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Mensagens - ASJ

#31
Eventos de outros clubes / Re: O meu Rover 213SE - 1987
09 de Setembro de 2011, 18:12
Obrigado a ambos! Bem, continuando, apesar de serem modelos totalmente diferentes, apenas tivemos algum trabalho na questão dos apoios do motor, aquando da troca.

Nada de muito difícil:





Este é o tal que era muito semelhante, pelo que se usou o original do 213:



Para os restantes, foram usados os do Concerto.



Assim como o selector e a barra da alavanca das mudanças são as do Honda:



E assim começámos a construção dos apoios.





O resultado final:







De resto, como já referi, há um grande nível de compatibilidade entre ambos os veículos. Vejam a linha de escape:



Sim, é a do Concerto, e a única diferença é que é ligeiramente mais longa no final, após a última curva. De resto, são iguaizinhas! De qualquer maneira, esta última parte teve que ser alterada, para levar com o setup complexo de panelas do 213 (as famosas 2 panelas).

Apenas se teve que alterar a orientação dos apoios do escape (em vez de "apontarem" para trás, ficaram virados para a frente).



As panelas originais:



#32
Eventos de outros clubes / Re: O meu Rover 213SE - 1987
09 de Setembro de 2011, 12:46
Um aspecto do qual gosto bastante, a iluminação interior em verde:



O rádio é que, pronto...  ::) :duh:





Em Março atingiu esta marca:

E em Abril, antes de ir à IPO, decidi dar-lhe um banho com condicionamento dos pneus e plásticos exteriores, assim como uma limpeza a fundo no interior.





Passadas umas horas (aqui estão visíveis as marcas que explicam o porquê de eu querer tirar o carro das mãos da minha mãe o quanto antes):




E um sinal de desgaste:



Provavelmente, o único no interior. Os bancos estão novos!

Mas não se podia dizer que estava limpo.









Já que estava a limpar a fundo... Um 50/50







(a ponteira era cromada, tinha era produto para lhe dar brilho  :thumbsup)

Foi à IPO e...



O problema veio nos finais do mês de Maio.

O 213 começou a sobreaquecer, apenas quando estava parado, ou a velocidades baixas. Aqui tudo bem, foi apenas a ficha do termoventilador que estava solta. A questão é que continuou a aquecer.

Toca a desmontar:



Era um tubo metálico, situado na parte de trás do motor, debaixo da admissão, que tinha apodrecido.

Então fui à Honda. Eis o que recebi como resposta "não encontro esse tubo na base de dados". Pronto, segui para uma casa de peças para a concorrência. "Esse tubo não é feito em lado nenhum". Assim sendo, levando a ideia do meu pai avante, deu-se início à troca de motor.

Como se isso não bastasse, quando estacionei o 213 na oficina, começou a pingar, do nada, óleo! Algo que nunca tinha feito ao longo dos seus 24 anos e 206 000km!

>:D







E o D14:





O D13, na mesma vista:



Em termos de apoios, apenas existia um semelhante.

Em jeito de despedida do D13, aqui está um vídeo do seu roncar, (quase) sem miolo na panela do lado direito:

( não sei colocar vídeos aqui, por isso fica o link M4H00653 )

#33
Eventos de outros clubes / Re: O meu Rover 213SE - 1987
09 de Setembro de 2011, 12:04
O 213 era usado apenas no fim-de-semana e em viagens longas, estando, de resto, fechado em garagem.

No entanto, e com muita pena por parte do meu avô, o facto do carro não ter direcção assistida (e de esta ser extremamente pesada), originou à compra de um carro mais pequeno em Setembro de 2002, data em que ofereceu o carro à minha mãe.

Desde aí que tem sido usado diariamente. Inicialmente apenas por ela, mas casualmente o meu irmão mais velho pegava nele. Quando o meu irmão do meio tirou a carta, em 2008, foi o carro que utilizou.

Por mera sorte, o 213 escapou a dois acidentes, que foram sofridos pelo Concerto. Isto porque o meu pai raramente deixava os meus irmãos pegar no Honda, mas calhava sempre naquelas vezes em que o Concerto estava mais a jeito para sair da garagem.

E pronto, no último acidente ele ficou neste estado:



Anyway, em Setembro de 2009, quando me comecei a interessar pelo carro (até lá não gostava da Rover, e achava que o 213 era um carro de velho), devido à aquisição de um outro Rover mais recente (uma 416Tourer), passei a interessar-me mais pelo estilo britânico, até que, aos poucos, fui-me apaixonando pelo 213.

