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Mensagens - Santos Silva

#16
Geral / 50 Anos Toyota em Portugal
09 de Março de 2018, 07:36
Foi em 17 de Fevereiro de 1968 que o Sr. Salvador Fernandes Caetano, administrador da Salvador Caetano - Industrias Metalúrgicas e Veículos de Transporte SARL, assinou o acordo de importação exclusivo da Toyota para Portugal.

A Toyota Caetano Portugal vai durante este ano promover diversas iniciativas das quais algumas irão inevitavelmente que passar pelos clássicos.

O AJA como seria de esperar, sendo um dos mais antigos (este ano festeja 15 anos) grupos/clube de entusiastas apoiará e participará nestas iniciativas.

Fiquem atentos a mais desenvolvimentos ao longo deste ano.

Para já fiquem com alguns vídeos que estão a ser disponibilizados pela marca:

https://www.youtube.com/watch?v=VLniLdssmQY&t=126s

E aqui o anuncio que repesca um dos mais emblemáticos modelos da marca e que faz mexer com as memórias:

https://www.youtube.com/watch?v=AXC3AElkHSo

#17
Garagem / Re: UAC - Toyota Celica TA22 (LF)
08 de Fevereiro de 2018, 20:14
Ainda bem que voltou pois há muito mais a fazer com o próximo projeto!

E esse está finalmente no bom caminho!  :thumbsup
#18
Garagem / Re: UAC - Toyota Celica TA22 (LF)
05 de Fevereiro de 2018, 17:25
Muito bom mesmo.
Mas já nos habituamos ao nível deste homem...
#19
Galeria de Modelos / Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
09 de Dezembro de 2017, 22:55
O Toyota 2000GT dispensa apresentações pelo menos para aqueles que já perceberam que os automóveis japoneses também são clássicos. Para os outros, aconselha-se a leitura atenta do texto abaixo pois pode ser que melhorem os seus conhecimentos.

Em meados dos anos 60 a Toyota tornou-se o maior produtor de automóveis do Japão, até então focado principalmente em viaturas de grande volume de vendas. Foi então que se tomou a decisão de criar uma equipa multidisciplinar, saída das suas fileiras de colaboradores, capazes de criar um GT exótico e de produção limitada. Estávamos na segunda metade do ano de 1964 quando Jiro Kawano foi indicado para dirigir o projeto 280A, assim designado. Kawano escolheu uma equipa de 5 pessoas cuja maior competência seria a capacidade de mobilidade e adaptabilidade aos desafios e ainda de delineação rápida de um plano de ação. Num prazo de apenas 2 meses comprometeram-se a decidir por um modelo de chassis, a carroçaria, produzir um modelo à escala 1/5 e analisar os motores Yamaha disponíveis de modo a perceber se estariam à altura de produzir um meio de propulsão capaz dos desafios a que se propunham. Entretanto a equipa, fazendo o que algumas décadas mais tarde se vulgarizou como "benchmarking", analisou diversos carros desportivos existentes na altura: MGB, Porsche 911, Triumph TR2, Abarth Bialbero, Jaguar E-Type e Lotus Elan.

As características essenciais do novo modelo ficaram definidas: motor de 6 cilindros em linha, 2 litros, DOHC, 3 carburadores Weber 40 DCOE; travão de disco às 4 rodas; suspensão independente às 4 rodas; jantes de magnésio pela sua leveza; chassis em "X" (backbone chassis inspirado no Lotus Elan) com carroçaria monocoque, portanto destacável do chassis; faróis escamoteáveis; capot longo e traseira estilo "fastback"; interiores com aplicações em madeira (fornecida pela divisão de pianos da Yamaha) no volante, alavanca da caixa de velocidades e painel de instrumentos; instrumentos completos com lentes cónicas antirreflexo.   

No Verão de 1965, apenas cerca de 1 ano após o lançamento do projeto, o primeiro protótipo saiu das instalações da Yamaha e foi entregue aos responsáveis da Toyota para o primeiro teste de estrada na pista privada da marca. Ficou claro desde o início que a Yamaha tinha feito o impossível: o motor era potente mas suave desde as rotações mais baixas. A direção fácil de controlar aliada a uma boa suspensão, promovia um excelente "handling" de condução.

