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Mensagens - 2400GT

#31
Quando acabei de resolver os problemas da travagem e da embraiagem, passei para o motor.

As primeiras tentativas foram decepcionantes, pois o carro tentava pegar mas não passava disso...Após uns bons 3 finais de tarde á guerra com cabos de velas, velas, distribuidor, bobines, etc....etc......descobrí por acaso ao dar á chave do lado de fora da janela o problema....

Não saia fumo do carro atrás logo...o escape estava entupido.

Depois de muito procurar, encontrei um escape original no EBay.uk e quando ele chegou foi só montar, confirmar tudo o que tinha feito antes e voilá ! Á segunda vez que dei á chave pegou com um roncar surdo e um ratére tal que os meu cães desapareceram durante o resto do dia para a parte de trás da casa   :lol :lol :lol

Em relação á zona do motor levou praticamente tudo novo, e fui montado consoante as peças iam chegando...de memória :

Cabos de velas, velas, bobine, platinado, condensador,bomba de gasolina,bateria, tubos de radiador, limpeza e pintura do radiador, termostato,filtros de ar, gasolina e óleo, óleo 10w40 Castrol GTX, tampa do distribuidor, regulador de tensão, e para finalizar um carburador novinho em folha que conseguí encontrar no Ebay.us, além de uma data de outras pequenas coisas de promenor.

Trabalhou muito bem durante uma semana, depois voltou a não querer pegar   :duh:

Passei-me da tola    :tijolos

Depois de mais uns testes e de tirar a tampa do carburador lá descobrí o problema....Estava tudo entupido, ou seja, o depósito de gasolina estava contaminado por dentro....

Amanhã conto-vos como resolví mais este problema, entretanto mais umas fotos da máquina

Abraços

Jorge


A gravação na tampa das válvulas não deixa dúvidas : TSA - Toyota South Africa



Coisa rara de ser vista cá pelo burgo ;)



Quando desmontei o radiador e as grelhas, aproveitei e tratei a frente interior do carro



Logos :







#32
Obrigado a Todos pelos comentários ao meu Corona  :thumbsup

Tb queria deixar um especial agradecimento ao Fausto, a quem tenho ligado de vez em quando a perguntar informações acerca dos Toyota Corona, pois ele conhece o modelo muito bem, e Eu percebo mais é de Datsun.....

Depois de levar o embrulho para casa, os primeiros trabalhos que efectuei foram resolver a questão da falta da chave e o problema dos travões colados.

Como graças a Deus, existem a WWW e o Ebay que resolvem muita coisa, tive de mandar vir quase tudo até agora para o carro da Australia, através do EBay.au.

Ao nível da travagem tudo foi substituido, desde bombas centrais aos tubos flexíveis, ás polies, e aos calços, sendo que as maxilas da frente foram reconstruidas por mim com vedantes novos..... até tubos rigidos trocou, pois tudo estava acamado e entupido  ::) do original só ficaram os discos da frente que estavam em muito bom estado.

Já que estava debaixo do carro, tratei o fundo e ficou como novo como as imagens mostram, não tirei muitas fotos nesta fase ( perguiça ), mas dá para ver o que foi feito...só nesta fase entre chegar o material e o trabalho propriamente dito, passaram-se uns bons 3 meses.













De seguida passei para a embraiagem, que apesar de estar colada, depois de alguma persistência descolou, e levou as bombas central e secundárias novas, foi afinado o pedal e ficou impecável...Aqui mais uma foto do motor do carro, amanhã coloco mais fotos e detalhes do restauro.



Bombas centrais travões e embraiagem novas





Abraços

Jorge











#33
Boas.

Como alguns sabem, ando á cerca de um ano a restaurar aos poucos ( conforme me vai dando a vontade ) um Totota Corona 2000 GSL, modelo RT85 JDM, versão que só foi fabricada para os mercados Japonês, Australiano e tb RSA ( Republica Sul Africana ).

Para Portugal por aquilo que julgo saber,  existiram os RT81 com 1600 e mais tarde 1800cc, com os interiores de manometros quadrados ( este por dentro parece o Celica da altura ).

Descobrí este carro quando ia almoçar na margem sul, parado num descampado ao lado de uma oficina, onde tinha sido colocado fazia 3 meses, pelo dono da oficina onde estava há mais de 18 anos parado.....

Como devem calcular, e dado que ainda por cima o carro é RHD ( nunca os fizeram LHD ), o destino desta raridade era o sucateiro em breve, e já la tinham andado uns curiosos a mexer no carro ( a estragar basicamente...), para lhe levarem os frisos dos vidros que estão em falta, e o automático dos piscas....fizeram tb o favor de lhe perder a chave, o que me obrigou a desmontar o canhão da fechadura e enviar para a casa das chaves logo após a compra  >:D

O que mais impressionava no carro éra ver um Toyota de 1971 sem vestígio de ferrugem em lado nenhum, o carro estáva virtualmente impecável, fruto de sempre ter sido carro de garagem, e de ter vivido alguns anos na África do Sul, onde o sol reina a maior parte do tempo, tendo sido trazido para PT pelo seu anterior proprietário em 1976.

Os interiores estão rigorosamente impecáveis e apenas as alcatifas estavam velhas, assim com a pintura que estava bastante queimada pelo sol por ser vermelha ( RAL 3003 Ruby Red ).

O carro passava a maior parte do tempo parado na garagem e só era usado nas férias, por isso tem 70.000km's....entretanto o homem regressou definitivamente para a RSA e ofereceu o carro ao dito mecânico que não lhe ligava nada e assim ficou tapado com uma manta na oficina 18 anos até ir para a rua e Eu o ver  :D

Aqui esta a foto de TLM no descampado no dia em que o encontrei/salvei, e comprei na mesma hora que o ví ( o que me chamou a atenção foram os espelhos é claro )  :green: :



A mecânica estava completamente acamada, os travões colados, o motor rodava, mas não tinha chave para o tentar por a trabalhar e a direcção estava trancada.....O preço foi simpático e assim chamei o reboque e foi para casa logo naquele dia á tarde e assim ganhei mais uma dôr de cabeça, que dura á cerca de um ano, e cujo projecto se encontra agora bastante adiantado.

Amanhã coloco umas fotos e as peripécias deste restauro, fica aqui uma foto de como está o compartimento do motor e por ela já podem calcular uma parte do trabalho que efectuei até agora....



Abraços

Jorge

PS : Imagem do carro na publicidade da época :





#34
Ainda bem que esteve bom tempo para ajudar á festa do JA's :)

Aqui pelos lados de Setúbal caiu chuva a potes e trovoada, desde as 06.00h até ás 10.20h mais ou menos, e assim acabei por mandar um SMS ao Pedro Massa e cancelar a minha ida a este informal, com muita pena minha.

Vão haver outras oportunidades, e estamos já quase a chegar á MotorClássico em Abril... que tal organizarmos uma caravana de JA's ?  :green:

Abraços

Jorge Ribeiro

#35
Excelente encontro, com um tempo espectacular a ajudar á festa !

Não tive oportunidade desta feita para ir almoçar com os restantes membros, mas estive presente no encontro ao volante do meu SSS de 1971, curiosamente o unico 1600SSS que apareceu por lá desta vez  :green:

Muitas e boas máquinas presentes, a maioria em excelente estado de apresentação e originalidade.

Venha o próximo !

Abraços

Jorge

#36
Geral / Toyota - For the Very Good Years !!!
26 de Abril de 2010, 15:08
Boas.

Este anuncio foi feito no inicio dos anos 70 na Australia, e mostra toda a principal gama da marca na altura.

É bonito ver, como uma ideia bastante simples e sem o recurso a artificios de efeitos especiais, consegue transmitir em poucos minutos, toda uma campanha de marketing altamente bem elaborada....

Conduzindo o Toyota, sobe-se na via, tem-se sucesso, conseguem-se as mulheres mais bonitas, e constroi-se uma família !

A musica é perfeita e encaixa no anuncio que nem uma luva....

Já está nos meus favoritos ;)

Abraços

Jorge Ribeiro

Toyota car range - Australian TV commercial (1972)
#37
Pois é, foi mesmo um dia em cheio, agora venha outro !

Para o Prelude Guy, que anda á guerra com os carburadores duplos, como eu ando com os SU's do meu SSS, aqui vai um link que pode ser que ajude a afinar a máquina :

http://www.vtr.org/maintain/carbs.shtml

Abraço

JR

PS : Compra um carb flow meter da Gunson, faz pesquisa disto no EBay.
#38
Boas.

Em principio contam com a minha presença.

O veiculo será o Datsun 1600SSS de 1971.

Abraços

JR
#39
Boas.

Obrigado a todos pelos comentários, e agradecimentos em particular ao Pedro Massa e ao AJA pelo convite que me dirigiram, para a participação do Skyline neste evento.

O Toyota Crown do Fausto está espectacular, parabéns ao proprietário pelo belissimo restauro que nele foi efectuado, não tenho dúvidas que será um dos melhores no mundo, nesta condição.

No Domingo lá estarei presente na FIL , para ajudar naquilo que fôr preciso.

Abraços

Jorge Ribeiro

#40
E mais umas fotos :

#41
Boa Noite.

Excelente encontro este informal sul do AJA, que teve a sorte de ser acompanhado por um dia de verão, com temperaturas acima dos 25ºc, nada de chuva para estragar os nossos Japoneses Antigos !

Fui o primeiro a chegar, eram 09.00h em ponto, mas apenas porque fui enganado pela PDA que actualizou as horas automáticamente ás 02.00h e que me fez levantar ás 06.30h em vez das 07.30h que tinha colocado no alarme, e como só dei conta quando já estava a sair de casa.... :lol

Muitas máquinas presentes, algumas bem dificeis de encontrar em qualquer parte do mundo, ( mesmo no Japão ), o AJA está de parabéns uma vez mais.

Ficam aqui algumas fotos, não são de grande qualidade, pois foram tiradas com a PDA.

Abraços

Jorge Ribeiro



#42
Boa Noite.

Podem contar comigo e com o 2400Gt no Informal Sul do AJA.

Abraços

Jorge
#43
Citação de: prelude guy em 09 de Outubro de 2009, 17:33
Acabei de me aperceber, mas nesse dia a marginal vai estar muito condicionada, devido a um evento desportivo.

A corrida do Tejo.

Achei conveniente avisar  :D

Boas.

Sim, começa ás 10h e é entre Algés e Oeiras, de certeza que vai entupir a A5, já que a Marginal deverá ser cortada ao trânsito...

Poderá influenciar a chegada ao local....O que dizem ?

Cumps

Jorge
#44
Citação de: blardY em 05 de Julho de 2009, 20:45
...aquela máquina!!

Taambém eu tendo um atanque quando soube que um tampão tinha ido à vida, mas ao ver o teu ar aflito contive-me!
Guarda-os bem que isso é mesmo de se ter.

O datsun está com um look muito porreiro, as jantes não lhe retiram em nada a originalidade e assim podes andar descontraído sem medo de cair alguma coisa!
Os espelhos a meu ver foi uma excelente opção  :clap:

Um abraço


Olá Massa.

Ficaram bonitos os espelhos  :green:

O F. Soares arranjou-me uma cópia do catálogo original do carro onde se vê que os Datsun vinham para Portugal sem espelhos e a malta cá escolhia se queria de porta ou de guarda-lamas ( aliás até está essa indicação lá escrita no catálogo ).

O pessoal por cá 99,9% das vezes escolhia na porta e ainda por cima levava só o do condutor, e no caso do meu carro foi assim, colocaram-lhe o do 240Z na porta.

Estes vieram do Japão, e são iguais aos que estão nas fotos do PGC10 da Wikipédia, e ficam a matar no carro  :)

É claro que alguns facciosos do costume dizem logo que parece uma roulote e tal, mas para mim é-me igual  :D

Em relação ao tampão a estória é mirabolante ( já a conheces...) :

Depois de andar quase um ano á caça de um tampão a varrer os Ebays de todo o mundo, a ver pedir preços exorbitantes de fazer cair o cabelo, encontrei o tampão em falta num dos vendedores da...Automobilia da Moita.... :icon_eek:

Ao falar com ele, disse-me que andava a carregá-lo de feira em feira havia já vários anos e que até era um favor que lhe fazia levar aquilo, pois nem sabia de que carro era e só tinha aquele...Por €25 fiz-lhe o dito favor :D :D :D

Há coisas do arco da velha !

Abraços

JR

#45
 Porque não manda fazer o que falta, talvez seja possível, ainda à pouco tempo mandei fazer frisos para um carro antigo, ficaram impecáveis e não custou isso. também devem fazer tampões [/quote]

Olá.

Obrigado pela dica mas o tampão em falta já o tenho...estive quase um ano á procura de 1 mas lá o encontrei.

Agora que tenho os 4, estão guardados na minha garagem para não haver mais nenhum a ir de férias....

Abraços

JR