Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Tópicos - Umtali

#21
O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - realiza o 23º Encontro Informal AJA Norte na Marginal do Douro, Porto em Massarelos, junto à Ponte da Arrábida.


O que é um Encontro Informal no AJA?

1. É uma concentração estática de automóveis e motas japonesas construídos até ao ano de 1985, e também de modelos desportivos e de luxo de anos posteriores que mantenham o perfil de originalidade.

2. O objectivo é o convívio e partilha de informação entre os participantes.

3. Chama-se "Encontro Informal" porque, apesar de ter organização e regras definidas, é um evento social simples e gratuito.

Neste evento é possível:

- Adquirir merchandise do AJA (Ver tópico "Loja do AJA");
- Actualizar a quotização de sócio;
- Solicitar informação sobre a inscrição como associado;
- Registo na base de dados de contactos para divulgação de eventos organizados pelo AJA;
- Adquirir o jornal do AJA "AJA-sun";
- Esclarecimento sobre o funcionamento do fórum do AJA.

É UM EVENTO DE LAZER E DESCONTRACÇÃO.


Data: Domingo, 5 de Julho de 2015
Local: Alameda Basílio Teles, Massarelos, Porto, junto à ponte da Arrábida
Horário: das 09:30 ás 12:30
Contacto: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
Organização: Núcleo AJA Norte

Mais informação sobre o local
Coordenadas: 41.148326, -8.641137



https://www.google.pt/maps/@41.148326,-8.641137,3a,75y,15.32h,85.42t/data=!3m4!1e1!3m2!1siR0reLn2cG3zBmqiJneeKQ!2e0?hl=pt-PT

É a primeira vez que participo, o que devo fazer nesse dia?

- Traga o seu automóvel bem cuidado (a limpeza da viatura é um sinal de respeito), com matriculas pretas da época, documentação da época sobre o modelo, apresente-se aos restantes participantes.

- Tenha uma condução segura e descontraída. São reprovadas atitudes de destaque pessoal, acelerações ou condução agressiva. Não é permitida a colocação de qualquer anúncio de venda nos carros expostos sem autorização prévia até 3 dias da data do evento.

- A entrada no parque é controlada pela sua inscrição e limitada ao espaço físico existente. Faça a sua inscrição atempada e tenha em consideração a hora de chegada.

- A saída do local do evento deve ser feita com uma condução tranquila e segura. Devemos ser dignos da confiança da entidade que nos cede o espaço. Nenhum evento do AJA serve como oportunidade de afirmação pessoal, o espírito dos nossos eventos é precisamente o contrário.


Há almoço para quem quiser ficar mais algum tempo?

A definir no dia mediante a existência, ou não, de interessados.

Como faço a minha inscrição?
Não faz, trata-se de um evento informal sem inscrições!

Que tipo de viaturas se enquadram neste evento?

Carros e motas de marcas japonesas construídos até 1985, incluindo viaturas comerciais em estado original, viaturas de competição e desportivos e de luxo posteriores que mantenham o perfil de originalidade.
- Exemplos de desportivos posteriores a 1985: S2000, Impreza, MX-5, Swift GTi;
- Exemplos de carros de luxo posteriores a 1985: Legend, Accord, Camry, 929, Galant VR4;
Neste evento não se enquadram carros modificados esteticamente.


Em caso de dúvida se o seu carro se enquadra neste evento, não hesite em contactar-nos.
#22
O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - através do seu núcleo Centro, realiza o 3º Encontro Informal no dia 7 de Junho de 2015.  :dance:  :dance:  :dance:

O local do evento será no parque de estacionamento do Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa, Leiria.

O AJA reorganizou o seu calendário de eventos, promovendo um encontro mensal pelas zonas onde se divide, sendo o Sul na área de Lisboa, o centro na zona de Leiria e o Norte na área do Porto.
Desta forma, os entusiastas poderão reunir-se de três em três meses na sua área de residência, podendo ainda participar nos restantes eventos sem conflito de datas.

Informamos ainda que vamos dar início à transformação dos nossos Encontros Informais em verdadeiros "Informais", desprovidos de inscrições e almoços organizados. Assim cada um poderá simplesmente aparecer nas zonas definidas para os eventos, sem qualquer aviso prévio, e onde muito embora não exista por parte do clube organização e regras definidas, já todos conhecemos o formatos destes eventos onde o espírito AJA poderá ser cultivado naturalmente e com maior frequência por todos os sócios, membros e simpatizantes.



