Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Santos Silva

#21
O Núcleo de desportos Motorizados de Leiria vai levar a cabo o que considera ser a preparação para o Rallye Verde Pino

Fica aqui o link para o site:

http://www.rallyeverdepino.com/

E a foto do cartaz.

Vejam lá se encontram alguém conhecido na lista de inscritos  :assobio
#22
In: Lusomotores

"O Mundial de MotoGP vai deixar de contar com a participação da Suzuki até a temporada de 2014, depois do abandono temporário da marca, devido à recessão e aos desastres naturais no Japão

A Suzuki anunciou, esta sexta-feira, 18-11-2011, em comunicado, que vai abandonar temporariamente o Campeonato do Mundo de MotoGP, em virtude da "prolongada recessão dos países desenvolvidos e a sucessão de desastres naturais" no Japão, país de origem da marca.

No entanto, a marca nipónica pretende regressar às pistas em 2014, mantendo-se no motociclismo em modalidades como o motocrosse, e disponibilizar também apoio técnico a motos de produção.

"Com o objectivo do regresso em 2014, a Suzuki focar-se-á no desenvolvimento de uma nova máquina competitiva para a classe de MotoGP", referiu a marca japonesa, no mesmo comunicado.

#23
O ALFAnord, clube com quem o AJA ten muito boas relações e participação em eventos conjuntos, leva a cabo uma vez mais, e pelo 7º ano consecutivo, um Evento que já tem um lugar no coração de todos aqueles que pelo menos uma vez já participaram.
Aqui fica o convite ainda que o programa não esteja completo neste momento:


O ALFA nord organiza no próximo dia 11 de Dezembro de 2011, em Vila Nova de Gaia, a sétima edição consecutiva do emblemático evento "Espírito de Natal ALFA nord".

Como sabem, o Espírito de Natal é o tradicional evento solidário do ALFA nord que tem como objectivo principal contribuir para levar um sorriso de alegria às crianças que têm menos motivos para sorrir.

Os sócios do ALFA nord reúnem-se para o seu convívio de Natal e convidam os amigos de outros Clubes para participar na festa. O valor de participação no evento inclui uma contribuição solidária que é entregue à instituição de solidariedade social visitada, acompanhada de variadíssimas ofertas que os participantes trazem na mala do seu automóvel.

A instituição beneficiada este ano é a Tenda do Encontro, em Sermonde, Vila Nova de Gaia. A Tenda do Encontro é uma pequena e humilde IPSS que acolhe no seu seio crianças e adolescentes a quem a vida não tem proporcionado a felicidade e o rumo a que todos nós temos direito. À frente desta instituição está o Padre Bernardino, o qual lidera uma equipa que luta diariamente para proporcionar a estas crianças as condições mínimas de dignidade que lhes permitam agarrar o futuro da melhor forma possível. Trata-se de uma comunidade que se encontra carenciada em vários aspectos, mas que nos pediu especialmente a oferta de bens alimentares.

Desde a sua primeira edição, este evento organizado pelo ALFA nord tem a colaboração de muitos amigos de todas as áreas do automobilismo desportivo e clássico em geral, e é, à semelhança das edições passadas, aberto à participação de automóveis de todas as marcas, cores e modelos.

O ALFA nord tem a honra de convidar a direcção e todos os membros dos Amigos dos Japoneses Antigos a associarem-se a este evento.

O programa deste ano está ainda em desenvolvimento, mas podemos adiantar desde já que se desenrolará no Concelho de Vila Nova de Gaia e incluirá todas as tradicionais actividades do "Espírito de Natal ALFA nord": passeio/regularidade, slalom, almoço convívio, entrega de prémios e visita à instituição beneficiada.

Mais informações seguirão nas próximas semanas, à medida que o programa se for consolidando.

Quanto maior for o sucesso deste evento, maior será o sorriso nas caras das crianças beneficiadas. Os participantes nas edições anteriores sabem já o quão gratificante é voltar a casa no final evento, depois de um dia de franco convívio entre amigos, com a imagem em memória do sorriso enorme daquelas crianças!

Contamos convosco!

Até breve!