Em Outubro era terminado o 2º protótipo. Este com um nível de refinamento e cuidado de construção diferente do 1º que havia sido feito como um modelo de desenvolvimento. O 2º protótipo foi então apresentado no 12º Tokyo Motor Show que se realizava anualmente e desde aí ficou claro o futuro auspicioso do modelo. Mais 6 automóveis foram produzidos dos quais o último com volante à esquerda.

Os modelos que foram construídos não tinham os números de chassis seguidos, o que dificultou o seu reconhecimento na atualidade mas que Shin Yoshikawa brilhantemente incluiu no seu fantástico livro "Toyota 2000GT – the complete history of Japan's first supercar", o qual serviu também de base a este artigo.

Durante o ano de 1966 foram produzidas diversas versões do modelo até se afinar a versão final. Um desses veículos foi produzido pela Toyota em conjunto com a Yamaha com a intenção de o colocar no circuito de Yatabe para bater os recordes de velocidade que existiam na altura.

Foi então que na manhã do dia 1 de Outubro de 1966 toda a equipa se reuniu para aquele que seria o maior desafio que as duas empresas enfrentariam: bater tos os recordes de velocidade e resistência que existiam até então! Para além da forte crença na qualidade e fiabilidade daquilo que haviam produzido, sabiam que o fracasso seria um terrível revés para a marca mas também para o mercado automóvel japonês. Foi uma aposta muito forte mas como em tudo o que os Japoneses apostavam, só o faziam quando estavam certos do sucesso.

Seria preciso manter médias acima dos 204Km/h isto tendo consciência que a velocidade teórica máxima com o ponteiro no "redline" era de 210Km/h. Cinco condutores e três equipas nas boxes. Às 10.06h daquela manhã, o primeiro piloto arrancou e só parou passadas duas horas e meia para ser rendido, para reabastecer e trocar um pneu. Apenas 30 segundos após, o carro estava novamente a rolar. Passadas 6 horas a primeira bandeirada indicava que o primeiro record havia sido batido. Durante a noite as condições de tempo deterioraram-se ao ponto de fazer temer o pior com a pista envolta num tufão de larga escala mas nem mesmo assim arredaram pé continuando a sua missão.

Alguns problemas aconteceram como uma fuga de lubrificante do veio do distribuidor que isolou os platinados. Foram 20 minutos agonizantes até se perceber qual o problema. Um pneu furado e duas colisões com animais na pista. Apesar destas contrariedades, no 2º dia foi batido o record das 48h com uma média horária de 203,7Km. O objetivo final seriam as 72h com uma velocidade de 204Km/h. Com o passar das horas a equipa foi ganhando cada vez mais confiança no carro e na mecânica acreditando que conseguiriam atingir a média de 204Km/h nos 3 dias. Mas para isso, tendo uma média dos dois primeiros dias de apenas 203,7 Km/h, foi preciso elevar a velocidade de modo a subir a média. Os pilotos começaram a forçar ainda mais o andamento fazendo o motor rodar acima do redline durante largos períodos de tempo. No 4º dia puderam festejar vitória com o 2000GT a cruzar a linha de meta batendo 3 recordes mundiais e 13 recordes internacionais. O Japão pela primeira vez inscrevia o seu nome na lista de títulos da "FIA World Land Speed Record". Este record foi de tal forma impactante que no mesmo mês de Outubro a Porsche, anterior detentor dos records e como forma de retaliação, sentindo a sua reputação em risco, fez-se à pista de Monza com o 911R e bateu todos os recordes que o 200GT alcançara dias antes. Os responsáveis da Toyota ficaram satisfeitos pois havia sido a primeira vez que um fabricante japonês forçou uma lenda internacional da competição como a Porsche a bater-se ombro a ombro por uma manutenção no livro dos recordes.

Com este impulso, a Toyota produziu 351 carros deste modelo sendo que os últimos 8 foram montados com um motor de 2,3 litros. Com tão poucas unidades produzidas e com tanta qualidade, era previsível que o 2000GT se tornasse uma lenda e que os preços tenham disparado deixando os modelos onde se inspiraram a léguas de distância.

O modelo foi distribuído um pouco por todo o mundo e para Portugal terão vindo 4 carros dos quais dois ficaram na administração da Salvador Caetano e os outros dois, porque não se conseguiram vender, foram devolvidos. Dos dois que foram matriculados, um, o chassis 10202 na cor branca, terá tido um forte acidente e acabou na sucata, perdendo-se o rasto. O outro, pertença do Sr. Salvador Fernandes Caetano, (chassis 10201) vermelho, foi vendido anos mais tarde para a Holanda para o importador Louwman & Parqui onde ainda se encontra no museu automóvel que o proprietário criou. Este mesmo chassis regressou a Portugal, ainda que por poucos dias, para ser colocado no Stand da Toyota Caetano Portugal na FIL em 2008, para ser o centro das atenções das comemorações dos 40 anos da marca no nosso país.
#20
Classificados / Re: Anúncios no OLX
21 de Novembro de 2017, 22:42
Até torci os olhos!!!!
#21
Foi realmente um encontro muito porreiro!

É isto que me faz continuar a querer estar com este grupo!
#22
Garagem / Re: UAC - Toyota Celica TA22 (LF)
21 de Novembro de 2017, 22:06
NICE
#23
Garagem / Re: Celica TA22 1971
15 de Outubro de 2017, 12:15
Ao contrário de alguns que já começaram a criticar, eu prefiro elogiar o estado do Celica. Esse modelo é da primeira fase e por isso importante conservá-lo. Já há poucos "flatlight" tão bem conservados.
Claro que esse teto de abrir foi feito depois e não é original mas isso pode resolver-se no futuro.
Quanto a tetos de abrir originais, os meus catálogos de peças e comerciais, nada referem pelo que deduzo não terem sido produzidos na fábrica.
#24
ATENÇÃO:

DATA ALTERADA PARA 24 DE SETEMBRO.

Devido a uma concentração de pessoas a correr no dia 17...
#25
Garagem / Re: UAC - Datsun Cedric 230 - 1973
10 de Setembro de 2017, 20:32
Coisa feia...  :lol
#26
Garagem / Re: UAC - Nissan Skyline
06 de Setembro de 2017, 00:07
Ao vivo é muito melhor que nas fotos! Apesar dos buracos...  :assobio
#27
Garagem / Re: O meu menino 😉
29 de Julho de 2017, 14:43
Gosto muito. Está brilhante!  :thumbsup
Já tive um GT que entretanto vendi para dar lugar a outro.

Quanto à reparação do motor, diria que se não tem nenhum problema (gastar óleo não é problema, o meu Starlet gasta 1L aos 1000km desde 2006) nem penses nisso. Desfruta-o, diverte-te e faz km. Se e no dia em que ele te deixar ficar mal, então repara-o.
Esses motores aguentam muito mais do que aquilo que imaginamos.
#28
Garagem / Re: UAC - Toyota Celica TA22 (LF)
26 de Julho de 2017, 00:27
Os locais de reparação são os "suspeitos do costume"...  :assobio
#29
Garagem / Re: Toyota Celica ST (TA22) 1974
23 de Julho de 2017, 22:14
Andou por esses lados sim sr.
Espero que não se zangue pela foto...  :assobio
#30
Parece que fui o 1º a chegar mas .... não tirei nenhuma foto.


O parque estava ainda compor-se quando os primeiros elementos do DatsunPT chegaram. Por causa de uma corrida a marginal ia ser fechada e juntaram-se a nós ainda antes da hora prevista. Mas isto foi apenas o principio porque o parque foi ficando de todas as cores do arco-íris e com muitas marcas representadas. Muitas aparições novas que nos deram muito prazer, a Mazda 1500 SW que eu nunca tinha visto nenhuma ao vivo, o Mazda 1800 que acaba de ficar renovado, o Nissan 200SX completamente original, o Corona 1900SL que se apresentou no Norte pela primeira vez, o BJ40 com o seu ar de trabalho infinito.
O parque ficou mesmo composto, tão composto que a Polica Municipal fez questão de parar o Toyota Auris para se deliciar com os modelos expostos!  :D

O nevoeiro naquele local esteve presente até bem depois das 11.00h o que nos permitiu estar tranquilos pois o Sol que apareceu depois era abrasador.

Foi mais um encontro INFORMAL na sua acepção da palavra. Gostei de desfrutar desta manhã de domingo. Gostei das conversas, da alegria estampada nos rostos, gostei de conhecer algumas pessoas que só conhecia por foto, gostei dos modelos.

Obrigado a todos que participaram!  :bemvindo: