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Mensagens - 2400GT

#16
Mais umas fotos :






































#17
Acabadinho de chegar de mais um excelente encontro informal do AJA Sul, aqui ficam algumas fotos dos carros presentes no encontro.

Apenas vos digo que quem não foi, não sabe o que perdeu....A participação excedeu todas as expectativas, o tempo ajudou á festa e assim algumas das melhores e mais exclusivas máquinas Japonesas do mundo, estiveram por lá !

Uma excelente manhã  :clap:

Até ao 16º encontro  :thumbsup

Abraços

Jorge



























#18
Citação de: prelude guy em 23 de Setembro de 2011, 17:17
Eu acho que se quisesses mesmo, o levavas ao informal de 9 de Out...  :assobio

Olha, faltam as capas dos pedias. Pelo desenho parecem iguais aos nossos Coronas e a Toyota ainda tem isso novo a 3 Euros cada capa  :thumbsup

Exacto, estava a ver que ninguém notava....

Já estão encomendadas no EBay.

:green:

#19
Citação de: Umtali em 23 de Setembro de 2011, 12:38
Jorge, estas ultimas fotos fazem lembrar uma brochura da época ... muitos parabéns !!!  :clap:  :clap:  :clap:



Citaçãoo forro do tejadilho foi limpo a fundo e está como novo.

Já agora que produto usas-te pois há carros em que as manchas são difíceis de tirar ... :tijolos



Boas.

Usei para tirar a sujidade maior creme de limpeza, dei acabamento com diluente sintético nas manchas mais dificeis ( o carro era de fumadores  :thumbdown: ) e depois lavei com lava tudo diluido em água.

Ficou muito bom, embora aqui e ali ainda se note alguma coisa, mas antes assim que colocar um forro aftermarket  8)

Abraço

Jorge

#20
E assim ficou ontem concluido o interior  :green: !

O tablier foi todo tratado, levou cintos de segurança novinhos originais Toyota, e o forro do tejadilho foi limpo a fundo e está como novo.

Os bancos estão como novos depois do tratamento  :dance:

Neste momento falta apenas cromar os párachoques e dar uma pintura exterior no carro e temos mais um Japonês salvo das garras do sucateiro  :thumbsup

Já tenho mais material novo exterior para montar no carro vindo do Ebay, tal como as borrachas dos vidros e os piscas laterais, mas agora só depois de pintar.

Abraços

Jorge

PS: Ainda falta montar os elementos das grossuras das portas em aluminio que fazem o acabamento das alcatifas, mas isso só depois de pintar.



















#21
Obrigado a Todos pela força.

Aqui vão mais umas novidades  :assobio

Nesta altura, tinhamos a continuação da obra, já com a consola central reparada e colocada no túnel central, com uma nova protecção da manete em pele instalada, assim como as laterais interiores das embaladeiras e depois o banco traseiro.

Faltavam ainda os cintos de segurança novos e tratar do tablier.

Mas começava a tomar forma  :green:















#22
Depois de alguns dias de interregno, aqui vão mais umas novidades acerca do restauro do Corona.

Pela altura do ultimo post, estava o interior do carro todo pintado e bastava começar então a montar novamente os interiores.

Faltava-me encontrar os revestimentos acústicos iguais aos originais, que entretanto tinham ido para o lixo, pois estavam em muito mau estado.

Corrí várias casas da especialidade em Lisboa, mas ninguém tinha já aquilo, é uma espécie de feltro grosso com cerca de 15mm de espessura, e só encontrava esponja e aglomerado de esponja ( também servia, mas não era a mesma coisa...).

Falei com um dos meus "mestres" de restauro auto, que me indicou uma casa em Setúbal, onde finalmente encontrei aquilo que procurava....a empresa chama-se "Casa das Napas" e fica ao lado do centro de emprego e da loja da Piaggio e é um mundo, pois tem tudo aquilo que se possa imaginar para estofadores auto e ainda têm muito material antigo - fica aqui a dica.

Comprei então uma peça com 6m2 e como já tinha esta experiência anterior da montagem do meu SSS, andei 3 dias armado em estofador  :lol:

Comecei por montar plasticos novos de protecção no interior das portas e por fixar as quartelas das portas, que já tinham sido tratadas anteriormente, e que ficaram impecáveis, como novas.

De seguida montei o revestimento acústico no interior de todo o carro, aplicando spray cola da Ceys ( recomendo...melhor que o da UHU que não presta e descola...), inclusivé na mala do carro, embora aqui não tenha colado o revestimento, fica apenas debaixo do tapete de alcatifa.

Depois foi só aplicar no interior a alcatifa que veio da Australia e o trabalho nesta altura destas fotos, estava já bastante adiantado.

Amanhã coloco o resto dos trabalhos, para já ficam mais estas fotos.

Abraços

Jorge





O tal feltro, com 15mm de espessura :











As quartelas das portas originais, com os simbolos gravados da Toyota estão como novas agora !









Por isso é que gosto das alcatifas da Allcarcarpets...basta fazer o furo para a caixa de velocidades e quase que acertam sozinhas  :green:













Nesta fase estava o trabalho a meio...amanhã continua o "relato".... :assobio

#23
Citação de: prelude guy em 10 de Setembro de 2011, 11:53
Tu 'tás um mestre  :clap:

Bem, como estás a documentar isto à posteriori não adianta dar sugestões... mas fica o trabalho bem documentado

:thumbsup

Manda sugestões, pois são sempre bem vindas.

;)
#24
Obrigado a Todos pelos comentários  :brinde

Existem mais umas actualizações que vou colocar assim que possivel.

abraços

Jorge
#25
Ora bem, continua então o "documentário" do Corona.

Agora que já estava toda a parte mecânica tratada, a parte de baixo do carro, o depósito e a mala, estava na hora de passar a tratar do interior.

Assim, desmontei todo o interior do carro, arranquei as alcatifas velhas e o forro do piso e mandei para o lixo, pois estava tudo velho e a cheirar mal.

Depois encomendei uma alcatifa igual á original ao meu fornecedor habitual no EBay.au, que recomendo a todos, pois tem uma qualidade excelente, não são caras e vêm perfeitas e com a parte de baixo do modelo em causa moldada na carpete a vapôr, ou seja, praticamente basta colocar dentro do carro e colar as laterais na posição certa  :angel:

O seller é o Allcarcarpets, basta procurarem no Ebay.au.

Depois de desmontar todo o interior, e as quartelas das portas tb, limpei tudo muito bem inclusivé as colas velhas com diluente, e apliquei em todo o fundo do carro uma finissima camada de Gravitex, assim como na parte interior das portas, de forma a que nenhuma humidade alguma vez consiga mais chegar á chapa pelo lado de dentro.

De seguida pintei todo o o interior do carro de novo, com a côr dele e depois de secar, apliquei uma valente camada de cera de abelha da 3M á pistola para dentro das embaladeiras, interiores das portas, e em todos os locais onde eventualmente a humidade se possa depositar.

Aproveitei, desmontei tb as grelhas em frente ao pára-brisas do carro, limpei tudo e fiz o mesmo tratamento, complementando no final com cêra de abelha á pistola.

Gastei no total 2 kgs de cêra nesta operação, e ficou com uns cartões por baixo a pingar de um dia para o outro até parar ( duvido que alguma vez mais volte a ganhar lá o que quer que seja...)  :dance:  

( Este foi o mesmo tratamento que fiz quando montei o interior do meu SSS, está cheio de cêra em todo o lado...).

Antes de tratar o interior do carro retirei todos os tapa furos velhos de borracha do fundo do carro, mandei para o lixo e comprei plugs novos, que instalei depois da pintura estar seca, como podem ver nas imagens.

De seguida, restaurei as quartelas das portas com um produto de limpeza de vinil, pintei os frisos cromados com tinta própria e apliquei novos plásticos de protecção no interior das portas, não sem antes limpar e encher de massa consistente todos os mecanismos dos vidros, que agora parecem uma pluma a actuar  :green:

O resultado foi este das fotos, após esta fase existem mais uns avanços, que depois coloco fotos aqui no fórum amanhã , assim como do aspecto agora das quartelas das portas.

Abraços

Jorge


Depois de pintado de novo....



Protecção do interior das portas antes da tinta



Painel de instrumentos á " La Celica"...



#26
Boas.

Amanhã continua o "documentário", pois cheguei agora do trabalho.... ::)

Abraços

Jorge

#27
Contem comigo tb !

Jorge Ribeiro

Datsun 180B Hardtop Coupé 1976



#28
He,he....Vocês são muito optimistas  :green:

Ainda falta pintar o carro todo e mais uma data de coisas, portanto duvido que acabe a tempo do informal de Outubro, mas fica prometida para o proximo informal a presença do Corona.

Para este informal deverei levar o Datsun 180B Coupé, que alguns ainda não viram ao vivo.

Voltando á estória do restauro, depois de muito trabalho e de estar uma semana a trabalhar impecávelmente, de repente deixou de trabalhar  :thumbdown:

Andei a ver o que se passava e verifiquei que o carburador estava completamente entupido com pequenas particulas de ferrugem e uma espécie de "gosma" cinzenta que tinha conseguido passar o filtro de gasolina........estava tudo entupido e tudo tinha de ser limpo e desarmado, incluindo a bomba de gasolina e o carbudador que eram novinhos em folha.... :wall

Só havia uma explicação : O depósito estava contaminado com depósitos de ferrugem e de gasolina velha, fruto dos 18 ou 20 anos que esteve parado e só havia uma coisa a fazer....Tirar o depósito fora e resolver o problema pela base.

Depois de investigar durante uma semana na net a melhor forma de o fazer, optei pelo método de decapagem interior do depósito por acido fosfórico e posterior electrólise e selagem do mesmo.

Assim sendo, e seguindo as recomendações deste site que vos recomendo para quem tiver o mesmo problema, pois dificilmente poderia estar mais explícito : http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank

Ataquei o problema !

Removí o depósito , tirei a sonda e olhei lá para dentro e fiquei estarrecido  :hum:......Era um cenário impressionante de lodo e ferrugem lá dentro, embora não observa-se sinais de corrosão exterior ao depósito, apenas interior.

Depois de o lavar exaustivamente por dentro através da utilização de uma máquina de jacto a 130bar para remover a maior gosma ( acreditem que sairam quilos lá de dentro ! ), deitei 5 litros deste produto ( Desox ) lá dentro e depois de selar os orificios do depósito, abanei aquilo durante uma boa meia-hora, de forma ao produto chegar a todo o lado dentro do depósito.



Desox , informação detalhada : http://www.davis.com.br/Boletim/40.htm

Este produto tem a vantagem de ser decapante da ferrugem, e é extremamente eficaz, embora de seguida tenha de ser neutralizado com uma base alcalina, pois é um ácido e não pode ficar em contacto com o metal .....

Deixei o produto actuar durante a noite e de manhã o cenário lá dentro era agora bem diferente :angel:

O depósito apresentava-se agora limpo e na côr do metal na maioria do mesmo, embora persistissem algumas zonas ainda resistentes....Depois de o lavar novamente com a máquina de jacto, passei á fase 2, ou seja, a decapagem interna por electrólise.

Depois de encher o depósito com 70 litros de água, misturada a cada 10 litros com 3 colheres de Carbonato de Sódio ( Vulgo Blanka das máquinas de lavar roupa ), mergulhei pela zona da sonda um varão de aço de 13mm das obras inserido numa rolha de cortiça para que não fizesse contacto com as laterais do depósito e com o comprimento calculado, de forma a não conseguir tocar no fundo do depósito ( muito importante ! ).

Se seguida liguei um carregador de baterias á corrente, ligando o borne negativo ao depósito e o positivo ao varão de aço de 13mm, e quase de imediato começa-se a observar uma reação química de electrólise dentro do depósito, visivel pela formação de uma enorme formação de bolhas de hidrogénio a sair da mistura e formação de espuma. O que basicamente acontece é que por força da indução da corrente electrica, a ferrugem começa a saltar da chapa do interior do depósito e a ser atraida pelo anodo positivo ( varão de aço  ), que tb vai por acção da corrente electrica, começar a perder bocado de aço que se vão depositar nos locais fragilizados pela anterior ferrugem ;)

Esta operação tb tem a vantagem de ser feita utilizando uma base alcalina, que vai neutralizar qq vestigio do ácido fosfórico, anteriormente utilizado na fase 1 do processo.

ATENçÂO : O Hidrogénio é altamente inflamável, logo esta operação deve ser feita ao ar livre, para não fazermos saltar o telhado lá de casa !
Deve-se ir adicionando água misturada com o Carbonato de Sódio ao depósito, conforme esta vai evaporando, para evitar que o anodo fique exposto ao ar. De vez em quando tem de se tirar o anodo para fora e limpar com um pano a ferrugem que está agarrada ao mesmo e acreditem que no meu caso, a ferrugem agarrada era de tal ordem que fazia uma espécie de cacho agarrada ao anodo !

Mais um site relativo a este processo de limpeza :

http://antique-engines.com/electrol.asp

Depois de 2 dias a fazer electrólise, o processo ficou completo e sabemos que é assim, pois deixa de haver observação de reacção quimica na mistura, pois a ferrugem fica completamente limpa do objecto, e não havendo mais nada para limpar, o processo pára sozinho.

Dei mais uma tareia de máquina de jacto lá para dentro, agora tinha finalmente um depósito completamente decapado por dentro da côr do aço inoxidável :green:

Passei assim á fase 3 do processo, ou seja, a selagem interna do depósito através da utilização deste produto que mandei vir do EBay.uk, e do qual tb já tinha ouvido falar maravilhas :



http://www.kbs-coatings.com.au/kbs-gold-standard-tank-sealer

O Gold Seal da KBS é uma espécie de resina epoxida, que depois de secar é completamente imune a solventes de toda a espécie, ácidos, sal, etc......(aliás, nem com uma chave de fendas se consegue arranhar aquilo depois de secar, parece aço ).

Assim, depois de estar 2 horas a secar o depósito por dentro através da utilização de uma pistola de calor, tratei o mesmo com este produto, e depois ficou a curar cerca de uma semana ( o minimo são 3 dias ), e assim fiquei com um depósito novo  :dance:

Tratado por dentro, passei a tratar o depósito por fora, que foi decapado e pintado com primário de chapa e tinta preta de alta temperatura ( anda perto do escape...) e ficou impecável....já que o depósito estava fora, coloquei uma nova sonda de combustível,  tratei e pintei toda a zona da mala e o resultado foi este :    











Depois de terminar de tratar a mala, ainda tive de desmanchar, limpar e montar novamente todo o sistema de combustível do carro, pois tudo estava entupido. No final coloquei dois filtros em vez de um antes do carburador, e foi apenas dár á chave umas 3 ou 4 vezes até carregar o sistema e voilá : O Corona ressuscitou a até hoje nunca mais deu qq tipo de problemas ( afinal é um Toyota... :thumbsup )

Todo este processo demorou mais um menos um mês de trabalho até ficar tudo como as fotos documentam.

Amanhã continua o relato.

Abraços

Jorge












#29
Sim, claro que os párachoques são cromados, alguém no passado os pintou de preto, pois deviam estar a precisar de re-cromar.

Estão no entanto em muito bom estado, o que vai facilitar o tratamento de cromagem que lhes vou dar.

Mais logo continuo com a "reportagem" do restauro.

Abraços

Jorge

#30
Apresentação dos membros / Re: Mais um!
04 de Setembro de 2011, 22:48
Bem Vindo !

JR