Este era o seu aspecto na altura:









(os bancos da frente estavam totalmente para trás, daí haver tão pouco espaço para as pernas  :) )









E o ponto que menos me agradava no carro:







É o motor EV2, de 70 (ou será 72?) cv. Não era mau, mas não era nada de especial. Aquilo que mais gostava nele era, de facto, a suavidade e silêncio.

No entanto, a partir dos 100km/h, tornava-se um molengão do pior.

Sempre quis ter um Vitesse, com o seu motor 1.6 S-Series com injecção electrónica de origem inglesa, debitando 109cv. Tenho o mesmo motor a carburador na Montego, com cerca de (apenas) 80 e poucos cavalos, e, apesar de ser uma Estate "pesada", a carrinha tem uma força dos diabos e não se mexe nada mal.

Anyway, este era um dos pontos que menos gostava. Outro era a vibração (que mais parecia um tremor de terra) que se fazia sentir entre os 100-110 km/h, e depois entre os 120-140. A verdade é que o meu avô sempre deu muitos "beijinhos" com as jantes em passeios. Como tal, estavam empenadas como tudo!

Como a minha mãe tinha feito o favor de perder uma das tampas das jantes, e como os pneus estavam algo ressequidos, decidi experimentar as do Concerto (que tinha levado pneus novos pouco antes do acidente).

Passei assim da medida 165/80 13 para 175/65 14. O diâmetro da roda manteve-se igual.

Resultado: Maior suavidade em velocidades mais elevadas, menor ruído de rolamento, maior aderência à estrada, direcção mais leve, mas simultaneamente mais precisa e directa (e assim perdeu grande parte do comportamento de "barco" que lhe era atribuído), mas o carro ficou muito ligeiramente mais duro em velocidades mais baixas.



#34
Eventos de outros clubes / O meu Rover 213SE - 1987
09 de Setembro de 2011, 11:39
Bem, não se tratando de um japonês (apesar de partilhar a mecânica e grande parte dos componentes de carroçaria), decidi abrir o tópico sobre o meu 1º carro aqui, nesta secção.

O Rover 213SE tem como base o Civic de 3ª geração, na versão Saloon. Mas, ao longo do tempo, o modelo britânico foi-se distanciando do japonês que lhe deu origem, principalmente a nível de estética, praticabilidade, conforto, qualidade e suavidade. (no entanto, algumas destas alterações acabaram por ser implantadas pela Honda nos seus Civic, principalmente no que à suspensão diz respeito).

Falando do meu exemplar:

Trata-se de um modelo de 1987 (ou seja, dos primeiros mkII), tendo, assim, a meu ver, algumas melhorias em vários aspectos.

A grelha deixou de ser preta para ter a cor da carroçaria.

As jantes passaram a ter tampas que tapam toda a superfície de ferro, enquanto a dos mk1 apenas tinham uns centros.

A "tampa da mala" passou a abrir em conjunto com a matrícula e luzes de marcha-atrás.

Já tem a consola central, que visa a incorporação do rádio (que antes estava no tabliêr), assim como os comandos dos vidros e uma gaveta para arrumação.

E isto é o mais importante.

Foi comprado novo pelo meu avô em abril de 1987:



Como a grande maioria dos 213, vem muito bem equipado para a altura. Tem 4 vidros eléctricos, regulação do volante em altura, retrovisores eléctricos e aquecidos, apoio de braço no banco traseiro, e, se o vendedor da Rover tivesse registado o pedido de uma forma decente, era suposto vir com tecto de abrir.  ::)

De qualquer maneira, é de notar a sua cor rara, Silk Green, existente apenas no ano de 87, razão pela qual o meu avô teve que esperar umas boas semanas pelo carro.

Eventualmente ele chegou, e http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/rover213serra2.jpg?t=1290630339tenho o registo desta foto em Maio de 87:



Como o meu avô tinha um enorme gosto pelo carro, ele acabava por aparecer nas fotos:







#35
Garagem / Re: Único no AJA: honda civic sedan 1984
09 de Setembro de 2011, 11:19
Ah, e o volante do 213 também saiu nos Civic.  :)

Acho bem mais piada a esse volante do que ao de 2 raios.
#36
Garagem / Re: Único no AJA: honda civic sedan 1984
09 de Setembro de 2011, 11:17
O carro é lindo! Tenho como primeiro carro um primo deste, o tão conhecido Rover 213SE. São grandes maquinas!