O que é um Encontro Informal no AJA?

1. É uma concentração estática de automóveis e motas japonesas antigas, bem como de desportivos contemporâneos.

2. O objectivo é o convívio e partilha de informação entre os participantes.
Destina-se a automóveis e motas japonesas até 1985 no seu estado original e a viaturas desportivas posteriores, validadas pela organização. Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos.

Data: 7 de Junho, Domingo
Local: Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa - Leiria
Horário: das 09:30 ás 12:30

https://www.google.pt/maps/@39.7506844,-8.8096383,16z?hl=pt-PT

Apareçam  :thumbsup
#23
O AJA - Amigos Japoneses Antigos mais uma vez vai estar presente na XXII Automobilia de Aveiro 2014, a maior feira de clássicos em Portugal, que decorre de 23 a 25 de Maio.






Local: Parque de Exposições de Aveiro

Data: 22 a 24 de Maio

Horários:

Sexta     22 de Maio 15h às 21h
Sábado   23 de Maio 10h às 21h
Domingo  24 de Maio 10h às 20h

Organização: Clube Aveirense de Automóveis Antigos



O AJA estará presente novamente na AUTOMOBILIA DE AVEIRO, visitem-nos.

O stand terá as dimensões habituais cedidas pela organização, e contamos ter exposto mais um belíssimo exemplar da indústria automóvel japonesa.
#24
Garagem / UAC - Datsun 120Y (Angola)
16 de Março de 2015, 06:28
Há uns meses que peguei neste Datsun para o devolver à estrada - carro vendido em Angola em 1974, doado ao filho 40 anos depois ... que está neste momento a trabalhar em Angola!!!  :D






O curioso deste carro é que é de montagem Japonesa (pela Nismo!!!) e, sendo dos primeiros 120Y tem tambores à frente! A prioridade foi fazer uma revisão geral para voltar à estrada pois o carro encontrava-se sob quatro tijolos há 15 anos ...











O primeiro desafio foi pô-lo a trabalhar : depois de trocar os tubos de gasolina rotos e encostar uma bateria, pegou e ficou com um trabalhar sereno e ao mesmo tempo forte, parecia acabado de sair da linha de montagem!

Atestei o radiador só para descobrir que parecia mais um regador ... primeiro custo não previsto. Como era de prever, as bombas de travão e embraiagem estavam coladas, assim como todos os bombites - foi necessário procurar bombites da frente novos (já não é fácil)


















Os pneus, apesar de terem muito rasto, também foram substituídos. No entanto verifiquei que os amortecedores de trás estavam esgotados mas nada como ter um conjunto pronto a montar na prateleira! Um problema que ia fazer chumbar na inspecção eram os vidros das portas da frente - devido às areias nos raspadores estavam todos riscados e não se via nada - felizmente havia um conjunto à espera na prateleira ...













E assim terminou este mini-restauro e fico muito feliz em conseguir devolver mais um Datsun à estrada ...  :dance:









#25
Garagem / UAC - Datsun 310 - 1982
10 de Março de 2015, 22:25
Vou abrir aqui o tópico do meu Datsun 310 :

Mais um carro para a colecção e apesar de já ter um Datsun Cherry, este foi adquirido especialmente para a mulher - ela não se dá com muitas mudanças na caixa manual ...  :assobio

Carro importado do Canada foi sempre do mesmo dono, com 72000 kms, daí o seu bom estado - nem um sinal de ferrugem. Este carro já é da 2ª fase, com motor E15 em vez do A15, caixa automática e faróis rectangulares em vez de redondos; no entanto tem os para-choques metálicos ao contrário dos restantes mercados.







Não é propriamente um restauro, vai mudar oleos e filtros, levar uma boa esfrega, pintar as jantes, colocar os centros e volta à estrada!  :thumbsup

#26
O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - através do seu núcleo Centro, realiza o 1º Encontro Informal no dia 8 de Março de 2015.  :dance:  :dance:  :dance:

O local do evento será no parque de estacionamento do Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa, Leiria.

O AJA reorganizou o seu calendário de eventos, promovendo um encontro mensal pelas zonas onde se divide, sendo o Sul na área de Lisboa, o centro na zona de Leiria e o Norte na área do Porto.
Desta forma, os entusiastas poderão reunir-se de três em três meses na sua área de residência, podendo ainda participar nos restantes eventos sem conflito de datas.