ALFA nord
#24
Este é um rallye muito especial que alia o que de melhor existe em termos de paisagem, cultura, gastronomia, turismo, etc, utilizando sempre os melhores restaurantes e hoteis.
Não sei o preço mas sei que o do ano passado ficou por 20.000€ por cada carro com duas pessoas (voos excluidos) :assobio
Deixo aqui o link para se alguém quiser sonhar:

http://www.imperial-rallye.com/

#25
Tenho disponiveis faixas laterais para o Starlet KP da 2ª serie (1980~1982).
Foram reproduzidas exactamente de acordo com as originais (que já não existem) com as mesmas dimensões e com o cuidado de fazer o desenho das letras exactamente como o original.

São 6 autocolantes em vinil (O central - portas e guarda lamas - é inteiro e depois cortado em dois pontos aquando da aplicação) prontos a ser aplicados.

Posso ainda tratar da aplicação, para que fique o trabalho perfeito, desde que seja entregue a viatura na zona do Grande Porto ou limitrofes.

Preço dos autocolantes: 150€
Preço da aplicação: 30€

Uma parte do valor reverte para o AJA (combinado com a direcção).





#26
 :birthday:

Hoje é um dia cheio de aniversários e são logo dois dos mais proeminentes membros do AJA

Separam-nos "apenas" 30 anos mas os pensamentos são muito semelhantes e ambos têm um grande carinho pelos Japoneses Antigos.

Tenho a sorte de privar com ambos e sei que são duas pessoas em quem podemos confiar e com quem podemos contar.

Rui Kaizen: Um grande abraço de PARABÉNS

Machado: Amanhã lá estarei a dar duas perninhas de dança. PARABÉNS

:birthday:
#27
Foi neste sábado, 6 de Fevereiro de 2010 que a organização deste passeio com regularidade se juntou à Feira/Automobilia e nos preparou uma manhã de contas num percurso exigente mas agradavel.
Pouco mais de80Km em pouco mais de 1h43m que nos obrigou a médias de 50Km/h nos troços de ligação e de 40Km/h nos troços cronometrados. Aquilo que nos era exigido era que passassemos nos horas certas (com contas feitas por nós) em 6 pontos previamente marcados na carta de controlo e no Road-Book.
Desta vez fui a fazer as contas e a "mandar" no Adolfo Gonçalves. E ele portou-se bem, acelerando ou abrandando conforme as instruções que lhe fui transmitindo.
Ficamos com a noção de que as penalizações tinham sido muito pequenas a julgar  pelo cronometro que o amigo Mauro Lafuente me emprestou, bem como as tabelas de médias e demais parafrenália que costuma ser necessária. Obrigado Mauro.
Eram 9.00h e já estavamos no parque fechado a preparar a "máquina".
às 13.30h fizemos a paragem para comer, claro está, o famoso leitão.
Foi com a barriga cheia que podemos ver o Abilio "doscapuzes" a manejar o seu Starlet 1.6 (que teve um problema de crescimento e é mais curto que o meu cerca de meio metro) à volta dos mecos como se fosse uma pá de uma helice ao sabor do vento.

Perícia feita, a velocidade moderada já que contava apenas a exactidão do tempo final (3m30s), e foi tempo de darmos a volta à feira e comprarmos aquela pecita que já andava há muito tempo a namorar...
Já o Sol se tinha ido deitar quando se entregaram as lembranças e se revelaram as pontuações. Foi com emoção que não ouvimos chamar o nome da nossa equipa até ao 3º lugar. Mas foi ainda mais inaudito sermos os últimos a ser chamados para nos entregarem a maior taça que tinham disponivel!!! Não esperavamos sair vencedores embora tudo tenhamos feito para nos portarmos bem e fizemos o trabalho de casa.

Foi bom conseguir este resultado mas sobretudo foi bom conviver com os outros concorrentes e membros da organização - Obrigado António Gonçalves e David por se abalançarem nesta ventura mesmo com a habitual falta de apoio de quem devia estar grato a que se leve gente de fora à nossa terra.
Bem h(AJA)m.


Na 1ª foto vemos o 1º e o 2º Classificados mesmo ainda antes da prova - a foto foi uma premonição.

Tópico no Portal dos Clássicos:

http://www.portalclassicos.com/clubes-eventos/17619-bairrada-historica-2010-2-feira-automoveis-motos-classicas-da-bairrada-35.html#post365632


#28
• Mazda envia 14 Cosmo Sports do Japão para a Alemanha, onde são esperados mais cinco unidades vindos da Europa

• Destaques da prova de 10 a 15 Agosto 2009

• Visita à colecção exclusiva de automóveis Mazda na Auto Frey

Durante mais de 40 anos, o motor rotativo tem simbolizado a grande capacidade inovadora da Mazda. A empresa japonesa começou a sua longa história com o motor rotativo em 1967, com o agora lendário Mazda Cosmo 110 Sport. Um grupo exclusivo de proprietários de modelos Cosmo Sport de todo o Mundo e os adeptos do iconográfico motor rotativo vão-se reunir numa prova internacional do Cosmo Sport em Gersthofen, perto de Augsburg, na Alemanha, de 10 a 15 de Agosto.

Os 14 modelos Cosmo Sport, que fizeram a longa viagem do Japão para Europa num barco de transporte Mazda, serão um dos destaques maiores do evento. Estes carros únicos chegaram ao porto de Antuérpia no final da semana passada, tendo sido depois transferidos via terrestre na etapa final que os levou para o sul da Alemanha na companhia de transportes Mosolf. À espera dos mesmos, estão alem de um considerável número de proprietários de todo o mundo, cerca de cinco veículos Cosmo Sport e respectivos proprietários de vários países europeus.

Este tipo de encontro é único na Europa, e foi organizado pela Auto Frey, concessionário alemão da Mazda tendo o transporte dos Cosmo Sport japoneses ficado a cargo da Mazda Motors Alemanha e Mazda Logistics Europe. A Auto Frey, baseada na Baviera, tem sido um dos melhores concessionários Mazda há mais de três décadas e possui uma das mais exclusivas colecções de veículos históricos da Mazda. Muitos destes carros têm a revolucionária tecnologia rotativa criada por Felix Wankel debaixo do capot. A colecção é composta por cerca de 160 veículos, sendo que cerca de 45 destes estão equipados com motores rotativos, estando albergada em edifícios perto de Gersthofen. Não surpreende que um dos pontos altos deste Cosmo Sport Rally seja a visita a esta colecção única. Os participantes seguiram em caravana no dia 12 de Agosto para a visitarem.

À espera dos convidados deste rali internacional está um programa que inclui visitas a alguns dos locais mais bonitos do sul da Alemanha. Estão também previstas visitas ao Rotary Institute e, naturalmente, à casa de Felix Wankel, assim como ao mundialmente famoso Castelo de Neuschwanstein, uma prova de cerveja Klosterbräu em Andechs. Os participantes poderão também efectuar um ensaio dinâmico ao renovado Mazda RX-8, a ultima geração de carros desportivos equipados com motor rotativo.

O Mazda Cosmo 110 S foi o primeiro carro produzido com um motor de dois rotores. Iniciou a produção no Japão em 1967, pouco antes do NSU Ro80. O motor, denominado 10 A, tinha uma cilindrada de 2x491 c.c. que debitavam 110 CVC às 7 000 rpm e um binário máximo de 142 Nm às 5 000 rpm. O bloco do rotor e as tampas laterais eram realizadas em alumínio, sendo a superfície dos blocos endurecida com crómio enquanto as tampas laterais foram revestida com aço crómio-molibdeno. Exactamente 1 176 unidades deste exclusivo coupé desportivo foram construídas até 1972.

GoodNews, 2009-08-12
#29
Geral / A Originalidade/Conformidade COMPENSA!!!
15 de Maio de 2009, 21:35
Parece uma brincadeira mas é verdade.

Hoje por volta das 19.00h, em pleno Porto, arranco de um semaforo e salta-me um policia para a frente do carro a mandar encostar :eusa_hand:

Apesar de hoje ter olhado pela janela logo pela manhã e ter decidido andar todo o dia no meu Starlet, arranquei com civilidade e por isso estranhei.

- Boa tarde Sr. Condutor.
- Boa tarde.
- Escoste bem o carro ao passeio e ligue os intermitentes
Assim fiz e de seguida pediu-me os documentos da viatura e a carta de condução
Entreguei a carta, o documento do IPO, o DUA (Doc Unico Automovel), o seguro e o comprovativo de pagamento do IUC (Imposto Circulação). Analisou todos os documentos demoradamente enquanto deu duas voltas completas ao meu JA. Olhou, voltou a olhar, viu os pneus e se a medida estava averbada, se os selos do IPO e do seguro estavam dentro dos prazos, se a carta verde estava assinada, se a morada do DUA era a mesma da carta de condução, etc.
Depois de uns demorados 3~4 minutos voltou a abordar-me e olhando-me nos olhos disse:

- Sr. Condutor, a sua viatura está completamente dentro da lei. Não encontrei nada que possa apontar que não esteja dentro dos regulamentos. Até os pneumáticos estão correctos. Dou-lhe os meus parabéns!
Sabe que o seu carro, decorado como está, chama muito a atenção...Mas realmente dou-lhe os parabéns!

Quase que não acreditava que eram aquelas as palavras que tinha proferido mas, mesmo assim disse-lhe:

- Já que teve a amabilidade de me dizer essas palavras, deixe-me dizer-lhe que é com grande satisfação que as ouço. Sabe, eu sou presidente de um Clube de automoveis antigos Japoneses e um dos nossos objectivos é a originalidade das viaturas e por isso fico contente por ter passado no seu exame!

- Tenha um bom dia - disse batendo a pala!
- Um bom dia também para si.



#30
Eventos de outros clubes / José Megre deixou-nos...
21 de Fevereiro de 2009, 12:08
Foi há momentos que recebi a notícia por um amigo comum.

Ficamos mais pobres

O corpo morreu, a obra ficou e o espirito será continuado.

#31
Desporto Motorizado / Starlet 1.3S de Artur Lemos
01 de Dezembro de 2008, 20:42
Considero que este é o local mais próprio para colocar este post, até porque vou colocar várias fotos mais antigas.
_______

Em meados de Outubro recebo um telefonema de um colega de trabalho a perguntar se era eu que tinha um Starlet 1.3S.
Sim sou eu! A proposta veio logo de seguida: Sou amigo do Artur Lemos e ele vai fazer 50 anos e gostava de ter um Starlet igual ao dele no dia da Festa. Que hipoteses há de lho emprestar? Todas! Ele que me ligue para combinarmos.

E assim foi, nesse mesmo dia recebi um telefonema do antigo piloto e estivemos quase meia hora ao telefone como se fossemos velhos amigos.

Acertamos os detalhes e no dia 9 de Novembro o Starlet foi levado para Cascais pelo Rui Machado, depois do Informal Norte.

Dias mais tarde, o KP foi vestido com uma nova roupagem (ou direi velha...) para se poder mostrar na Festa de A
Aniversário.

Não resisti a que voltasse para o Porto em traje de Gala.

É assim que ainda se encontra:

#32
Geral / Curso de Restauro automóvel - ACP Norte
15 de Janeiro de 2007, 00:31
Provavelmente já devem ter visto que o ACP de tempos a tempos (muito distantes) vai organizando cursos de restauro automóvel...Sempre em Lisboa. O último feito no Porto tem mais de 6~7 anos.

Estou disposto a apresentar uma "turma" completa para um curso a realizar no Porto para a malta do Norte.

É por isso que estou a abrir este tópico. Preciso de arranjar uma boa dezena de candidadtos que se disponham a aderir a esta ideia e que o mencionem aqui.

Posso adiantar os dados que vieram na ultima revista do ACP:

- Duração 3 meses com aulas duas vezes por semana das 18.30h ~ 20.30h
- Preços:
   Sócios - 300€
   Socios membros ACP Clássicos - 250€
   Não sócios 400€

Sei que os preços não são propriamente baratos mas, parecem-me adequados.

Então?...  

#33
Apresentação dos membros / * * * 1000 * * *
02 de Junho de 2006, 02:22
Mensagem nº 1000

http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">
http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">
http://www.deephousepage.com/smilies/alc.gif ALT=":[earthp]">
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">
http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">
http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">

 

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=427.topic" target="top">3º Encontro Nacional AJA - 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.

#34
Apresentação dos membros / Feliz Natal e Bom Ano Novo
22 de Dezembro de 2007, 06:21
Mais um ano que se aproxima rapidamente do fim!

Mais um Natal que esperamos ser com saúde, alegria e paz.

Mais um ano que se aproxima e em que depositamos muita esperança. Um novo ano que nos faz sonhar e desejar.


Em nome da Direcção do Clube AJA-Amigos dos Japoneses Antigos, desejos de felicidades e que todos os sonhos se realizem no Novo Ano de 2008. Votos de muitos sucessos.  

-------------
Santos Silva
Sócio AJA Nº 7
Presidente da Direcção

#35
A Toyota Caetano Portugal (paraquem não sabe a empresa SC, mudou de nome), pela mão do Departamento de Formação e nomeadamente com a organização do Dr. João Monteiro aka JRunner, está a montar uma exposição dedicada ao Toyota Corolla.
Esta exposição insere-se no âmbito da Formação de Vendas do novo Auris, que vai decorrer naquela zona do País.

A exposição intitulada "Corolla veio para ficar e ficou mesmo" estará patente ao público de 1 a 15 de Abril.

As viaturas expostas vão desde o KE10 ao actual ZZE120.
Para além de viaturas da Fundação Salvador Caetano, existem alguns coleccionadores que cederam as viaturas para este evento e que são:

Bruno Santos - KE20, KE70, AE86
Olavo Proença - KE10
Licinio Alves - EE111
Domingos Nuno - EE101

Está em estudo uma nova exposição no próximo ano, mais alargada dal qual daremos informação mais adiante.
 

#36
Eventos AJA / 9ª Gala jornal BINÁRIO Topo de Gama
13 de Fevereiro de 2007, 05:52
O Binário levou a cabo a sua 9ª gala de aniversário, no passado sábado dia 10 de Fevereiro, durante o jantar num restaurante do Furadouro.

Entre as mais de 250 pessoas presentes, pudemos confraternizar com pilotos profissionais e amadores, de ralis, todo terreno, motas, karting; com representantes das diversas marcas de automoveis com sede no distrito de Aveiro; com presidentes e associados dos diversos clubes que vão juntando as pessoas em torno de um mesmo interesse comum. Também puderam estar presentes os familiares para que a festa fosse de grande confraternização.
Comida à parte, que de resto estava boa e com variedade, a ocasião proporcionou-se para fazer entregas de prémios a todos os que se distinguiram no desporto motorizado, aos responsáveis dos Clubes e aos representantes das marcas de automóveis.
O AJA fez parte desses distinguidos e recebeu, pelas mãos do nosso RViper, uma placa alusiva ao evento, que irá ser colocada (não sei quando nem onde) no armário dos troféus e distinções, na sede do AJA.  

#37
Apresentação dos membros / Apresentação
12 de Setembro de 2005, 04:46
Viva a todos:

Sou Pedro Santos Silva e cheguei há dias a este sítio pela mão do Rui Coelho (literalmente pois foi ele que me inscreveu).
Apesar de trabalhar com a Toyota há já 15 anos, os 3 clássicos que possuo são um Fiat 850 Special de 1969, um Mini 1000 de 1980 e um Alfa Romeo Giulia de 1966. MAs descansem pois ando à procura de um Toyoota do final dos anos 70 para juntar à "colecção" - a minha mulher nem sonha... Se alguém souber de alguma coisa, avise! Tem que ser barato!!!
No dia 17 lá estarei no passeio mas desta vez com um Japonês emprestado pela Fundação Salvador Caetano. Vai ser surpresa.
À equipa do AJA um bem haja por esta iniciativa de juntar os aficionados dos Japoneses. Que dure muitos e bons anos.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=santossilva>Santos Silva at: 18/9/05 23:31
#38
Classificados / CUIDADO com as COMPRAS no EBAY
29 de Dezembro de 2006, 03:09
Abro este tópico para que não vos aconteça o mesmo que a mim: Fui enganado! É triste admiti-lo, eu sei mas, não quero que vos aconteça o mesmo.

Licitei uns autocolantes para o motor (3K-B) e outro para a engrenagem de abertura do capot dos KE's ao vendedor "corolla75deluxe".
Na descrição do artigo dizia "Estado:Nuevo". Ora, se é novo pode ser de origem ou então identico e que sirva para o mesmo efeito. A verdade é que os autocolantes não são de vinil como seria normal, mas sim de papel!!! Para que servem? Com humidade e o calor do motor acabarão por se estragar muito rapidamente...

Mas antes disto, solicitei que me fossem enviados por correio normal, já que são dois bocados de papel e dentro de uma carta chegariam sem problemas desde Madrid ao Porto. Podia ser registada para ter a certeza que chegaria.
A resposta não se fez esperar e foi negativa: Só trabalhamos com um transportador e o preço do envio é 13,77€. Voltei a pedir que me fosse enviado pelo correio pois não fazia sentido pagar tal valor. Resposta: As condições são estas. Se não concordas devias ter perguntado antes. OK. Aqui ele tinha razão e acedi ao pagamento.
Quando recebi a carta verifiquei que o preço do selom foi de 3,46€. A acrescentar o facto de os autocolantes serem de papel, fiquei muito aborrecido e senti-me enganado. Expus o assunto ao vendedor dizendo que afinal tinha pago mais 10€ sem necessidade e que a qualidade dos autocolantes era muito má. Voltou com a conversa que era assim e que devia ter perguntado antes de que eram feitos os autocolantes e que só trabalham com a tal empresa e que o preço dos portes era aquele. Disse-lhe que não gostei da atitude e que provavelmente lhe ia dar feedback negativo. A ameaça não se fez esperar e que me daria também negativo. Resolvi dar feedback neutro pois apesar de tudo eu não tinha feito perguntas. (Foi este o meu erro!!!)
O feedback que me deu foi negativo, dizendo que me atrasei no pagamento e que tive má comunicação. Vingativo e mentiroso
Para mim está riscado do mapa....

#39
Caros amigos:

A pedido de várias famílias distintas, estou a lançar este tópico que, apesar de falar dum veículo muito recente e tecnológicamente muito avançado, se enquadra no espirito deste forum.
É minha intenção ir enriquecendo o tópico à medida que tiver disponibilidade de tempo para triar toda a informação que recolhi nos últimos dias
Não é preciso dizer mas, espero que este assunto suscite uma boa discussão e que sirva principalmente para elucidar todos os que visitam o forúm sobre aspectos em que esta viatura é pioneira. Este tópico é vosso. Usem e abusem.
__________

O Prius é o primeiro veículo híbrido de produção em série, que combina o poder de um motor eléctrico com um motor a gasolina. Este sistema único, é apelidado de Toyota Hybrid Synergy Drive ®,

O sistema Hybrid Synergy Drive, congrega um motor a gasolina de 1.5 litros com um binário de 115 Nm que trabalha em parceria com um motor eléctrico que possui 400 Nm de binário. Com uma aceleração dos 0-100 km/h em 10,9 segundos e um consumo de combustível de 4.3 l/100km,  supera os melhores diesel V6  actualmente em circulação. O Prius supera largamente os objectivos das normas de emissões EURO IV. As emissões de hidrocarbonetos e óxidos de azoto são, respectivamente, 80% e 87.5% inferiores às preconizadas pela norma EURO IV para motores a gasolina, alcançando o estatuto de veículo mais amigo do ambiente.

Utilizando o sistema Hybrid Synergy Drive® , o Prius foi essencialmente desenvolvido para fazer melhor uso da energia. Pode circular mais de 1000 km com um único depósito de combustível (no ciclo combinado EC) e gera menos 1 tonelada de CO2 do que os melhores diesel do segmento D no mercado. É tão ecologico que não tem isqueiro nem cinzeiro.

Nesta nova e revolucionária versão PRIUS, a Toyota aplica, a uma escala global, o seu conceito de veículo ecológico. Destinado a um estilo de vida activo e socialmente consciente, trata-se de uma viatura recordista nos níveis de consumo de combustível e emissão de partículas, sem contudo descurar uma performance muito acima da média com custos de reparação reduzidos. A condução é tão suave e fácil de operar que rapidamente nos abituamos à caixa automática e aos comandos do volante.

Desde o seu lançamento, o novo Toyota Prius já conquistou vários prémios:

 Carro do Ano de 2004 na América do Norte (U.S. e Canada)
Carro do Ano - Motor Trend 2004 (Prémio de uma das revistas automóveis mais importantes nos Estado Unidos)
Melhor Veículo Projectado 2004, pela SAE's Engenharia Automóvel Internacional (Estados Unidos da América.)
Prémio "Motor Internacional de 2004" - venceu nas categorias:
Motor Internacional de 2004
Melhor novo motor
Motor mais económico
Melhor entre 1.4l até 1.8l
- Melhor veículo Familiar 2004, pela Top Gear (Reino Unido)
- Melhor veículo na categoria a gasolina, ADEME CO2 index (França)
- Melhor carro do ano Eco, Prémio entregue por uma associação de frotas (Reino Unido.)
- Numero 1 em ÖKO-TREND Auto-Umwelt-Rankings (Índice Ambiental Alemão)
Vencedor de 2004 ADAC EcoTest pelas emissões mais baixas (Alemanha)
Carro mais amigo do ambiente, EcoMobiListe (Suiça)
Carro Europeu do Ano 2005  (júri constituído por 58 membros)


Muito embora a transmissão híbrida seja o componente tecnológico mais avançado no interior do Prius, este veículo está recheado com muitas outras características avançadas,  a maioria nunca vistas  num automóvel de produção em série, o que faz dele, mais do que um veículo amigo do ambiente, um expositor tecnológico. São exemplos disso:

Smart Key – A chave é um comando que comunica com o veículo através de frequencia rádio e por esse motivo basta tela no bolso para se abrir as portas e basta que um dos vários sensores detecte que se encontra dentro da viatura para a colocar em marcha.

Ecrãn tactil policromático multifunções de 7 polegadas – Este ecrãn tem diversas funções: comando de audio, comando de climatização, informação de consumo e recuperação de energia, GPS, agenda e controlo do Bluetooth

Bluetooth – Utilizando o sistema de som JBL com 9 altifalantes, podemos comunicar controlando o telemovel no ecrãn tactil.

Volante multifunção – com comandos de audio, navegação e climatização

Uma grande parte das funções do veiculo e seus componentes, são controlados e accionados electricamente, como por exemplo os travões cujo pedal quando pressionado num determinado angulo dá informação da pressão que deve ser exercida na bomba de travões. A pressão que o nosso pé sente é apenas para que tenhamos noção da força que estamos a fazer.

O sistema hibrido pode funcionar de diversas formas, consoante as condições de utilização da viatura. Pode trabalhar apenas com recurso ao motor electrico desde que a velocidade não ulltrapasse os 45 Km/h e a bateria esteja carregada ou pode trabalhar apenas o motor a gasolina, estando neste caso a fornecer energia à bateria ou podem estar os dois a trabalhar em conjunto recorrendo à energia do motor de combustão e à carga da bateria para impulsionar o motor electrico. Quando se tira o pé do acelerador ou se trava, a energia desenvolvida é aproveitada pelo motor electrico (agora a funcionar como gerador) e transformada em energia electrica para carregamento da bateria.
Esta explicação resumida pode ver-se no http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/TOYOTA%20Prius%20f.pdf" target="top">link. É um trabalho feito pelo meu filho e que apresentou na escola.

Para ver em animação como funciona o Priushttp://www.toyota.pt/cars/new_cars/prius/kce_4.asp" target="top">PRIUS, clique.

Para os mais curiosos, aqui deixo o Código do Modelo

NHW20L - AHEEBW

NHW20L – Codigo do modelo 1NZ-FXE
L – Condução à esquerda
A – Nome do modelo
H – Tipo de carroçaria Hatch back 5 portas
E –  Tipo de transmissão – automática
E – Equipamento Standard
B – Tipo de motor – Atkinson
W– Destino – Europa

Para já deixo algumas fotos para abrir o apetite. Mais informações se seguirão.

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/041115_Prius.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/Lado.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/OverallCutaway.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/PRI_INT_004_1.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/Traseira.jpg" style="border:0;"/>

Já agora, alguém sabe o que significa "PRIUS"?

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=santossilva>Santos Silva at: 29/9/05 2:14
#40
Hoje tomei contacto com o Novo Hibrido da Honda. Aqui ficam as Fotos:

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%201.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%202.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%203.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%204.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%205.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%206.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%207.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%208.JPG" style="border:0;"/>

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/IMA/Civic%20hibrid%209.JPG" style="border:0;"/>