Anda um destes aqui pelas Caldas da Rainha, mas não está nem a 1/10 da condição deste. O teu está novo! Parabéns.

#37
Eu não posso ver isto, faz-me mal. Muito mal. Porque é que o meu pai vendeu o dele?  :wall :wall

Boa sorte na recuperação!
#38
Garagem / Re: Honda Civic 1.3 12v Hatchback - 1986
21 de Novembro de 2010, 17:47
Até gosto destes carritos.

O motor é o EV2, 1342cc, 70 cv, não é?
#39
Estou para ver de quem seria esse BJ  :angel:

(off-topic mode on: Hoje, por volta das 8:20, não te cruzaste com a Datsun? Eu vi um BJ40 branquinho, mas como ainda estava a dormir não vi se era o teu ::))
#40
E estava lá um Toyota MR2!
#41
Apresentação dos membros / Re: Sérgio Miguel
16 de Novembro de 2010, 23:18
Bem vindo, parabéns pelo CRX e por seres das Caldas!

Eu também tenho (tive, porque está acidentado) um Honda Concerto 1.4GL em casa, e tenho um derivado da marca, um Rover 213SE que será o meu primeiro carro. Ambos grandes maquinas!

Mas acho o 213 mais "carro" que o Concerto  8)
#42
Citação de: Helder Nuno em 15 de Novembro de 2010, 21:08
Sim, é de cá da zona.  :)
A sério? Desconhecia!  :)

É bom saber que estão a dar valor a estas (grandes) maquinas.

#43
Citação de: Helder Nuno em 15 de Novembro de 2010, 20:04
Citação de: prelude guy em 14 de Novembro de 2010, 23:53
...Não me apercebi de um único comentário do género "isto com umas jantes e um aileron é que ficava mesmo à maneira", pelo contrário, uma curiosidade genuína em saber como eram as versões e os modelos. Entregámos montes de folhetos.
AH, e um obrigado ao Hélder que se dispôs desde a 1ª hora que o contactei a ajudar  :)

O AJA está claramente no bom caminho!
:thumbsup

Não tens de agradecer, sempre que seja necessário aqui estou eu pronto a ajudar.

Como o Luís disse, eu também gostei muito da atitude dos jovens, inclusive um jovem de 21 anos com quem eu falei está neste momento a restaurar um SSS.



O jovem é de cá da zona?
#44
Garagem / Re: Datsun 120Y Pick-up
15 de Novembro de 2010, 01:18
Já tudo limpinho:





Eis o problema:





Descobriu-se outro problema: relas podres.









Relas novas



E, por fim, um teste:
MOV00146.MP4

Depois, chão com ela:



E uma voltinha rápida:

MOV00149.MP4

Para acabar com a maré de azar, algo que me deixou irritadíssimo!

Assim, parece estar tudo bem, certo?



Assim já não  >:D



Ainda tenho é isto para lhe montar:

#45
Garagem / Re: Datsun 120Y Pick-up
15 de Novembro de 2010, 01:09
O ano começou com esta marca:


Depois, o meu irmão "mais velho", que agora voltava para as Caldas, necessitava de transporte para os móveis.
Os meus tios insistiram em que levássemos a carrinha deles. (sim, também tem o volante do lado direito  :D)



E a Datsun ficou em casa.


... Ou não. Nem sequer saímos das Caldas quando a VW fura um pneu. Troca-se, volta-se a casa, e segue-se caminho de 1200! Eis a prova que a Datsun não gosta de parar, até roga pragas aos outros carros!



Janeiro de 2010 foi mesmo um mês negro para os meus clássicos no "activo".

Primeiro, parte-se o para-brisas da Mini Van, que na altura estava a ser usada pelo meu irmão, que estuda em Leiria.



Então, ele levou a Datsun. Lá, encontrou-se com uma irmã "desportista", de um colega dele.







Na semana seguinte, felizmente com a Mini já pronta, foi a vez da Datsun. (não sei como colocar videos do youtube, por isso deixei o link)

MOV00006.MP4

Trata-se da caixa de velocidades - partiram-se os rolamentos. Felizmente, foi perto de casa, pelo que se voltou para trás. Só a marcha-atrás é que não funcionava.