Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Santos Silva

#1
Geral / 50 Anos Toyota em Portugal
09 de Março de 2018, 07:36
Foi em 17 de Fevereiro de 1968 que o Sr. Salvador Fernandes Caetano, administrador da Salvador Caetano - Industrias Metalúrgicas e Veículos de Transporte SARL, assinou o acordo de importação exclusivo da Toyota para Portugal.

A Toyota Caetano Portugal vai durante este ano promover diversas iniciativas das quais algumas irão inevitavelmente que passar pelos clássicos.

O AJA como seria de esperar, sendo um dos mais antigos (este ano festeja 15 anos) grupos/clube de entusiastas apoiará e participará nestas iniciativas.

Fiquem atentos a mais desenvolvimentos ao longo deste ano.

Para já fiquem com alguns vídeos que estão a ser disponibilizados pela marca:

https://www.youtube.com/watch?v=VLniLdssmQY&t=126s

E aqui o anuncio que repesca um dos mais emblemáticos modelos da marca e que faz mexer com as memórias:

https://www.youtube.com/watch?v=AXC3AElkHSo

#2
Citaçãoauthor=Toylex link=topic=9660.msg223911#msg223911 date=1460064379

E aproveitando o 1º post deste tópico, queria registar que deixei de receber por email o resumo de atividade no fórum. Curiosamente foi depois de ter aberto o tópico e referido que recebia diáriamente o resumo, houve alterações pela moderação  ???




Toylex,

Nem sei a que email de resumo de atividade se refere... Que eu saiba nada foi alterado. ::)
#4
Eventos AJA / Boas Festas
24 de Dezembro de 2015, 13:13
A todos aqueles que tem a mesma paixão pelos clássicos e em particular pelos Japoneses, a Direção do AJA quer desejar uma época festiva cheia de alegria.

Que o Ano Novo de 2016 vos traga muitas alegrias com a concretização dos sonhos de cada um.

FESTAS FELIZES

Pela Direção do AJA,
#5
Eventos AJA / Autoclássico 2015
05 de Outubro de 2015, 11:30
O AJA esteve, como é habito desde a 1ª edição, representado neste certame que já podemos considerar o mais importante da península ibérica e dos melhores a sul da Europa.

Desta vez a viatura exposta fugiu um pouco àquilo que alguns estariam à espera pois se tratava de um comercial montado em Portugal entre os anos 70 e 80 e que possuía uma mecânica japonesa da Daihatsu.
A TAGUS viveu na época dos UMM, Sado e Portaro mas é um modelo muito pouco conhecido e difícil de encontrar.

Aqui ficam umas fotos...
#6
O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - realiza o 22º Encontro Informal AJA Norte na Marginal do Douro, Porto em Massarelos, junto à Ponte da Arrábida.


Neste dia 26 de Abril juntámo-nos ao movimento: "Drive it Day" promovido pelo ACP que pretende que o dia 26 de Abril seja o dia em que os clássicos venham à rua.
Este dia já se celebra em vários países da Europa há anos e agora vamos tentar que a moda pegue aqui em Portugal também



O que é um Encontro Informal no AJA?

1. É uma concentração estática de automóveis e motas japonesas construídos até ao ano de 1985, e também de modelos desportivos e de luxo de anos posteriores que mantenham o perfil de originalidade.

2. O objectivo é o convívio e partilha de informação entre os participantes.

3. Chama-se "Encontro Informal" porque, apesar de ter organização e regras definidas, é um evento social simples e gratuito.

Neste evento é possível:

- Adquirir merchandise do AJA (Ver tópico "Loja do AJA");
- Actualizar a quotização de sócio;
- Solicitar informação sobre a inscrição como associado;
- Registo na base de dados de contactos para divulgação de eventos organizados pelo AJA;
- Adquirir o jornal do AJA "AJA-sun";
- Esclarecimento sobre o funcionamento do fórum do AJA.

É UM EVENTO DE LAZER E DESCONTRACÇÃO.


Data: Domingo, 26 de Abril de 2015
Local: Alameda Basílio Teles, Massarelos, Porto, junto à ponte da Arrábida
Horário: das 09:30 ás 11:00 com passeio até à Marina de Gondomar
Contacto: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
Organização: Núcleo AJA Norte

Mais informação sobre o local
Coordenadas: 41.148326, -8.641137



https://www.google.pt/maps/@41.148326,-8.641137,3a,75y,15.32h,85.42t/data=!3m4!1e1!3m2!1siR0reLn2cG3zBmqiJneeKQ!2e0?hl=pt-PT

É a primeira vez que participo, o que devo fazer nesse dia?

- Traga o seu automóvel bem cuidado (a limpeza da viatura é um sinal de respeito), com matriculas pretas da época, documentação da época sobre o modelo, apresente-se aos restantes participantes.

- Tenha uma condução segura e descontraída. São reprovadas atitudes de destaque pessoal, acelerações ou condução agressiva. Não é permitida a colocação de qualquer anúncio de venda nos carros expostos sem autorização prévia até 3 dias da data do evento.

- A entrada no parque é controlada pela sua inscrição e limitada ao espaço físico existente. Faça a sua inscrição atempada e tenha em consideração a hora de chegada.

- A saída do local do evento deve ser feita com uma condução tranquila e segura. Devemos ser dignos da confiança da entidade que nos cede o espaço. Nenhum evento do AJA serve como oportunidade de afirmação pessoal, o espírito dos nossos eventos é precisamente o contrário.


Há almoço para quem quiser ficar mais algum tempo?

A definir no dia mediante a existência, ou não, de interessados.

Como faço a minha inscrição?
Não faz, trata-se de um evento informal sem inscrições!

Que tipo de viaturas se enquadram neste evento?

Carros e motas de marcas japonesas construídos até 1985, incluindo viaturas comerciais em estado original, viaturas de competição e desportivos e de luxo posteriores que mantenham o perfil de originalidade.
- Exemplos de desportivos posteriores a 1985: S2000, Impreza, MX-5, Swift GTi;
- Exemplos de carros de luxo posteriores a 1985: Legend, Accord, Camry, 929, Galant VR4;
Neste evento não se enquadram carros modificados esteticamente.


Em caso de dúvida se o seu carro se enquadra neste evento, não hesite em contactar-nos.
#7
Pena o meu japonês ser tão escasso mas as fotos falam por si!!!

http://jp.autoblog.com/2015/03/25/s660/







#8
Eventos AJA / Feliz Natal 2014 e Bom Ano Novo 2015
16 de Dezembro de 2014, 22:00
#9
Encontrei algumas fotos deste modelo em competição e decidi partilhá-las!

O Piloto é António Santos.



























#10
Eventos de outros clubes / AE86 roubado
15 de Novembro de 2014, 12:57
Pois é, mais um desaparecido.
O carro do nosso amigo João Rocha da Silva, também conhecido por Rochinha e que ativista do Youtube com canal próprio para ajudar/ensinar outros como se faz, ficou há duas noites sem o seu AE.

Partilhem esta informação pelo maior número de locais possível pois este modelo é alvo de muita atenção e tenho a certeza que se não saiu de Portugal, vai ser fácil perceber alterações em alguém: Ou alguém que arranjou de repente peças para restaurar o seu AE, ou alguém que vai aparecer com umas jantes novas ou para vender, ou vão aparecer peças disponíveis à venda, etc.

Se prestarmos atenção, é provável que notemos alguma coisa de "diferente" em alguém.

http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9032.0



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202231053892746&l=34fbcb6e0f
 
#11
Eventos AJA / 18º Encontro Informal AJA Madeira
12 de Setembro de 2014, 13:35
O núcleo AJA Madeira vai levar a cabo mais um Encontro Informal desta vez em Câmara de Lobos no Domingo dia 21 de Setembro de 2014

O programa é conforme abaixo:

09:00 – Recepção das viaturas que ficarão em Exposição
10:00 – Embarque Cais de Câmara de Lobos para Passeio de Catamaran
           Passeio ao longo da Costa Camaralobense com paragem para mergulho.
12:30 – Regresso à Baía de Câmara de Lobos
           Passagem pelo Cenro Histórico em direcção à Praça da Autonomia, podendo, quem desejar, tomar um aperitivo típico do local, a famosa "Poncha"
13:30 – Almoço no Restaurante Praia do Vigário
16:30 – Saída do parque de Exposição
           Visita ao Pico da Torre para as despedidas.


As inscrições estão LIMITADAS a 90 PESSOAS

Data LIMITE para inscrições 18 de SETEMBRO de 2014


Inscrições através de email: sagref@gmail.com ou telemóvel 965 010 964


O valor da inscrição para este evento é de:

- Crianças até 4 anos - gratuito desde que acompanhado por um adulto
- Crianças dos 5 aos 11 anos - 12,50€
- Pessoas acima dos 12 anos 25€

O valor da inscrição inclui:

- Exposição da viatura
- Passeio de catamaran
- Almoço

Nota: O preço da inscrição é único mesmo que não participe em todas as atividades.


#12
Área Técnica / Manuais Nissan GT-R
12 de Agosto de 2014, 07:49
Não sei se alguém tem interesse neste documento mas aqui fica o link:

http://japaneseclassicimports.com/jci/tech-resources/
#13
Eventos AJA / BOAS FESTAS
23 de Dezembro de 2013, 20:06
Amigos,

Desejo a todos que estes dias que já estamos a viver sejam de grande Paz e Alegria.

Que o ano de 2014 seja muito melhor que as perspetivas que os meios de comunicação insistem em divulgar.
Sejamos ativos, lutemos contra a passividade. Se nós não fizermos ninguém vai fazer por nós.

Um abraço a todos.  :thumbsup
#14

The New York Times




--------------------------------------------------------------------------------

September 17, 2013


Eiji Toyoda, Promoter of 'Toyota Way,' Dies at 100

By HIROKO TABUCHI


TOKYO — Eiji Toyoda, who as a member of Toyota Motor's founding family and an architect of its "lean manufacturing" method helped turned the automaker into a global powerhouse and changed the face of modern manufacturing, died on Tuesday in Toyota City, Japan, where the company has its headquarters. He was 100.

His death, at the Toyota Memorial Hospital, was caused by heart failure, the company said in a statement.

Mr. Toyoda, a nephew of the Toyota Group founder, Sakichi Toyoda, was president of Toyota from 1967 to 1982 and continued as chairman and then as adviser until his death. In almost six decades with the company he helped transform a tiny spinoff of a textile loom maker into the world's biggest automaker.

Early on, he helped put Toyota at the forefront of a wave of automobile production in Japan, pushing it to bolster its lineup, first by adding compact vehicles and sports cars in the 1960s and 1970s. In the 1980s he initiated the development of luxury models to compete with the likes of Mercedes-Benz and BMW, culminating with the Lexus brand in 1989.

Mr. Toyoda also pushed Toyota's expansion overseas, helping to establish the company's joint factory with General Motors in Fremont, Calif. The plant, known as Nummi, introduced Japanese lean-production methods to the United States as part of a migration of Japanese auto manufacturing to American soil. The company's manufacturing efficiencies have helped maintain Toyota's status as one of the top auto manufacturers and employers in the world.

Nummi closed in 2010. It is now the site of a factory that makes the electric car trailblazer Tesla Motor.

In the early 1990s, it was Mr. Toyoda, known as a man of few words, who gave voice to a sense of crisis inside the company as Japan's economic growth sputtered, arguing that Toyota needed to change the way it made cars if it hoped to survive in the 21st century. His urgings prompted the development of its popular Prius gas-electric hybrid, the manufacturing expert Satoshi Hino wrote in the 2005 book "Inside the Mind of Toyota."

Mr. Toyoda was born on Sept. 12, 1913, near Nagoya in central Japan, the second son of Heikichi and Nao Toyoda. He spent much of his youth at his family's textile mill and took an early interest in machines, he said in his 1988 autobiography, "Toyota: Fifty Years in Motion." He graduated from the University of Tokyo in 1936 with a mechanical engineering degree and joined his family's loom business.

The following year, Kiichiro Toyoda, son of the founder, created Toyota Motor, taking the young Eiji Toyoda with him.

Assigned to a division devoted to resolving quality problems, Mr. Toyoda is said to have developed an uncanny ability to spot waste.

"Problems are rolling all around in front of your eyes," Mr. Toyoda said of those days in "Inside the Mind of Toyota." "Whether you pick them up and treat them as problems is a matter of habit. If you have the habit, then you can do whatever you have a mind to."

In 1950 he set out on what would turn out to be a pivotal three-month tour to survey Ford's Rouge plant in Detroit, then the largest and most efficient factory in the world. Before the war, the military government prevented Toyota from building passenger cars, compelling it to make trucks for Japan's war effort instead.

By 1950, Toyota had produced just 2,685 automobiles, compared with the 7,000 vehicles the Rouge plant was rolling out in a single day, according to "The Machine That Changed the World," a 1990 study by James P. Womack, Daniel T. Jones and Daniel Roos.

Mr. Toyoda was unfazed, writing back to headquarters that he "thought there were some possibilities to improve the production system." He brought back a thick booklet that outlined some of Ford's quality-control methods; the company translated it into Japanese, changing "Ford" to "Toyota" in all references.

Mr. Toyoda went on to oversee Toyota's Motomachi plant, a huge undertaking that gave the automaker the capacity to produce 5,000 passenger vehicles a month at a time when all of Japan produced about 7,000 vehicles a month. The plant, completed in 1959, was soon running at full capacity and gave Toyota a decisive lead over its domestic rival Nissan and the confidence to turn its eyes overseas.

Even as he aggressively expanded production at Toyota, Mr. Toyoda implemented a manufacturing culture based on concepts like "kaizen," a commitment to continuous improvements suggested by the workers themselves, and just-in-time production, a tireless effort to eliminate waste. Those ideas became a corporate philosophy known as the "Toyota Way."

"One of the features of the Japanese workers is that they use their brains as well as their hands," he said in an interview with the author Masaaki Imai for the 1986 book "Kaizen." "Our workers provide 1.5 million suggestions a year, and 95 percent of them are put to practical use. There is an almost tangible concern for improvement in the air at Toyota."

The methods Mr. Toyoda nurtured have had global influence. Though Toyota long guarded its manufacturing techniques, the company came to recognize a broader interest in its model and has offered consulting services to manufacturers outside the automotive industry and to nonprofit organizations. As part of its community service programs, Toyota now trains workers at the Food Bank for New York City in ways to optimize flow and quality through streamlining and enhancing performance.

In 1994, the United States Automotive Hall of Fame inducted Mr. Toyoda for his contributions to car manufacturing. He was the second honoree from Japan, after the Honda Motor founder, Soichiro Honda.

"Ever since Toyota's establishment in 1937, I have been involved in this wonderful business, and as long as my engine keeps running, I intend to give back as much as I can for the industry's further development," Mr. Toyoda said in a statement at the time.

Mr. Toyoda had three sons and a daughter with his wife, Kazuko. He is survived by Kanshiro, his eldest son.
#15
Não vale a pena comentar.
Está tudo aqui:

https://www.facebook.com/pages/FPAK-Futuro/589356131076939?fref=ts

Que tenham sucesso e que o partilhem depois de eleitos como esperamos!

Transcrevo o texto retirado do FB:

"O desporto automóvel português entra numa nova fase; O seu futuro passa por um crescimento sustentado e consciente da realidade nacional, pelo lançamento de bases cautelosas, mas também inovadoras e empreendedoras, que permitam a construção de um futuro credível, a medio e longo prazo.

Conscientes desta realidade e apoiados por um conjunto representativo e importante de personalidades ligadas ao desporto automóvel nacional, decidimos avançar hoje mesmo, com uma candidatura à Direção da FPAK, encabeçada por três nomes; Artur Lemos (candidato à presidência da FPAK) Mário Feio e Luis Caramelo. Este grupo integrará a direção daquele órgão federativo, quando for eleito pelos clubes e associações votantes, aos quais se juntarão outros nomes importantes que comungam dos mesmos princípios e objetivos e têm iguais ambições.

Esta candidatura apresenta um grupo de pessoas, que está decidido e empenhado em trabalhar em prol do desporto automóvel nacional, promover as nossas provas, pilotos e organizações, nacional e internacionalmente. Estamos convictos que teremos uma solução para resolver os graves problemas herdados das administrações anteriores, com todo o rigor e honestidade, dentro dos quatro anos de mandato a que nos apresentamos para eleições.

"Não estamos nesta corrida contra ninguém, nem nos movem quaisquer interesses pessoais. Estamos convictos de que podemos liderar e contribuir para o desenvolvimento do desporto automóvel português e queremos vencer esse desafio", afirmou Artur Lemos que lidera a lista candidata.

Este grupo conhece como poucos a realidade do desporto automóvel nacional, pois individualmente tem experiência em quase todos os setores e situações que o condicionam, movem e fazem sobreviver. Contamos com todos para um debate construtivo, porque queremos uma FPAK inovadora, que aprendeu com os erros cometidos e aceita a validade de todas as ideias construtivas, antecipando um futuro com bases sólidas e que seja realmente adaptado à realidade nacional e internacional.

Por uma FPAK de todos e para todos, inovadora, dedicada e credível! Todos juntos seremos capazes de lutar pela valorização e promoção do desporto automóvel português."



#16
Meus amigos,

Todos os anos por esta altura gosto de fazer um balanço, de relembrar o que se passou durante o ano:

. O que fiz, o que deixei de fazer e o que podia ter feito e não fiz.
. Relembrar aqueles que fizeram parte dos meus dias, aqueles que conheci de novo, os que se mantiveram meus amigos e os que deixaram de o ser (felizmente exceções apenas) e o que poderia ter feito para o evitar.
. Os projetos terminados e os inacabados e aqueles que ainda não consegui começar.

Mas também é tempo de projetar o próximo ano. Tempo de renovar os projetos, de ganhar forças para mais uma jornada. De recordar os amigos e todos aqueles que vou querer que me acompanhem e que eu vou querer acompanhar.
Tempo de pensar o que posso mudar para ser melhor, para fazer melhor.

Espero que durante o Ano 2013 possámos estar juntos (nem que seja por aqui) que possámos fazer coisas juntos e que as nossas vidas sejam preenchidas com projetos acabados e principalmente com muita AMIZADE e ALEGRIA.


Concentremo-nos naquilo que podemos mudar ou melhorar. Não vale a pena gastar energias com aquilo que não podemos mudar


Bom ano a todos e, para os que acreditam, Feliz Natal.
#17
É muita emoção!  :lol





#18
Pois é, a vida tem destas coisas e ontem de tarde, depois de um aparatoso acidente em Avintes V. N. Gaia, o Mauricio (nosso entusiasta e proprietário de um excelente KE20 amarelo) perdeu a vida.

Deixo aqui as condolências à famíla.

#19
Quantas vezes nós nos deparamos, tanto na vida do dia-a-dia como na relação com os nossos clássicos, com problemas mecânicos que não conseguimos compreender e que se soubéssemos como funcionava um determinado componente, poderíamos encontrar uma solução rápida?

Pois foi com esta ideia, a de poder apresentar os diversos componentes constituintes de um automóvel, e que cada um possa perceber o seu funcionamento, que surge este encontro.

O ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, vai abrir as portas do Departamento de Mecânica (mais concretamente os Laboratórios de Mecânica Automóvel) aos sócios e simpatizantes do AJA.

Como entusiastas de automóveis, neste caso antigos, queremos dar a conhecer diversos órgãos mecânicos mostrando o seu funcionamento através dos equipamentos disponíveis nos laboratórios.

Pretende-se que venham a existir 5 temas sobre:
1. Motores,
2. Caixas de velocidades,
3. Diferenciais,
4. Outros componentes (turbos, motores de arranque, alternadores, travões, etc)
5. Barchetta00 - apresentação do projeto.

Ainda antes destas apresentações para as quais iremos contar com a presença de alguns alunos finalistas do 1º Curso de Engenharia Automóvel, teremos uma visita ao Museu do ISEP onde poderemos ver a inúmeras peças que serviram de material didático desde há dezenas de anos.
Lembro que o ISEP comemora este ano 160 anos de existência.

Horários previstos

09.30 ~10.00 – Receção dos participantes e Concentração dos seus automóveis antigos, no parque de estacionamento do ISEP.
10.15~10.45 – Visita guiada ao Museu do ISEP   
11.00~12.30 – Workshops de mecânica.
13.00~14.30 – Almoço (opcional) Ainda não definido o local. Poderá ser no restaurante do ISEP se houver interessados em numero que justifique. Neste caso a refeição não deverá ultrapassar os 10~11€

INSCRIÇÕES:

GRATUITAS mas Obrigatórias, para o email do AJA ajateam@amigosjaponesesantigos.pt, indicando:

- Viatura marca, modelo e ano
- Número de pessoas
- Se pretendem almoçar ou não


Prazo: 23 de Maio

Almoço (com exceção dos que têm restrições alimentares):

Entradas: rissois e chamuças
Prato: arroz de tomate e panados - alternativa arroz branco
Sobremesa: Leite creme
Café, sumos, agua, cerveja ou vinho da casa (1 garrafa para dois)

Preço: 12€

NOTAS:

1. O estacionamento no parque do ISEP está reservado apenas aos clássicos, isto é, viaturas com mais de 20 anos.

EDIT: Por ter havido várias questões sobre este assunto, esclareço que a ideia é ter os clássicos todos juntos para a foto de família, os outros carros mais recentes e mesmo os de dia-a-dia ficarão à parte mas haverá lugar dentro do parque.



PRESENÇAS: (26 + 19 almoços)

João Freire + Manuel + Datsun 140Y
Luis Duarte + almoço
Helder x 2 + 2 almoço
Rui Machado + almoço
Miguel Vale + a pé + almoço
Santos Silva + KP61 + almoço
Daniel Soares + CRX + almoço
Mizé + António + Cedric + 2 almoços
Nuno + Cappuccino
Leonel + Celica ST202 + almoço
Ernesto Brandão + MR2 AW11 + 2 almoços
Fernando + 1 + KP61
Ricardo + TA22
Sergio Moura + AE86
Vitor Veiga
João Pedro Silva + almoço
Vanessa Silva Gomes + almoço
Luis Miranda + Claudio + Pedro + Miguel + João Vaz + 5 almoços

#20
Eventos de outros clubes / Ainda o TSUNAMI...
26 de Abril de 2012, 18:36
De uma tarde calma à destruição em segundos.

Este video é bem esclarecedor da força das águas... :(

http://www.flixxy.com/japanese-tsunami-viewed-from-a-car.htm