Informamos ainda que vamos dar início à transformação dos nossos Encontros Informais em verdadeiros "Informais", desprovidos de inscrições e almoços organizados. Assim cada um poderá simplesmente aparecer nas zonas definidas para os eventos, sem qualquer aviso prévio, e onde muito embora não exista por parte do clube organização e regras definidas, já todos conhecemos o formatos destes eventos onde o espírito AJA poderá ser cultivado naturalmente e com maior frequência por todos os sócios, membros e simpatizantes.



O que é um Encontro Informal no AJA?

1. É uma concentração estática de automóveis e motas japonesas antigas, bem como de desportivos contemporâneos.

2. O objectivo é o convívio e partilha de informação entre os participantes.
Destina-se a automóveis e motas japonesas até 1985 no seu estado original e a viaturas desportivas posteriores, validadas pela organização. Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos.

Data: 8 de Março, Domingo
Local: Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa - Leiria
Horário: das 09:30 ás 12:30

https://www.google.pt/maps/@39.7506844,-8.8096383,16z?hl=pt-PT

Apareçam  :thumbsup
#27
Garagem / UAC - Datsun Pickup (620)
24 de Novembro de 2014, 20:35
Inicio de um projecto algo diferente mas cada vez mais apreciado ... uma fabulosa Datsun pickup normalmente equipada com motor SD22 e caixa de madeira - mas neste caso é um exemplar importada do Canada com caixa metálica e motor a gasolina L20 ...
















Nesta fase tudo parece muito rápido ... primeiro a caixa de carga, depois a cabine e num instante ficamos com a carroçaria nua - assim fica mais fácil para desmontar a mecânica.








#28
Garagem / UAC - Datsun Cedric 230 - 1973
23 de Novembro de 2014, 22:13
Esta semana surgiu a hipótese de ficar com este carro em torno de outro "negócio" e como eu já tinha tentado compra-lo directamente (mas sem sucesso...) não hesitei, apesar de já ter a garagem cheia  :tijolos

Mas vejamos: Datsun, azul, RHD, 6 cilindros = Africa = Umtali, como já ouvimos dizer, é só fazer as contas ...  :assobio

Numa primeira visita descobri que o carro já não era bem "azul" pois já tinham andado a "tratar de umas rachadelas na pintura" :wall




No entanto mereceu uma boa viagem para a sua nova casa  8)










O motor é sereno com um roncar de uma fera adormecida  :shhh:




Na mala o pneu original com a faixa branca!!! :clap:




E já agora uma pequeno pormenor ... uma sofagem para desembaciar o vidro de trás :dance:




#29
Garagem / UAC - Nissan 1400 Pickup
16 de Outubro de 2014, 10:00
Parece que à terceira é de vez e finalmente vou ter uma pickup ...

Num primeiro contacto com o vendedor descobri que afinal era o nosso Amigo Microsurfer e daí até ao fecho do negócio foi muito simples ... :dance:

Mais uma pickup vinda da Africa do Sul (como eu gosto), motor A14 e relações que mais parecem um carro de corrida :-X interiores em bom estado, lona a cobrir a caixa e ... bola de reboque!!! Assim fiquei com um carro de trabalho perfeito  :green:
















Ainda por cima traz as jantes mais bonitas fabricadas na Africa do Sul ... Tiger Wheels  :assobio


#30
Classificados / [VENDO] Grade tejadilho
28 de Agosto de 2014, 11:31
Vendo grades de tejadilho NOVAS de varias medidas

Local : Oliveira de Azeméis

Contacto : uac.restore@gmail.com

Preço : 100€ cada


#31
Garagem / UAC - Datsun 1600 SSS (HC)
06 de Dezembro de 2013, 21:16
Esta semana entro mais um Datsun SSS para a oficina a aguardar a sua vez do restauro ...  :assobio

Este SSS veio do Alentejo para continuar o seu restauro. Já teve algumas intervenções a nivel de chapa e alguns componentes também já foram tratados.  :thumbsup

Uma vez que este SSS já não se encontra no seu estado original, o objectivo é tratar de o devolver à estrada o mais rápido possível  :thumbsup











#32
Garagem / UAC - Datsun 1300 (510)
12 de Outubro de 2013, 21:19
Hoje chegou mais um Datsun para receber um lifting de forma a devolve-lo às estradas e dar mais algumas alegrias ao seu dono.

Trata-se de um Datsun 1300 que foi sempre da mesma família e felizmente, sempre guardado em garagem. Por isso encontra-se completamente original e num estado impecável. No entanto está parado já a alguns anos e a precisar de uma revisão geral assim como uma boa limpeza.

Apesar de não ser um restauro no verdadeiro sentido, vai mostrar alguns (poucos) pormenores que diferem do 1600  :thumbsup















#33
Garagem / UAC - "Carro de Apoio"
03 de Maio de 2013, 21:33
Esta semana fui finalmente buscar o que será o "carro de apoio" da UAC pois já estava compradao há alguns meses mas faltava espaço para o guardar ...






A ideia será utilizar esta carrinha para fazer os recados junto dos serviços externos, levando e trazendo peças. Apesar deste modelo ser considerado o "pato-feio" da familia Datsun, considero-o o "melhor classico" para ser utilizado no dia a dia : motor económico apesar da caixa de 4 velocidades, travões melhorados, 4 piscas, limpa-brisas de 2 velocidades, desembaciador e limpa-brisas no oculo, etc










Esta carrinha já está parada há alguns anos apesar de ter acabado de fazer a rodagem à pouco - afinal tem apenas 108000 kms. Mas devido à sua paragem, alguns componentes estão degradados e a carrinha não trabalha nem anda ...  :tijolos
#34
Garagem / UAC - Datsun Cherry Auto - 1982
05 de Janeiro de 2012, 22:10
Vou abrir aqui o tópico do meu Datsun Cherry :

Motor : E13
Caixa :  Automático
Tração : FWD
Volante : RHD

Este carro foi importado do UK mas está parado à cerca de 2 anos por causa de uma avaria na caixa de velocidades (não engrena a marcha-atrás) Este carro já pertence à 2ª fase, com mecânica E13 em vez do A12 e faróis rectangulares em vez de redondos, entre outros pormenores ...









Adquirido nos finais de 2011 foi o meu Amigo Blardy que o foi buscar (estava a 1 km de casa dele e não o conhecia ...)






Esta semana começou a viagem para o norte ...




e a descansar em boa companhia!




#35
Garagem / UAC - Datsun 120Y (Sendoushi)
19 de Junho de 2011, 22:45
Como foi referido pelo novo membro "Sendoushi", foi acordado fazer um restauro "relâmpago" ao carro que foi do pai, andou pela família e agora voltou ao dono original para ser restaurado conforme o dia em que saiu do stand ...  :thumbsup

Este restauro prevê-se ser rápido pela facilidade em arranjar material mas acima de tudo pelo relativo bom estado em que se encontra a base.









O podre maior encontra-se no sitio habitual mas nada de grave! O outro lado do carro deve ter estado mais bem protegido pois não tem podres nenhuns ...





Ainda tive um pequeno susto mas felizmente não se confirmou ... o fundo da mala está intacto  :thumbsup




Os interiores estão em pior estado pois o carro esteve os últimos 3 anos ao tempo ... os estofos vão para o estofador mas felizmente as quartelas das portas estão como novas







Como sempre a almofada do tablier está muita mal tratada ... vai ser a peça mais difícil de arranjar  :wall




Ainda antes de começar a desmontar, tinha a curiosidade de pôr o motor a trabalhar para verificar se havia alguns barulhos, fumos, etc e como Datsun NUNCA deixa ninguém mal ... depois de algumas voltas, o motor pegou e ficou a trabalhar muito serenamente apesar dos seus 162000 kms  :dance:




#36
Garagem / Datsun 1600 Deluxe (RHD) - 1971
26 de Novembro de 2010, 21:54
(20-11-2010) - Vou abrir este tópico apenas para registar a vinda do Datsun para a oficina.  :icon_arrow:

Este carro pertencia ao Duarte Pinheiro, a pessoa que ajudou na organização do nosso passeio à Rota do Românico (5º Encontro Nacional), altura em que fiquei a saber da existência do carro e a informação que tenho para já é que veio de Moçambique e esteve sempre na mesma família.

Sendo um dos modelos Datsun que eu mais admiro, tive sempre uma grande vontade em comprar um, ainda por cima este é RHD e veio da minha terra!!!  :dance:

Para já vai encostar à "box" até a Wagon estiver pronta. Desta forma vou poder juntar material aos poucos e comparar a montagem do carro e da carrinha. Acima de tudo, gosto mesmo é da cor !!!  :dance:


Os Datsun 1600 não são só os "SSS" ...  :assobio














Tenho que agradecer ao SS a disponibilidade para me transportar o Datsun ... pelo menos serviu para pôr a conversa em dia  :thumbsup


Em breve farei uma análise do estado do "POpo" ...  :tijolos
#37
Garagem / UAC - Isuzu Bellet GT
14 de Setembro de 2010, 21:26
Faço aqui a apresentação de um novo projecto de restauro por parte da UAC, pertencente ao nosso colega Earthp.

Trata-se de um Isuzu Bellet GT de 1967, o primeiro Grand Turismo Japonês; modelo muito raro em Portugal pois nunca foi cá comercializado. No entanto é mais comum ver alguns modelos de 4 portas vindo das ex-colónias.


Para quem não conhece o modelo  :dance:







Este carro começou a ser restaurado mas depois foi deixado ficar ao tempo durante muitos anos ... e o resultado é este:  >:D










As zonas piores são mesmo o chão e o pilar A direito.












Uma zona que normalmente está muita má mas que me surpreendeu são as embaladeiras, que neste caso estão perfeitas! Alguns remendos antigos ...  :icon_eek:























Ainda umas fotos do motor ... "até o oiço roncar"   :green:








Os interiores estão em muito mau estado como comprova o volante ...  :wall





Este será um projecto difícil pela escassez das peças, que terão que ser compradas em grande parte na Austrália e Japão mas é um modelo que merece todo o esforço e mais algum ...  :thumbsup

#38
Garagem / Datsun 1400 Pick-up (PSTJ) - 1983
07 de Junho de 2010, 22:54
Vou abrir este tópico apenas para registar a chegada da bakkie à oficina ...  :green:








Como podem imaginar, esta foi a melhor prenda que me podiam ter oferecido neste dia de aniversário ... passei o dia todo a separar o material para mais tarde tratar.  :dance:

Este projecto não é para avançar já e tem MUITO trabalho de chapa. O anterior dono começou o restauro mas arrependeu-se ...  :tijolos







De mecânica está muito boa, com apenas 73500 km ainda não fez a rodagem  :assobio








Planos para o futuro ... eu que sou apologista do 100% original, desta vez estou mais inclinado para a bakkie ao meu gosto e talvez gozar e aproveitar mais o dia a dia  :angel:


#39
Garagem / UAC - Restauro suspensões Datsun 1000
06 de Fevereiro de 2010, 20:18
Vou abrir aqui este tópico para mostrar o desenvolvimento do restauro das suspensões de um Datsun 1000 que me pediram para restaurar ...












#40
Garagem / Mazda 818 Sedan - 1974
12 de Dezembro de 2009, 20:48
Bem ... podem achar estranho o "Umtali" comprar um "Mazda" mas afinal a nossa missão não é salvar JA's da desgraça ?!?   :duh:







Apesar de não ser nenhum modelo XPTO, eu sempre tive uma grande admiração pela Mazda (o meu último carro em Africa foi precisamente um 323) e eu já tinha excelentes referências sobre o 818 ...  :eusa_shifty:


Eu já conhecia este carro há muito tempo mas quando passei por ele há cerca de 2 meses, fiquei triste ... estava a chegar o inverno e com mais um ano em cima estaria pronto para a sucata! Apesar dos 1000€ pedidos inicialmente e depois de várias tentativas frustradas todos os fins de semana para o ir buscar (é que só chovia ao Sábado...) hoje finalmente fui busca-lo !!!  :dance:

Para meu espanto, o carro "rolou" sem problemas apesar dos pneus estarem um pouco baixos. Para minha sorte, o canhão estava destrancado, pois o dono tinha perdido as chaves!!! Não imaginam o campo que tive que atravessar cheio de mato, mas depois foi sempre a rolar até a oficina.










Tive a curiosidade de saber se o motor estava colado ou não. Meti-lhe uma bateria, troquei o canhão e como um verdadeiro japonês, virou sem problemas. Apesar de várias tentativas de o pôr a trabalhar não pegou ... estava completamente "seco"  :redface





Uma curiosidade ... há cerca de 3 anos atrás deram-me um conjunto de tampões originais ( e eu guardei-os este tempo todo à espera de encontrar um carro para os aplicar ...)  :angel: