do AE86. Queria os do AE92 mas estão a preços muito altos e são difíceis de encontrar. Segundo consta, também, os bancos do AE92 são um pouco mais altos que os originais da CE90 e não queria alterar a posição de condução atual, apenas uns bancos mais desportivos. Fiz um test-fit há uns meses e à partida os do AE86 ficam exactamente iguais aos da CE90. :thumbsup
#21
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
16 de Janeiro de 2021, 19:11
Enquanto o motor novo não vai ao sítio, há que manter o carro em condições, até porque na próxima semana vai à IPO:

- Discos de travão
- Retentor da cambota e came
- Lavagem exterior do motor
- Óleo e filtro de óleo
- Dar um jeito no parafuso do débito de gasóleo para deitar menos fumo

A ver se fica resolvida uma "pequena grande" fuga de óleo, e se passa na IPO à primeira :assobio :assobio
#22
Geral / Re: Fotos da internet
16 de Janeiro de 2021, 19:01
Mais umas fotos que apareceram há pouco pelo Facebook, da autoria José Batista.

São todas na ilha de São Miguel. Data incerta mas 100% certeza que são todas dos anos 80.
#23
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
07 de Dezembro de 2020, 10:20
Por vezes habituamo-nos tanto às coisas que pequenos defeitos passam despercebidos, o que é o caso da matrícula traseira da minha CE90.
Ter sido mandado parar e autuado pela polícia foi uma espécie de abre-olhos para algo que deixei de me aperceber há algum tempo: as letras de matrícula estavam bastante escuras. Segundo o agente, a matrícula não estava visível.

Portanto toca a fazer uma sopinha de letras...


Mesmo sem ser uma limpeza perfeita, acho que dá bem para ver a diferença


Já no sítio



Era para ter lavado também o carro mas ficou para outra vez.

Enfim, lição aprendida. :duh:
#24
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
01 de Dezembro de 2020, 08:34
Este carro foi comprado há (quase) 3 anos no Porto com 316.000. Acredito que tenha sido falta de manutenção e o motor foi ficando desgastado com o tempo. Se tivesse sido das ilhas desde o início acredito até que tivesse ainda mais desgaste.

A troca pelo 2.0D é apenas porque vou aplicar turbo, se fosse para manter atmosférico abria e reparava o 1.8 (até porque tenho + 1 carro igual para peças e tem motor).  Não vai ser projecto para muitos cavalos nem muito menos para andar a fazer corridas, o carro vai continuar a fazer dia a dia como sempre. Apenas quero-lhe dar um pouco mais de potência para ajudar nas subidas e ultrapassagens, já que o troço que faço diariamente é um misto de freguesia com auto-estrada. E para não vir a ter problemas de fiabilidade estou então a dar uma geral ao motor. Desde que seja tudo bem feito o motor continua a ser papa kms sem dar problemas.
O 2.0TD (2CT) do Carina debita à volta de 90cv (mais pónei menos pónei) e tem como base o 2.0D (2C), sendo o meu objetivo ficar com essa potência ou pouco mais, o que faz diferença dos 60 e poucos do 1.8. Poderá também influenciar os consumos pela positiva se o pé for leve. Também ajuda a "arrastar" as jantes 15'.

A direção assistida está também nos planos juntamente com o motor. Juntamente com os espelhos elétricos (ainda por montar), o carro aos poucos vai ficando mais modernizado. Gosto dele como é, caso contrário teria um carro mais recente, mas para dia-a-dia há certos "luxos" que começam a fazer falta... Talvez por eu já ter passado a barreira dos 30 anos, quem sabe :lol Abraço :thumbsup
#25
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
30 de Novembro de 2020, 09:13
E já começou a obra para futura troca de motor.



O motor já foi aberto. Nem aparenta ter 400.000 e estar parado há 4 anos.
O pouco desgaste que tinha é uniforme. O pior a apontar é as 4 pré-câmaras de combustão que estão a começar a rachar.


De resto vai levar o trabalho normal de torneiro e depois juntas, vedantes, segmentos, bronzes...
O bloco vai ser decapado e pintado.
#26
Garagem / Re: UAC - Toyota Corolla GLi
30 de Novembro de 2020, 09:05
Que máquina! Parabéns! :thumbsup

Não fazia ideia que existia essa versão. Fora o HB estava convencido que existia apenas no Liftback.
#27
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
25 de Novembro de 2020, 12:42
Confirmei o tubo de respiro pouco tempo depois de comprar o carro e não vi óleo, mas saía muito (mesmo muito) fumo. De todos os carros que já tive, nunca vi nenhum a sair tanto fumo pelo respiro como este.
#28
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
24 de Novembro de 2020, 14:20
Pedi a folha de registo de inspeções e há 7 anos há uma ligeira discrepância, mas até pode ter sido erro de introdução. O quadrante do carro não é o original pois tem típicas marcações das sucateiras, pode também ter sido nessa altura que por algum motivo houve troca de quadrante e respetiva diferença de quilometragem.



De qualquer das formas, o motor tem elevado consumo de óleo, apesar de não deitar fumo azul. O fumo tem cor preta normal, mas também a bomba injectora parece estar com um pouco de débito a mais.
Detetei ontem derrame pelo filtro de óleo e possivelmente pelo retentor da cambota, mas a maioria do óleo desaparece é por outro lado.
Nunca fiz teste de compressão, mas já fiz o antigo teste de engatar o carro desligado numa descida e o motor nota-se que tem pouquíssima compressão, pois não tem força para se segurar e começa a rodar bem e o carro começa a descair.
Se aumentar bastante a rotação do motor também se começa a ouvir um pequeno bater, mas não acontece em andamento normal.
Tem óleo no colector de admissão.

Fora isso o motor trabalha normal e até tem boa aceleração (tendo em conta a fraca potência e estar a puxar jantes 15'), mas em subida nota-se bem que não tem já muita força. Zero consumos de líquido de refrigeração.

Estes sintomas são idênticos aos que já senti há uns anos numa VW Caddy 1.9SDi e o problema era um pistão furado. Suspeito que a ce90 tenha algo parecido (pistão furado ou rachado), e provavelmente os vedantes de válvula também já devem estar bastante gastos. Os segmentos talvez não estejam maus, mas também não devem estar perfeitos.

Isto anda assim na minha mão há quase 3 anos e 30 mil kms. Não ando sempre à bruta com este carro, mas confesso que às vezes ando com isto como se estivesse a andar com os meus carros a gasolina, e o raio da starvan nunca se nega!

Depois de fazer a troca de motor vou logo abrir o 1.8 e ver realmente o que se passa ali dentro... Tenho mesmo MUITA curiosidade em ver :cool:
#29
JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
24 de Novembro de 2020, 10:15
Ora um pequeno update aqui na mula.

Continua a somar kms, vai agora com perto de 345.000.

Levou recentemente um upgrade à iluminação interior que era quase nula e uns calços de travão novos.

O motor está cada vez mais doente e estou já a preparar as coisas para o trocar por um 2.0D. Mas como vai demorar um pouco, vou fazer uma mini revisão ao atual motor: óleo, filtro, líquido de refrigeração e trocar o retentor da cambota que está a derramar. Tem IPO em fevereiro, como tal tem que ir em condições.

O motor de arranque está novamente a chatear, em vez de reparar novamente vou trocar por um novo.


#30
Classificados / Re: Anúncios no OLX
17 de Novembro de 2020, 11:01
O Cordia é lindíssimo :thumbsup Desconhecia o modelo.